Estudar na Dinamarca de graça: tudo o que precisa saber

Dinamarca  / 

A Dinamarca é conhecida no mundo todo por seu sistema de ensino de qualidade e gratuito. O país é um dos principais destinos para estudar na Europa e oferece excelente qualidade de vida para seus moradores. Mas muitos não sabem que é possível estudar na Dinamarca de graça mesmo sendo estrangeiro.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quer saber mais sobre como ir para a Dinamarca estudar, quais são as principais faculdades e cursos e como estudar de graça no país? Então leia este artigo, onde procuramos esclarecer todas as suas dúvidas.

Estudar na Dinamarca de graça: como ir para a Dinamarca estudar

Melhor do que estudar na Dinamarca de graça é poder contar com auxílio do governo dinamarquês. O Statens Uddannelsesstøtte ou SU, conhecido pela abreviação entre os dinamarqueses e residentes, é uma ajuda que o governo concede ao estudante durante sua graduação, mestrado ou doutorado.

O intercâmbio é uma experiência que pode mudar a sua vida: saiba mais

Uma vaga em uma universidade dinamarquesa é menos disputada do que em outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo.

O estudante é qualificado de acordo com o seu histórico escolar do ensino médio ou diploma de nível superior. Apesar de muitas universidades ministrarem aulas em inglês, cada curso exige um nível de dinamarquês, sendo necessária, pelo menos, a conclusão do módulo 5 do Dansk 3, o módulo mais avançado na escola regular do idioma.

Caso o estudante não consiga obter a qualificação necessária no idioma por meio do curso regular, é possível estudar no supletivo dinamarquês a partir do nível intermediário do idioma até atingir o nível exigido pelas universidades.

Saiba tudo sobre a Dinamarca.

Brasileiros que não têm cidadania europeia e que pretendem estudar de graça

Brasileiros sem cidadania europeia ou residência na Dinamarca podem concorrer a um programa de bolsas de estudo, um incentivo cultural entre o Brasil e a Dinamarca. O programa oferece bolsas de 5 a 12 meses para alunos de mestrado e doutorado. A maioria das bolsas são para as áreas de design, arquitetura e meio ambiente.

Alunos que têm notas altas e se inscreveram em um curso de ensino superior na Dinamarca e não são dessas áreas podem concorrer às bolsas Danish Government Scholarships, oferecidas pelo governo dinamarquês.

Para concorrer a essas bolsas, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos do programa, que inclui estar matriculado em uma instituição brasileira de ensino superior e desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Também há vagas para estudantes de graduação que estudem a língua e a cultura do país nórdico (por no mínimo dois anos) e desejem fazer intercâmbio na Dinamarca, durante um período de 5 a 10 meses.

Confira um guia, por país, sobre como fazer intercâmbio de graça na Europa.

O que é preciso apresentar para concorrer às bolsas Danish Government Scholarships

Se você está dentro dessas condições, é importante que envie sua documentação dentro do prazo estipulado. Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Programa detalhado de estudos/pesquisa na Dinamarca;
  • Cópia do diploma (certificada e traduzido);
  • Histórico escolar;
  • Carta da universidade de origem;
  • Certificado de exame de proficiência na língua inglesa TOEFL ou IELTS;
  • Carta de aceite ou convite da universidade dinamarquesa;
  • Carta de recomendação e/ou duas de referência.

Se você é brasileiro e pretende estudar na Dinamarca de graça, deve informar, também, as universidades dinamarquesas de seu interesse, além de explicar os motivos da sua identificação.

Leia esse artigo e saiba como morar na Dinamarca.

As inscrições para concorrer às bolsas Danish Government Scholarships estão abertas até o dia 1º de março

Se você é brasileiro e pretende estudar na Dinamarca de graça, saiba que além da gratuidade, você ainda pode receber apoio financeiro (de 6,5 mil coroas dinamarquesas, cerca de R$3.700, de acordo com a cotação de janeiro de 2019), para estudar em uma universidade dinamarquesa renomada.

As bolsas são oferecidas anualmente pelo governo dinamarquês e o prazo para concorrer a uma bolsa de estudo está aberto até o dia 01 de março de 2019. Os interessados devem fazer o download do formulário de candidatura e preenchê-lo, providenciar os documentos exigidos e encaminhá-los à Agência Dinamarquesa de Ciência e Educação Superior via e-mail: [email protected].

Você pode verificar mais detalhes sobre as bolsas na Dinamarca para brasileiros no site oficial do programa.

Veja 10 curiosidades da Dinamarca que poucos conhecem.

Principais universidades e cursos

O primeiro passo para estudar na Dinamarca de graça é conhecer as melhores instituições de ensino superior do país. É importante pesquisar sobre as políticas de aceitação de cada universidade para estudantes internacionais e os cursos que são gratuitos (graduação, mestrado e doutorado).

estudar na dinamarca de graca universidade

Das 400 melhores universidades do mundo, 8 são dinamarquesas. Confira a seguir algumas universidades renomadas da Dinamarca.

Universidade de Copenhague

Fundada em 1479, a Universidade de Copenhague é a maior e também a mais antiga universidade da Dinamarca. Geralmente, a instituição oferece bolsas para pós-graduação, contemplando as áreas de Agricultura, Biotecnologia e Tecnologia dos Alimentos.

A Universidade de Copenhague possui cerca de 100 departamentos e instalações de pesquisa, além de seis faculdades, que oferecem mais de 200 programas nos níveis de bacharelado, pós-graduação e mestrado. Confira as faculdades oferecidas:

  • Ciências Médicas e de Saúde;
  • Humanidades;
  • Direito;
  • Ciências;
  • Ciências Sociais;
  • Teologia.

É possível encontrar mais informações sobre os programas no site oficial da universidade.

Universidade de Aarhus

Fundada em 1928, a Universidade de Aarhus é a segunda maior da Dinamarca. Entre os principais programas de bolsas da instituição destaca-se o “Future Cropping – Danish Innovation Scholarships”. A iniciativa visa estimular pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Possui as seguintes faculdades:

  • Ciências Humanas;
  • Medicina;
  • Economia e Direito;
  • Teologia;
  • Ciências;
  • Ciências Agrárias;
  • Escola de Negócios.

Oportunidades para brasileiros

As melhores universidades da Dinamarca disponibilizam oportunidades para estrangeiros. Vale a pena acessar o site oficial das instituições para conferir a documentação exigida e os critérios para a seleção de cada programa de bolsa. Veja os endereços eletrônicos das principais universidades (em inglês):

Todas elas possuem um sistema de ensino inovador, combinando conhecimento teórico com projetos práticos, trabalho em equipe, além de abordagem crítica.

No portal Study in Denmark você pode ver mais informações sobre como estudar de graça na Dinamarca.

Vai fazer turismo na Dinamarca: leia aqui tudo o que você precisa saber antes de embarcar. Saiba também como garantir o seu seguro viagem para entrar no país, é obrigatório.

Bolsas para estudar de graça na Europa

No site ERASMUS você pode verificar as bolsas de estudo que estão disponíveis na União Europeia para estudantes estrangeiros.

Por meio desse programa, você pode estudar em uma universidade portuguesa, espanhola, alemã, norueguesa ou de outro país no mundo todo!

Além disso, programas do Governo, como o Ciência sem Fronteiras, o CAPES e o CNPq oferecem bolsas de estudos para estudantes cursarem universidades no exterior.

Se você deseja conquistar estudar na Europa de graça, não deixe de ler o guia completo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.