34 iniciativas inovadoras de Portugal

Portugal  / 

O país pode até ser pequeno em se tratando de tamanho, principalmente se comparado ao Brasil, porém Portugal se destaca por ter projetos modernos que fazem a diferença na vida das pessoas. Neste artigo, vamos mencionar 34 iniciativas inovadoras de Portugal que o tornam um país pioneiro nos mais diversos campos: assistência, lazer, projetos sociais, tecnologia, economia doméstica, leis progressistas, saúde e bem-estar.

34 iniciativas inovadoras de Portugal – um país de futuro

A terra de Cabral tem peculiaridades que mostram avanço em relação não apenas ao Brasil, mas a outros países da Europa também. Muitos brasileiros a caminho de terras lusitanas questionam o que o país tem para atrair tantos “brazucas” além da questão do baixo custo de vida em Portugal e segurança.

As inúmeras iniciativas inovadoras de Portugal colaboram para o conforto, comodidade e satisfação da população, desde nos aspectos mais simples ao mais avançado, mostrando como o país está se desenvolvendo a passos largos, não deixando nada a dever aos países vizinhos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

As 34 iniciativas inovadoras de Portugal mencionadas abaixo, traçam um paralelo em relação ao Brasil, levando em conta que a maioria desses projetos não existem no nosso país, e que não apenas Portugal, mas alguns países da Europa já adotaram algumas dessas iniciativas.

1. Auxílio para o aluguel em Portugal

O programa Porta 65 é um tipo de benefício oferecido pelo Governo português, voltado exclusivamente para os jovens, onde eles podem receber um auxílio financeiro de até 60% do valor do aluguel.

Para se candidatar a esse benefício, é necessário preencher alguns requisitos, tais como, idade de 18 a 32 anos, morar de aluguel, viver de forma legal no país, dentre outras exigências. Para conferir todos os requisitos e verificar se encaixa em todos eles, acesse o site do Portal da Habitação.

2. Visitas virtuais em 3D a imóveis e hotéis

Foto engana? Sim, muitas vezes olhamos uma foto de um quarto de hotel ou de um apartamento para alugar/vender em um site e constatamos que ao vivo é bem diferente (para pior). Esta é uma das iniciativas inovadoras de Portugal que merece atenção.

Uma empresa sediada no centro empresarial da Universidade do Algarve trouxe uma novidade em relação a isso. Através de drones e outras tecnologias, permite que um cliente faça visitas virtuais através de vídeos e fotos em 360°, além de poder acompanhar obras por meio de imagens áreas (caso o imóvel esteja em construção/reforma).

A empresa tem feito uma revolução no mercado hoteleiro e imobiliário, um exemplo disso são as casas disponíveis para locação no Algarve onde muitas vezes o cliente estrangeiro não tem como visitá-la antes, porém através dessas visitas virtuais, ele sabe o que realmente irá encontrar sem surpresas desagradáveis ao vivo. Para saber mais como isso funciona acesse o site da UNKN Agency.

3. Casas pequenas sobre rodas para driblar a crise

Apesar de ter surgido nos Estados Unidos, as casas minúsculas sobre rodas é uma das mais recentes iniciativas inovadoras de Portugal. A ideia chegou ao país em 2018, onde logo venderam 7 unidades da tiny houses (como são conhecidas) para o Algarve e costa alentejana.

Para quem gosta de um estilo de vida mais nômade aliado ao baixo custo é uma boa oportunidade, tendo em vista que a tiny house custa a partir de 12 mil euros. Isso sem contar que os modelos são customizados e podem ter um viés sustentável através de painéis solares.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A única empresa responsável pelas casas minúsculas sobre rodas está localizada em Pedrógão Grande, e aqueles que ficaram curiosos para saber mais, podem acessar o site da Tiny House Portugal e ver o trailer do Tiny House Nation do Netflix.

