Você sonha em aprender os segredos da culinária italiana? Estudar onde os chefs mais renomados se formaram, ou até mesmo ter aulas com alguns deles? Este artigo é para você que deseja fazer um curso de gastronomia na Itália.

Índice Como fazer um curso de gastronomia na Itália para brasileiros? O que precisa para fazer curso de gastronomia na Itália? Tipos de cursos de gastronomia na Itália Quanto custam os cursos de gastronomia e culinária na Itália? Onde fazer um curso de gastronomia na Itália? Melhores escolas de culinária na Itália Vale a pena fazer um curso de gastronomia na Itália?

Prepare-se, pois reunimos todos os detalhes para que você realize esse sonho!

Você tem direito à cidadania italiana?

Para solicitar a sua, é altamente recomendado contar com uma assessoria especializada. Nós indicamos a Cidadania Já, uma equipe competente e de confiança para tornar sua solicitação mais rápida e segura. Entre em contato!

TORNE-SE CIDADÃO ITALIANO→

Como fazer um curso de gastronomia na Itália para brasileiros?

Non parli italiano? (Não fala italiano)? Não tem problema! As próprias universidades e escolas têm o interesse em atender estudantes estrangeiros, inclusive os brasileiros, por isso muitos cursos são ministrados em inglês ou espanhol também.

Você encontra facilmente esta informação, com as demais informações de cada curso, nos sites das escolas. Peguei algumas orientações de como inscrever-se no site da Universidade de Bolonha e adaptei para estudantes brasileiros. Confira a seguir:

Orientações para estudantes brasileiros

Se você possui cidadania brasileira e reside fora da Itália, pode seguir este processo.

Comece a se informar sobre como se inscrever o mais cedo possível. O curso exige a verificação dos requisitos e da adequação da preparação pessoal. Verifique os modos e prazos no site do curso para mais detalhes.

Se deseja se inscrever em um curso internacional, demonstre o conhecimento da língua do curso. As instruções sobre como fazer isso estão no edital ou no aviso de seleção.

Outra recomendação é que organize sua chegada na Itália meses antes da inscrição e:

  • Procure alugar apartamento na Itália;
  • Reúna a documentação do seu título de estudo brasileiro (os prazos dependerão de onde foi obtido);
  • Informe-se no Consulado Italiano sobre o visto para Itália: os prazos para obtê-lo dependem do Brasil.

O que precisa para fazer curso de gastronomia na Itália?

Fazer um curso de gastronomia na Itália é um sonho para muitos amantes da culinária, mas requer alguns preparativos. Aqui estão os principais documentos para você começar essa aventura culinária com estilo e sem estresse (ou com um pouquinho de estresse, porque é a vida, né?):

  • Passaporte: claro, você vai precisar de um passaporte válido. E não aquele passaporte que expira daqui a três meses. Precisa ter pelo menos 6 meses de validade após a data de retorno prevista;
  • Visto de estudante: para cursos que duram mais de 90 dias, você precisa de um visto para estudar na Itália, requerido no consulado italiano no Brasil;
  • Comprovante de escolaridade: algumas escolas podem exigir seus históricos escolares ou diplomas. Certifique-se de ter esses documentos traduzidos para o italiano.

Tipos de cursos de gastronomia na Itália

Existem algumas diferenças entre os cursos de culinária (corsi di cucina) e cursos de gastronomia:

Aspecto Cursos de Culinária Cursos de Gastronomia
Foco Prático: técnicas de preparo e cozimento Amplo: inclui técnicas de cozinha, teoria, gestão
Duração Curtos: de semanas a poucos meses Longos: 1 a 4 anos (bacharelado e mestrado)
Objetivo Formar cozinheiros (cuochi) Preparar para diversos papéis na indústria alimentícia
Certificação Certificados de conclusão Diplomas acadêmicos reconhecidos
Profissão Inicial Cozinheiro (cuoco) Diversos, incluindo cozinheiro e gestor
Evolução Profissional Pode tornar-se chef com experiência e habilidade Facilitada por formação abrangente; pode tornar-se chef e outros cargos de liderança rapidamente

Cursos de curta duração

Se você deseja mergulhar na culinária italiana em poucos dias, diversas escolas renomadas oferecem workshops que proporcionam uma experiência imersiva e educativa.

Aprenda a fazer pizza na Itália!

A Cordon Bleu, renomada escola francesa, (falaremos dela com mais detalhes mais para frente) tem uma unidade em Florença e oferece um workshop sobre pizza, onde os participantes aprendem a criar pizzas tradicionais italianas sob a orientação de chefs experientes.

Aprofunde-se na confeitaria na Università del Gusto

Para aqueles apaixonados pela confeitaria, a Università del Gusto em Vicenza oferece um curso profissional de confeitaria, ideal para quem deseja aprimorar suas habilidades em uma das artes culinárias mais refinadas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Com este curso de gastronomia na Itália de duração de 40 dias, os alunos têm a oportunidade de aprender com chefs especializados e explorar os segredos da confeitaria italiana.

Explore a cultura culinária italiana no Aroma Italia Labs

A Cordon Bleu também oferece o curso Aroma Italia Labs, uma imersão intensiva na culinária e cultura italianas. Com 15 aulas de 4 horas e 5 atividades adicionais, como passeios gastronômicos, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a culinária italiana, preparando menus completos em uma cozinha-laboratório.

Desde primi piatti até técnicas de preparação de vegetais, carnes e peixes, o objetivo é mergulhar na cultura gastronômica italiana e suas tradições, compartilhando experiências autênticas como se estivessem em uma família italiana.

Aprenda gelateria contemporânea na ALMA

Para os amantes de gelato, a ALMA oferece um curso de gelateria contemporânea, uma imersão de duas semanas nas técnicas modernas de preparação de sorvetes e gelatos.

Este curso aborda não apenas as habilidades técnicas necessárias para criar gelatos de alta qualidade, mas também explora a inovação e a criatividade na produção de sobremesas geladas.

Ministrado por especialistas do setor, este curso proporciona uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades na arte da gelateria e mergulhar na cultura culinária italiana.

Aperfeiçoe sua massa com o curso Arte della Pasta

Para os entusiastas da pasta, a Cordon Bleu oferece o curso Arte della Pasta, uma jornada de 4 semanas, dedicada a dominar a arte da preparação de massas italianas autênticas.

Os alunos aprendem técnicas tradicionais e contemporâneas, explorando a diversidade de formatos e sabores que tornam a pasta italiana tão única.

Preparação de massas tradicionais é um dos cursos de gastronomia na Itália.
Existem workshops e cursos mais completos para aprender a fazer a tradicional pasta italiana.

Estes cursos oferecem uma oportunidade emocionante de mergulhar nas ricas tradições da cultura italiana, proporcionando aprendizado prático e experiências memoráveis para entusiastas da gastronomia de todos os níveis.

Curso técnico

Quem procura o curso de gastronomia na Itália em até 6 meses pode optar por um dos cursos técnicos de culinária que, apesar de não serem de nível universitário, são altamente reconhecidos pelo mercado de trabalho devido à sua formação de qualidade excepcional.

Instituições renomadas oferecem programas que combinam teoria e prática para garantir uma preparação abrangente e aprofundada. Veja alguns exemplos:

ALMA

O curso superior de cozinha italiana da ALMA é um percurso profissional de alta formação, ideal para quem deseja se tornar chef e investir no próprio futuro. Com uma estrutura e conteúdos abrangentes, os alunos aprendem com grandes mestres e docentes renomados, especializando-se nos mais altos níveis.

O diploma emitido pela ALMA confere a qualificação de chef, capacitando para trabalhar na alta gastronomia ou em setores relacionados à hospitalidade e enogastronomia.

Além das atividades teóricas em sala de aula, os alunos participam de trabalhos em equipe na cozinha e nos laboratórios, equipados com as mais modernas tecnologias.

Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF)

Na Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), os alunos participam de um curso de 6 meses que combina aulas teóricas com prática intensiva, focando em técnicas culinárias italianas tradicionais e modernas, além de vinhos e produtos típicos;

Cordon Bleu em Florença

A Cordon Bleu em Florença oferece um curso que abrange técnicas italianas clássicas e contemporâneas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender diretamente com chefs experientes.

Scuola Tessieri

A Scuola Tessieri, localizada na Toscana, proporciona em seu curso profissionalizante um ambiente de aprendizado prático em cozinhas e laboratórios bem equipados, com foco no desenvolvimento de técnicas avançadas e inovação culinária.

