Passaporte para Itália: como tirar o documento de viagem

Itália  / 

O documento de viagem é muito importante, principalmente quando vamos fazer viagens internacionais. O passaporte para Itália é um documento obrigatório para quem deseja visitar o país da bota.

É muito simples solicitar o passaporte, e você deve ter o documento antes de marcar a sua viagem. Saiba tudo sobre esse documento.

É preciso passaporte para Itália?

O passaporte é um documento obrigatório para quem vai para a Europa, por isso, é preciso sim passaporte para Itália.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como tirar passaporte para Itália

Para viajar para a Itália você precisa tirar o passaporte brasileiro. O passaporte é um documento de viagem reconhecido pelos outros países.

Onde é feito

No Brasil ele é feito na Polícia Federal e no exterior na Embaixada do Brasil (ou consulado).

Documentos necessários para o passaporte para Itália

Para tirar o passaporte para Itália, são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho – junto com um documento comprovando o local de nascimento);
  • Título de Eleitor (certifique-se de que a situação eleitoral está regularizada);
  • Comprovante de quitação eleitoral (para homens maiores de 18 anos);
  • CPF (caso não conste no documento de identidade);
  • Passaporte anterior (se você já tiver um passaporte que passou da validade, é necessário apresentá-lo);
  • Formulário eletrônico preenchido;
  • Guia de Recolhimento da União paga (GRU) – levar o comprovante.

Passo a passo

Depois de juntar todos os documento necessários, você deve preencher o formulário, gerar a GRU e pagar.

Depois disso, você deverá fazer o agendamento em um dos postos da Polícia Federal. Esse agendamento é feito online.

Com o agendamento feito, compareça no posto da Polícia Federal no dia e hora marcados, não se esqueça de levar todos os documentos.

Quanto tempo demora

Depois de fazer todo o processo, você deverá buscar o seu passaporte na data agendada pelo agente da Polícia Federal.

Para pegar o passaporte para Itália, é necessário levar um documento de identificação original e o protocolo do seu atendimento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Normalmente demora em média 6 dias úteis para ficar pronto, caso não tenha problemas externos (como greves e falta de verba para impressão).

Quanto custa o passaporte

O passaporte é um documento pago que custa R$ 257,25 e a GRU pode ser paga em qualquer banco ou agência lotérica.

Validade do passaporte para Itália

A validade do passaporte brasileiro é de 10 anos. Porém, se você já tem o documento e quer viajar, fique atento com a validade do seu passaporte para a Itália, pois para entrar no país é necessário que o passaporte tenha validade de, pelo menos 3 meses após a data prevista de retorno.

Isso é muito importante, e muitas pessoas esquecem desse detalhe na hora de viajar e acabam não podendo embarcar.

Para quem já tem passaporte europeu

Quem já tem um passaporte Europeu, nãonecessita tirar mais um passaporte para a Itália. O documento europeu dá livre acesso aos países que fazem parte da Europa.

Portanto, se você tiver os dois passaportes (brasileiro e europeu), utilize o brasileiro para sair e entrar no Brasil, e o europeu para sair e entrar na Itália.

fila passaporte italia

Veja como tirar o passaporte italiano.

E como fazemos com o visto?

Para quem tem o passaporte brasileiro, não é necessário tirar visto para a Itália quando for a turismo. Os brasileiros podem ficar no país da bota até 90 dias sem precisar solicitar um visto. Se você pretende ficar mais tempo, deve verificar os tipos de visto para a Itália e solicitar o mais adequado ao seu motivo de viagem.

Quais são os documentos necessários para viajar para a Itália?

Quando você planejar a sua viagem, precisa saber que além do passaporte para Itália, você precisará também levar alguns documentos:

Notas importantes

  • O passaporte para a Itália é muito importante. Sem esse documento você não poderá entrar no país;
  • A validade do passaporte também é um fator importante a ser verificado;
  • Nunca marque a sua viagem antes de ter o passaporte, pois o documento poderá demorar para ficar pronto e você poderá perder a viagem;
  • Não se esqueça de juntar todos os documentos necessários para tirar o passaporte antes de preencher o formulário;
  • Planeje a sua viagem com calma e antecedência, e não se esqueça dos requisitos para entrar no país e da documentação necessária;
  • Carregue o seu seguro viagem junto com os documentos na sua mala de mão, para serem apresentados na imigração;
  • Nunca viaje com a intenção de ficar no país (para morar) sem que esteja com o visto específico para o seu objetivo.

Ainda não tem o seu seguro viagem? Então entre na nossa calculadora de seguro viagem e faça a cotação do seu. Apresentamos os planos das seguradoras mais conhecidas do mercado e garantimos o menor preço para os leitores do Euro Dicas. Quer desconto? Aplique o cupom EURODICAS5 na parte de pagamento. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos 5% de desconto direto ao aplicar esse cupom.

As minhas três cidades favoritas

Depois de ter explicado qual o passaporte para Itália, que é você saber se precisa de passaporte para ir a Itália, vou aproveitar e deixar aqui uma dica pessoal dos lugares que eu mais gostei de conhecer quando passei por lá, explorei cada cantinho, me perdi nas ruelas e comi a pizza dobrada com vinho, tradicionalmente como uma italiana! Anota o nome das minhas três cidades favoritas: Florença, Roma e Veneza! Buon viaggio!!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.