Ter uma conta internacional facilita – e muito – a vida de quem viaja com frequência para fora do país. Com ela, é possível economizar com saques, compras e pagamentos no exterior. Algumas fintechs se destacam quando falamos de custo. E, neste artigo, você verá se é melhor utilizar Nomad ou Avenue para realizar suas operações.

Vamos apresentar as vantagens e as desvantagens de cada uma delas, para você decidir qual solução se encaixa melhor às suas necessidades. Confira!

Qual o melhor cartão: Nomad ou Avenue?

Nós do Euro Dicas comparamos os cartões oferecidos pelas duas plataformas e o da Nomad é a melhor opção para quem efetua muitas transferências internacionais e procura uma conta global flexível para usar o cartão de débito no exterior.

O cartão Nomad é gratuito, a fintech cobra custo um custo mais baixo do que a Avenue para transferências e recebimentos de dinheiro quando não são de conta Nomad para conta Nomad, além de oferecer a possibilidade de solicitar o cartão físico gratuitamente e não cobrar saques no exterior.

Além disso, a Nomad não cobra taxa de corretagem para movimentações e de inatividade (como a Avenue) e oferece serviços de conta em moedas estrangeiras e conta de investimentos.

Mas, apesar de a Nomad ser mais vantajosa na maioria dos pontos analisados neste artigo, a escolha do melhor cartão vai depender dos seus objetivos, ou seja, dos serviços que você deseja usar. A seguir, explicamos tudo para você e detalhamos cada ponto analisado neste comparativo. Acompanhe!

Serviços oferecidos pela Nomad

Os serviços oferecidos pela Nomad incluem:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union,etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

ECONOMIZAR COM A WISE →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Transferências internacionais para diversos países e em diferentes moedas;
  • Conversão de moeda, com taxas de câmbio competitivas;
  • Envio de dinheiro para contas bancárias ou carteiras digitais;
  • Monitoramento de taxas de câmbio em tempo real;
  • Conta-corrente digital e conta de investimento, operadas em dólares americanos;
  • Cartão de débito internacional para transações de câmbio, aceito em diversos países.

Serviços oferecidos pela Avenue

A Avenue oferece os seguintes serviços:

  • Conta internacional;
  • Conta para investimentos para brasileiros nos Estados Unidos;
  • Cartão de débito internacional;
  • Compra de dólar com taxa comercial;
  • Consultoria financeira especializada para cada cliente.

Qual é mais confiável, Nomad ou Avenue?

Nomad ou Avenue, ambas as empresas são confiáveis. As duas fintechs atuam no Brasil de forma legal.

No Brasil, a Nomad atua como correspondente bancária do Banco Ourinvest para realizar operações de câmbio. A conta-corrente Nomad Global é regulada pelo Community Federal Savings Bank, membro do FDIC, que assegura sua conta em até 250 mil dólares.

A conta investimento Nomad é aberta em parceria com a corretora Drivewealth, regulada pela Autoridade Regulatória da Indústria Financeira Americana (FINRA), e licenciada pelo órgão americano que licencia empresas a concederem consultoria de investimentos, a Securities and Exchange Comissions (SEC).

Já a Avenue foi criada em 2018 e, em 2023, recebeu do Banco Central do Brasil autorização para realizar operações cambiais no país. Originalmente, a empresa era especializada em investimentos nos Estados Unidos, mas ampliou a sua atuação, oferecendo um cartão aos seus clientes.

No Brasil, a Avenue conta com a instituição DTVM, uma estrutura local, que conecta o cliente brasileiro ao mercado americano. Além disso, o Itaú está entre os investidores que suportam financeiramente a Avenue.

Para você verificar com clareza o nível de confiança da Nomad e Avenue, confira, a seguir, a reputação de cada uma das plataformas no Reclame Aqui.

Nomad no Reclame Aqui

A Nomad apresenta boa avaliação no Reclame Aqui, com nota 7,9 em 10. De maio de 2021 a maio de 2024, a plataforma recebeu 4.965 reclamações no Reclame Aqui.