O percurso formativo inclui também estágios nas melhores instituições da Itália, abrangendo confeitarias, restaurantes e empresas agroalimentares de excelência. Esses estágios são adaptados às aptidões e necessidades pessoais e profissionais de cada aluno, proporcionando uma experiência prática valiosa que complementa a formação teórica e prática oferecida pelos cursos.

Curso superior

Para quem deseja se tornar um chef de cozinha, fazer um curso superior na Itália pode ser uma excelente ideia. Esse tipo de curso tem uma duração mais longa, podendo chegar a 4 anos.

São muitas as universidades italianas que oferecem uma formação superior em gastronomia (mais abaixo detalhamos as principais instituições por cidade e região) e nos mais diferentes focos — algumas com visão mais holística, outras com mais científica, outras mais tradicionais.

Quanto custam os cursos de gastronomia e culinária na Itália?

Como a variedade de formatos, duração e objetivos dos cursos é muito grande, os valores também são bem variados:

Universidade Curso Duração Valor
Cordon Bleu Workshop Pizza 1 dia (3 horas) 120€
Cordon Bleu Aroma Italia Labs – Dominando a arte da culinária Italiana 18 dias 3.200€
Università del Gusto Profissional de Confeitaria 50 dias 2.900€
ALMA Gelateria Contemporanea 4 semanas 5.000€
Italian Culinary Institute for Foreigners Master in Cucina ed Enologia Italiana – Livello I e II 6 meses 11.500€
Istituto Europeo del Design Food Design 9 meses 13.000€
Università di Scienze Gastronomiche di Pollenzo Scienze e Culture Gastronomiche 3 anos 16.500€ (anual)

Existe curso de gastronomia gratuito na Itália?

Não é comum encontrar um curso de gastronomia gratuito. Mas, as próprias universidades oferecem descontos e até bolsas integrais para alunos italianos e estrangeiros.

A Universidade de Roma, por exemplo, tem uma página do site dedicada a oito tipos de bolsa de estudo, sendo eles como ajuda à moradia, de aperfeiçoamento, de estágio, e por desempenho escolar.

O Ministério de Relações Exteriores italiano também tem programas de bolsas de estudo oferecidas pelo governo da Itália e também divulga em seu site uma lista de várias Universidades que oferecem incentivos. As inscrições geralmente abrem no início do ano.

ONGs como Slow Food Italia e Food for Soul, esta última fundada pelo chef Massimo Bottura, trabalham para combater o desperdício de alimentos e também oferecem bolsas de estudo.

O Programa Women in Food oferece bolsas para mulheres em dificuldades, como refugiadas e vítimas de abuso, proporcionando capacitação e renovação de suas carreiras profissionais na indústria alimentícia e no setor de restauração.

Nós já fizemos um artigo sobre bolsas em universidades italianas. Tem ótimas dicas de como conseguir uma!

Onde fazer um curso de gastronomia na Itália?

Se você planeja fazer um curso de gastronomia na Itália, provavelmente sabe que existem várias especialidades e pratos típicos em cada região e que elas são consideradas patrimônios culturais, influenciando nos negócios do país todo.

Curso de gastronomia em Roma

Roma, terra do famoso Cacio e Pepe receita de espaguete com queijo Pecorino Romano e pimenta-do-reino tem muitas opções de universidades que oferecem cursos de Gastronomia, entre elas destacamos três:

Università degli Studi di Roma “La Sapienza”

A Universidade degli Studi di Roma “La Sapienza” oferece um curso de graduação inovador em Ciências gastronômicas, culturas e políticas para o bem-estar (Scienze, culture e politiche gastronomiche per il benessere).

Essa graduação trienal molda profissionais com uma visão holística da gastronomia, conectando-a à cultura, à sociedade, ao meio ambiente e à saúde. O programa se destaca pela interdisciplinaridade e sustentabilidade.

As aulas práticas em cozinhas profissionais e workshops com chefs renomados garantem uma experiência imersiva. Ao se graduar, você estará pronto para atuar em diversos setores da indústria alimentícia, com a possibilidade de seguir para estudos de pós-graduação em áreas como gastronomia molecular, nutrição, antropologia da comida e direito alimentar.