Sem sombra de dúvida, uma alternativa viável diante dos preços dos imóveis em Portugal que tem aumentado drasticamente nos últimos anos.

iniciativas inovadoras de Portugal tiny house

4. Restaurantes pet friendly em Lisboa

Dentre tantas iniciativas inovadoras de Portugal, uma delas vai agradar especialmente os amantes de animais. Já não é mais necessário ter que sentar nas mesas externas dos restaurantes e cafés por causa do seu cãozinho.

Lisboa já tem restaurantes pet friendly onde o seu cachorrinho é bem vindo, sem precisar ficar do lado de fora. Alguns deles inclusive oferecem bebedouros de água para matar a sede do cão.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Se ficou curioso para saber a lista dos restaurantes de Lisboa que aderiram a moda “seu cão é bem-vindo”, confira logo abaixo:

  • Therapist (LX Factory) Alcântara;
  • Cotidiano (Chiado) para brunch;
  • Magnolia (São Vicente) cafeteria;
  • Isco (Alvalade) padaria artesanal;
  • Esteva (Campo de Ourique);
  • Café Fábulas (Chiado) restaurante e wine bar;
  • Nicolau Lisboa (Baixa Pombalina);
  • Noobai (Cais do Sodré).

5. Ônibus grátis em Cascais

A notícia foi manchete nos principais jornais portugueses. Durante o evento Portugal Mobi Summit, o presidente da autarquia Carlos Carreiras, declarou que em 2020 os ônibus em Cascais seriam gratuitos para os residentes circularem no concelho.

Dentre as iniciativas inovadoras de Portugal, destacam-se também o lançamento ocorrido este ano do primeiro veículo autônomo. Em termos de tecnologia, o país tem se mostrado bastante desenvolvido, principalmente em comparação ao Brasil.

Transportes alternativos em Portugal: veja diferentes meios de se locomover no país.

6. Salas de consumo assistido para dependentes químicos em Lisboa

Lisboa terá ainda em 2019, 2 salas de consumo assistido e uma unidade móvel nos locais de maior consumo de drogas na cidade, cujo objetivo é reduzir danos a saúde do adicto. Mas o que é e como funcionam essas salas? São espaços onde os dependentes químicos podem consumir drogas ilícitas trazidas por eles.

Antes de possíveis (pré) julgamentos que estas salas possam servir de incentivo ao uso de entorpecentes, conheça as principais finalidades delas:

  • Os dependentes são acompanhados por uma equipe qualificada que poderá intervir na iminência de uma overdose, evitando mortes por sobredosagem;
  • As salas oferecem higiene e condições de saúde, até mesmo para evitar casos de infecções;
  • São equipamentos de saúde que visam dar uma resposta social, sem fechar os olhos para um problema sério que afeta tantos países no mundo;
  • As salas de consumo assistido possibilitam que o dependente deixe de usar a droga nas ruas, evitam riscos a saúde (através de seringas compartilhadas), além de oferecer tratamento, caso desejem abandonar o vício.

As salas de consumo assistindo oferecem:

  • Informação e educação;
  • Alimentação e higiene;
  • Seringas e material descartável;
  • Apoio social (médico, psicólogo, assistente social etc);
  • Medicamentos e tratamentos.

As salas de consumo assistido são uma das iniciativas inovadoras de Portugal, que se preocupa com a questão da dependência química com o intuito de fazer com que essas pessoas reconquistem a sua dignidade e cidadania.

Há 3 décadas as salas de consumo assistido chegaram a Europa, e hoje encontram-se presentes nos seguintes países: Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Noruega e Dinamarca. A Holanda é a pioneira nesse projeto contando com 31 salas, seguido pela Alemanha com 24.

Principais resultados das salas de consumo assistido na Europa

  • Redução de mortes por overdose;
  • Redução de material de consumo deixado em áreas públicas;
  • Redução dos riscos de transmissão de HIV, hepatites e outras doenças;
  • Aumento do número de adesão ao tratamento.

Em virtude do alto custo, equipamentos de saúde como estes ainda não existem no Brasil. Em Paris, a sala de consumo assistido serviu de referência para outros países em função dos resultados positivos obtidos.

