Quer comer bem na Itália e aprender a cozinhar com os melhores chefs? Descubra regiões consagradas internacionalmente como templos da gastronomia italiana.
Ah, a querida Itália… quanta coisa boa nós pensamos ao ouvir este nome! Lembramos de arte, lembramos de história, lembramos de belas paisagens…e ficamos com a boca cheia d’água ao pensar na fenomenal gastronomia italiana (eu sei, sou suspeito para falar disso, mas é ou não é uma das melhores culinárias do mundo?).
Viajar para a Itália é sempre sinônimo de ótimas lembranças. Numa primeira viagem, a maioria das pessoas logo quer ver arte e cultura, visitando cidades históricas como Veneza e Roma.
Tudo isso é ótimo e super legal, mas às vezes o turista quer mais. Quer se embrenhar no dia a dia dos italianos, conhecer a fundo como é morar na Itália. E um dos melhores jeitos de descobrir isso tudo é… conhecendo de verdade a nossa cozinha!
A culinária da Itália é um orgulho nacional, celebrada nos quatro cantos do planeta. Centenas de pratos conhecidos de norte a sul da Terra foram criados ou aperfeiçoados por aqui. Aliás, comer na Itália e respeitar as regras culinárias italianas pode não ser a coisa mais fácil do mundo.
Por isso escrevi o “Guia pratico para não parecer um ET numa mesa italiana”. Por tudo isso, algumas das melhores escolas e cursos de culinária mundiais ficam na Itália. É sobre eles que falarei um pouquinho hoje.

Quer conhecer a Itália de verdade? Então delicie-se com a nossa culinária

Curso de gastronomia italiana
A Itália possui literalmente centenas de cursos de gastronomia e de culinária da mais alta reputação.
Eles são ministrados por profissionais dos mais diversos perfis, como chefes cheios de estrelas no peito ou ‘nonnas’ (o plural correto é ‘nonne’, por sinal) que cozinham há 70 anos, sendo verdadeiras ‘mestras‘ na arte! Além disso, assim como o Brasil possui características regionais ímpares em termos de cozinha (basta comparar os pratos típicos do Sul e do Norte), a mesma coisa acontece na Itália. A cozinha do Norte é diferente da do Sul, a da Sicília é diferente da culinária da Sardenha… enfim, variedade é que não falta por aqui!
Então, ao invés de listar cursos específicos de alta qualidade – o que seria bem difícil de escolher e resultaria em uma lista obrigatoriamente enviesada -, vou indicar a vocês três das melhores regiões da Itália para aprender gastronomia na Itália. Incluindo algumas indicações de cursos, também, só para dar um gostinho especial a esta matéria 🙂
Veja como fazer faculdade na Itália.

Cidades e regiões italianas de fama internacional na gastronomia

  • Chianti
  • Emilia-Romagna
  • Florença
  • Forlimpopoli
  • Montalcino
  • Parma
  • Roma
  • Sardenha
  • Sicília
  • Toscama
  • Veneza

Parma

Gastronomia em Parma, Itália
Tenho certeza de que quem já comeu um legítimo presunto de Parma (o ‘prosciutto‘) ou o queijo Parmiggiano ficou com água na boca ao ler este nome!
Parma é uma belíssima região ao norte da Itália (a cidade grande mais próxima é Bolonha, a cerca de 100km), de farta história e comida muito, muito boa. Lá também fica a Academia Barilla, escola de culinária que leva o nome da famosíssima família de criadores de massas.
As massas Barilla são conhecidas mundialmente, e são fáceis de encontrar também no Brasil. Se você admira o sabor especial dos macarrões da marca, vai adorar o curso de culinária oferecido no Complexo Barilla. Cozinha de 16 estações, anfiteatro de 90 lugares, chefes estrelados e de renome internacional fazem parte do pacote. Cursos de 1 a 3 dias sobre culinária italiana e a arte de fazer massas são os principais destaques.
Os cursos de um dia custam cerca de R$1.500, abordando tipos singulares de culinária de vários pontos da Itália. Os de três dias, com custo aproximado de R$5.000, te ensinam a fazer verdadeiros e maravilhosos macarrões italianos, dos mais diferentes tipos.
Além do curso, passeios por locais de produção artesanal de vinagres e de presuntos valem a visita gastronômica. Aproveite também para conhecer o Museu da Ferrari, que fica ali – não tem nada a ver com comida, mas é divertidíssimo!

Bologna

Mercado em Bologna, Itália
Indo um pouquinho pra baixo – e aproveitando que mencionamos a cidade no item acima -, vamos conhecer um curso super legal em Bolonha. Trata-se da Universidade do Gelato, um curso gastronômico inigualável ensinando os segredos desse sorvete tipicamente italiano!
Na Universidade você aprenderá o processo completo da produção do gelato – desde os itens básicos, como o que o diferencia de um ‘sorvete‘ tradicional, até os mais avançados e práticos, como por exemplo o que fazer para abrir uma loja de gelatos em qualquer lugar do mundo e ganhar muito dinheiro com isso!
Outro curso muito popular na Universidade do Gelato é o de Análise Sensorial. Gelatos são sorvetes finos, repletos de sabor e de nuances. Para aprender a aproveitar toda a gama de sabores – e a produzir gelatos de altíssima qualidade -, você participará de análises sensoriais com profissionais da área, que ensinarão as técnicas certas para atiçar as papilas gustativas e aproveitar o sorvete como se fosse uma deliciosa taça de vinho italiano.
Cursos de gastronomia em Portugal: veja onde estudar culinária no país.

Toscana

Casa Biondi, na Toscana, Itália
Finalizamos este primeiro passeio gastronômico indo ainda mais ao sul de Parma e de Bolonha, para a deslumbrante região da Toscana!
Em muitos lugares do mundo, Toscana é sinônimo de comida boa. Dezenas de livros e filmes exploraram as paisagens e a culinária do local nos últimos 15-20 anos, tornando a Toscana um dos destinos favoritos dos turistas e um dos principais locais de ‘peregrinação‘ de quem deseja aprender a cozinhar.
Na Toscana, opções de curso é que não faltam. Há escolas, vinícolas, restaurantes, hotéis, diversos locais que abrem as portas das cozinhas para o turista gastronômico. Há, inclusive, vários websites que listam e vendem pacotes de viagem para quem quer aprender a cozinhar. Para quem deseja aprender in loco a fazer pratos típicos como a pappa al pomodoro, a torta di ceci, o patê de fígado de galinha ou o estranhíssimo lampredotto, a Toscana é o paraíso.
Pappa al pomodoro
Um dos mais famosos e respeitados cursos é o da Casa Ombuto, um casarão bem ao estilo toscano dos filmes, situado alto nas colinas do vale Casentino.
Um casal de chefs respeitadíssimos na região comanda uma cozinha que fica em uma espécie de ‘caverna‘ na casa, dando cursos de sete dias sobre os segredos culinários toscanos. Além da cozinha, o curso inclui passeios por locais ‘gourmet‘ do vale, para que os alunos apurem o paladar e descubram novas técnicas culinárias.

Saiba tudo sobre estudar na Itália.

Mais sobre a culinária italiana

Não parei por aqui! Em um próximo post, trarei algumas das receitas mais famosos – e deliciosas! – destas regiões italianas para vocês. E visitarei outros locais de gastronomia inigualável, como a Sicília (a terra onde eu nasci e cresci).
Enquanto isso, peça uma boa pizza ou prepare um macarrão caprichado e comece a sentir o gostinho que tem a culinária italiana!

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →