Vai viajar ou está planejando uma viagem para a Espanha? Depois da compra das passagens e o planejamento de roteiros, chega o momento de arrumar as bagagens e a pergunta vem à tona: afinal, o que levar na mala para Espanha?

Se você se está vivendo esse momento e não sabe por onde começar, não se preocupe. No artigo, explicamos o que levar na mala para o País Ibérico em variadas situações, épocas do ano e nos mínimos detalhes. Continue a leitura, prepare as malas e comece a fazer o seu checklist!

O que levar na mala para Espanha?

Decidir o que levar na mala para Espanha depende dos detalhes da sua viagem. Apesar de existirem itens necessários em todas as estações, uma mala para Espanha no verão é completamente diferente de uma mala para o inverno.

É importante também prestar atenção nos itens que são ou não permitidos levar na bagagem de mão, além dos tamanhos permitidos das bagagens.

Para começar a organizar a sua mala, tenha em mente:

  • Quantos dias você vai ficar na Espanha;
  • Em qual estação do ano você irá viajar e qual a média de temperatura local;
  • Para qual região da Espanha você irá viajar e como é o clima nessa região;
  • Quantas malas você poderá levar, para poder organizar considerando quanto espaço você terá.

Papel e caneta em mãos? É hora de organizar a sua mala. E se você ainda não tem a sua bagagem, recomendamos que conheça o Portal das Malas, uma empresa referência em curadoria e vendas de malas de viagem.

O que não posso levar na mala para Espanha?

As regras variam de acordo com as companhias aéreas, mas existem alguns itens proibidos em todas elas. Tanto na bagagem de mão quanto na mala despachada não são permitidos:

  • Armas de fogo e munições;
  • Objetos cortantes, como tesouras, facas, alicates e saca-rolhas;
  • Objetos pontiagudos, como canivetes, alfinetes e agulhas;
  • Líquidos inflamáveis, como isqueiros, fósforos e spray aerossol;
  • Substâncias tóxicas, como venenos e produtos de limpeza.

De acordo com a Aena, empresa pública que gerencia os aeroportos espanhóis, produtos de origem animal, vegetais, álcool e derivados do tabaco até podem ser levados, porém, sofrem restrições.

O que levar na mala para Espanha no verão

O verão, que dura de junho a agosto, é uma das estações mais bonitas e divertidas para visitar a Espanha. O país, que conta com muitas cidades de praia, tem também diversas atividades culturais no verão, além de eventos e festivais, o que torna esse período atrativo para quem vem visitar.

Se você vem a Barcelona, por exemplo, também pode visitar inúmeras cidades próximas a Barcelona, muitas delas com praia, e aproveitar o verão ao máximo.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a mala, afinal, o calor espanhol não é brincadeira, podendo chegar a 40ºC.

Turistas passeando em Barcelona
A praia de Barceloneta, em Barcelona, é uma das praias mais movimentadas no verão espanhol

O início do verão é em junho e nesse período o calor é mais controlado, porém, nunca se sabe quando a sensação térmica pode mudar.

O meu primeiro verão na Espanha, quando vim morar em Barcelona, foi surpreendente. Costumamos achar que, por sermos brasileiros, estamos acostumados ao verão. Mas a verdade é que a sensação térmica, a umidade e a própria sensação de calor são diferentes em outro país.

Agosto de 2023 foi um dos verões mais quentes que já passei, naquele nível de sentir a pele “grudando” e ver a maquiagem derretendo logo ao sair de casa. Apesar dos pesares, a experiência do verão na Espanha é incrível e, para aproveitar bem, basta vir preparado.

Itens indispensáveis

Uma boa mala para Espanha no verão deve conter:

  • Roupas leves e confortáveis, como shorts, camisetas, saias e vestidos de tecidos leves;
  • Biquíni, sunga e demais roupas de banho;
  • Chapéu, boné ou viseira para se proteger do sol;
  • Óculos de sol;
  • Protetor solar com FPS alto;
  • Chinelo de dedo e tênis confortáveis e leves para os passeios;
  • Casacos leves como corta-vento no caso de pegar um ventinho na praia.

