Cidadania espanhola para bisnetos: entenda as novidades da lei

Espanha  / 

Um dos países com maior influência na colonização brasileira, a Espanha, também é destino de muitas pessoas que tentam a vida fora do país. A boa notícia é que a cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis está sendo modificada. A legislação recebeu atualização em 2018 e que deverá entrar em vigor em 2019.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Adquirir a cidadania por descendência é muito comum por meio de acordos do Brasil com diversos países como Portugal e Itália, por exemplo. Para isso, você precisa estar atento a todo o processo e ter paciência, já que essa é uma burocracia sem prazo definido.

Assim como em outros países, a lei para netos e descendentes de espanhóis também estipula determinados pré-requisitos, como você poderá conhecer melhor neste artigo.

Como conseguir cidadania espanhola?

Para quem tem interesse em solicitar a cidadania espanhola, saiba que isso é possível através de meios distintos. Portanto, é preciso observar em qual você se encaixa legalmente.

Fique atento às principais maneiras de conseguir a cidadania:

  • Ter nascido na Espanha;
  • Residir legalmente por 2 anos na Espanha sendo natural de um país ibero-americano;
  • Casar-se com um cidadão espanhol;
  • Herdar a cidadania dos pais ou avós.

Apesar de a cidadania por herança ser herdada através dos pais e avós, com a mudança na lei que vigorava desde 2007, agora a cidadania espanhola para bisnetos deverá ser facilitada.

Bisneto de espanhol tem direito à cidadania espanhola?

Como você viu acima, a cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis será possível com a nova lei. Qualquer cidadão ibero-americano nessa condição de descendência poderá solicitar a cidadania.

No entanto, para ter direito à dupla cidadania é preciso que pai ou mãe já tenha tirado a sua própria. Ou seja, o neto do cidadão espanhol é que terá direito à cidadania e, por consequência, poderá passá-la ao seu filho.

Lei para solicitar cidadania para bisnetos

A lei diz que todo neto de espanhol tem direito à cidadania por herança se os pais também já possuírem a sua cidadania. No entanto, essa situação se enquadra para quem é menor de idade. Já para maiores de idade é preciso residir legalmente durante um ano na Espanha para então fazer a sua solicitação.

Outro detalhe é que, no entanto, não há uma data certa para saber a demora de todos os trâmites legais. O prazo médio atual é de 1 a 2 anos, por isso é indicado evitar se ausentar por mais de 90 dias seguidos do país enquanto aguarda.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Descubra como morar na Espanha e prepare a sua estadia no país.

cidadania espanhola para bisnetos

Como descobrir ascendência?

Antes de tudo, é preciso descobrir se você tem mesmo ascendência espanhola. Esse é o primeiro passo para solicitar a cidadania por herança. Porém, ele exige muita pesquisa e documentos.

Caso a sua família não saiba com exatidão a ascendência, você pode fazer uma pesquisa por conta própria. Especula-se que mais de cinco mil sobrenomes utilizados por brasileiros são de origem espanhola. Portanto, o primeiro passo é entrar em contato com a Embaixada da Espanha no Brasil para saber informações sobre o seu sobrenome.

Também é possível verificar no cartório se a certidão dos seus avós consta informações importantes. Para quem já vive na Espanha, a pesquisa pode ser feita diretamente nos registros de cartórios do país.

Leia nosso artigo completo sobre árvore genealógica e descubra também quais são os nomes e sobrenomes espanhóis mais comuns.

Pesquisas

Essas pesquisas são importantes porque muitas vezes os nomes podem ter sofrido modificação até mesmo na escrita. Além disso, a certidão de nascimento e de óbito dos ascendentes e descendentes é fundamental no processo de cidadania.

Como é a lei para solicitar cidadania para bisnetos de espanhóis?

De 2009 a 2011 esteve em vigor a chamada Lei de Memória Histórica 52/2007. Ela permitiu que netos de espanhóis pudessem solicitar a cidadania mesmo sem morar no país e sem depender da idade. Entretanto, o artigo 20 do Código Civil Espanhol apresentou mudanças a essa lei.

Desde então, ficou mais difícil para os brasileiros conseguirem a cidadania caso os pais não a tivessem solicitado até os 18 anos. Atualmente, graças à futura lei da nacionalidade, a exigência voltou a mudar! Com ela, é preciso residir no país durante um ano em caso de maioridade para solicitar a cidadania por herança. Mas lembre-se: isso somente quando os seus pais já tiverem cidadania.

Essa nova mudança é chamada de Lei de Descendentes ou de Netos. Ainda, ela estipula um prazo de no máximo seis meses para que você receba a cidadania após entrar com o pedido oficial. Por isso, a cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis ganhou um novo fôlego e torna-se mais possível do que nunca.

Entenda mais sobre a lei de cidadania espanhola para netos espanhóis neste artigo completo.

Documentos necessários para solicitar a cidadania espanhola para bisnetos

Se você tem interesse na cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis, fique atento à documentação exigida:

  • Documento de Identidade;
  • Passaporte espanhol do familiar espanhol ou certidão de óbito legalizada, caso seja falecido;
  • Certidão de nascimento própria e válida por no mínimo seis meses;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais com no máximo três meses da data original;
  • Certidão de casamento do familiar espanhol (se for o caso).

Esses são os documentos padrões solicitados no processo. Em caso de dúvida, é possível procurar mais informações com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

É possível requerer a cidadania para crianças que nasceram na Espanha: saiba como.

Vantagens de ter a cidadania espanhola na Europa

Se você está se questionando os motivos para solicitar a cidadania espanhola para bisnetos e passar por toda essa burocracia, basta pensar nas vantagens! Ter um passaporte espanhol significa que você abre as portas não apenas um novo país, mas para toda a União Europeia.

Em primeiro lugar, saiba que o passaporte espanhol lhe dá direito a entrar em mais de 160 países com liberdade. Isso significa menos burocracia e mais facilidade, sendo considerado o terceiro passaporte mais “poderoso” do mundo.

Além disso, é importante pensar no quesito profissional. Ao adquirir a nacionalidade espanhola você pode trabalhar nos países pertencentes à União Europeia sem precisar de autorização prévia. O mesmo vale para quem desejar estudar em outros países, o que se torna vantajosa devido às taxas menores aplicadas a cidadãos europeus.

Descubra neste artigo completo sobre como é trabalhar na Espanha.

Acesso aos serviços públicos

Outra vantagem é que você poderá concorrer a cargos públicos na Espanha. Ainda, é claro, a cidadania garantirá que você terá acesso aos serviços públicos espanhóis e poderá passar aos filhos a mesma condição.

Mesmo com tantas mudanças, o direito à cidadania espanhola para bisnetos de espanhóis não é impossível! Você precisa apenas investigar mais sobre a sua família, especialmente se reside ou pretende residir na Espanha. Assim, o processo fica ainda mais fácil e ágil para garantir o seu passaporte europeu!

Saiba também como funciona a lei de cidadania portuguesa para bisnetos e a cidadania italiana para netos e bisnetos.

Vai viajar para Espanha? Sugerimos que você faça a cotação da sua passagem através do portal Kayak. Esse site faz a comparação dos preços de diversas companhias aéreas para que você possa economizar na compra do seu voo. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.