Università di Roma Tor Vergata

A Università di Roma Tor Vergata oferece o curso de laurea em Ciências da Gastronomia e Nutrição Humana (Scienze della Gastronomia e Nutrizione Umana)”. Essa graduação trienal combina gastronomia com ciência da nutrição, preparando profissionais para lidar com os desafios alimentares modernos.

O curso de gastronomia na Itália se destaca pela ciência rigorosa, inovação e aulas práticas. Ao se graduar, você estará apto a trabalhar em diversos setores, com a possibilidade de seguir para estudos de pós-graduação em áreas como nutrição clínica, gastronomia molecular e segurança alimentar.

LUMSA — Libera Università degli Studi Marconi

A LUMSA se destaca como uma instituição de ensino superior privada com reconhecimento internacional. Oferece o curso de laurea em Ciências e Técnicas da Dietética e Nutrição (Scienze e Tecniche della Dietetica e Nutrizione) se diferencia pela ênfase prática, com aulas em laboratórios modernos, cozinhas profissionais e visitas a empresas alimentícias.

A visão holística da gastronomia é outro ponto forte, conectando-a à cultura, à história, à sustentabilidade e à saúde. A internacionalização também é valorizada, com oportunidades de intercâmbio e parcerias com universidades estrangeiras.

Nestas três opções de universidades, ao se graduar, você estará apto a atuar em diversos setores, como restaurantes, hotéis, empresas de catering, clínicas de nutrição, indústrias alimentícias, agências governamentais e ONGs.

Curso de gastronomia em Florença

A especialidade culinária de Florença, é a cucina fiorentina (cozinha florentina), famosa por seus pratos simples, mas extremamente saborosos, que utilizam ingredientes locais de alta qualidade.

Em destaque está a Bistecca alla Fiorentina, um grande corte de carne, geralmente T-Bone, grelhado ao ponto. Outros pratos notáveis incluem a Ribollita, uma sopa robusta feita com feijão, pão amanhecido e vegetais, e o Pappardelle al Cinghiale, uma massa larga com molho de carne de javali.

Com uma cozinha rica e diversa, a tradição culinária de Florença se mantém forte, desempenhando um papel importante no mercado financeiro e nas universidades dedicadas à gastronomia da região.

Apicius Firenze

A Apicius Firenze, escola de hospitalidade de renome internacional, oferece o curso de graduação em Ciências da Culinária e Gastronomia (Scienze della Cucina e Gastronomia), moldando chefs excepcionais e líderes na indústria alimentícia.

O programa de três anos se destaca pela imersão prática, onde os alunos dominam técnicas em cozinhas profissionais com chefs renomados, explorando a ciência dos alimentos, história da culinária e negócios da gastronomia.

Università degli Studi di Firenze

A Università degli Studi di Firenze, renomada instituição pública italiana, oferece o curso de laurea em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Scienze e Tecnologie Alimentari). Por meio de uma abordagem científica rigorosa, o programa molda profissionais altamente qualificados para atuar em diversos setores da indústria alimentícia.

Ao longo dos três anos de graduação, os alunos se aprofundam em disciplinas como composição química dos alimentos, processos de produção, qualidade e segurança alimentar, impacto ambiental da indústria alimentícia e legislação alimentar.

A ênfase em pesquisa e inovação é um diferencial do curso, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e desenvolver novas tecnologias alimentares em laboratórios modernos e equipados com tecnologia de ponta.

Cordon Bleu

O Bacharelado em Arti della Cucina Italiana oferecido pela Scuola Cordon Bleu em Florença é um curso de alta formação com duração de três anos. Localizado no Palazzo Ximenes Panciatichi, no centro histórico de Florença, o programa combina aspectos técnicos, práticos, artísticos e de gestão empresarial.

Os alunos têm a oportunidade de explorar uma variedade de disciplinas, desde técnicas de cozinha e confeitaria até estudos de marketing e degustações de alimentos e vinhos.

Ao final do curso, os alunos apresentam uma tese para obter o título de Bacharel em Estudos Profissionais em Artes da Culinária Italiana. Este programa é indicado para quem busca uma carreira na culinária italiana de alta qualidade.

