A regra de ouro para quem vai viajar para o exterior é sempre levar na bagagem cabos e carregadores extras. Caso o seu destino seja o Reino Unido, é essencial ter na mala alguns adaptadores, já que o padrão de tomadas na Inglaterra é diferente.
Se você está de passagem marcada e não quer correr o risco de ficar sem celular e máquina fotográfica, leia nosso artigo para não ter dor de cabeça durante a viagem!

Padrão das tomadas na Inglaterra

Para começar, o padrão das tomadas na Inglaterra tem três pinos chatos e retangulares, que formam um triângulo – tipo D. Essa tomada passou a ser utilizada no Reino Unido por ser considerado o padrão mais seguro do mundo.
O formato das tomadas da Inglaterra é diferente da maioria dos outros países. Mas o mesmo formato pode ser encontrado na Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Emirados Árabes, Cingapura, Hong Kong e Malásia.
Por isso, muito provavelmente será necessário comprar um adaptador de viagem. Se for o caso, opte pelos adaptadores universais, a não ser que você queira comprar um adaptador para cada país que for viajar.
Leia o que já falamos sobre o padrão das tomadas na Europa e as principais diferenças.

Tomada com interruptores

interruptor na Inglaterra
Outro ponto diferente das tomadas na Inglaterra é que elas são duplas e ainda são acompanhadas de um interruptor de cada lado. Então para quem não está acostumado, pode acontecer várias vezes de você “ligar” o aparelho na tomada, mas ele não carregar.
Antes de culpar o aparelho, o cabo ou a própria tomada, verifique se interruptor está ligado!

Tomadas na Inglaterra X tomadas no Brasil

Bem, a má notícia é que o padrão das tomadas brasileiras mudou para três pinos arredondados – as tomadas do tipo N, em vigor desde 2010. E infelizmente essas tomadas são utilizadas apenas no Brasil.
Por isso é preciso tomar cuidado, pois muitos adaptadores universais ainda não estão adaptados para o plugue novo.
Caso você tenha um aparelho novo e não encontre um adaptador, não se desespere! A solução nesse caso seria comprar dois adaptadores. Um que altere o padrão novo para o modelo americano de dois pinos chatos e então usar o adaptador universal.
Saiba como escolher um chip de Internet na Europa e a melhor opção de chip de celular na Inglaterra.

Onde comprar adaptadores

Hoje em dia é muito fácil encontrar adaptadores de viagem na maioria dos supermercados ou em lojas de eletrônicos, papelarias e grandes livrarias no Brasil. Mas se você deixou para a última hora, não se desespere! Também é possível comprar esses adaptadores nos aeroportos.
tomada na Inglaterra
Agora se os seus aparelhos ainda possuem o plugue antigo e você só se deu conta disso em solo inglês, não se preocupe! Não vai ser difícil encontrar um adaptador universal em alguns supermercados, farmácias, como a Rede Boots, WH Smith (loja de livros, jornais e revistas) e lojas especializadas.
Agora se o plugue for o de três pinos arredondados, você vai precisar de um pouco mais de sorte para encontrar um adaptador compatível. É um pouco mais difícil, mas não é impossível.
Saiba também como ligar para a Inglaterra pagando menos.

Voltagem na Inglaterra

É preciso prestar atenção porque a voltagem da Inglaterra é de 240 volts, diferente do Brasil, onde ela é 110 ou no máximo 220 volts. Portanto é preciso tomar muito cuidado antes de sair ligando os seus aparelhos eletrônicos em qualquer tomada.
A maioria dos eletrônicos já tem a função bivolt automática (110v/220v), como smartphones e laptops, mas alguns aparelhos como secadores de cabelo ou barbeadores ainda não. Se os aparelhos forem bivolt – ou 220 volts, pode ficar tranquilo. Mas caso não sejam, ou não seja possível trocar a voltagem, você vai precisar de um transformador.

Transformadores e conversores

Infelizmente, os conversores e transformadores devem ser usados apenas por curtos períodos de tempo. Além de precisar ter um disjuntor interno para evitar o superaquecimento. Os conversores são muito mais leves do que os transformadores, mas não podem ser usados com equipamentos eletrônicos.
Por outro lado, os transformadores são as opções mais caras e muito mais pesadas, chegando a custar entre £60 e £155. Por isso, a não ser que você esteja pensando em morar na Inglaterra e levar sua geladeira ou máquina de lavar, não é preciso se preocupar com isso.
É muito mais barato comprar um secador de cabelo ou a máquina de barbear no Brasil ou mesmo na Inglaterra. Isso se você realmente precisar. No entanto, a maioria dos hotéis e albergues, hoje em dia, têm secadores de cabelo disponíveis.
Saiba também qual a melhor época para mudar para a Europa.

Já se imaginou morando na Inglaterra?

Com o nosso Ebook Morar na Inglaterra você pode! Neste livro digital, você encontra todos os passos para imigrar de forma legal e segura para a Inglaterra. Garanta o seu e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida na Terra do Rei!

PREPARAR MINHA MUDANÇA →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Alguns cuidados

Como já falado, alguns dispositivos elétricos, como secadores de cabelo, máquinas de barbear e ferros agora vêm em versões de dupla voltagem que podem ser trocadas de acordo com a sua necessidade.
E sabe o que é bom? Os carregadores para a maioria dos aparelhos eletrônicos recarregáveis, como câmeras, Ipods e celulares quase sempre podem ser conectados às tomadas na Inglaterra com um adaptador. Mesmo que os aparelhos não possam.
Para garantir que você não vai danificar os seus aparelhos, verifique a voltagem, geralmente escrita na parte inferior do produto. Se por um acaso estiver escrito “Entrada: AC100-240V”, pode ligá-los sem problemas.
Descubra como organizar a sua mala de viagem.

Esteja preparado

A recomendação, portanto, é não deixar para verificar seus plugues na última hora. Para evitar dor de cabeça, esteja com tudo preparado antes de sair de casa.
Outro ponto importante é que, por razões de segurança, na maioria dos estabelecimentos e casas da Inglaterra você não vai encontrar tomada nem interruptores dentro dos banheiros. Em alguns lugares você até pode ter tomadas para ligar os barbeadores, mas nada além.
Além disso, o interruptor de luz também fica fora do banheiro na maioria dos lugares. Você vai entrar várias vezes e ficar no escuro até se acostumar! Mas passa rápido!
Leia o que já falamos sobre viajar para a Inglaterra.