Custo de vida, como calcular e comparar entre cidades

Europa  / 

Que existem grandes vantagens em morar na Europa, ninguém duvida, mas antes de mudar para um novo país é preciso fazer muita conta. Você precisa levar em consideração o salário que pode conseguir ganhar com o seu conhecimento e trabalho, e o custo de vida do país que vai morar. Alguns países como a Irlanda, o salário mínimo é maior do que o custo de vida, o que faz o país ser um dos que mais entrega qualidade de vida com um salário mínimo.

Como calcular o custo de vida?

Custo de vida é a soma dos preços pagos pelos diversos bens e serviços que são consumidos pelas pessoas. Ou seja, o quanto você gasta no aluguel de casa, em transporte, roupa, comida, educação e etc, influência no custo de vida. Mas como saber qual o custo de vida em um país que você ainda não conhece? Temos um site que vai te ajudar a saber o custo de vida em mais de 200 países pelo mundo.

Comparar custo de vida entre cidades

O Expatistan é um site (em inglês) colaborativo com informações do custo de vida no mundo todo. Ou seja, as pessoas entram e inserem os preços de algumas coisas na sua cidade, e cria uma base de dados com o custo de vida das cidades. Todas as informações ficam disponíveis de forma gratuita na internet. Como descobrir o custo de vida de uma cidade usando o Expatistan?

Você coloca a cidade que deseja mudar, e sua cidade atual. Fiz uma comparação do custo de vida em Portugal (Porto), com o custo de vida em Madrid, na Espanha. O resultado foi esse:
Custo de Vida

Para calcular o custo de vida, o site leva em consideração: comida, roupas, casa (internet, preço de móveis e etc), transporte, cuidados pessoais e entretenimento. O resultado final é que, o custo de vida em Madrid é 34% mais caro do que no Porto. Você pode ver os detalhes de cada item, clicando no “mais” e ver a comparação. É uma ótima ferramenta para saber quanto se gasta em cada cidade da Europa. Veja a comparação completa do custo de vida entre Porto e Madrid.

Isso significa que vale mais a pena morar no Porto do que em Madrid? Não necessariamente. Por que o site leva em consideração o custo de vida, mas não conta o salário médio de cada cidade. Londres tem um dos custos de vida mais caros da Europa, mas os salários compensam, por isso é uma das cidades que mais atrai brasileiros.

Se você está pesquisando uma cidade para morar, temos uma lista das melhores cidades para se viver de 2015
COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.

Posts Relacionados

Se você acompanha nosso site, ou até mesmo se chegou aqui através de uma busca no Google, é por que...

Pelo segundo ano consecutivo a Euro Dicas participou do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros,...

Passar pela segurança do aeroporto nunca é divertido, mas logo será um pouco menos estressante. O...