Uma das iniciativas inovadoras de Portugal que gerou polêmica ocorreu em 2001, quando o país se tornou a favor da descriminalização das drogas, oferecendo o caminho do tratamento ao invés da detenção.

O resultado disso foi uma redução em 85% de mortes causadas pelo uso de drogas. Portugal percebeu que a dependência química é um caso de saúde pública e não de polícia.

7. Internet nas praias e parques

Não é raro encontrar rede wi-fi grátis em parques e praias em Portugal, cujo o sinal é de boa qualidade. Em cidades como Cascais (praia), Sintra (ruas) e Beja (praças) esteja atento a disponibilidade de wi-fi em áreas públicas e navegue a vontade.

O Brasil também aderiu a isso em algumas localidades, porém o sinal de rede na maioria das vezes é (muito) fraco.

8. Água fresca nas praças

Muitas das praças e parques em Portugal possuem bebedouros disponíveis para matar a sede, algo que é ainda raro em cidades como o Rio de Janeiro. A água é de boa qualidade, fresca e alguns bebedouros são tão ornamentados que parece uma obra de arte.

Umas das iniciativas inovadoras de Portugal que apesar de simples, é bastante útil para a população, que não precisa carregar sempre garrafinhas de água.

9. Lanches e bebidas a qualquer hora da noite

Lanches a qualquer hora da noite é possível em Portugal, pois em diversas cidades existem máquinas automáticas 24 horas que vendem sanduíches, bebidas, saladas, croissants e outras opções.

Utilizá-las é fácil, basta colocar o dinheiro na área indicada e recolher o produto. Além disso, cabe ressaltar a grande variedade de itens que estas máquinas oferecem. Ideal para aqueles que saem das baladas altas horas da madrugada com fome.

Diversas delas são como se fossem uma loja (em Évora existem algumas desse tipo), porém sem funcionários. No Brasil, temos apenas as máquinas de refrigerantes e algumas com guloseimas como salgadinhos, bombons etc, localizadas em refeitórios de empresas de grande porte.

máquinas de vending

10. Esteira de madeira nas praias

Diversas praias portuguesas possuem longas esteiras de madeira em vários trechos na areia. Elas servem para facilitar o acesso de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Uma iniciativa simples, porém muito útil tendo uma função de inclusão, levando em consideração que a praia é um dos ambientes públicos mais democráticos e que mais atrai pessoas.

11. Hotel zero carbono em Lisboa

Um marco histórico em matéria de sustentabilidade, o Neya Lisboa hotel é o único do país neutro em emissões de carbono. Além disso, utiliza energia solar para aquecimento de água e adotou medidas para reduzir o consumo de plásticos.

É um dos raros hotéis no mundo a ter essa preocupação com questões envolvendo aquecimento global e alterações climáticas do planeta. No intuito de unir lazer e ecologia, o hotel também oferece gratuitamente aos hóspedes bicicletas, para que eles possam evitar o uso de automóveis.

12. Cannabis Store Amsterdam, a loja mais inusitada de Portugal

No início de 2019, foi inaugurada a Cannabis Store Amsterdam, loja excêntrica em Lisboa que logo de cara fez um grande sucesso. Apesar do nome remeter a Holanda, a empresa é italiana e comercializa produtos à base de CBD (Canabidiol), que não geram efeitos alucinógenos, por isso mesmo podem ser comercializados (legalmente) os alimentos e bebidas a base dessa substância.

A única loja do país, localizada no Bairro Alto, oferece uma variedade de produtos, desde biscoito, chocolate, pirulitos, vinho, chá, cerveja, bebidas energéticas, café etc. Isso sem esquecer de mencionar alguns artigos como canecas, camisas, chapéus, relógios, mochilas etc.

Muitos vão imaginar que as mercadorias são caras por envolver a polêmica erva, entretanto, os preços são bons, onde um garrafa de vinho pode sair a 6€. Todos os produtos estampam na embalagem a figura da planta e o nome Cannabis.

