É na comida que mora boa parte da nossa cultura. Para os brasileiros que migram para a terra da batata, a alimentação na Alemanha pode parecer rica em gordura e carboidratos, mas é possível se adaptar e misturar o arroz e feijão com a salsicha.

Quer saber mais? Vem comigo que te conto tudo sobre a alimentação alemã e como podemos nos adaptar a ela!

Como é a alimentação na Alemanha?

Existe um oceano que separa o cardápio típico dos brasileiros da alimentação na Alemanha.

Onde no Brasil existe o arroz, na Alemanha está a batata, que está longe de ser um estereótipo para o prato típico deste país. Aqui se come muita batata: Quetschkartoffeln (purê de batata), Bratkartoffeln (batata cortada em rodelas e frita com cebolas), Pommes (batata frita), Kartoffelnsalat (salada de batata) e muito mais.

A batata, na suas mais variadas formas, é geralmente acompanhada de frango, ovo ou carne de porco — salsicha, Schnitzel (bife de porco empanado), speck (bacon) e mais.

Por isso, a alimentação na Alemanha não é considerada uma das mais saudáveis. Tanto que, na pesquisa Health Index, encomendada pelo jornal norte-americano Bloomberg, a Alemanha ficou em 23° lugar entre 169 países estudados em termos de saúde. Os altos níveis de obesidade e tabagismo ajudaram a deixar a Alemanha abaixo de países como a Espanha, a Itália e até a Suíça.

No entanto, se alimentar de forma saudável na Alemanha não é impossível, e cada vez mais alemães adotam uma dieta vegana ou vegetariana, ou estão ao menos diminuindo a quantidade de carne e açúcar que consomem. E essa mudança começa na infância.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Alimentação infantil na Alemanha

A nova geração de pais alemães se preocupa bastante com a alimentação das suas crianças.

Doces são tabus até os dois anos, frutas e verduras são oferecidas em todas as refeições, e as crianças maiores são convidadas a participar na cozinha, seja fazendo um bolo de batata-doce adoçado com tâmaras, ou montando o seu próprio sanduíche.

Além disso, existe um movimento muito forte em prol de alimentos orgânicos (chamados aqui de Bio) e produzidos localmente. Apesar de serem um pouco mais caros do que alimentos não orgânicos, produtos do setor Bio movimentaram quase 15 bilhões de euros em 2020, segundo o site Food Watch.

E isso se reflete também na alimentação infantil na Alemanha. Cada vez mais creches cozinham apenas alimentos orgânicos devido à pressão dos pais por comidas mais saudáveis.

Entretanto, crianças são crianças em qualquer parte do mundo, e muitos alemãezinhos preferem os clássicos pratos infantis: batata, macarrão e pizza. Os pratos que restaurantes servem em seus menus infantis geralmente incluem versões desse trio.

Café da manhã típico alemão

Pergunte a qualquer alemão que esteja viajando fora do seu país sobre o que eles mais sentem falta quanto estão longe de casa, e você ouvirá: o pão.

Na Alemanha, as pessoas comem muito pão. A maioria dos alemães come pão no café da manhã, muitas vezes com manteiga e queijo, mas também com linguiça, ovos, presunto ou geleia.

Mesa preparada para o almoço
Os pães sempre estão presentes durante a alimentação na Alemanha.

O pão alemão é mais denso e mais escuro do que qualquer pão vendido em supermercados brasileiros. Isso porque alemães preferem pães integrais — nada como o pão integral brasileiro, que é um pouquinho mais escuro, mas sim um pão quase preto e com sementes.

Outra opção de café da manhã muito consumida por alemães é aveia com iogurte e frutas vermelhas, adoçada com mel ou xarope de bordo (o maple syrup canadense).

Almoço na Alemanha

É na hora do almoço, que as pessoas na Alemanha fazem o que elas chamam de “refeição quente”, por exemplo, carne ou peixe com legumes.

Além das já citadas batatas, as massas também são pratos populares, geralmente macarrão à bolonhesa ou com molho branco. Aliás, o molho branco acompanha boa parte da alimentação na Alemanha.

Aqui, o creme de leite como nós o conhecemos não é tão comum, mas existem diversos outros cremes à base de leite usados nos pratos mais consumidos na hora do almoço, como Sahne, o francês crème fraîche, e o americano cream cheese.

Outro hábito alimentar interessante dos alemães é fazer a refeição quente à noite e comer um sanduíche de pão integral com presunto na hora do almoço.

Esse é especialmente o caso de quem trabalha fora e não quer comer em restaurante todos os dias. Assim, eles fazem o sanduíche de manhã e guardam na Brotdose (lata de pão, em tradução literal — a nossa famosa marmita) e levam para o trabalho.

