Como receber dinheiro de Portugal: veja as melhores opções

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Hoje em dia, é comum enviar e receber dinheiro do exterior. E, com cada vez mais pessoas morando em terras lusitanas, é preciso saber como receber dinheiro de Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Por isso, neste artigo vamos lhe apresentar as melhores opções, os custos e o passo a passo para isso.

Como receber dinheiro de Portugal pela Remessa Online

Administrada pela BeeTech e parceira do Banco Máxima, a Remessa Online é uma instituição intermediária, independente e credenciada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para enviar e receber dinheiro de outros países criada em 2016 e com sede em São Paulo.

Se você pretende saber a melhor opção de como receber dinheiro de Portugal, devemos lhe falar que nós do Euro Dicas já testamos diversos métodos e recomendamos esta plataforma por oferecer diversas vantagens, entre elas, o prazo de até 1 dia útil para o beneficiário receber seu dinheiro e também o custo da operação. A Remessa Online oferece as taxas mais baixas do mercado.

Custos da Remessa Online

O valor total para receber dinheiro do exterior é calculado da seguinte forma:

  • Taxa cambial do momento + Spread + IOF;
  • Taxa cambial: é utilizada a cotação comercial da moeda estrangeira do momento;
  • Spread: custo operacional da transação, fixo de 1,3%;
  • IOF: Imposto federal de 0,38% a 1,1%, dependendo da natureza da remessa.

Descubra aqui se receber dinheiro do exterior paga imposto.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pela Remessa Online

1. Cadastre-se na plataforma

Faça o seu cadastro na Remessa Online. É muito simples e você só precisa informar seu nome, RG e CPF.

2. Realize a sua operação

Primeiramente, confirme os dados da sua conta bancária do Brasil para receber o dinheiro. Depois, selecione quem vai te enviar o dinheiro de Portugal, uma pessoa física ou empresa.

Preencha as informações de quem vai enviar o dinheiro para a sua conta do Brasil: o nome, e-mail, a moeda – euro, e o país do remetente – Portugal. Dê um nome para a sua História. Assim, você pode selecionar a mesma história para receber outras vezes, sem precisar preencher tudo novamente.

Preencha os dados da transferência, o nome e o e-mail deve ser do remetente, pessoa que está em Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

3. Efetue o pagamento

A pessoa que está em Portugal deve fazer o pagamento via TED para a conta bancária informada. É importante lembrar que os valores passam por uma conta da Remessa Online no exterior antes de chegar na sua conta no Brasil.

Você deve compartilhar os dados para o remetente realizar o pagamento e enviar o comprovante para a Remessa Online.

4. Envie o comprovante

Envie o comprovante de pagamento. Na Remessa Online, você tem a oportunidade de escolher o melhor momento para resgatar seus valores.

5. Resgate seu saldo

Escolha o melhor momento para resgatar seus valores. Para o seu dinheiro valer mais, aproveite as altas na cotação. Após solicitar o resgate, o dinheiro estará na sua conta em até 2 dias úteis.

Descubra se a Remessa Online vale a pena e como poupar no envio de dinheiro.

Custo zero para enviar dinheiro pela Remessa Online até dezembro 2019

A Remessa Online está com uma campanha até dezembro de 2019 que zera a taxa de comissão da plataforma no primeiro envio. Então, se você nunca utilizou a Remessa Online e irá fazer uma remessa de até R$12 mil reais, poderá poupar muito dinheiro em taxas. Além disso, caso você decida fazer outra remessa até 15 dias depois do primeiro envio, a plataforma irá oferecer 15% de desconto na tarifa. Vale a pena aproveitar essa campanha, entre no site da Remessa Online e saiba mais.

Como receber dinheiro de Portugal pela TransferWise

A TransferWise também é uma boa maneira para receber dinheiro de Portugal. Com a plataforma, é possível receber diretamente em sua conta-corrente ou poupança. No Brasil, a TransferWise opera por meio de seus correspondentes locais: MS Bank e Banco Rendimento. O remetente pode transferir do Brasil para o exterior, ou do exterior para o Brasil, e o beneficiário não precisa fazer o cadastro (gratuito) na TransferWise.

Custos da TransferWise

Com a plataforma, somente quem envia o dinheiro paga uma tarifa de serviço, com o IOF já incluído. O beneficiário recebe a remessa diretamente na conta bancária, sem custos.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pela TransferWise

1. Após o remetente fazer a transferência e o pagamento no site da TransferWise, o dinheiro é recebido de forma local pelos seus parceiros;

2. Depois, o dinheiro é convertido com o câmbio comercial, não havendo margem de lucro durante a conversão: o preço total consiste em uma comissão cobrada no momento em que o remetente faz o pagamento. O IOF já está incluso. O beneficiário não tem custos de recebimento, nem precisa possuir conta na TransferWise.

