Como enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME?

Cada vez mais se torna necessário enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME, ou seja, microempresário individual ou microempresa. Enquanto o mercado brasileiro vive algumas dificuldades em determinadas áreas de negócio, uma possibilidade interessante é expandir as fronteiras, realizando trabalhos ou contratando algum projeto fora do país. Outros brasileiros já são MEI e vivem em outros países ou em viagens frequentes pelo mundo, e precisam receber e enviar dinheiro referente ao seu trabalho.

Mas, claro, na hora da pessoa jurídica enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME, é preciso conhecer as principais modalidades e entender a documentação necessária para regularizar essas transações. É o que vamos explicar neste artigo, destacando as melhores opções, passo a passo e outros detalhes. Confira.

Como enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME de forma segura?

Se você é um brasileiro que vive viajando pelo mundo ou que presta serviço para empresas estrangeiras, saiba que há uma série de maneiras por meio das quais você consegue enviar e receber dinheiro como MEI ou ME. Além do depósito bancário, que é a opção mais tradicional, há uma série de plataformas online que vamos listar aqui com este serviço. Veja as principais.

Depósitos bancários

Opção que ainda é bastante utilizada para fazer uma remessa de dinheiro para o exterior.

Para tanto, você precisa ter o Swift Code (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) do banco de quem vai receber. É este código que garante a chegada do dinheiro na conta correta. Para você receber a remessa internacional, aí deverá fornecer o Swift do seu banco e outros dados.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A desvantagem de enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME via banco são os custos. Alguns pagos pelo remetente e outros pelo beneficiário, como IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), taxa de envio, taxa de recebimento, taxa de câmbio, custos Swift.

Remessa Online

Vamos então falar das plataformas digitais? A Remessa Online é uma das mais conhecidas e permite enviar e receber dinheiro do exterior. Para realizar uma transferência do Brasil para o exterior, basta fazer um cadastro com suas informações e as da sua empresa, assim como dados do beneficiário.

O melhor é que nas plataformas online, como a Remessa Online, você consegue enviar dinheiro com taxas baixas ou receber, de forma bem mais econômica do que os bancos. Faça uma simulação no site da Remessa Online para ver quanto vai ficar a sua transação.

TransferWise

Outra opção digital para empresas é fazer uma conta online e gratuita na TransferWise para empresas. Ela suporta várias moedas e permite realizar pagamentos de faturas, receber dinheiro e gerenciar o saldo bancário em mais de 70 países.

PayPal

Bastante conhecido e pioneiro, não é tão barato quanto as plataformas online acima, quando o assunto é enviar e receber dinheiro do estrangeiro.

Você consegue enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal, que tem uma plataforma exclusiva para empresas. Ela permite que os clientes paguem em até 12 parcelas, é bastante utilizado no comércio eletrônico em geral e permite receber pagamentos por faturas ou por e-mail.

Qual a melhor forma de enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME?

Sem dúvida, as plataformas digitais são a forma mais recomendada de enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME atualmente.

Por quê?

Os serviços online e digitais aliam rapidez, simplicidade e taxas reduzidas, em sua maioria. Portanto, plataformas configuram uma forma inteligente de fazer transferências internacionais. O cadastro completo da Remessa Online, vale destacar, é rápido e sem burocracia. O processo é bastante transparente, os serviços independem de fuso horário e o custo-benefício de tudo isso costuma compensar mais que os bancos. Aqui no Euro Dicas nós já usamos várias vezes e nunca tivemos problemas.

Menores taxas

Com o real desvalorizado, é vantajoso trabalhar para empresas estrangeiras e receber em euro ou dólar, por exemplo. Nossos leitores que são nômades digitais nos questionaram quanto às taxas e vamos explicar aqui.

Enquanto um banco convencional pode cobrar IOF, taxas de envio, de recebimento e de câmbio, além de custos Swift, as plataformas digitais são muito mais econômicas. Algumas, de 8 a 10 vezes menos que um banco.

A Remessa Online, que utiliza como base o dólar comercial (mais barato que o dólar turismo) e cobra apenas 1,3% de tarifa pelo serviço prestado mais o IOF (alíquota de 0,38% estipulada pelo governo federal).

Já a TransferWise, principal concorrente, cobra 2.5% para remessas enviadas do Brasil para o exterior e 1.4% para remessas do exterior para o Brasil.

Ambas são bem mais baratas que o banco.

No site de cada plataforma você pode simular esses custos, o que facilita bastante o seu planejamento.

Como fazer pagamentos internacionais? Respondemos a essa pergunta frequente.

Menor tempo de envio do dinheiro

Isso faz toda a diferença. Enquanto alguns bancos podem chegar a 5 dias úteis ou mais, para processar a operação de enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME, as plataformas digitais levam 1 ou 2 dias úteis, em média. Esse tempo varia de acordo com cada serviço digital, então não deixe de pesquisar o que eles oferecem.

É muitos mais interessante contar o quanto antes com o dinheiro em conta, disponível para a sua empresa no Brasil ou chegando a quem prestou um serviço para você no exterior.