Curso de gastronomia em Milão

Terra da Cotoletta alla Milanese (costela de vitela empanada e frita na manteiga) e do Panettone, a tradição culinária de Milão influencia significativamente os cursos de gastronomia oferecidos pelas universidades da cidade. Os programas combinam técnicas tradicionais milanesas com inovação culinária.

Além disso, a presença de uma vibrante cena gastronômica e restaurantes renomados oferece aos estudantes oportunidades valiosas de estágio e colaboração, permitindo-lhes aplicar o que aprenderam em um ambiente profissional real.

Università degli Studi di Milano (UNiMi)

A Università degli Studi di Milano, que oferece o curso de Ciências e Tecnologias Alimentares (Laurea in Scienze e Tecnologie Alimentari). Este curso de bacharelado tem duração de três anos e foca na ciência dos alimentos, tecnologia de produção, nutrição e segurança alimentar.

Neste curso de gastronomia na Itália, os alunos têm a oportunidade de participar de estágios em empresas de alimentos, laboratórios de pesquisa e indústrias alimentares, graças às parcerias estabelecidas pela universidade.

Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC)

A Università Cattolica del Sacro Cuore ocupa a segunda posição com seu curso de Gestão de Alimentos e Sustentabilidade (Master in Food Management and Sustainability).

Este programa de mestrado, com duração de um ano, é centrado na gestão de alimentos, sustentabilidade, marketing de produtos alimentares e inovação em alimentos.

Os estudantes deste curso podem realizar estágios em empresas de alimentos, organizações internacionais e participar de projetos de pesquisa aplicados, o que lhes proporciona uma ampla experiência prática e aplicada.

Istituto Europeo di Design (IED)

Em terceiro lugar, o Istituto Europeo di Design oferece o curso de Design de Alimentos (Master in Food Design and Innovation). Este mestrado, também com duração de um ano, combina design de alimentos, inovação em gastronomia, branding de alimentos e experiência sensorial.

Os alunos do IED têm a chance de estagiar em empresas de design alimentar, participar de projetos colaborativos com indústrias e workshops práticos, permitindo-lhes adquirir competências práticas e inovadoras na área de design e gastronomia.

Essas três instituições são altamente respeitadas e preparam os estudantes para uma variedade de carreiras na indústria alimentícia e de gastronomia, combinando teoria e prática de forma eficaz.

Curso de gastronomia na Sicília

A Sicília é uma região conhecida por sua rica herança culinária e tradições gastronômicas únicas. A Pasta alla Norma (espaguete com berinjelas fritas, tomate e manjericão fresco) e o Couscous di Pesce fazem grande sucesso nas mesas das famílias sicilianas; e por serem receitas tradicionais, acabaram ficando famosas no mundo todo.

Embora não haja muitas universidades dedicadas exclusivamente à gastronomia, algumas instituições se destacam por oferecer cursos de alta qualidade nessa área. Aqui estão as top 3 universidades na Sicília que oferecem cursos de laurea (graduação) em gastronomia:

Università degli Studi di Palermo

A Università degli Studi di Palermo oferece o curso de Ciências e Tecnologias Agroalimentares (Scienze e Tecnologie Agroalimentari). Este programa de bacharelado tem duração de três anos e foca na produção e processamento de alimentos, segurança alimentar, qualidade dos alimentos e desenvolvimento de novos produtos alimentares.

Os alunos têm a oportunidade de participar de estágios, graças às parcerias da universidade com empresas locais de alimentos, laboratórios de pesquisa e indústrias alimentares.

Università degli Studi di Catania

Na Università degli Studi di Catania, os estudantes têm acesso ao curso de Ciências e Tecnologias Alimentares (Scienze e Tecnologie Alimentari). Este programa de bacharelado tem duração de três anos e concentra-se na ciência dos alimentos, tecnologia de alimentos, gestão da qualidade alimentar e inovação no setor alimentar.

Os alunos passam por estágio em empresas de alimentos, cooperativas agrícolas e laboratórios de pesquisa, obtendo uma experiência prática valiosa durante o curso.

Università degli Studi di Messina

Na Università degli Studi di Messina, os alunos têm acesso ao curso de Ciências Gastronômicas (Scienze Gastronomiche). Este programa de bacharelado tem duração de três anos e enfoca a cultura e tradição alimentar, ciência dos alimentos, turismo gastronômico e desenvolvimento sustentável na alimentação.