A Nomad se mostra solícita em responder às queixas dos clientes no Reclame Aqui: respondeu a 99,2% delas.

Avaliação da Nomad no Reclame Aqui
A nota média da Nomad, de acordo com os consumidores que avaliaram a plataforma no Reclame Aqui, é 6,58

As principais queixas da plataforma são relacionadas à dificuldade para utilizar o cartão no exterior, problemas no recebimento da remessa internacional e dificuldade para abertura e encerramento de conta.

Mais de 82% dos das reclamações recebidas foram resolvidas pela Nomad. Por isso, mais de 72% dos clientes que fizeram queixas no Reclame Aqui e que responderam no portal afirmaram que voltariam a negociar com a empresa.

Avenue no Reclame Aqui

A Avenue apresenta ótima reputação no Reclame Aqui. De maio de 2021 a maio de 2024, a nota da Avenue é 8,1 em 10. Neste período, a empresa recebeu 1.779 reclamações no portal de queixas e respondeu a 99,9% delas.

Avaliação da Avenue no Reclame Aqui
A Avenue recebeu nota média 7,21 dos clientes que avaliaram a plataforma no Reclame Aqui

As principais queixas estão relacionadas à transferência de dinheiro não realizada, à cobrança de taxas desconhecidas e à dificuldade para encerrar a conta. Mas, como vimos, a fintech se mostra preocupada em solucionar os problemas e, assim como a Nomad, é segura e confiável.

Não tenha fintech de estimação

Nós do Euro Dicas estamos sempre dispostos a ajudar nossos leitores, indicando as melhores fintechs para transferir dinheiro para o exterior, para realizar aplicações, para usar cartão internacional e pagar menos taxas. Por isso, uma dica que damos a você é não colocar o seu dinheiro em um só lugar.

Desta forma, vale a pena fazer a conta Wise, a Conta Global Remessa Online e o Revolut, por exemplo. Assim, você aproveita as vantagens de cada uma delas e utiliza a conta e o cartão de cada fintech quando for mais favorável para você.

Com diversos meios de pagamento durante uma viagem, você evita problemas que possam atrapalhar o seu passeio, como o não funcionamento de um cartão, e ainda economiza com as taxas.

Qual cartão tem as melhores taxas?

Nomad ou Avenue oferecem taxas competitivas, principalmente comparadas às casas de câmbio. Mas as taxas da Nomad Global são mais atraentes.

Exemplo disso é que apesar de ambas as fintechs não cobrarem taxas de abertura e manutenção de conta, na Avenue há uma taxa de inatividade para clientes que têm saldo de até 500 dólares e que não fazem movimentações por três meses.

Veja, a seguir, uma tabela comparativa das principais taxas cobradas pelas duas plataformas e veja qual delas é mais econômica.

Serviço Nomad Avenue
Abertura de conta Gratuita Gratuita
Manutenção de conta Gratuita Gratuita
Emissão de cartão virtual Gratuita Gratuita
Emissão de cartão físico Gratuita para clientes a partir nível 2 no Programa Nomad Pass. Para clientes no nível 1 no Nomad Pass, a taxa de entrega é de USD 20. USD 10
Saques no exterior em moeda local Gratuito até 2 saques na rede MoneyPass. A partir do 3º saque, é cobrada uma tarifa de USD 5 por saque USD 2 por saque + taxas regionais não especificadas pelo site
Taxa de inatividade após 3 meses sem movimentação na conta Não é cobrada taxa de inatividade USD 0,50 por mês para contas com até USD 500
IOF para conversão de reais para euro ou dólar (mesma titularidade) 1,1% 1,1%
Spread para conversão de moedas Até 2%, podendo diminuir para 1% no programa de fidelidade Nomad Pass 1,4% a 2% por transferência (quanto mais elevada a quantia, menor a taxa cobrada)
Câmbio Comercial Comercial
Taxa de corretagem Gratuita Até 3 corretagens mensais gratuitas. Depois, o valor varia de acordo com a tabela de preços padrão usada com o plano de corretagem, podendo chegar a USD 7,50 por ordem
Tarifa de recebimento de dinheiro Gratuita (recebimentos de contas Nomad, ACH Push e Wire)
  • Recebimentos de contas Avenue: gratuito;
  • Via depósito doméstico: USD 8;
  • Internacional: USD 14
Transferências
  • Envio gratuito para contas Nomad ou via ACH Pull;
  • Envio por Wire: USD 10