Por falar em praia, eu recomendo trazer a sua canga do Brasil. Por aqui elas são diferentes, feitas em material mais pesado e assim você evita gastar.

Além disso, o verão é uma grande época de festas na Espanha. Se você planeja ir a casas de festa, recomendo trazer algum sapato com salto ou sapatos mais “sociais”, já que algumas casas têm dresscode.

O que levar na mala para Espanha na primavera

A primavera na Espanha, que vai de meados de março até maio, é uma das épocas mais bonitas e agradáveis para visitar o país.

Nessa estação, que precede o frio europeu, as flores e a natureza se destacam e fazer atividades ao ar livre é muito tranquilo. Durante esses meses, as temperaturas variam entre mínimas de 12ºC e máximas de 23ºC.

Se você vai visitar a Espanha na primavera, seja para visitar uma das grandes metrópoles como Barcelona ou Madrid, eu também recomendo visitar os pueblos que estão próximos. São pequenas cidades encantadoras e, com o clima ameno da primavera, é mais confortável fazer longas caminhadas e curtir o deslocamento.

Itens indispensáveis

Na mala para Espanha na primavera, é bom levar:

  • Roupas leves, como shorts, camisetas, saias e vestidos;
  • Meia-calça para acompanhar roupas leves em dias de menor temperatura;
  • Casacos ou jaquetas leves para as manhãs e noites mais frias;
  • Sapatos confortáveis para caminhadas;
  • Protetor solar, chapéu e óculos de sol;
  • Roupas de banho para aproveitar as praias.

Nessa estação as manhãs e as noites são levemente mais frescas que a tarde, que costuma ser quente. É importante trazer casacos e jaquetas, porém de materiais leves. Ainda não é o momento de usar jaquetas térmicas ou pesadas, por exemplo.

Além disso, lembre-se de trazer um guarda-chuva ou comprar um por aqui. Nesse período, dependendo da região da Espanha que você vai visitar, é normal chover um pouco, fazendo jus ao ditado “En abril, aguas mil“.

O que levar na mala para Espanha no outono

O outono é uma estação de transição na Espanha que vai de setembro a novembro. Com temperaturas que variam entre 15ºC e 20ºC, é uma boa época para visitar o país, pois as temperaturas ainda são agradáveis e há menos turistas do que no verão.

É também nessa estação que o horário de verão acaba, então os dias começam a ser mais curtos e as noites mais longas, além de automaticamente um pouco mais geladas.

Itens indispensáveis

Na mala para Espanha no outono, leve:

  • Roupas leves, como shorts, camisetas, saias e vestidos;
  • Um casaco ou jaqueta leve para as noites mais frias;
  • Sapatos confortáveis para caminhadas;
  • Protetor solar, chapéu e óculos de sol;
  • Roupas mais quentes, como calças e blusas de manga comprida, para as noites mais frias.

O outono é uma estação confortável na Espanha, porém as temperaturas podem subir e baixar rapidamente. Apesar do sol quase constante, o vento na Espanha é muito gelado e, no outono, é possível se deparar com mínimas de 10ºC.

Portanto, é recomendável que você venha preparado para “friozinhos”, especialmente ao entardecer, logo após o pôr do sol.

O que levar na mala para Espanha no inverno

O inverno na Espanha não é dos piores da Europa. Porém, também não é pouca coisa e isso também depende da sua relação com o frio. Para mim, que sou do Rio Grande do Sul, o inverno é bastante similar ao que eu conhecia. Porém, para quem vem de cidades que fazem calor o ano inteiro, a sensação será completamente diferente.

O inverno espanhol vai de meados de dezembro até fevereiro, apesar de ser normal começar a sentir frio já em novembro e até meados de março.

As temperaturas podem variar de 5ºC a 15ºC, sendo que existem algumas semanas de pico, especialmente em janeiro, em que pode chegar a sensação de 0ºC a 2ºC à noite ou na madrugada, por exemplo.