Os estudantes têm oportunidades de estágio por meio de parcerias com restaurantes, empresas de turismo gastronômico e projetos de pesquisa aplicados, uma experiência prática enriquecedora ao longo do curso.

Curso de gastronomia em Bolonha

Bolonha também conta com pratos típicos, sendo o Ragù alla bolognese, o mais famoso deles. Também há muitas universidades na região que oferecem cursos de gastronomia. Veja só!

Universidade de Bolonha

O curso de Ciência e Tecnologia Alimentar da Universidade de Bolonha oferece uma formação interdisciplinar de alto nível. Por meio de seminários, laboratórios e estágios em empresas e institutos de pesquisa, tanto na Itália quanto no exterior, os alunos são preparados para atender às demandas do setor agroalimentar.

O conteúdo do curso abrange inovação de processos e formulação de produtos, microbiologia preditiva e fermentações de precisão, valorização biotecnológica de resíduos alimentares, além de qualidade dos alimentos e aspectos funcionais, além de oportunidades de estágios internacionais.

É ideal para quem busca especialização e competências avançadas em ciência e tecnologia alimentar, com foco em inovação e aplicação prática no mercado global.

Università di Scienze Gastronomiche di Parma

Localizada em Parma, a cerca de uma hora de Bolonha, a Universidade de Ciências Gastronômicas é especializada, como o nome diz, em estudos de gastronomia e oferece um programa de Graduação em Gastronomia, altamente respeitado.

O programa é focado em fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da cultura alimentar italiana, bem como as habilidades práticas necessárias para ter sucesso na indústria de alimentos.

Istituto Europeo del Design (IED)

O IED é uma escola de design privada com campi em todo o mundo, incluindo um em Bolonha.

A escola oferece um programa de Laurea in Food Design, que se concentra no design de produtos alimentares, embalagens e experiências alimentares. Este programa é uma boa escolha para estudantes interessados ​​na interseção de comida, design e negócios.

Melhores escolas de culinária na Itália

Segundo o Ministério de Educação da Itália (MIUR) e o Ministério do Turismo, as melhores escolas de culinária e gastronomia da Itália, são:

ALMA – Scuola Internazionale de Cucina Italiana

Entre os centros de formação da culinária italiana, a ALMA ocupa uma posição de destaque. Reconhecida internacionalmente, é considerada uma das instituições mais respeitadas no ensino da culinária italiana.

Localizada na província de Parma, no magnífico Palazzo Ducale di Colorno, a escola tem uma área de 5 mil metros quadrados, equipada com 25 salas de aula equipadas com tecnologia de ponta. É neste ambiente, no coração do Vale dos Alimentos (Food Valley), que a próxima geração de chefs e profissionais da gastronomia é formada.

O Curso Avançado de Culinária Italiana da ALMA é um programa profissional de alto nível. É a escolha ideal para aqueles que desejam fazer um curso de gastronomia na Itália e planejam se tornar chefs. É uma escolha para investir em seu futuro, aprendendo com grandes mestres e os melhores professores, e se especializando em níveis avançados.

Também oferece cursos de confeitaria, pães e pizzas, sommelier e gestão de alimentos e bebidas, com diversas opções de curta e longa duração.

Cordon Bleu – Scuola di Alta Cucina – Firenze

A renomada escola de culinária Cordon Bleu é a mais antiga academia culinária da Toscana, ativa desde 1985. Dirigida por Cristina Blasi e Gabriella Mari, a escola combina tradição e inovação em seu currículo, oferecendo uma ampla variedade de cursos e estudos avançados sobre a ciência por trás da arte culinária.

Com uma abordagem inclusiva, a Cordon Bleu acolhe uma diversidade de alunos, desde donas de casa até jovens aspirantes a chefs, passando por profissionais e estrangeiros. A escola é o destino ideal para aqueles que desejam explorar a culinária por paixão ou transformar essa paixão em uma carreira gratificante.

Curso de gastronomia na Itália vai desde workshop a curso superior.
Cursos de gastronomia na Itália são muito procurados por estudantes estrangeiros.

O Curso de Cozinheiro é um dos destaques, com um programa de 15 semanas que inclui 25 aulas de 5 horas cada. Nas primeiras aulas, os alunos são introduzidos à cozinha, seus equipamentos e ingredientes. Eles avançam para o estudo de técnicas culinárias e concluem o curso preparando menus por meio de trabalho individual e em equipe.

