Como receber dinheiro de Portugal: veja as melhores opções

As transferências internacionais são cada vez mais comuns hoje em dia e, como o número de brasileiros morando e trabalhando no país luso é muito grande, neste artigo vamos te contar como receber dinheiro de Portugal.

Como faço para receber dinheiro de Portugal no Brasil?

Existem diferentes opções para você receber dinheiro de Portugal no Brasil. As principais delas são realizando o envio da sua remessa por meio de:

  • Plataformas online;
  • Bancos;
  • Correios.

Paga para receber dinheiro de Portugal?

Sim, receber dinheiro do exterior paga imposto, sendo o principal deles é o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

Quais são as tarifas e os impostos?

O IOF é cobrado em todas as transações financeiras internacionais. Ele pode ter alíquota de 0,38%, caso a transferência seja entre contas de titularidades diferentes (amigos ou familiares, por exemplo), ou de 1,1% do valor, caso a transferência seja entre contas de mesma titularidade (sua própria conta).

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Além disso, podem ser cobrados outros tributos para o beneficiário do dinheiro, como as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico CIDE e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como receber dinheiro de Portugal pela Remessa Online

Criada em 2016 e administrada pela BeeTech, a Remessa Online se destaca em relação às concorrentes pelas taxas baixas, prazos menores do que os métodos tradicionais de envio de dinheiro e instruções e apoio ao cliente em português, facilitando, por exemplo, a negociação de taxas.

Passo a passo para receber dinheiro de Portugal pela Remessa Online

1. Realize o seu cadastro na plataforma.

Somente com o documento de identidade e o comprovante de residência, você já faz o cadastro simples e pode enviar até R$37.500 por dia, totalizando até R$75 mil anualmente.

Para enviar quantias mais elevadas, basta fazer o cadastro completo, que seu limite passa a ser de acordo com o total de bens e direitos declarados no seu Imposto de Renda.

2. Faça a sua operação

Primeiramente, é necessário confirmar os dados da sua conta bancária do Brasil para o recebimento do dinheiro. Em seguida, você deve selecionar quem vai enviar para você o dinheiro de Portugal, uma pessoa física ou empresa.

Neste momento, você deverá informar os dados do remetente do dinheiro, ou seja, a pessoa que vai enviar o dinheiro para a sua conta no Brasil. Os dados solicitados são: nome, e-mail, a moeda (euro), e o país do remetente (Portugal).

Aqui você pode criar um nome para a sua História, para que você não precise inserir todas as informações novamente, caso precise receber outras vezes do mesmo remetente.

3. Pagamento da remessa

O remetente do dinheiro, que está em Portugal, deve fazer o pagamento via TED para a conta bancária informada. É válido dizer que a quantia passa por uma conta da Remessa Online no exterior antes da chegada na sua conta no Brasil.

Você precisa compartilhar os dados para o remetente fazer o pagamento e enviar o comprovante para a Remessa Online.

4. Envie o comprovante

Em seguida, envie o comprovante de pagamento e aguarde o dinheiro cair na sua conta para você sacá-lo. Na Remessa Online, é possível escolher o melhor momento para resgatar seu dinheiro, de acordo com a cotação.

5. Resgate seu saldo

Escolha o melhor momento para sacar seu dinheiro. Após solicitar o resgate, o dinheiro estará na sua conta em pouco tempo.

É importante deixar claro que a Remessa Online não faz envio de dinheiro do exterior para o Brasil, mas sim o recebimento de dinheiro do exterior no Brasil.

Receber dinheiro de Portugal pela TransferWise

Você também tem a possibilidade de receber dinheiro de Portugal pela TransferWise. Em 18 fevereiro de 2021 o MSBank rompeu a parceria com a TransferWise e nesse momento não é possível enviar dinheiro de reais para euro ou qualquer outra moeda internacional. Entretanto, para receber dinheiro de Portugal ainda é possível utilizar a TransferWise normalmente. As movimentações de outra moeda para o Real ainda estão válidas.

Com a plataforma, você pode receber dinheiro em sua conta-corrente ou poupança, e o remetente pode fazer a transferência do Brasil para outros países, ou do exterior para o Brasil. O beneficiário recebe o dinheiro diretamente em sua conta, sem pagar nada.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal no Brasil com a TransferWise

1. Primeiramente, o remetente do dinheiro deve se cadastrar gratuitamente na TransferWise, fazer a transferência e o pagamento online.

2. Após o recebimento do dinheiro localmente, por meio dos parceiros da TransferWise, a conversão é realizada com base no câmbio comercial, sem margem de lucro.

