Comidas típicas da Bélgica: chocolates, waffles, batatas fritas e muito mais

Bélgica  / 

Viajar é muito bom. Mas não é só vendo paisagens ou museus que se aproveita uma viagem. Conhecer suas comidas típicas é uma deliciosa parte da viagem. Você conhece as comidas típicas da Bélgica? Além das famosas batatas fritas, chocolates, waffles e cervejas, quais são as demais comidas típicas? Descubra abaixo.

Top 16 das comidas típicas da Bélgica

1. Chocolate

Não tem como pensar na Bélgica e não lembrar dos deliciosos chocolates belgas! Afinal, a Bélgica é a capital mundial do chocolate. Com mais de 2.000 chocolatiers, a Bélgica possui uma lei de 1884 que regula a composição do seu chocolate.

Em Bruxelas por exemplo, várias chocolaterias dão chocolate para os clientes provarem e estimulam ainda mais o consumo. Afinal é impossível resistir depois de ter experimentado. O chocolate artesanal mais conhecido é o Pierre Marcolini. Já entre os industriais os mais conhecidos são: Leônidas, Godiva, Galler e Neuhaus.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

2.  Waffles (Gaufre)

Outra comida típica da Bélgica muito conhecida são os Waffles. Você vai encontrar na maioria dos restaurantes e também em algumas barracas na rua. Eles são feitos de 2 formatos diferentes. O gaufre de Bruxelles possui um formato retangular. Ele pode ser coberto de diversas maneiros, o mais tradicional é ser coberto com chocolate, chantilly, sorvete e/ou frutas. Já o gaufre de Liège possui bordas arredondadas e açúcar cristalizado cozido junto, sendo mais doce do que o gaufre de Bruxelas.

Conheça 10 curiosidades da Bélgica.

waffles belgas

3. Batata Frita

Sucesso nacional, não tem como não provar as batatas fritas belgas. Elas são deliciosas, dizem que o segredo é fritá-las duas vezes.

Primeiro se frita com uma temperatura mais baixa que possibilita cozinhar o interior deixando uma consistência fofa e macia. Depois, se frita mais rápido a uma temperatura mais alta para cozinhar o exterior deixando-o crocante. Você vai encontrar batata frita na Bélgica em todas as esquinas! E elas são servidas com diferentes molhos.

batatas fritas belgas

Veja tudo sobre morar em Bruxelas neste artigo especial sobre a cidade.

4. Chicória Gratinada (Chicons Au Gratin)

É uma das comidas típicas da Bélgica mais clássicas. Inicialmente era consumido no inverno, mas agora você pode encontrá-lo durante o ano todo. São rolinhos de endivas e presuntos gratinados cobertos por um molho branco ou mais frequentemente com béchamel e para finalizar queijo! É muito comum utilizar o queijo Gruyere e fica uma delícia. Além disso algumas vezes as endivas são cozinhadas com um pouco de cerveja escura ou então se mistura um pouco da cerveja escuro no molho béchamel.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5. Croquete de Camarão Cinza (Crevette grise / Garnaalkroket)

Na Bélgica há muitos restaurantes de frutos do mar, e o pequenos camarões cinzas do Mar do Norte, também conhecidos como “o caviar do Mar do Norte” são presentes em diversos pratos. Aliás eles são considerados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Apesar de presente em diversos pratos, tradicionalmente os camarões cinzas são comidos em croquetes de camarão (garnaalkroket). Além disso, também é muito comum comê-los como recheio de um tomate ou então comê-los puros bebendo uma cerveja belga.

6. Mexilhões (Mosselen-Friet / Moules-frites)

É outra das clássicas comidas típicas da Bélgica. É mais popular no verão. Os mexilhões do Mar do Norte são maiores e mais carnudos que os franceses. Além disso, são servidos com as famosas batatas fritas belgas.

Normalmente, os mexilhões são cozidos em vinho branco, além da manteiga, salsa e cebolinha. Há variações em que cozinham os mexilhões na cerveja, creme ou molho de mostarda.

mexilhoes comidas tipicas da belgica

Conheça também os pratos típicos de Portugal.