Além disso, a Cordon Bleu oferece cursos especializados para profissionais, como o de pizzaiolo e de pães especiais, que duram algumas semanas. Para amadores, há cursos mais curtos, com poucas horas de duração, como os de molhos, peixes e frutos-do-mar, entre outros.

Università del Gusto – Vicenza

A Università del Gusto oferece programas de treinamento altamente especializados, desde culinária profissional até bar e vinho, estendendo-se também aos campos de padaria e pizzaria, confeitaria e serviço de salão. Aqui, cada aluno tem o privilégio de aprender as técnicas de preparação da melhor maneira possível, trabalhando em estações individuais ao lado do instrutor.

A Universidade fica em Vicenza, no Vêneto, região de cultura culinária rica de especialidades típicas da tradição popular camponesa.

Os cursos oferecidos vão desde cozinheiro profissional, a cozinha vegetariana (de Diego Magri) e contam com mais de 23 chefs estrelados, incluindo nomes como Alajmo, Perbellini e Uliassi. Oferece uma verdadeira cozinha autoral, com um programa de estudos de até 9 meses, que inclui um estágio de 4 meses em um restaurante italiano.

Università dei Sapori di Perugia

Se a paixão pela alimentação e hospitalidade é o que te define, então a escolha certa é a Università dei Sapori de Perugia. Este extraordinário Centro de Formação e Cultura, ativo há mais de 20 anos, oferece as competências e a profissionalidade necessárias para ingressar no mundo da restauração, com uma ampla oferta de cursos obrigatórios e programas integrados (pós-diploma, graduação e pós-graduação) em cozinha, confeitaria, panificação e serviço de bar.

O diferencial desta universidade é a ênfase na saúde na cultura agroalimentar italiana, desenvolvida através da colaboração contínua com centros de pesquisa e especialistas em alimentação de renome internacional.

Além disso, estágios em empresas prestigiadas permitem aos estudantes entrar em contato com profissionais renomados e obter um acesso privilegiado ao mercado de trabalho.

O curso de Bacharelado da Universidade para Estrangeiros de Perugia, MICO (Made in Italy, Alimentos e Hospitalidade), é o único na Itália que combina os objetivos de duas áreas de estudo: Ciências do Turismo e Ciências, Culturas e Políticas da Gastronomia.

Através dessa abordagem interdisciplinar, o curso oferece uma formação cultural abrangente sobre o Made in Italy e uma formação técnico-prática para atuar nas empresas desse setor, incluindo alimentos, gastronomia e hospitalidade.

Università di Scienze Gastronomiche – Pollenzo

Aqui encontramos a imponente Universidade de Ciências Gastronômicas, um centro de estudos com um programa didático preciso e em constante evolução para acompanhar os tempos.

A universidade oferece um curso de bacharelado, dois cursos de mestrado com foco internacional, oito programas de mestrado de um ano e até mesmo um doutorado em ecogastronomia, ciências e culturas alimentares.

Duas propostas da universidade são únicas em seu gênero.

A primeira são as “mesas acadêmicas”, verdadeiras cantinas com produtos sazonais e sistemas de reserva que combatem o desperdício de alimentos, educando para a sustentabilidade e recebendo chefs de todo o mundo.

A segunda são viagens didáticas pelas cadeias de produção, transformação, transporte e consumo de alimentos, com workshops, visitas guiadas e degustações.
Este é um percurso de estudos interdisciplinar que permite aos alunos analisar os sistemas alimentares, integrando a formação teórica em sala de aula com experiências práticas.

Vale a pena fazer um curso de gastronomia na Itália?

Sim! A Itália é conhecida por sua rica tradição culinária e excelência na gastronomia.

Fazer um curso de gastronomia na Itália pode oferecer uma experiência única de imersão na cultura alimentar italiana, aprendendo com chefs renomados e explorando ingredientes locais de alta qualidade.

Um diploma ou certificado de uma instituição de ensino na Itália pode ser reconhecido internacionalmente e valorizado pelos empregadores na indústria alimentícia em todo o mundo, especialmente se você deseja trabalhar em restaurantes italianos ou em empresas relacionadas à gastronomia. Bons estudos!