 

  • Enviar para contas Avenue ou via ACH Pull: gratuito;
  • Envio por Wire: USD 25 (doméstico) e USD 45 (internacional)

Qual oferece melhores métodos de pagamento?

A Nomad oferece melhores métodos de pagamento do que a Avenue. Ambos os cartões são aceitos em diversos países ao redor do mundo.

Mas, apesar de as duas empresas emitirem cartões físicos e permitirem que suas versões digitais sejam cadastradas em carteiras Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, apenas a Nomad oferece a possibilidade de cadastro no PayPal.

Além disso, somente com a Nomad é possível emitir o cartão físico gratuitamente; a Avenue cobra uma taxa de emissão de 10 dólares.

Qual oferece mais variedade de moedas?

A Nomad é uma conta em dólar. Já na Avenue é possível ter dólar e euro em um só lugar. Apesar disso, ambos os cartões funcionam em mais de 180 países.

Qual funciona melhor na Europa?

Nomad ou Avenue funcionam bem na Europa. Mas, por oferecer saldo em euros no aplicativo (desde dezembro de 2023), a Avenue pode ser mais vantajosa. Isso porque não é necessário converter o saldo da conta para euros, caso você esteja em algum país da União Europeia e realize o pagamento na moeda comum.

Por outro lado, com a Nomad também é possível realizar operações de saques, pagamentos e compras em diversos países do bloco, com taxas e tarifas diferenciadas. A conversão é feita automaticamente no seu extrato.

Além disso, utilizando o código de convidado EURODICAS, você recebe 20 dólares de cashback após o primeiro carregamento feito em até 30 dias após a abertura da conta na Nomad.

Qual cartão suporta mais moedas?

A Avenue. O cartão da Avenue opera em dólares americanos e em euros, enquanto a conta Nomad opera apenas em dólar.

Qual é mais fácil solicitar o cartão e usar o cartão?

Os cartões Nomad e Avenue são fáceis de solicitar e de usar. Veja, a seguir, o passo a passo de como pedir o seu em cada uma das fintechs.

Passo a passo para solicitar o cartão Nomad

Primeiramente, é necessário abrir uma conta Nomad Global para ter acesso ao cartão. Veja o passo a passo adiante.

  1. Baixe o aplicativo Nomad Global, disponível em aparelhos Androids e iOS;
  2. Informe os seus dados pessoais, como: nome, data de nascimento, telefone, CPF ou passaporte brasileiro e endereço completo;
  3. Crie uma senha de acesso;
  4. Siga as demais instruções e envie as fotos suas e de seus documentos para a validação;
  5. Aguarde a verificação e a aprovação da conta.
  6. Seu cartão virtual é criado automaticamente assim que a abertura de sua conta for concluída.

Ativação do cartão

Para ativar o cartão Nomad, é necessário fazer um primeiro depósito. E, para ter acesso a ele, basta seguir os passos adiante:

  1. Clique na seção “Cartões”;
  2. Confira os dados de seu cartão;
  3. Realize compras online ou vincule o seu cartão a uma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay ou PayPal.