Negócios rentáveis em Portugal: melhores setores e onde investir.

13. Mini carro elétrico (uma novidade no Brasil)

Pequeno, fácil de dirigir e não poluente, três qualidades importantes estando em uma grande cidade como Lisboa, onde às vezes achar uma vaga na rua não é uma tarefa fácil.

Os carros elétricos já se tornaram populares no país, no entanto, ainda é uma novidade no Brasil, principalmente os mini carros elétricos com capacidade para 2 passageiros, que podem ser alugados para passeios em Lisboa através do Lisbon Eco Tours.

Os automóveis elétricos ainda são uma novidade no Brasil, existindo pouquíssimos.

14. Restaurantes sustentáveis em Lisboa

Os restaurantes sustentáveis especializados em comidas feitas com produtos frescos se baseiam nos conceitos de sazonal, biológico, saudável e sustentável, para levar a mesa comidas de qualidade e ao mesmo tempo ecológicas.

São iniciativas inovadoras de Portugal como esta que mostram uma preocupação com o meio ambiente. Saiba quais são alguns dos restaurantes de Lisboa que aderiram aos 4 conceitos, dando prioridade a pequenos produtores:

  • Sála (Santa Maria Maior);
  • Feitoria (Belém)
  • Prado (Castelo de São Jorge);
  • O Botanista (Cais do Sodré);
  • Juicy (Baixa Pombalina) e outros 18 restaurantes.

Em 2017, um projeto de lei idealizado pelo partido PAN (Pessoas – Animais – Natureza) apresentou a proposta para tornar obrigatório o oferecimento de refeições sem ingredientes de origem animal nos estabelecimentos públicos.

Na ocasião, o Parlamento português aprovou o projeto, que abrangia também penitenciárias, hospitais, instituições de ensino e sedes da administração pública. Na época, a decisão foi comemorada pelos veganos, que elogiaram a decisão.

15. Bom e barato antes do prazo

A iniciativa é inteligente, econômica e ecológica – combater o desperdício alimentar vendendo produtos perto do prazo de validade e por um valor até 70% mais barato.

A ideia ainda inédita no Brasil, já existe em Portugal através do supermercado online Goodafter. Apesar de não ser muito conhecido pelos portugueses, a iniciativa representa uma economia no bolso do consumidor. Além disso, a entrega das compras abrange todo o país.

16. Renovação de CNH só na maturidade

Ao contrário do Brasil onde é necessário renovar a carteira de habilitação a cada 5 anos, em Portugal a renovação só precisa ser feita aos 50 anos de idade. A partir dos 60 anos a cada cinco anos (apresentando também um exame médico) e após os 70 anos a cada dois anos.

Essa iniciativa gera economia para o bolso, considerando que no Brasil, a cada renovação é necessário efetuar o pagamento de algumas taxas exigidas pelo órgão responsável por isso.

17. Celular para validar viagens em transportes públicos

O projeto ainda não saiu do papel, mas tudo indica que em 2020 já estará funcionando em pleno vapor em Lisboa o uso de celular para pagar e validar as viagens de ônibus, trem, barco, bonde e metrô, substituindo assim o bilhete de papel.

Além da principal função citada, a tecnologia permitirá saber o horário do próximo transporte e se ele estará lotado ou não. Aqueles que não são familiarizados com a modernização não precisam temer, pois não vai significar o fim dos tickets de papel ou dos cartões Lisboa Viva, mas apenas oferecer uma alternativa a mais.

18. Lavanderias automáticas, normal em Portugal e incomum no Brasil

Elas são comuns em Portugal, mas incomuns ainda no Brasil. As típicas lavanderias automáticas onde o cliente coloca a moeda para lavar e secar roupas é algo ainda atípico no Brasil, existindo em pouquíssimas cidades.

O interessante desse hábito do cotidiano é que enquanto as roupas estão sendo lavadas, o cliente pode usar esse tempo livre para fazer compras no mercado ou resolver outros compromissos, sem se preocupar com as peças na máquina.

Quer fazer um bom investimento em Portugal? Então leia este artigo.

19. Reparo grátis, o agradecimento como pagamento

A solidariedade com o próximo está presente em todo canto, através de inúmeras iniciativas inovadoras de Portugal. Uma delas, é conhecida como “Repair Café”, um encontro onde voluntários se reúnem para consertar gratuitamente objetos variados com defeito, que foram levados por outras pessoas.

Os itens podem ser desde eletrônicos, mobília, roupas e computadores, é um evento solidário que ocorre mensalmente em Lisboa, no Mercado do Forno do Tijolo, para obter mais informações, basta acessar a página do Repair Café Lisboa no Facebook.

20. Troca solidária

Em uma sociedade comum capitalista, nossos serviços são trocados por valores monetários. Entretanto a proposta do Banco de Tempo é trocar serviços por outros serviços.

O intuito é integrar a população criando uma economia mais justa e humanitária. O Banco de Tempo converte serviços em horas, que podem ser trocadas por outros serviços, formando assim uma rede do bem. São 28 agências portuguesas distribuídas pelo país que atuam baseados nesse sistema de troca solidária.

21. Lei que pune salários desiguais entre homens e mulheres

Em se tratando de direitos da mulher, uma das iniciativas inovadoras de Portugal é a lei que entrou em vigor em 2019, que pune empresas que têm diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham a mesma função.

Adotando uma política de igualdade de gênero, os empregadores precisarão provar que o salário de homens e mulheres são equivalentes (iguais), caso contrário, a empresa corre o sério risco de ser multada.

22. População vegetariana

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, o número de vegetarianos em Portugal aumentou em 400% na última década. Ainda no ano anterior, houve uma estimativa que 120.000 portugueses haviam deixado de comer carne vermelha e branca.

Um aumento bastante significativo desde 2007, quando a estimativa era de apenas 30.000 vegetarianos. Em 2017, constatou-se que aproximadamente 120.000 pessoas seguiam uma dieta vegetariana e vegana, correspondendo a 1.2% da população do país.

Em função dessa busca por uma alimentação diferente, o número de restaurantes e lojas especializados em comida vegetariana e vegana saltou de 28 em 2008, para 172 estabelecimentos em 2018, um crescimento 6 vezes maior.

A pesquisa foi realizada pela empresa Happycow com sede nos Estados Unidos, que atua em 180 países em relação a espaços de comida vegetariana e vegana. A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) também colaborou com essa pesquisa levantando dados.

23. Lei deixa de considerar animais como objetos em Portugal

Em primeiro de maio de 2017 Portugal deu um passo adiante no que se refere aos direitos dos animais. De acordo com a lei n° 8/2017, o estatuto jurídico do país passou a considerá-los como “seres sencientes”, e não mais “objetos” como era antes.

Com a lei vigente, para ter um animal em casa é preciso garantir o seu bem-estar, assegurá-lo comida e água de acordo com as necessidades de cada raça e espécie, além de cuidados veterinários.

Quem infringir lei estará sob risco de multa e até prisão, a regra se aplica à pecuária também.

24. Starbucks lança em Portugal doces e sanduíches veganos

Pegando carona na onda de alimentação em Portugal, a maior rede de cafeteria do mundo (a Starbucks), criou 2 opções veganas no país no início de 2019. O bolo de chocolate e o sanduíche de abóbora, que não contém nenhum ingrediente de origem animal.

25. Projeto Aconchego, uma das iniciativas mais inovadoras de Portugal (idosos)

O projeto Aconchego possibilita que estudantes possam morar gratuitamente na casa de idosos, se comprometendo com os cuidados para com eles (e fazer companhia também). Além de afastar a solidão daqueles que têm uma longa experiência de vida, ajuda também estudantes que saíram de suas cidades de origem, para estudar em localidades maiores como Porto e Coimbra e que não tem condições de pagar um aluguel.

