Transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal

Portugal  / 

Quando decidimos mudar a nossa vida e viver em outro país, temos que nos desfazer de tudo no Brasil, e recomeçar a vida no país novo. É importante saber como transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal. Por que? Para que você não perca todos os anos de trabalho e contribuição que teve no Brasil.

É possível transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal?

Sim é possível. Afinal, Portugal e Brasil possuem um acordo bilateral entre a Previdência Social do Brasil e a Segurança Social de Portugal. Isso torna possível transferir o tempo de contribuição do Brasil para Portugal e de Portugal para o Brasil.

Quem pode pedir?

Podem transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal os brasileiros que estiverem morando legalmente em Portugal, e tenham contribuído para a Segurança Social, além disso, devem ter cumprindo os seus deveres.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quais as vantagens?

Ao transferir o tempo de contribuição do Brasil para Portugal você poderá se beneficiar ou dos direitos que já recebia no Brasil, ou fazer a equivalência de direitos aqui em Portugal, caso você não tenha, por exemplo, anos suficientes para pedir a aposentadoria.

Veja o passo a passo para morar em Portugal.

Outras vantagens

  • Legislações sobre doença e maternidade;
  • Pensões de invalidez e velhice;
  • Prestações por morte;
  • Prestações familiares;
  • Acidentes de trabalho;
  • Doenças profissionais.

Para saber mais sobre como funcionam esses benefícios, consulte mais informações sobre o acordo no Consulado Geral de Portugal do Rio de Janeiro.

Veja aqui a lista completa de vantagens para aposentados em Portugal.

Como transferir o tempo de contribuição do Brasil para Portugal?

Para transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal é necessário que o beneficiário faça a solicitação, antes da viagem, na Agência da Previdência Social (APS), onde o benefício está mantido.

Quais os documentos necessários?

Você vai precisar de um documento que comprove o seu tempo de contribuição, chamado CNIS (Cadastro Nacional das Informações Sociais), que você obtém diretamente no site da Previdência Social.

Além disso, nesse site também são disponibilizados vários documentos feitos especificamentes para o acordo entre a Segurança Social do Brasil e de Portugal, conforme consta no próprio site.

Todos os modelos de formulários estão disponíveis online.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vale a pena transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal?

Na minha opinião, é claro que vale, pois você estará apenas fazendo valer o seu direito. Se você trabalhou no Brasil e pagou os seus impostos, nada mais justo que transfira a sua contribuição para Portugal para que, na hora apropriada, possa se aposentar.

Além disso, se você já é aposentado, por exemplo, pode vir morar em Portugal com um visto para aposentados também por causa de um acordo entre Portugal e Brasil. Se os governos entraram em acordo, por que não aproveitar, não é?

Veja a melhor forma de receber a aposentadoria em Portugal.

Você já conseguiu transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal? Conta pra gente como foi, aqui nos comentários.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.