3. No país de destino, o dinheiro é enviado de forma local para a conta bancária do beneficiário;

4. Em vez de uma transferência internacional, são feitas duas transferências locais. Assim, não são cobradas as taxas extras dos bancos.

Confira tudo sobre como funciona a TransferWise.

Como receber dinheiro de Portugal transferência

Como receber dinheiro de Portugal por meio de transferência bancária

Com certeza, o banco é a opção mais escolhida quando as pessoas pensam em alternativas de como receber dinheiro de Portugal, principalmente por conta da comodidade e da segurança que as pessoas têm, especialmente quando não têm tanta habilidade com a internet.

Como receber dinheiro de Portugal: custos dos bancos

Diversos bancos no Brasil oferecem o serviço de recebimento de dinheiro do exterior. Se você deseja saber como receber dinheiro de Portugal pelo banco, deve saber que a maioria dos bancos no Brasil vai cobrar também uma taxa do beneficiário pelo recebimento da transferência. As taxas variam de acordo com o banco. No entanto, é importante verificar os custos com banco relacionados a:

  • Tarifa de recebimento do dinheiro;
  • Taxa de câmbio maior que o câmbio comercial;
  • Taxa SWIFT;
  • IOF;
  • Caso haja bancos intermediários, existem custos extras.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo banco

Confira, por exemplo, o passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo Itaú, pelo celular ou pelo computador.

Pelo celular

  1. Acesse o menu “Serviços > Câmbio”;
  2. Clique em “Transferência Internacional – Recebimento”;
  3. Selecione a operação disponível;
  4. Selecione o recebimento parcial ou total dos valores e o motivo. Caso o motivo pelo qual você esteja recebendo o dinheiro exija algum documento, você pode enviar fotos diretamente do celular.

No computador

  1. Acesse o menu “Conheça e Contrate – Câmbio”;
  2. Escolha a operação disponível na tela;
  3. Selecione o recebimento parcial ou total dos valores e o motivo. Caso o motivo pelo qual você esteja recebendo o dinheiro exija algum documento, você pode enviar fotos diretamente do celular.

Descubra também como enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

Como receber dinheiro de Portugal pela Western Union

Criada em 1851 e presente no Brasil desde 1997, a Western Union é uma forma segura para enviar e receber dinheiro do exterior. Você pode receber dinheiro de Portugal no Brasil por meio de transferência bancária internacional, chamada pela Western Union de Direct to Bank ou em um dos postos de atendimento da Western Union, disponível em mais de 200 países.

Custos da Western Union

As tarifas e as taxas são cobradas ao remetente do dinheiro e irão variar de acordo com o método de retirada (depósito em conta ou retirada na loja), valor enviado e país de origem. O beneficiário não paga nenhuma taxa para receber o dinheiro.

Enviar dinheiro para o Brasil: confira as melhores formas.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pela Western Union

Transferência bancária

O beneficiário só precisa esperar o dinheiro cair na sua conta. É possível verificar o estado da transferência por meio do número de protocolo da operação, o Money Transfer Control Number (MTCN), no site da Western Union. Mas o remetente deve lhe informar este número.

Postos de atendimento da Western Union

No site da Western Union, é possível verificar todos os postos de atendimento para receber seu dinheiro pessoalmente. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos e dados ao agente:

  • Dados para receber dinheiro Western Union;
  • Carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Seu CPF;
  • Preencher o formulário de recebimento com seu nome, cidade e país onde reside, além das seguintes informações: número MTCN (10 dígitos), montante esperado, nome do remetente, cidade e país do remetente.

É importante estar atento para fornecer exatamente os mesmos dados que o remetente informou ao enviar o dinheiro.

Saiba tudo sobre como funciona a Western Union.

Como receber dinheiro de Portugal pelo Correio

O Correio oferece um serviço para transferência internacional conhecido como Vale Postal Eletrônico, que permite o receber dinheiro no Brasil.

Custos do Correio

O Correio não cobra nenhuma tarifa ao beneficiário; os custos são pagos pelo remetente do dinheiro.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo Correio

O remetente vai pessoalmente a uma instituição postal conveniada em Portugal e quando o dinheiro estiver disponível para saque, o beneficiário do valor vai receber uma carta (no endereço que foi entregue em Portugal), informando em que agência do Correio deverá fazer o saque.

Veja também como enviar dinheiro pelo Correio.

Agora que você já sabe como receber dinheiro de Portugal por diferentes formas, basta escolher aquela que é mais adequada ao seu caso e aproveitar os benefícios.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.