Placas de sinalização na Espanha: veja as principais diferenças

Espanha  / 

Para quem gosta de dirigir, os países da Europa são um sonho. Com estradas muito bem pavimentadas e sinalizadas, pegar um carro e sair sem destino é sensacional, mas também surgem muitas dúvidas e hoje vamos falar sobre as placas de sinalização na Espanha. Saiba tudo abaixo.

Placas de sinalização na Espanha

Em vias de regra, as placas de sinalização na Espanha são bem parecidas com as brasileiras e dirigir pelas estradas do país é bem fácil. A maior prova disso é que para um brasileiro a carteira nacional de habilitação emitida no Brasil serve para dirigir na Espanha.

Mas isso não quer dizer que o motorista brasileiro irá encontrar exatamente as mesmas placas de sinalização na Espanha que está acostumado no Brasil. Existe sim, uma ou outra diferença.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tal diferença é bem fácil de explicar. As placas de sinalização no Brasil são mais parecidas com as placas da América do Norte, como por exemplo, o uso de muitas instruções de textos, e na Europa mais pictogramas.

Fácil entender porque na Europa se usa menos texto. Pois, se trata de estradas com grande tráfego internacional, o que quer dizer, motoristas que falam os mais variados idiomas.

Você pode também pode ler o texto sobre como são as placas de sinalização em Portugal e as diferenças em relação ao Brasil.

Placas da estrada

As estradas, ruas e vias são extremamente bem sinalizadas e você encontra dezenas de placas de sinalização na Espanha. É bom porque você se sente mais seguro para conduzir, porém não existe a possibilidade de dar a desculpa de que você não sabia. Não tem como não saber, porque são muitas as placas de sinalização.

Nas estradas você encontra basicamente as placas que avisam as cidades próximas e as distâncias, a informação do quilômetro da rodovia,  limites de velocidade, dos locais onde é terminantemente proibido parar, estacionar e etc.

Além disso, são bem comuns os refúgios onde os motoristas conseguem parar em caso de necessidade, encontram telefone de emergência e acostamento isolado e seguro. Em muitas estradas da Espanha, você encontra mesas e bancos para piqueniques, durante sua viagem de carro pelo país.

Transportes públicos na Espanha: saiba como funcionam.

Placas de sinalização na Espanha diferentes das brasileiras

A placa para indicar Intersecção com Precedência à Direita: trata-se de uma sinalização para reforçar o que já é de conhecimento, isto é, o veículo que vem da direita tem a preferência. Uma sinalização que não vemos nas estradas brasileiras.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Todas as placas de sinalização na Espanha que possuem a borda vermelha indicam algum tipo de perigo, atenção ou uma placa de advertência.

Quando você se deparar com o sinal de “Entrada Proibida”, significa que naquela rua ou estrada, a partir daquele ponto, o tráfego está no sentido oposto. Agora, se além do sinal, a placa possui uma tarja branca, indica que a entrada está proibida para determinados veículos, no caso, ônibus e caminhão, com peso acima ou altura e largura acima do permitido.

Veja as placas a seguir: elas costumam confundir muito brasileiros viajando pela Espanha

placa espanha 1 placa espanha 2

Em ambos os casos, o trânsito está proibido para automóveis em uma e motocicletas em outra. Pois, a placa redonda com borda vermelha e fundo branco indica PROIBIÇÃO. No Brasil, teria também uma faixa diagonal indicando a proibição.

De novo uma placa para entender que está proibido: ultrapassagem proibida.

placas espanha 3

Como você sabe? Redonda, borda vermelha e fundo branco.

Você também poderá ver placas de proibição com barras, são 4 ao total:

  • As que indicam que é proibido o tráfego de veículos de passeio e motocicletas;
  • As que indicam que é proibido o tráfego de pedestres;
  • As que indicam que é proibido virar à esquerda;
  • As que indicam que é proibido estacionar.

Há também outros exemplos que parecem estranhos para nós brasileiros mas é muito comum na Espanha, como:

sinais de transito na espanha

Tem vontade de morar na Espanha? Tudo o que você precisa saber está neste artigo.

Como saber que uma placa de sinalização na Espanha indica direção consentida?

São as placas em círculo azul com as setas indicativas na cor branca. Podem orientar a:

  • Seguir em frente;
  • Seguir à direita;
  • Que à frente, é obrigatório girar à esquerda.

O que mais você precisa saber para dirigir na Espanha

Além de conhecer as placas de sinalização na Espanha, é importante conhecer alguns códigos de estrada, para evitar multas ou penalidades maiores.

  • Dar seta: esquecer de dar seta na Espanha pode ser multa na certa. No Brasil, é “normal” esquecer, na Espanha não é assim. É necessário usar na hora de ultrapassar e na hora de voltar para a faixa;
  • Uso obrigatório do farol: na Espanha o motorista é obrigado a acender os faróis dentro dos túneis e qualquer outro lugar escuro. Caso não o faça e se for pego, receberá uma multa;
  • Faixa de pedestre: a faixa de pedestre na Espanha não é enfeite como no Brasil. Se o pedestre coloca o pé na faixa, o motorista deve parar imediatamente. A multa para quem não respeita a faixa é bem pesada;
  • Ciclistas na estradas: os ciclistas nas estradas espanholas são bem comuns, por isso, é recomendado ter muita atenção e quando for ultrapassar um ciclista, manter pelo menos 1,50 metros de distância entre o seu carro e o ciclista;
  • Faixa de acostamento: é usada para emergências e não como no Brasil, para fugir de engarrafamento.

Comprar carro na Espanha: veja quanto custa e onde comprar.

Regras básicas

Assim como no Brasil e na maioria dos países, se dirige do lado direito. Se estiver com GPS, ele avisará em relação a velocidade, assim como os sensores que detectam se você está excedendo a velocidade.

Sobre as autoestradas na Espanha

As autoestradas na Espanha são divididas em duas categorias: auto vias e auto pistas. A diferença entre elas é que as vias que têm pedágio são as auto vias, enquanto, as auto pistas não têm. Porém, ambas possuem o mesmo número de faixas: duas faixas em cada via.

Para abastecer e estacionamento

Normalmente, na Espanha, não há funcionários nos postos de gasolina. Você deverá usar o cartão de crédito para pagar e abastecer o seu próprio carro. Nas estradas, muitas vezes, você abastece e depois deve pagar dentro do centro de conveniência, dizendo qual foi a bomba que foi usada.

Falando de estacionamento, observe que você poderá usar as ruas que estão marcadas com azul e o pagamento deverá ser feito nas máquinas (parquímetros) que costumam estar próximas. Coloque o bilhete no carro retirado de forma que possa ser visto pelos fiscais.

Símbolos importantes

Conduzir em um país diferente exige muita atenção, então vale sempre a máxima de respeitar os limites de velocidade e perceber o contexto em que as placas estão dispostas. No caso das autoestradas, a regra de ouro é: só pare se for por pane mecânica (ponto final).

Se você parar por outro motivo será autuado e a multa pode chegar aos 150€ (cento e cinquenta euros) que devem ser pagos imediatamente para a autoridade de trânsito e não tem jeitinho. É na hora,  e eles aceitam cartão de crédito (com maquininha na viatura e tudo) ou dinheiro e se você não tiver condições de pagar o seu veículo será recolhido com guincho para o pátio.

Passaporte espanhol: veja quem tem direito e como pedir.

Velocidades e sensores eletrônicos

As placas de sinalização na Espanha indicam que os motoristas devem respeitar os limites de velocidade estabelecidos pela legislação de trânsito do país europeu. Em rodovias (autoestradas) o limite é de 120 km/h, já nas estradas nacionais e convencionais a velocidade máxima permitira é de 100 km/h.

As multas para excesso de velocidade são bem altas.

Veja o limite de velocidade:

  • Autoestradas: 120 quilômetros por hora;
  • Dupla faixa de rodagem: 100 quilômetros por hora;
  • Estradas rurais: 90 quilômetros por hora;
  • Estradas urbanas: 50 quilômetros por hora;
  • Áreas residenciais: 20 quilômetros por hora.

Os sensores detectam a velocidade que o carro está e, caso esteja acima do permitido, o semáforo mais próximo é automaticamente colocado no vermelho. A ideia é forçar os motoristas apressadinhos a pararem e se mais adiante as velocidades não forem respeitadas, novos semáforos ficarão fechados. Ou seja, se o motorista respeitar o limite de velocidade, encontrará os sinais sempre abertos!

Como trocar sua carteira de motorista na Espanha.

Cuidados a ter

Quando você for dirigir na Espanha, convém lembrar que é proibido falar ao celular e dirigir ao mesmo tempo e que o rádio do carro e o celular devem estar desligados quando você for abastecer. Até aqui tudo bem, porém uma dica interessante é a de que é obrigatório utilizar colete refletor ao sair de um veículo que esteja parado com problemas.

Aluguel de carro na Espanha: documentos, preços e dicas.

Além disso, utilizar o triângulo de sinalização se o veículo tiver parado com problemas também é obrigatório. E é proibido instalar ou utilizar dispositivos cujo objetivo seja atrapalhar o trabalho e a vigilância dos agentes de trânsito.

A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda e é recomendado que se utilize a luz do carro ligada durante o dia para facilitar e melhorar a visibilidade.

Outras regras comuns é que é obrigatório o uso do cinto de segurança (motorista e passageiros) e de capacete em motos, bicicletas e motocicletas.

Bebida e direção

IMPORTANTE saber que o limite de álcool no sangue não é zero como no Brasil. Na Espanha a taxa de ingestão alcoólica não deve superar 0,5 g/l no sangue (mais ou menos duas latinhas de cerveja ou uma taça de vinho).

Documentos para morar na Espanha: saiba quais são e como obtê-los.

Dicas e curiosidades

As estradas na Espanha são sensacionais. Acredite. Não existem buracos e a manutenção está rigorosamente em dia. Além disso, as placas de sinalização na Espanha são abundantes e você não precisa se preocupar em não encontrar o caminho.

Uma dica interessante é sempre manter o seu carro com meio tanque, isso porque os postos de combustíveis não são tão comuns nas autoestradas (a cada 50 km ou mais por exemplo) e ninguém quer ficar sem combustível no meio da viagem. Então sempre que baixar de meio tanque, pare, estique as pernas e reabasteça o carro.

Não existem tantos pedágios na Espanha como existem em Portugal, mas é sempre bom ter um dinheirinho no bolso e viajar com uns 100€ (cem euros) em espécie pode ajudar e muito no caso de uma recusa no cartão, por exemplo, na hora de pagar algum pedágio.

A fiscalização da polícia e das autoridades de trânsito não é ostensiva e é feita por câmeras e sensores. Portanto, evite ultrapassar os limites de velocidade, pois você vai perceber que a grande maioria dos motoristas respeita os limites máximos e o trânsito flui de maneira segura e constante.

Veja também todas as dicas para aluguel de carro em Barcelona: saiba quanto custa e onde alugar.

Vai viajar pela Espanha? Então você precisa contratar um seguro viagem, é obrigatório. Utilize a nossa calculadora de seguros para encontrar o plano ideal para sua viagem, garantimos o menor preço aos leitores do Euro Dicas.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.