Apesar do frio, visitar a Espanha no inverno é uma ótima opção, pois os preços costumam estar mais baixos e é muito bacana para esquiar ou praticar outros esportes de inverno.

Porém, se você quer conhecer a neve, busque adicionar ao seu roteiro cidades como Andorra, já que Madrid, Barcelona e Valência, por exemplo, não são cidades que nevam.

Itens indispensáveis

O que levar na mala para Espanha no inverno:

  • Roupas quentes, como calças, blusas de manga comprida, casacos, jaquetas e cachecóis;
  • Roupa térmica de qualidade, tanto blusas como calças, são muito importantes para construir camadas;
  • Luvas e toucas;
  • Meias térmicas;
  • Sapatos confortáveis para caminhada e, se for o caso de conhecer a neve, sapatos adequados para isso;
  • Óculos de esqui ou máscara de neve, se você for esquiar ou praticar outros esportes de inverno.

Por último, mas não menos importante, uma dica que eu gostaria de ter tido é de trazer algum creme hidratante potente para o corpo, pois o clima da Espanha é muito seco no inverno e, dessa maneira, você evita incômodos e mantém a sua pele saudável.

Onde comprar a mala de viagem para levar para Espanha?

Agora que você já sabe o que levar na mala para Espanha em cada estação, é importantíssimo ter boas malas ao seu lado, tanto por comodidade e espaço quanto por qualidade do material e segurança na sua viagem.

A escolha da mala ideal pode ser difícil, mas no Portal das Malas você encontra inúmeros modelos. O Portal das Malas tem um mostruário em São Paulo, mas não se preocupe, a empresa é especialista em vendas online e conhecida por atender todo o Brasil.

A plataforma é confiável e oferece opções de todos os tipos para as mais variadas situações. Entre as excelentes 20 marcas disponíveis no site, como a Travelux e a Samsonite, é possível encontrar malas pequenas, médias e grandes, além de opções de malas de viagem para crianças.

Mulher no aeroporto
Uma mala de qualidade faz toda a diferença na hora do embarque e chegada na Espanha

Ao navegar na plataforma você encontra opções diversas e para todos os gostos. Das mais elegantes às mais práticas, é possível encontrar a mala ideal para a sua próxima viagem em poucos minutos.

No Portal das Malas, todas as malas têm descrições muito bem detalhadas para garantir as dimensões exigidas pelas companhias aéreas, imagens e vídeos, além de avaliações de outros clientes e programas de fidelidade, pontos e milhas.

Itens que não podem faltar na mala para Espanha

Cada estação pede itens específicos, porém, algumas coisas são imprescindíveis independente da época que você vai visitar a Espanha, como:

  • Calçados cômodos, pois a Espanha é um país em que se pode fazer muitas atividades a pé. Não se esqueça de trazer um extra, se possível;
  • Roupas confortáveis e leves. No verão e primavera, tecidos soltos e que não amassam fazem toda a diferença. Já no outono e inverno, ao invés de trazer roupas pesadas, invista nas camadas térmicas. Além da comodidade, com essas estratégias você ganha muito espaço na mala;
  • Itens pessoais como remédios, óculos, lentes de contato. Se você usa alguma medicação de modo contínuo, lembre-se de levar o equivalente para os dias de viagem;
  • Óculos de sol, já que o sol é forte até mesmo no inverno;
  • Chinelo de dedo, um item funcional tanto para a praia quanto para a hora do banho na sua acomodação;
  • Carregadores de parede e portáteis dos seus aparelhos como celular e notebook, além de uma tomada universal para não ter inconvenientes;
  • Mochila confortável e leve para carregar água, óculos de sol, documentos, guarda-chuva e lanches em passeios;
  • Bolsa ou pochete para carregar os documentos, dinheiro e celular. Lembre-se de que é melhor prevenir do que remediar, portanto, invista em uma bolsa ou carteira transversal com fechos ao invés de botões, por exemplo, para ajudar a manter a sua segurança na Espanha;
  • Ecobags. Na Espanha, ao fazer uma compra, as sacolas não estão inclusas. Vale mais a pena – e é mais sustentável – ter a sua ecobag para compras.

