Custo de vida, como calcular e comparar entre cidades

Custo de vida, como calcular e comparar entre cidades

Europa  / 

Que existem grandes vantagens em morar na Europa, ninguém duvida, mas antes de mudar para um novo país é preciso fazer muita conta.

Você precisa levar em consideração o salário que pode conseguir ganhar com o seu conhecimento e trabalho, e o custo de vida do país que vai morar.

Alguns países como a Irlanda, o salário mínimo é maior do que o custo de vida, o que faz o país ser um dos que mais entrega qualidade de vida com um salário mínimo. Infelizmente, poucos países conseguem isso, então é preciso fazer muitas contas antes de tomar a decisão de mudar.

Saiba como morar fora do Brasil, do planejamento até a mudança.



Como calcular o custo de vida?

Custo de vida é a soma dos preços pagos pelos diversos bens e serviços que são consumidos pelas pessoas. Ou seja, o quanto você gasta no aluguel de casa, em transporte, roupa, comida, educação e etc, influenciam no valor final.

Mas como saber quanto custa para viver em um país que você ainda não conhece? Temos um site que vai te ajudar a saber quanto custa viver em mais de 200 países pelo mundo e comparar entre eles.

Comparar custo de vida entre cidades

O Expatistan é um site (em inglês) colaborativo com informações do custo de vida no mundo todo, enviado por pessoas que vivem no país.

Ou seja, as pessoas inserem os preços de algumas coisas da sua cidade, e criam uma base de dados com o custo dos itens básicos em cada uma das cidades. Todas as informações ficam disponíveis de forma gratuita na internet. Como descobrir o custo de vida de uma cidade usando o Expatistan?

Você coloca a cidade que deseja mudar, e sua cidade atual e obtêm o resultado, que é a comparação do custo entre as cidades, separado por categorias de gastos. Fiz uma comparação do custo de vida em Portugal (Porto), com o custo de vida na Espanha (Madrid). O resultado foi esse:

Comparação do custo de vida na Europa

Para fazer o cálculo, o site leva em consideração: comida, roupas, casa (internet, preço de móveis e etc), transporte, cuidados pessoais e entretenimento. O resultado final é que, o custo de vida em Madrid é 33% mais caro do que no Porto.

Interpretando o resultado do custo de vida

Você pode ver os detalhes de cada item, clicando no “mais” e ver a comparação. É uma ótima ferramenta para saber quanto se gasta em cada cidade da Europa. Veja a comparação completa entre Porto e Madrid.

Isso significa que vale mais a pena morar no Porto do que em Madrid? Não necessariamente. Por que o site leva em consideração o custo de vida, mas não conta o salário médio de cada cidade. Só assim poderíamos saber na comparação entre as cidades, quais o salário tinha maior poder de compra.

Londres tem um dos custos de vida mais caros da Europa, mas os salários compensam, por isso é uma das cidades que mais atrai brasileiros.

COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.