Pedido do cartão físico

Se você quiser o cartão físico, deve seguir o passo a passo adiante:

  1. Acesse a sua conta Nomad e clique em “Cartões”;
  2. Selecione a opção “Cartão Físico”;
  3. Clique em “Solicite seu cartão” e preencha os dados solicitados;
  4. Aguarde para receber o seu cartão físico no endereço informado;
  5. Com o cartão em mãos, vá novamente em “Cartões” e, em seguida, em “Cartão Físico”. Depois clique em “Recebi o cartão, quero ativá-lo”;
  6. Digite os 4 últimos dígitos do seu cartão físico;
  7. Crie uma senha de 4 dígitos e você já pode usar seu cartão em compras físicas, em lojas e em estabelecimentos comerciais.

Como usar o cartão Nomad

Você deve vincular o cartão físico ou virtual à sua carteira digital. Assim, é possível fazer compras normalmente pelo seu smartphone.

Além disso, você pode efetuar saques gratuitos com o seu cartão na rede de caixas eletrônicos MoneyPass.

Passo a passo para solicitar o cartão Avenue

O cartão da Avenue também está condicionado à abertura de conta. Siga o passo a passo adiante para abrir uma conta na fintech:

  1. No site da Avenue, clique em “Abrir sua Conta”;
  2. Preencha as informações solicitadas, como nome completo e e-mail, e envie os documentos requeridos;
  3. Defina uma senha de acesso, com, no mínimo, 8 caracteres, e clique no botão “Continuar”;
  4. Aguarde a aprovação do seu cadastro;
  5. Baixe o app da Avenue na Play Store (Android) ou no App Store (iOS).

A partir do momento em que a sua conta estiver aberta, automaticamente poderá usar o seu cartão virtual.

Pedido do cartão físico

Para solicitar o cartão físico, é preciso fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o app da Avenue e, no menu inferior, clique em “Conta”;
  2. Na tela da conta internacional, clique na opção “Solicitar cartão físico”;
  3. Escolha o método de envio e pague a taxa da 10 dólares;
  4. Confirme seu endereço de entrega;
  5. Escolha como deseja que seu nome apareça no cartão (normalmente, o app dá 3 opções);
  6. Confirme os dados, inclusive os de segurança, e pronto! Aguarde o recebimento do cartão no endereço informado.

Como usar o cartão Avenue

É possível realizar pagamentos com o seu cartão virtual, que é gratuito e emitido automaticamente na abertura de sua conta. Ele pode ser adicionado às carteiras digitais. Desta forma, é possível fazer movimentações de seus recursos pagando por aproximação.

Mas, vale lembrar, que é possível solicitar o cartão físico. Para isso, é necessário seguir o passo a passo apresentado e pagar uma taxa de 10 dólares.

Você pode utilizar o seu cartão Avenue, físico ou virtual, para realizar compras online ou em lojas físicas de diversos países que aceitem a bandeira Mastercard, desde que não haja restrição de uso.

No entanto, o site da Avenue alerta que pode necessário fazer um aviso de viagem, caso vá viajar para alguns países. Você deverá verificar a lista dos países no seu aplicativo.

Qual cartão é mais seguro, Nomad ou Avenue?

Os cartões Nomad e Avenue são totalmente seguros. As duas empresas adotam protocolos de segurança bancária internacionais.

A conta-corrente da Nomad é regulada pelo Community Federal Savings Bank, membro do FDIC, que assegura sua conta em até 250 mil dólares. Além disso, a empresa é correspondente bancário do Banco Ourinvest para fazer as operações cambiais no aplicativo.

Já a Avenue é regulada pela U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), como se fosse a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) americana.

Fazer pagamento com cartão
O cartão da Nomad é emitido com a bandeira Visa e o cartão da Avenue conta com a bandeira Mastercard.

Ambas as bandeiras são seguras e sólidas no mercado. Por isso, pode ficar tranquilo em relação à segurança do cartão Nomad ou Avenue.

Qual o melhor para investimentos?

A Nomad é a melhor opção para investir no exterior sem ter muitos custos, principalmente para quem tem o perfil conservador ou moderado.

Com a empresa, é possível fazer aplicações em ações, ETFs e REITs, fundos de investimento, além de outros ativos negociados na bolsa norte-americana, a partir de 1 dólar.

Por outro lado, se você tem um perfil mais arrojado e busca diversificação de ativos, tendo renda fixa e variável, a Avenue pode ser uma boa alternativa, apesar dos custos mais elevados.

Com a fintech, é possível investir em bonds (como debêntures, títulos de dívida emitidos por uma empresa privada) americanos, brasileiros e latino-americanos, CDS (como CDBs, títulos emitidos por bancos), fundos de renda fixa e ETFs de renda fixa ou variável, além de outros ativos. O valor mínimo para investimento é 5 dólares.

Veja, também, o comparativo Nomad ou Wise e saiba qual é a melhor opção.

Qual é melhor para transferências internacionais?

A Nomad sai na frente neste quesito. Exemplo disso é que a empresa cobra uma taxa de 10 dólares para envio via Wire, enquanto a Avenue cobra 25 dólares (para envio doméstico) e 45 dólares (para envio internacional).

Vantagens e desvantagens da Nomad e da Avenue

Como foram muitas as informações vistas ao longo deste artigo, fizemos uma tabela comparativa, com os principais atributos da Nomad e Avenue e seus cartões. Assim, fica mais fácil visualizar as vantagens e desvantagens de cada fintech. Veja:

Atributos Nomad Avenue
Câmbio com cotação comercial e não turismo Sim Sim
IOF de 1,10% para mesma titularidade e 0,38% para terceiros Sim Sim
Spread comercial Sim, menor Sim, maior
Saques gratuitos Gratuito até 2 saques na rede MoneyPass. A partir do 3º saque, é cobrada uma tarifa Não
Cartão físico gratuito Sim, dependendo da conta Não, USD 10
Cartão de débito aceito em mais de 180 países Sim, Visa Sim, MasterCard
 Manutenção de saldos em dólar e euro Não, apenas em dólar Sim
Investimentos no exterior Sim Sim
Taxa de manutenção de conta Não Sim, cobrança de USD 0,50 após três meses sem realizar operações
Boa reputação Sim Sim
Boa reputação Sim (boa) Sim (ótima)

Como você pôde notar, Nomad ou Avenue são excelentes opções para adquirir um cartão para usar no exterior e investir no mercado internacional. Porém, a Nomad oferece mais vantagens do que a Avenue.

Qual vale mais a pena, Nomad ou Avenue?

Entre Nomad ou Avenue, a Nomad sai na frente na maioria dos pontos analisados. Como vimos, a Nomad não cobra taxa de manutenção de conta por inatividade, taxa de corretagem e o cartão físico pode ser entregue a você gratuitamente, ao contrário da Avenue.

Mas a opção mais recomendada é aquela que melhor atente as suas necessidades. Exemplo disso é que o cartão da Nomad opera somente em dólar, enquanto a Avenue opera em dólar e em euro. Contudo, tanto o cartão Nomad, quanto o cartão Avenue, podem ser usados para saques e compras em mais de 180 países do mundo todo.

Porém, vale dizer que, apesar de as duas fintechs oferecerem conta de investimento, de o investimento na Bolsa dos Estados Unidos ser mais barato na Nomad e ser possível investir a partir de 1 dólar, com a Avenue há mais opções de ativos para investir.

No entanto, é preciso considerar que o investimento com a Avenue só começa a fazer sentido quando a quantia supera 1.000 dólares (assim, os custos são mais diluídos, de acordo com especialistas no mercado financeiro).

Considere ter mais de um cartão

Desta forma, nossa sugestão é que você tenha, pelo menos, dois cartões de débito internacionais, principalmente se forem gratuitos. Assim, você não depende somente de uma empresa e pode usar o serviço de cada uma delas quando for mais favorável para você.

Por exemplo: você pode usar o cartão Wise no Brasil para realizar transferências mais econômicas e utilizá-lo no exterior e o cartão Nomad para investimento e também usá-lo fora do país.

Com este conteúdo, esperamos que tome a decisão mais acertada para usar seu cartão no exterior e fazer investimentos em outros países, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Boa sorte!