O que levar na mala de mão para Espanha?

A bagagem de mão é aquela mala que vai acompanhada do passageiro no avião e não precisa ser despachada na hora do check-in. Ela deve seguir as regras de dimensões de acordo com cada companhia aérea.

No geral, as medidas de uma mala de mão são de 35x25x55 (comprimento x largura x altura) tanto para voos nacionais quanto internacionais e elas podem pesar até 10kg, de acordo com a ANAC.

Mulher caminhando com mala de viagem
Lembre-se de colocar um cadeado ou comprar uma mala de mão que já inclua o sistema

A mala de mão pode ser uma mala, mochila ou bolsa e, no avião, ela deve ficar acomodada no bagageiro superior. Ela é considerada um item pessoal, portanto você pode levar variados itens. O lado bom é que ela estará sempre com você, portanto não existe o risco de sofrer extravio de bagagem.

A nossa recomendação é que, nessa mala, você leve itens pessoais e de maior valor, como:

Itens de higiene pessoal

Produtos de higiene pessoal como perfume, pasta de dente, gel, cremes, desodorantes e afins podem ser levados na bagagem de mão.

Porém, por se tratar de um voo internacional, os líquidos precisam estar armazenados em frascos de até 100ml (importante: a quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro) e devem ser levados em embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento.

Absorventes, fraldas e demais itens de higiene podem ir tranquilamente nessa bagagem.

Eletrônicos

A mala de mão é a bagagem ideal para transportar eletrônicos como câmera, chapinha, carregadores, babyliss e demais eletrônicos. Afinal, como a mala não é despachada, você garante os seus itens e, se precisar deles mais rapidamente, não corre o risco de ficar sem ao chegar na Espanha.

Na segurança é comum que peçam para conferir os eletrônicos, portanto os deixe facilitados na mala. As câmeras, por exemplo, podem já ir separadas das baterias, pois muitas vezes solicitam para checagem.

Medicamentos

Levar medicamentos para outro país é importante, porém, deve ser feito com alguns cuidados.

Leve os medicamentos em suas embalagens originais e apenas o necessário, para que passem como uso pessoal. Dependendo da medicação, pode ser necessário ter em mãos receitas médicas, especialmente quando se trata de tratamentos sérios que exigem medicamentos específicos. Já medicamentos mais comuns de uso popular não costumam ser um problema.

Para entender mais sobre o assunto e aprender a montar um kit de remédios para a sua viagem, recomendamos assistir ao vídeo do canal Viajar Muda Tudo:

Joias

Vai levar joias e itens de valor? Leve com você na bagagem de mão ou na bagagem de item pessoal.

Roupas e demais itens

Caso falte espaço na sua mala despachada, vale a pena colocar algumas coisas na mala de mão. O guarda-chuva, por exemplo, pode ser levado na bagagem de mão, desde que seja sem ponta.

Mas lembre-se que provavelmente você fará algumas compras na Espanha durante a sua estadia, portanto, deixe um espacinho na mala para souvenirs e outras comprinhas.

Documentos devem estar na bagagem de item pessoal

Via de regra, a mala de mão vai com você no bagageiro superior do avião. Porém, a companhia tem o direito de despachar a sua mala se já não houver mais espaço.

A dica de ouro para que isso não aconteça é chegar o quanto antes no portão e na fila de embarque. Assim você entra primeiro e garante o espaço para a sua mala.

Porém, para não ser pego de surpresa, os seus documentos devem estar sempre na bagagem de item pessoal, ou seja, na mochila ou bolsa que você tem direito de levar em todas as companhias aéreas. Dessa forma você não arrisca estar sem os seus documentos na hora da imigração. Essa bagagem pode ter até, em média, 35x20x45 (comprimento x largura x altura).