7. Almôndegas

Você pode encontrá-las em diferentes formas, mas normalmente são mistura de carne suína e bovina. Dependendo da região da Bélgica elas são servidas e feitas de maneira diferente.

Como por exemplo na Valônia, as almôndegas são servidas com temperos, molho de caldo de carne e sirop de Liège, gerando um caldo de frutas feito de peras e maçãs (Boulets à la Liégeoise). Já nos Flandres, elas são servidas com molho de tomate ou então fritas na manteiga com molho de cerveja belga (Frikadellen).

8. Enguia no Molho verde (Eel in’t Groen / Anguilles au Vert )

A enguia é preparada em um molho verde composto por diversas ervas como manjericão, agrião e salsa. E para completar o prato é servido com as deliciosas batatas fritas belgas.

9. Stoemp

Essa é umas das comidas típicas da Bélgica presente principalmente nos Flandres. É feito de purê de batatas com cebolas, chalotas e aipo. Os pratos são montados com ovos fritos, bacon, peixe, salsicha, carne picada, ou carne de cavalo.

stoemp

10. Ensopado Flamengo (Stoofvlees / Carbonnade à la flamande)

Para fazer essa deliciosa comida típica da Bélgica, a carne de vaca é fervida lentamente em cerveja. Para engrossar o molho, são utilizadas cebolas, algumas fatias de pão com mostarda e um pouco de tempero. Além disso, dependendo do restaurante também pode ser adicionado alho e cogumelos.

É parecido com o boeuf bourguignon francês (prato típico da culinária francesa). Porém, o Ensopado Flamengo utiliza cerveja e não vinho como é feito no prato francês. E claro, o Stoofvlees é acompanhado por batatas fritas ou então purê de batata.

11. Ensopado de Peixe (Waterzooi)

Essa é mais uma das comidas típicas da Bélgica de deixar com água na boca. Prato típico do inverno, é um delicioso ensopado de peixe cremoso com manteiga e ovos originalmente criado em Ghent. Segundo conta a lenda, era o prato favorito de Charles V (Sacro Imperador Romano).

Originalmente era feito com peixe de água doce ou do mar, porém agora a sua forma com frango é muito comum. No ensopado é incluído diversos vegetais como batatas, alho poró e cenouras. Também é muito comum ser acompanhado por baguete.

12. Speculoos

É um biscoito típico da Bélgica que pode ser comido puro ou então é encontrado em sorvetes e outros doces. Inicialmente era encontrado na época do Natal, mas hoje é vendido o ano todo e também fora da Bélgica.

E as comidas típicas gregas, você conhece? Conheça aqui essas delícias.

13. Salsicha (Boudin / Witte)

Normalmente é feita com carne de porco, apesar de poder ser encontrada também de vitela ou de frango. Possui 2 versões: boudin blanc (salsicha branca) e boudin noir (salsicha preta).

Boudin blanc é feita com leite, geralmente grelhada ou refogada e tem cor branca. Geralmente é acompanhada por compota de maçã e purê de batatas. Já o boudin noir tem uma cor escura devido ao sangue.

14. Steak Tartare

É uma das comidas típicas da Bélgica também muito popular em outros países como a França, apesar de ser estranho para os brasileiros. É feito com carne moída crua misturada com tabasco, maionese, gema de ovo, cebola e alcaparras. E claro, é acompanhado pelas batatas fritas belgas.

Veja também os pratos típicos da França.

15. Torta belga de arroz (Rijsttaart)

Muito comum nas padarias da Bélgica e seu formato pode lembrar uma tortilla espanhola ou pastel de Belém dependendo do lugar. É feita com um creme de arroz, ovo e leite.

16. Liége Syrup

É uma geléia mais grossa feita de sucos de frutas como peras e maçãs que o belgas amam. Normalmente é servida no café da manhã, usado como recheio para sanduíches ou torradas.

liege syrup

Além disso, você também pode encontrá-la em alguns pratos de carne ou então como cobertura dos waffles.

E você, quais as comidas típicas da Bélgica que você mais gosta?

Para visitar a Bélgica você precisa contratar um seguro viagem, é um documento obrigatório. Utilize a nossa calculadora de seguros para encontrar o melhor plano ao menor preço!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.