Jantar típico na Alemanha

À noite, muitos alemães comem apenas sanduíches ou pães e, possivelmente, você vai adquirir esse hábito ao morar na Alemanha.

Chamada de Abendbrot, o pão da noite, essa refeição inclui também legumes cortados, especialmente pepinos e tomates. Para beber, eles servem suco de maçã — o mais popular na Alemanha — com ou sem água com gás. Aliás, a maçã é a fruta favorita dos alemães.

A alimentação aqui também envolve comer em restaurantes pelo menos uma vez por semana, pois comer fora aqui é relativamente barato em comparação a outros países, o que torna o custo de vida na Alemanha acessível.

Quais os alimentos mais consumidos na Alemanha?

O site Worlds of Food fez uma lista para explicar em números o que os alemães comem:

Alimento Por pessoa por ano
Frutas 122 kg — destes, 20 kg de maçã
Carne 90 kg — destes, 40 kg de carne de porco
Legumes 84 kg — destes, 22 kg de tomate
Pão 84 kg, sendo o pão integral o mais consumido
Batata 63 kg — destes, 6 kg de batata frita
Queijo 22,2 kg
Peixe 15, 5 kg
Ovos 12 kg ou 106 ovos
Chocolate 9 kg (18% de chocolate ao leite)
Macarrão 7 kg

Existe feira de alimentos na Alemanha?

Sim! Em todas as cidades, e nas praças de quase todos os bairros das grandes cidades da Alemanha, existem feiras semanais que vendem frutas, verduras, carnes e outros artigos diversos.

Essas feiras são populares entre as pessoas que gostam de consumir alimentos produzidos nas redondezas, diminuindo assim a pegada de carbono atrelada à logística da importação.

É possível manter uma alimentação saudável na Alemanha?

Com certeza! Apesar da recente inflação e crise alimentar por conta da guerra na Ucrânia, a alimentação na Alemanha ainda é relativamente barata, com opções de frutas e legumes frescos em todos os supermercados.

As feiras de rua contribuem para manter a alimentação na Alemanha saudável
Produtos orgânicos podem contribuir para manter a alimentação na Alemanha mais saudável.

Além disso, existem diversas opções de mercados turcos e asiáticos que vendem produtos parecidos com o que encontramos no Brasil, como mandioca, feijão, arroz branco e mais.

Por fim, nas cidades grandes existe uma quantidade imensa de restaurantes vegetarianos ou veganos, e até nos restaurantes tradicionais há opções mais saudáveis.

É difícil para um brasileiro se adaptar à alimentação alemã?

No começo, sim.

Muitos brasileiros se perdem nas prateleiras dos supermercados na Alemanha por dois motivos: a língua, na tentativa de entender o que estão comprando, e na hora de substituir produtos brasileiros por alemães.

Mas há diversas formas de produzir pratos tipicamente brasileiros e até mesmo fazer a fusão entre a comida alemã com a brasileira.

Com o tempo, os imigrantes entendem o que comprar, quais temperos usar e que tipo de alimentos se adaptam melhor ao seu paladar.

No entanto, recomendo primeiro experimentar a culinária alemã e as opções de restaurantes internacionais para viver a experiência completa da imigração.

Conheça os hábitos que brasileiros precisam mudar para se adaptar na Alemanha.

Dicas para se adaptar a alimentação na Alemanha

  • Em cidades como Berlim existem mercados brasileiros, mas procure também os mercados turcos e asiáticos;
  • A Amazon também vende produtos como farinha de tapioca, feijão e até mistura para pão de queijo;
  • Nos grupos de brasileiros na Alemanha no Facebook, por exemplo, imigrantes com mais tempo de casa podem dar dicas de como substituir o creme de leite, por exemplo, e adequar outros hábitos;
  • Quando a saudade apertar, visite um dos restaurantes brasileiros — se houver na sua cidade;
  • Na hora da mudança para a Alemanha, traga alguns alimentos imprescindíveis na sua mala para o país, ou peça para os parentes que forem te visitar para trazer farinha de mandioca, por exemplo;
  • Aproveite a infinidade de restaurantes oferecendo comida italiana, turca, grega, vietnamita, coreana e muito mais;
  • Por fim, não deixe de experimentar as comidas típicas da Alemanha, especialmente no inverno, quando o corpo pede um pouco mais gordura.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a alimentação na Alemanha? Que tal mergulhar nas histórias e experiências de brasileiros que resolveram buscar uma nova no continente europeu? Conheça o ebook “O sonho de viver na Europa”. Ele reúne diversas histórias inspiradoras e a leitura vale a pena!