Agora é possível pedir seu visto para Portugal diretamente em um Centro de Solicitação de Vistos, que é gerido pela VFS Global, parceira autorizada do Ministério de Relações Exteriores de Portugal. Saiba mais sobre essa mudança com o novo site para pedir visto para Portugal.
Centro de Solicitação de Visto
As solicitações de visto para Portugal devem ser submetidas ao Centro de Solicitação de Visto, localizado em São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte.
Quem mora nos estados do Sul do Brasil também pode recorrer a este serviço. Porém, os vice-consulados de Curitiba e Porto Alegre continuam recebendo pedidos de vistos e os encaminhando para o Consulado Geral em São Paulo, evitando, dessa forma, que os requerentes precisem se deslocar até São Paulo.
Veja o artigo que fizemos sobre como é a qualidade de vida em Portugal.
A Madeira da Costa é a assessoria que nós recomendamos para ajudar você a solicitar o seu visto com segurança e agilidade. São profissionais experientes e da nossa confiança para garantir sua entrada legal em Portugal.
ENTRAR EM CONTATO →Procedimentos a serem feitos
Primeiramente, você deve escolher o visto que pretende solicitar:
- Visto Schengen, curta estadia;
- Trânsito normal;
- Visto de estudo;
- Visto de trabalho;
- Visto de residência.
No Centro de Solicitação de Visto, é possível obter informações, entregar seus documentos, realizar a entrevista ou recolher os seus dados biométricos com mais tranquilidade e menos filas nos períodos de maior procura.
Além disso, por meio do site da VFS Global é possível saber informações sobre o processo de solicitação de visto, bem como sobre a formalização de seu pedido. Também nesse site, você consegue visualizar o endereço do Centro de Solicitação de Visto no seu estado.
Após entregar todos os documentos solicitados no Centro de Solicitação de Visto, você também pode verificar o status de seu processo online, fornecendo sua data de nascimento e o número de referência único VAC, encontrado no recibo entregue durante o atendimento no centro de aplicação de vistos no momento da submissão.
Saiba também quais são os principais documentos para morar em Portugal.
Horário de atendimento
O Centro de Solicitação de Visto funciona das 8h às 17h para prestação de informações sobre como formalizar as solicitações de vistos.
Para a entrega de documentos para os pedidos de vistos, o horário é das 8h30 às 15h.
Caso você queira agendar sua visita no Centro de Solicitação de Visto ou esclarecer dúvidas, basta enviar um e-mail para: [email protected].
Objetivo do Centro de Solicitação de Visto
O novo Centro de Solicitação de Visto tem o objetivo de fornecer atendimento rápido e eficiente para os pedidos de visto para Portugal, considerando que a procura tem aumentado significativamente.
Além disso, a decisão do governo português de criar esse centro visa facilitar o procedimento aos milhares de estudantes que, em certas épocas do ano, precisam obter seu visto e, consequentemente, esperam mais do que o normal.
Dessa forma, o Centro de Solicitação de Visto tem o objetivo de aliviar a grande pressão que acontece nos Consulados nos períodos que têm mais demandas.
Conheça também o E-visa Portugal, plataforma de solicitação de vistos.
O que deve ser feito caso já tenha pedido visto antes da alteração
Caso você já tenha submetido sua solicitação de visto antes desta alteração, deverá continuar acompanhando o andamento do mesmo pelo site do Consulado. E, se tiver alguma dúvida sobre seu visto, poderá entrar em contato com os antigos canais de comunicação do Consulado Geral de Portugal onde você deu entrada no pedido do visto.
Se morar em Portugal está nos seus planos, talvez seja interessante saber desta notícia: Presidente de Portugal aprova diploma que simplifica acesso ao visto.
E pensando sempre em se planejar e morar em Portugal com a maior tranquilidade possível, preparamos um produto super especial. O Programa Morar em Portugal apresenta todas as informações necessárias em 22 aulas em vídeo, desde o planejamento até o período de adaptação da sua família. Vale a pena!