Comprar uma pasta para colocar todos os documentos necessários para viajar para a Europa é uma ótima ideia, afinal, os documentos devem ser originais e impressos. Porém, também é sempre válido ter uma versão digital no celular, por segurança.

E não esqueça de garantir o seu chip de celular na Espanha para não ficar desconectado nesses momentos, especialmente se você precisar mostrar algum documento digital à imigração espanhola.

O que levar na mala para morar na Espanha?

Está indo morar na Espanha? ¡Enhorabuena!

Organizar a mala para mudar para a Espanha não é tarefa fácil, afinal, decidir morar no exterior é uma mudança e tanto. Além das coisas que temos apego emocional e queremos levar, sempre surge a pergunta: “e as coisas que eu não vou encontrar por lá?“.

Comece pelo básico

Roupas íntimas, calças, blusas, pijamas, toalha: o básico deve ser levado, mas sem exageros. Lembre-se que você está indo morar no país. É importante levar várias meias, por exemplo, mas não todas que você tinha no Brasil.

Da minha experiência, recomendo trazer o suficiente para ter várias combinações. O resto você vai comprando aos poucos, conforme sentir necessidade.

Além das “fast fashion” como Primark e Lefties, um truque para comprar roupas de qualidade por um preço bacana é visitar os brechós, como a rede de brechós Humana. Eu já comprei casacos térmicos de inverno por menos de 10€ em perfeito estado. Se tivesse trazido um assim na mala, imagine o espaço que ocuparia!

Considere a estação do ano na qual você irá chegar 

As estações do ano mais extremas são o verão e o inverno. Se você for chegar em alguma delas, traga a maioria das roupas para essa estação em específico, sem deixar de lado algumas peças para a estação oposta.

Ou seja, se você chegar no verão, traga também algumas peças de inverno, mas apenas o básico para começar a construir o seu novo armário.

Apego emocional: o que vale a pena levar?

É difícil deixar para trás pequenas coisas que significam muito e esse apego faz parte do preparo emocional para mudar de país.

De xícaras a livros, porta-retratos a decorações, tem coisas que precisam estar conosco. Esses são exemplos hipotéticos, porém, seja razoável e saiba escolher o que de verdade faz sentido vir com você agora.

Se possível, peça para que algum familiar ou amigo traga o restante no futuro.

Medicamentos, produtos e comida: o que só tem no Brasil 

Morar na Europa significa, também, viver de saudade de coisas que só tem no Brasil.

A boa notícia é que na Espanha existem muitos mercados com produtos brasileiros que fazem sucesso na Europa e com tudo o que você possa imaginar. Portanto, trazer comidas e alguns produtos, não vale tanto a pena.

Já quando o assunto é medicamentos, a conversa é outra. Na Espanha, muitos remédios só são vendidos com prescrição médica e outros, que estamos acostumados, não encontramos por aqui. Montar uma “farmacinha” vale muito a pena.

Trazer alguns cosméticos e produtos de beleza também vale a pena, mas siga a máxima de trazer apenas o essencial. Aos poucos, você vai encontrando opções similares ao que está acostumado.

Quantas malas posso levar para Espanha?

Depende.

Não existe uma franquia mínima obrigatória para a bagagem despachada para Espanha e Europa no geral. Na maioria dos casos, as companhias aéreas possibilitam o despacho gratuito de uma ou até duas malas. Tudo depende da classe da passagem adquirida e das regras da companhia.

O mais comum, especialmente quando o bilhete é de classe econômica, é que a companhia contemple uma mala despachada, o que é mais do que suficiente para uma viagem à Espanha. Caso você queira ou precise de mais malas despachadas, pode contratar o serviço por um valor extra.

Quando se trata da mala de mão, normalmente todas as tarifas possibilitam uma bagagem por passageiro, desde que dentro das dimensões e peso indicado.

Já a bagagem de item pessoal está inclusa em todos os voos. No meu caso, viajando pela Swiss, do Brasil a Espanha, tive direito a uma mala despachada, uma de mão e a bagagem de item pessoal.