3. A quantia enviada chega à conta bancária de destino no Brasil de forma local, como se fosse uma transferência TED no país, isto é, não tem taxas Swift de transferência.

Receber dinheiro de Portugal pelos Correios

Apesar de não ser sua especialidade, os Correios têm um serviço de transferências para o exterior conhecido como Vale Postal Eletrônico, que permite o recebimento de valores no Brasil.

Passo a passo

O remetente do dinheiro deve ir pessoalmente a uma instituição postal conveniada em Portugal para enviar o dinheiro. Quando os valores já estiverem disponíveis para o saque no Brasil, o beneficiário recebe uma carta (no endereço que foi entregue em Portugal), informando a agência dos Correios em que ele deve sacar seu dinheiro.

Com os Correios, quem paga as tarifas é somente o remetente do dinheiro; o beneficiário não paga para receber.

Receber dinheiro de Portugal pelo banco

Assim como os Correios, os bancos são métodos tradicionais para fazer remessas internacionais, e muitas pessoas optam por enviar dinheiro para o exterior por meio deles, por acharem que são mais confiáveis do que outros métodos, como as plataformas online.

Mas, apesar de serem a alternativa mais escolhida, também costumam ser mais onerosos do que as plataformas online. O custo varia de acordo com o banco.

Receber dinheiro Portugal ATM

Veja, a seguir, o passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo banco.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo banco

É possível enviar dinheiro para o exterior pelo banco e também receber dinheiro do exterior por meio de bancos no Brasil, como o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Santander, ou o Nubank. Para isso, é necessário que o remetente tenha uma conta-corrente no exterior e verifique as informações que são necessárias no Brasil. Geralmente são: nome do banco, número da conta e da agência, código Swift e tipo de conta.

A maioria dos bancos cobra uma taxa do beneficiário do dinheiro pelo recebimento.

Receber dinheiro de Portugal pela Western Union

A Western Union atua no Brasil desde 1997, e o beneficiário tem como receber dinheiro de Portugal diretamente em sua conta, ou, então, em uma das agências de atendimento da Western Union, com o código da transferência (Money Transfer Control Number) e sua documentação.

O beneficiário não paga nenhuma taxa para receber seu dinheiro com a Western Union.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pela Western Union

Para receber o dinheiro como saldo em sua conta, basta que o beneficiário espere o valor cair na sua conta. Você tem como acompanhar o status da transação pelo protocolo, o Money Transfer Control Number (MTCN), no site da Western Union, que deve ser informado pelo remetente do dinheiro.

Já para receber a quantia em uma agência de atendimento da Western Union, o beneficiário deve verificar no site as agências disponíveis e ir, pessoalmente ao local, informar seus dados e apresentar sua carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH) e seu CPF.

Além disso, é preciso preencher o formulário de recebimento e prestar atenção para informar ao agente exatamente os mesmos dados informados pelo remetente no envio do dinheiro.

Receber dinheiro de Portugal pelo PayPal

De acordo com a informação presente no site do PayPal em janeiro de 2021, a instituição possui 237 milhões de clientes ativos em mais de 200 mercados, que fazem transferências em 25 moedas.

Veja, adiante, o passo a passo de como receber dinheiro de Portugal com o PayPal.

Passo a passo

Primeiramente, é necessário que o remetente seja cadastrado no site do PayPal. Ele poderá fazer o pagamento por débito, crédito ou usando o seu saldo PayPal. A opção de pagamento no Brasil é por meio de depósito em conta. A quantia recebida é convertida automaticamente para real.

O beneficiário recebe o pagamento em 24 horas e conta com o Programa de Proteção ao Vendedor e Comprador do PayPal e, diferentemente da maioria das formas de recebimento de dinheiro de Portugal, com o PayPal é o beneficiário que arca com os custos da transação. Ele deverá pagar a taxa da transação, o custo do câmbio (com margem de lucro da empresa) e o IOF.

Vale a pena receber dinheiro de Portugal pela Remessa Online?

Sim. Utilizar a Remessa Online é seguro, tanto para enviar dinheiro para Portugal, quanto para receber, e o beneficiário recebe o dinheiro em sua conta em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento feito pelo remetente do dinheiro na plataforma. Visite o site da Remessa Online e verifique as taxas da transação.

Veja também quais são as melhores maneiras de enviar dinheiro para o Brasil.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

TransferWise agora é Wise: entenda as mudanças na plataforma

A TransferWise mudou e agora é Wise. Entenda por que houve a mudança, se as transferências já estão disponíveis e como funciona.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Limite de remessas para o exterior: descubra até quanto pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Western Union: como funciona o envio de dinheiro para o exterior

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou Wise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube