Feriados na França: origens e tradições dos principais feriados

França  / 

Pensando em viajar para a França? Já procurou saber quais os feriados na França que acontecerão no período da sua viagem? Pois saiba que essa é uma informação importantíssima para o seu planejamento, afinal você não vai querer se deparar com o comércio todo fechado ou com filas quilométricas de turistas aproveitando “aquele feriado” para conhecer justamente a atração mais desejada do seu roteiro, não é mesmo?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para que sua viagem seja plenamente feliz, separamos as principais datas de feriados na França, de forma que você possa saber se realmente o período escolhido é o mais adequado aos seus planos. Confira!

Feriados na França

Ano Novo

O dia 01 de janeiro, ou o Jour de L’an, é feriado nacional de Ano Novo da França. É curioso saber que em várias províncias da França, durante os séculos VI e VII, o dia de ano novo era comemorado em primeiro de março.

Durante o reinado de Charlemagne, o ano começava no Natal. Somente em 1564, durante o reinado de Charles IX, o ano novo passou a ser celebrado no dia 01 de janeiro.

É comum que os franceses desejem uns aos outros um bonne anneé durante todo o mês de janeiro.

Veja também os feriados em Portugal e os feriados na Espanha.

Semana Santa

A Sexta-feira Santa ou Vendredi Saint não é feriado na maior parte da França. O feriado de Páscoa na França acontece na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa. A Lundi de Pâques, como é conhecida, é o primeiro dia após a semana da Paixão de Cristo e inaugura um novo ciclo de paz e alegria. Mesmo nas regiões que celebram a Sexta-feira da Paixão, a segunda-feira pós domingo de Páscoa também é feriado.

O Domingo de Páscoa é um dia marcado pela caça aos ovos. Pela tradição francesa, é contado às crianças que são os sinos das igrejas quem os trazem. Em respeito à Paixão de Cristo, os sinos não tocam de quinta a domingo da Semana Santa, pois são enviados para Roma para serem abençoados pelo Papa. Na volta para casa, esses sinos deixam cair os ovos pelo caminho. O prato típico do almoço de Páscoa é o cordeiro, em referência a Jesus, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Na Segunda-Feira de Páscoa é costume que as famílias se reúnam em piqueniques.

Você conhece bem a cultura da França? Saiba um pouco mais neste artigo.

Feriados de Maio

O mês de maio é marcado por muitos feriados na França. Assim como em outros países, o 1º de maio ou Fête du travail também é feriado pelo dia do trabalhador. Nessa data, os franceses presenteiam seus entes queridos com flores Muguet. Essa tradição tem origem muito antiga, com raízes nas culturas romana, pelas homenagens feitas à Deusa Flora no dia 1º de maio, e celta na qual as flores muguets eram tidas como amuletos que afastavam os maus espíritos, sendo oferecidas aos deuses no primeiro dia de maio, período em que iniciavam a contagem regressiva para o verão.

feriados na franca 1 de maio

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Na França, a flores Muguets começaram a ser distribuídas a todas as moças solteiras da corte durante o reinado de Charles IX, no século XVI. No entanto, a adesão se expandiu entre o final do século XIX e início do século XX. No plano político, a flor Muguet substituiu a rosa vermelha e tornou-se símbolo da resistência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a representar o dia 1º de maio no país.

Todos os anos, nessa data, a prefeitura de Paris permite a venda dessas flores nas calçadas das ruas como forma de gerar renda para as pessoas desempregadas.
Aproveita para conhecer o TOP 10 dos lugares mais incríveis da França para incluir no seu roteiro

Veja também 10 tradições da França que poucas pessoas conhecem.

No dia 08 de maio comemora-se na França o Fête de La Victoire 1945 ou Festa da Vitória de 1945. Nesse dia, às 3h da tarde, todos os sinos das igrejas da França ressoam em uníssono para celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista.

Dentre as festividades do dia, o Presidente da República sobe a Champs-Élysées até o Arco do Triunfo, que permanece fechado à visitação durante a manhã, para reavivar a chama do túmulo do soldado desconhecido. Em seguida, ele desce a Champs-Élysées e, na Praça Clemenceau, coloca flores aos pés da estátua do General Charles de Gaulle. Nesse dia, é tradição fazer visitas aos museus e memoriais locais ligados à Segunda Guerra Mundial em Paris, tais como:

  • Musée de l’Armée/Invalides – 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô linha 8, estação La Tour-Maubourg ou linha 13, estação Varenne;
  • Memorial do Marechal Leclerc e da Libertação de Paris – 23, Allée de la 2e DB, Jardin Atlantique, 75015. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe;
  • Museu Jean Moulin – ao lado do Memorial Marechal Leclerc – Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe;
  • Memorial da Shoah ou Memorial do Holocausto  – 17 rue Geoffroy Asnier, 75004. Metrô linha 1, estação Saint-Paul ou linha 7, estação Point Marie;
  • Fort Mont-Valérien – vizinho a Paris, em Suresne – Avenue du Professeur Léon Bernard, 92150 Suresnes.

A Ascenção de Jesus, ou Ascension é um feriado nacional cristão que ocorre 40 dias após a Páscoa, portanto, não tem uma data fixa. Geralmente acontece no mês de maio.

O Domingo de Pentecostes ou Dimanche de Pentecôte, que é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, e a Segunda-feira de Pentecostes ou Lundi de Pentecôte também são importantes feriados cristãos sem data fixa, pois ocorrem 50 dias após o Domingo de Páscoa. A data celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Gosta de doces? Veja 13 dos principais doces típicos da França que você precisa provar.

Dia da Tomada da Bastilha

No dia 14 de julho comemora-se Fête Nationale de la France ou o histórico dia da Tomada da Bastilha, que aconteceu em 1789 e marca a queda da monarquia absoluta dando sentido aos três ideais da República representados na bandeira da França tricolor: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

feriados na franca dia da bastilha

Foi nessa data que teve início o caráter popular da Revolução Francesa. Em comemoração, uma série de paradas militares tomam conta das ruas, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, sempre na presença do Presidente da República.

É comum que nessa data milhares de pessoas se reúnam no Champ-de-Mars, no rio Sena, em Paris, em terraços ou ainda na Torre Eiffel para assistir à queima de fogos que são disparados a partir dos espelhos d’água do Trocadéro, um verdadeiro show pirotécnico com duração de cerca de 35 minutos.

Recomenda-se estar na margem oposta do rio para assistir aos fogos. O feriado de 14 de julho também marca também o início do verão, sendo um ótimo período para aproveitar o litoral.

Tudo o que você precisa para saber como morar legalmente na França está aqui, confira.

Dia da Assunção de Maria

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Assunção de Maria, ou Assomption de Marie, feriado cristão que marca a assunção do corpo da Virgem Maria ao céu, ao fim da sua vida terrena. Embora o feriado seja no dia 15, no dia 14, em Paris, a Assunção é festejada com procissão de barcos pelo Sena em torno da ilha Saint Louis e Cité. Esse é o último feriado do verão francês.

Festa de Todos os Santos

A festa de Todos os Santos ou Toussaint é celebrada no dia 1º de novembro e homenageia todos os santos e mártires, conhecidos ou não. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, na crença de que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. Essa data é celebrada por devotos de muitas igrejas cristãs.

Leia também nosso guia essencial com tudo sobre a França: todas as informações necessárias para morar no país.

Dia do Armistício

No dia 11 de novembro comemora-se o Dia do Armistício ou Armistice 1918, que marca o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim da hostilidade na frente ocidental.

Feriados na França: o natal e o reveillon

No dia 25 de dezembro é comemorado o Natal na França. No feriado, as ruas de Paris estão mais lindas e iluminadas do que em qualquer outro período do ano, no entanto, o comércio permanece fechado em sua grande parte. É possível encontrar menu especial para a data em restaurantes e hotéis.

Veja as vantagens e desvantagens de morar na França na visão da nossa redatora que mora no país.

Vale a pena viajar durante os feriados na França?

Como alguns feriados na França coincidem com feriados no Brasil, você pode optar por viajar nesses períodos sabendo o que pode encontrar por lá. De qualquer forma, a melhor maneira de traçar o seu roteiro de viagem é fazendo um planejamento de acordo com suas expectativas, portanto, não esqueça de considerar que, assim como no Brasil, geralmente os feriados são datas marcadas por comércio fechado e pouca circulação de pessoas nas ruas das principais cidades. Por isso, se você quiser acompanhar as festividades dos feriados na França, vale a pena. Caso contrário, o melhor é tentar fugir dessas datas.

Se você quer conhecer Parise outras cidades, é preciso um seguro viagem para a França. Veja como e onde contratar o seu aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.