Peso permitido

As bagagens levadas em companhias aéreas brasileiras seguem uma padronização de peso permitido tanto para voos internacionais quanto nacionais.

  • Mala despachada: 23kg;
  • Mala de mão: 10kg;
  • Bagagem de item pessoal: não existe um peso determinado, desde que a bagagem não exceda o tamanho indicado.

Lembre-se de conferir as diretrizes da sua companhia aérea, pois os detalhes podem sofrer pequenas alterações de tempos em tempos.

Dicas para arrumar a mala para a Espanha

Chegou a hora de arrumar a mala para a viagem? Confira algumas dicas extras:

Faça uma lista de tudo o que você precisa levar

E anote até mesmo os mínimos detalhes!

Você pode se basear no seu roteiro e começar a lista com base na duração e locais da viagem. Dessa forma você não irá esquecer de nada e terá uma viagem tranquila.

Separe os documentos com antecedência

Em organização de viagens, a máxima é sempre a mesma: quanto antes, melhor.

Separe os documentos o quanto antes para conferir um a um com tempo. Comprar uma pasta para carregá-los é a melhor opção, assim os documentos não se perdem nem correm o risco de serem danificados.

Leve roupas versáteis

Roupas versáteis que possam ser combinadas entre si é a melhor pedida para economizar espaço na mala.

Se possível, também dê preferência a peças que não amassam, afinal, nem sempre a estadia oferece ferro de passar.

Use malas com rodas

Malas com rodas, especialmente as que serão despachadas, facilitam muito o transporte e a sua comodidade tanto no aeroporto quanto ao chegar na Espanha.

Contrate um seguro viagem

Imagine só: você chegou na Espanha e recebe a notícia de que a sua mala foi danificada, ou pior, extraviada! Mesmo tomando todos os cuidados, muitas coisas estão fora do nosso controle.

Contar com um seguro viagem vale muito a pena, pois ele oferece proteção financeira e assistência em variados casos de emergência, como malas danificadas, extravio de bagagem, despesas médicas e cancelamentos de viagem, por exemplo. Além disso, o seguro viagem Espanha é obrigatório.

Para contratar um seguro viagem antes de viajar a Espanha, recomendamos o Seguros Promo, plataforma que reúne e oferece planos das melhores e mais confiáveis seguradoras, como a AssistCard, Affinity e Travel Care.

Mulher com mala para levar para Espanha
Viajar com um seguro viagem garante assistência em caso de perda ou danos à mala

O Seguros Promo funciona como um comparador de planos, facilitando a sua busca, além de oferecer os melhores preços e atendimento online rápido e eficaz.

Para que você tenha uma ideia, um seguro viagem contratado no Seguros Promo custa, em média, a partir de R$ 12 por dia de viagem, a depender das datas que você viaja e quantos dias de cobertura necessita.

Use sacos a vácuo

Os sacos a vácuo ajudam muito na organização e espaço da mala. Use os sacos para roupas mais pesadas e com muito volume e que não serão necessárias no dia de chegada.

Separe os itens em organizadores

Os organizadores de mala são ótimos produtos para separar roupas e objetos em categorias, como roupas íntimas, calças, etc. Dessa forma você encontrará o que precisa mais rápido.

Malas feitas? ¡Que disfrutes!

A Espanha é um país encantador. Da culinária às festas espanholas, visitar esse país é uma excelente ideia em qualquer época do ano, pois o turismo na Espanha é ativo o ano inteiro.

Além de atrações como os museus da Espanha, vale a pena ficar de olho nas programações de cada cidade, pois sempre há eventos locais gratuitos e muito legais.

Se é a sua primeira vez, também vale a pena dar uma olhada nas principais expressões e palavras em espanhol. Mergulhar no idioma local e aprender enquanto viaja transforma a experiência!

Checklist para a mala em mãos? Desejamos uma boa viagem e ¡que disfrutes!