26. A escola do futuro em Portugal: Escola da Ponte

Uma escola que utiliza uma metodologia diferente, tem servido de modelo para outras escolas no mundo afora (inclusive no Brasil). A Escola da Ponte é especializada em acolher alunos que não se adaptaram a outras instituições de ensino tradicionais.

Na Escola da Ponte, são os alunos que decidem o que aprender e como será a didática para isso, apostando essencialmente na liberdade de escolha. Localizada em São Tomé de Negrelos (a 40 km do Porto aproximadamente), a escola atua com tutores que acompanham os alunos nas atividades que os próprios estudantes escolheram.

Sem provas ou testes, alunos e tutores decidem juntos como será a avaliação de conteúdo, que conta com disciplinas que apostam em uma dimensão mais ampla. Através de tarefas que eles mesmos definem, cria-se um senso de responsabilidade ao elaborar as próprias regras, inclusive de conduta.

A escola que recebeu críticas positivas de outras instituições, busca focar na autonomia, consciência cívica e a participação dos alunos na gestão da mesma, motivando a solidariedade e liberdade (com responsabilidade).

27. Plante árvores pelos correios

Nos últimos anos, Portugal sofreu com os incêndios que ocorreram na estação mais seca, pensando nisso, uma iniciativa criada em 2014, incentivava a população a financiar a plantação de árvores em diversas regiões do país.

O projeto intitulado Uma Árvore pela Floresta funcionou através de uma parceria entre as agências dos correios com a ONG Quercus, onde o interessado poderia ir em uma das 291 agências portuguesas para doar 3€, que seria revertido para a plantação de uma árvore nativa.

Uma Árvore pela Floresta logo teve êxito e nas primeiras 3 edições cerca de 11 mil árvores foram plantadas. Através do site do projeto, é possível acompanhar como foi a edição de 2018 e os resultados de uma das iniciativas inovadoras de Portugal.

28. Horta urbana em casa

Quem não gostaria de ter uma horta em casa mesmo morando em um apartamento? Se o imóvel tiver um pequeno espaço (varanda) já se torna possível ter uma horta própria e livre de agrotóxicos.

Uma empresa chamada Noocity teve uma ideia criativa que se tornou uma das iniciativas inovadoras de Portugal, criando uma estrutura para horta portátil. A manutenção é simples e não é necessário ter um ambiente enorme pra isso, pois a horta é cultivada dentro de um módulo (um tipo de caixa) de sub-irrigação, que tem a vantagem de economizar água e tempo também no cultivo da mini horta caseira.

Por meio desse sistema de irrigação moderno, permite produzir alimentos orgânicos em grandes centros urbanos. A empresa de origem portuguesa, já expandiu o negócio para outros países, como o Brasil.

Mas as novidades não param por aí, há poucos anos uma empresa portuguesa criou um aplicativo que ensina como cultivar uma horta orgânica em casa. O Plantit dá orientações de como, quando e onde plantar, além de dicas dos momentos ideais para semear e colher.

As explicações são dadas de forma simples para facilitar os leigos no assunto, isso sem esquecer de mencionar que o app ensina como preparar biofertilizantes de forma caseira. Disponível para Android e iOS.

horta em casa

Conheça também os melhores aplicativos para morar em Portugal.

29. Bronzeado sem marcas de biquini

Muitas mulheres curtem ir para a praia para ficar se bronzeando sob o sol, contudo algumas não gostam das marcas de sol deixada pelos trajes de banho, com uma tonalidade de pele mais clara em contraste com uma mais escura.

Uma empresa portuguesa resolveu inovar e criou alguns modelos de maiôs que não deixa marcas de sol. Mas como isso é possível? O tecido utilizado funciona como um tipo de filtro seletivo, que permite somente os raios necessários para o bronzeamento.

A malha especial de poliéster foi desenvolvida exclusivamente com este objetivo, que satisfaz a vaidade da mulher no verão europeu. Mais informações no site  da marca Coração Bobo, porém ainda não tem no Brasil.

30. Caixotes velhos viram área de convivência urbana

Em 2016, o coletivo português de arquitetos (FAVA), criou em Viseu uma área de convivência urbana em lugares públicos, utilizando matéria prima reaproveitável.

Através de caixotes de mercado, os arquitetos criaram 3 espaços de convivência (feira, lounge e bancada para Dj) usando esses materiais na praça principal. A ideia era promover um ponto de encontro entre as pessoas através desses ambientes simples porém com muito estilo.

A iniciativa deu certo, muitas pessoas foram conferir esse projeto diferente que possibilitou uma conexão entre elas, que aprovaram as áreas de convivência pública.

31. Doces saudáveis em Portugal

Já imaginou balas e outros doces, sem corantes, sem açúcar e sem conservantes? Isso é possível, a startup portuguesa conhecida como Doctor Gummy tornou isso viável em 2015, através da fabricação de guloseimas com 20% de frutas e um mix de raízes e folhas para dar um paladar adocicado.

Os doces não são somente para diabéticos mas para qualquer pessoa que queira evitar o consumo de ingredientes nocivos à saúde, além de combater o problema das cáries, obesidade infantil e diabetes.

Criado em parceria com hospitais e universidades que estudam meios que possam substituir o açúcar dos alimentos, as balas e outros doces chegaram aos mercados do país no ano seguinte, entretanto a ideia é comercializar os produtos para 130 países, inclusive o Brasil.

Sem sombra de dúvida, uma das iniciativas inovadoras de Portugal mais importantes no que diz respeito a saúde daqueles que não podem ou não querem consumir substâncias artificiais.

32. Doe sangue e ganhe um presente

No auge do sucesso da série Walking Dead em 2014, a Fox resolveu fazer uma boa ação na ocasião. Em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), pediu que os fãs da série doassem sangue para o IPST.

No entanto, a boa ação foi muito além de um simples pedido, no início daquele ano de 2014, era aberta a primeira loja de sangue em Portugal. Com diversos produtos licenciados pela Fox (camisetas, canecas, posters etc) que podiam ser trocados por doação de sangue.

A iniciativa chamada de The Walking Dead Blood Store foi um enorme sucesso, a loja funcionou por 1 semana, tendo conseguido aumentar em 571% a doação de sangue em relação a 2013. Um número de doadores estrondoso.

Os fãs da série aguardam por uma nova edição dessa ação solidária.

33. O melhor hostel do mundo fica em Lisboa

Durante 4 anos, o Traveller’s House figurou como o melhor hostel do mundo (isso mesmo), de acordo com o site especializado Hostel World. Localizado no coração de Lisboa, em um edifício histórico de 250 anos, o hostel tem uma estrutura impecável e um atendimento de qualidade, fatores que contribuíram muito para ele ser considerado o melhor durante tanto tempo.

34. Saúde 24 horas por telefone

Conhecido como SNS 24, trata-se de um centro de contato do Serviço Nacional de Saúde que é um exemplo da tecnologia à serviço da saúde. Uma iniciativa inovadora que auxilia diariamente milhares de cidadãos portugueses, através de uma triagem clínica por telefone onde o usuário pode obter uma orientação de acordo com a sua condição (estado) de saúde.

O atendimento funciona 24 horas todos os dias da semana, e é feito por uma equipe experiente de enfermeiros aptos para a prestação de cuidados de saúde (triagem, aconselhamento e encaminhamento em caso de doença), além de aconselhamento terapêutico, assistência em saúde pública e informação geral de saúde.

O SNS 24 tem feito uma diferença no panorama da saúde em Portugal ao apostar em um projeto de extrema importância para a população que pode receber uma orientação por telefone antes de se dirigir a um hospital. Telefone: 808 24 24 24.

Gostou das iniciativas inovadoras de Portugal? Tem vontade de viver no país lusitano? Esse é um processo demorado e burocrático, mas se feito com organização pode ser uma mudança positiva em sua vida. Recomendamos a leitura do no nosso Ebook Como Morar em Portugal, um guia completo com o passo a passo de tudo o que você precisa fazer para viver no país.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.