Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem? Descubra

Seguro Viagem  / 

Se você está planejando uma viagem para Europa e está na dúvida se quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem, hoje vamos responder todas as suas dúvidas e apresentar todos os detalhes de como funcionam as regras.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem?

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem apenas em algumas situações, mas neste caso o seguro de viagem não é obrigatório para a entrada no Espaço Schengen.

Quem tem passaporte europeu e mora em algum país da União Europeia, não é obrigado a apresentar o documento. Assim como os indivíduos que pagam Segurança Social em algum país europeu e tem direito ao Cartão Europeu de Saúde, chamado de CESD – Cartão Europeu de Seguro de Doença.

O CESD dá acesso ao sistema público de saúde dos países da União Europeia para estadias temporárias, como viagens de turismo ou negócios. O cartão é gratuito e cada membro da família deve ter o seu, incluindo os bebês. O cartão europeu é limitado para atendimentos em hospitais públicos na Europa.

Quem possui o passaporte europeu (dupla nacionalidade) tem os mesmos direitos de um cidadão europeu, podendo ser atendido no sistema público de saúde dos países da União Europeia. Entretanto, é necessário ter a residência em um estado-membro do bloco e um documento que prove que você reside no país.

Veja a lista completa dos países que aceitam o Cartão Europeu de Saúde, saiba quem tem direito e como solicitar o seu.

Já os brasileiros, sem dupla cidadania europeia precisam apresentar no aeroporto o comprovante de seguro de viagem internacional com a cobertura mínima de 30 mil euros.

O que é o seguro viagem?

O seguro de viagem é uma cobertura médica e hospitalar que você pode utilizar no exterior. Os limites de valores das despesas médicas variam de acordo com o seguro contratado.

Além disso, a maioria dos seguros inclui valores de reembolso por extravio de bagagem, cancelamento de voo, assistência médica, assistência jurídica no exterior, por morte acidental, translado de corpo, garantia de viagem de retorno, remoção médica, localização de bagagens perdidas e alguns também incluem despesas com remédios e atendimento odontológico no exterior.

Para escolher um seguro de viagem e qual a melhor opção, você já deve saber as datas da sua viagem. Qual o destino da viagem e pode escolher pela cobertura oferecida (serviços) e valores de reembolso em caso de doença ou de um acidente no exterior.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Infelizmente, ninguém está livre que algo aconteça, por isso, vale muito a pena pagar um seguro internacional para ficar descansado e tranquilo. Além disso, o valor é muito acessível. E se você precisar pagar de forma privada (sem seguro) um internamento no exterior, poderá ter que vender bens para arcar com as altas contas.

Viagem temporária para Europa com passaporte europeu

Se você tem o passaporte europeu e mora de forma permanente no Brasil, precisará contratar um seguro de viagem Europa para poder ter direito ao atendimento médico na Europa.

Com o seguro de viagem internacional, você tem acesso à rede médica e hospitalar do setor privado de saúde e antes de se dirigir a um hospital, deve ligar a seguradora para saber os procedimentos a seguir.

Agora se você é brasileiro com passaporte europeu e mora na Europa, terá direito ao sistema público de saúde do país em qual escolheu residir.

Para as viagens dentro do continente europeu e acesso aos cuidados médicos e hospitalares, é preciso ter o Cartão Europeu de Saúde, feito no órgão responsável pela Segurança Social dos trabalhadores. Como referimos, o cartão é gratuito e bem fácil de fazer e renovar.

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem

Como encontrar seguro viagem

Existem diversas formas de contratar um seguro de viagem, você pode ir pessoalmente em uma seguradora da sua cidade ou então, fazer tudo online, sem sair de casa no site do Seguros Promo.

Para escolher qual o melhor seguro de viagem para suas necessidades e comparar os preços e coberturas, utilize o nosso comparador de seguro viagem. Com ele, você recebe na hora e, se preferir, também por e-mail todas as cotações para a sua data de viagem e resolve tudo pela internet, com um preço bem acessível.

Veja também algumas opções de seguro viagem barato antes de fazer sua escolha.

Dicas para comprar o melhor seguro de viagem

Antes de escolher um seguro de viagem, você precisa definir o período da sua viagem e o seu destino. Existem diversas opções de empresas seguradoras para você escolher. A melhor opção é sempre fazer uma cotação, comparar os preços e quais as coberturas que cada uma oferece. Nem sempre o seguro mais caro, será o melhor.

É importante ainda saber o que você está contratando e quais os valores são cobertos pelo seguro. Por exemplo, gestantes precisam de coberturas especiais no seguro viagem, assim, é preciso se certificar, antes de contratar, qual é a cobertura que o seguro possibilita a esse público. O mesmo acontece com a cobertura referente a prática de esportes.

Muitos seguros também cobrem cancelamentos de voo, extravios de bagagem, despesas com dentista, despesas com medicamentos, regresso antecipado, etc. E não custa caro, os planos custam a partir de R$10 por dia de viagem.

Leia todas as coberturas e os valores pagos em cada situação, se você  tem alguma doença preexistente, escolha um seguro mais completo e abrangente para não correr nenhum risco durante a sua viagem ao exterior.

Melhor seguro viagem: descubra o nosso top 5 e dicas valiosas para escolher o seu.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.