Sem precisar de preocupar com horário de fechamento de agência, fuso horário diferente e outros detalhes.

enviar ou receber dinheiro para o exterior como mei ou me

Segurança

Outra importante vantagem. Atualmente, os serviços nativos digitais se diferenciam pela transparência. No site ou por aplicativo, eles permitem acompanhar as taxas, ser avisado a cada etapa da transferência ou recebimento do dinheiro, além das taxas bem explicadas desde o início.

É importante sempre se certificar dos dispositivos de segurança antes de fazer sua operação nas plataformas online. As plataformas que indicamos aqui nesse artigo são seguras, você pode conferir nos artigos que escrevemos Remessa Online é seguro e TransferWise é seguro.

Também é imprescindível, antes de enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME, verificar se a plataforma online utilizada é credenciada pelo Banco Central e autorizada a funcionar pela instituição.

Como fazer para enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME?

Confira então o passo a passo. É mais simples do que você imagina! Todas elas funcionam de forma semelhante, traremos o exemplo da Remessa Online para você entender como funciona, os documentos necessários, quanto tempo leva e outras informações.

Cadastro no site

Primeiro acesse a página de cadastro no site Remessa Online e então siga o passo a passo a seguir:

  • Selecione a opção para empresas, em Cadastrar;
  • Ao ser direcionado para a tela de cadastro, selecione “Pessoa Jurídica”. Serão solicitadas essas informações:
    • CNPJ;
    • Tipo de empresa;
    • Razão social;
    • Nome do contato;
    • E-mail;
    • Telefone;
    • Senha;
  • Depois de preencher os dados, marque a caixinha “Li e aceito os termos de uso” e depois “Cadastrar”;
  • Caso a documentação esteja correta, a conta é liberada em 2 ou 3 dias úteis para operar.

Para receber dinheiro do exterior

Quando quiser receber algum valor, volte a sua página de usuário no Remessa Online e siga estes passos.

  • Vá em Recebimentos;
  • Indique a moeda que será recebida e aguarde a tela que será exibida com seus dados bancários da Remessa Online;
  • Informe estes dados a quem irá enviar o dinheiro para você;
  • O site avisa no seu e-mail quando os valores forem recebidos. Fique sempre atento aos limites da Remessa Online em cada tipo de operação;
  • Quando o dinheiro chegar na plataforma, você deverá informar o motivo do recebimento desta transferência. Pois essa é uma exigência de todo correspondente cambial cadastrado no Banco Central;
  • Cadastre uma conta bancária brasileira no nome da sua empresa e resgate o dinheiro quando quiser;
  • Após a solicitação do resgate, o valor será creditado nesta conta bancária informada em até 2 dias úteis.

Importante: na Remessa Online, o e-mail de cadastro de pessoa jurídica não pode ser o mesmo utilizado em um cadastro de pessoa física. Com isso, você evita que os dados conflitem, se você tiver uma conta física e jurídica na plataforma.

Aproveite e confira neste artigo como fazer sua primeira transferência na Remessa Online e tire suas dúvidas.

Restrições para MEI para serviços no exterior

Pois é, fornecer seus serviços fora do país requer atenção redobrada para não infringir nenhuma lei, especialmente impostos e taxas. Em negócios internacionais, você precisa regularizar a entrada de dinheiro no Brasil. Confira três pontos de atenção fundamentais:

  • Como MEI ou ME, você vai emitir nota fiscal normalmente e, se for o caso, um Invoice (que é a nota fiscal mais conhecida do exterior, com vários modelos disponíveis na internet);
  • Também é preciso observar o limite anual de faturamento para continuar na categoria de empresa. Em 2020, o limite para microempresas individuais (MEI) de R$ 81 mil. Para microempresas (ME), até R$ 360 mil;
  • Sempre é indicado ter um contrato de prestação de serviço que comprove as regras da relação comercial entre as empresas do Brasil e do exterior, além de pesquisar se a empresa com quem você está fazendo negócio é confiável.

Vale a pena enviar dinheiro como MEI do exterior?

Sim, desde que faça sentido para o seu negócio realizar transferências internacionais para suprir suas reais necessidades. Muitas vezes, é preciso solicitar um serviço de consultoria ou tecnologia no exterior, pagar por mercadorias ou há a intenção de investir em um pequeno projeto em outro país que possa render frutos no Brasil. Por esses e outros motivos, pode ser interessante enviar dinheiro como MEI ou ME do exterior.

Dentre todas as formas de receber ou enviar dinheiro para o exterior, a que nós mais gostamos é a Remessa Online, pois ela cobra as menores taxas e o tempo de envio do dinheiro é muito rápido, normalmente chega em um dia útil.

O principal é abrir os horizontes e as fronteiras para evoluir como empresa. Neste contexto, enviar e receber dinheiro do exterior como MEI ou ME com agilidade e segurança é um passo importante para encontrar oportunidades. Que tal sonhar alto e ir atrás de projetos além do Brasil?

Veja também como abrir conta bancária em Portugal, um serviço cada vez mais procurado pelos brasileiros.

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

TransferWise: como funciona? Veja nosso guia antes de usar

Será que é seguro enviar dinheiro pela TransferWise? É confiável? Mostramos tudo sobre essa plaforma, como utilizar, preços, vantagens e desvantagens.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Limite de remessas para o exterior: saiba quanto dinheiro pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Western Union: como funciona, taxas e passo a passo para enviar dinheiro

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou TransferWise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube