Cidadania Espanhola, que tem direito e como solicitar!

Cidadania Espanhola, quem tem direito?

Cidadania Europeia  / 

Os espanhóis imigraram em massa para o Brasil entre nos séculos XIX e XX, e estima-se que no Brasil tenha hoje até 15 milhões de brasileiros com descendência espanhola. Com certeza você já conheceu alguém que tem avós ou bisavós espanhóis, talvez até seja o seu caso.

A verdade é que isso interessa muitos brasileiros, pela oportunidade de obter a cidadania espanhola e usufruir das vantagens de ser europeu, como morar em qualquer país da União Européia, por exemplo.

Quem tem direito a cidadania espanhola?

Filhos de espanhóis
Se um dos seus pais é espanhol você tem direto de obter a cidadania espanhola através do processo conhecido como “nacionalidade originaria”, onde é transmitida de pai/mãe para filhos. Esse é de fato a maneira mais fácil e direta de obter a cidadania espanhola.

Netos de espanhóis
Para a felicidade de muitos brasileiros, nós podemos obter a dupla cidadania espanhola se um dos avós (maternos ou paternos) forem espanhóis. Para os netos obterem a cidadania espanhola, é preciso ser MENOR DE IDADE, e depois conseguir a cidadania, é preciso após os 18 anos de idade manifestar o interesse em continuar com a nacionalidade espanhola até os 21 anos, e caso não o faça, pode perder o direto!

Para os netos de espanhóis maiores de idade, a única maneira de ter o direito de solicitar a cidadania espanhola, é morar por mais de um ano na Espanha legalmente. Depois desse período podem solicitar a dupla cidadania espanhola.

Brasileiros morando na Espanha
Brasileiros, mesmo que sem nenhuma ligação de parentesco com espanhóis, morando legalmente na Espanha por 2 anos ou mais, tem o direito de pedir a cidadania espanhola.

Casados com espanhóis
Se você é casado com alguém que tenha cidadania espanhola, com mais de um ano de residência legal na Espanha, pode solicitar sua cidadania. Se o casamento foi antes de 02/05/1975, você já é legalmente espanhol.

Crianças nascidas na Espanha
Crianças que tenham nascido em território espanhol e não tenham o registro de nascimento feito no Consulado do Brasil, tem o direito à nacionalidade espanhola de origem, de acordo com as leis locais com o objetivo de evitar crianças apátridas (sem nacionalidade).

Veja quanto custa viver na Espanha: Custo de vida na Espanha

COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.