A lista de imigrantes portugueses no Brasil tem dados sobre os imigrantes que saíram de Portugal com destino ao país. Ela é uma ótima fonte de consulta para quem quer saber mais sobre os seus antepassados e para quem busca informações para pedir a cidadania portuguesa.

Nesse artigo nós contaremos a você onde encontrar os principais arquivos que reúnem os dados sobre a imigração portuguesa para o Brasil.

O que é a lista de imigrantes portugueses no Brasil?

É uma listagem com os registros dos nomes e outras informações importantes dos imigrantes portugueses que saíram de Portugal em direção ao Brasil, vindos de navio.

Na realidade, não se trata de uma lista única. Como você verá logo a seguir, existem vários bancos de dados que reúnem informações sobre os portugueses que desembarcaram no Brasil.

Quais informações estão disponíveis na lista?

A lista pode conter vários dados sobre os imigrantes portugueses no Brasil. Os mais comuns são:

  • Nome completo;
  • Idade que tinha quando chegou ao país;
  • Informações sobre o nascimento, como local e data;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Nome dos pais;
  • Cidade de origem (embarque);
  • Local de desembarque (porto);
  • Cidade de destino no Brasil.

Em alguns casos também é possível ver dados do passaporte, além de saber se o imigrante desembarcou no Brasil sozinho ou acompanhado.

Como encontrar a lista de imigrantes portugueses no Brasil?

A melhor forma (e mais fácil) de encontrar as listas com informações sobre os imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil é consultar as bases de dados que estão disponíveis na internet.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Sabendo apenas algumas informações básicas (como nome ou porto de desembarque) você já tem grandes chances de encontrar o nome do imigrante português em uma dessas listas. As principais, que podem ajudar você a obter informações mais detalhadas são as seguintes:

Remessas

O site da Rede Emigração fornece dados sobre a emigração de Portugal para o Brasil. No site é possível fazer uma busca pelo nome completo e a naturalidade do imigrante. Os registros são individuais e contam com informações como nome, filiação, naturalidade, idade, profissão e data da emissão do passaporte.

Além dessa possibilidade de pesquisa, o site também tem uma lista com os nomes dos portugueses que entraram no Brasil entre 1808 e 1842.

Arquivo Público de São Paulo

No site do Arquivo Público são disponibilizados registros de imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos ou que estiveram na Hospedaria de Imigrantes entre os anos de 1887 e 1978.

Também estão registrados no banco de dados os nomes de pessoas que foram cadastradas pela fiscalização de cidadãos estrangeiros entre 1939 e 1984.

Museu da Imigração de São Paulo

No site do museu da Imigração de São Paulo também estão registrados dados dos imigrantes que chegaram ao país por este estado. Você pode acessar os dados do livro de registros da Hospedaria de Imigrantes e as listas de bordo das pessoas que embarcaram entre 1888 e 1965 com destino ao Porto de Santos.

Arquivo Nacional

O site do Arquivo Nacional também permite consulta ao seu acervo, a partir de um cadastro simples no Sistema de Informação do Arquivo Nacional (SIAN). Há registros das entradas em vários portos brasileiros em períodos diversos.

Segundo informações divulgadas, na base de dados do Arquivo Nacional estão disponíveis informações de mais de um milhão de imigrantes que desembarcaram nos portos brasileiros entre 1875 e 1910.

Family Search

O site Family Search possui um vasto banco de dados em que você pode fazer pesquisas pelo nome ou local e ano de nascimento ou falecimento.

Além disso, também é possível pesquisar em coleções específicas, se você souber mais dados sobre o seu antepassado. Um exemplo é esta página com os registros dos imigrantes que passaram pelo Porto do Rio de Janeiro.

MyHeritage

No site do MyHeritage estão publicadas diversas listas em que você pode buscar os imigrantes nas listagens de passageiros de navios que desembarcaram nos portos do Brasil.

O MyHeritage apresenta uma pesquisa com opções de busca bem detalhadas. Por isso, quanto mais informações você tiver, mais fácil será localizar o imigrante português no arquivo.

Lista de imigrantes portugueses no Brasil antepassados

Para que serve a lista?

A lista de imigrantes portugueses no Brasil fornece diversas informações sobre os imigrantes e sua entrada no país, como nome completo, nomes dos pais e data e local da chegada.

A maioria das pessoas que busca essas informações quer encontrar mais dados sobre seus antepassados portugueses, seja para conhecer mais sobre suas origens, seja para saber se tem direito a pedir a nacionalidade portuguesa por descendência.

De posse de dados mais detalhados sobre o imigrante português que foi para o Brasil, você pode obter outras informações necessárias ou buscar certidões que comprovem o seu grau de parentesco.

Como conseguir ajuda para encontrar informações sobre imigrantes portugueses no Brasil?

Se você já tem conhecimento de alguns dados sobre o imigrante português (como o nome e a data de nascimento), pode procurar mais informações e detalhes diretamente nos bancos de dados que citamos acima.

Eles possuem muitos registros que podem ajudá-lo a recolher mais detalhes sobre a chegada da imigrante ao Brasil.

O que fazer se não encontrar informações nos bancos de dados

Mas, caso você não tenha os dados mínimos ou não encontre nenhum registro sobre a chegada do imigrante português no Brasil, é aconselhável que procure os serviços de uma consultoria especializada para ajudá-lo.

Hoje em dia existem muitos escritórios que contam com equipes de advogados e outros profissionais especializados em buscar dados e certidões de imigrantes portugueses.

Contratar uma assessoria para fazer a cidadania portuguesa não é obrigatório, mas caso tenha dificuldade em encontrar as informações, pagar pelo serviço de um profissional pode ser a melhor escolha. Além de garantir mais chances de encontrar os registros, você poupa tempo na busca.

Caso você precise solicitar certidões em cartórios que não estão localizados na sua área de residência, vale a pena conhecer a Central de Certidões, um serviço online que envia documentos tanto para cidades do Brasil, como para o exterior.

Encontrou os antepassados na lista de imigrantes portugueses no Brasil? Saiba o que fazer

Quem foi em busca da lista de imigrantes portugueses no Brasil pensando em ter dupla cidadania, precisa confirmar se o grau de parentesco é suficiente para poder fazer o pedido. Aqui no Euro Dicas, temos artigos que explicam em detalhes como pedir a cidadania portuguesa para filhos, netos e até bisnetos de cidadãos portugueses.

Se esse é o seu caso, recomendamos que verifique com atenção se você cumpre todos os requisitos exigidos e, depois disso, junte a documentação necessária para encaminhar o seu pedido.

Mais um detalhe: se for necessário ir em busca de certidões em Portugal, fique tranquilo e saiba que é perfeitamente possível obter estes documentos.