A Irlanda é um dos destinos preferidos de brasileiros que sonham em morar fora e um dos passos mais importantes de quem deseja viver no país é abrir conta na Irlanda.
Mas será que abrir conta nos bancos tradicionais é fácil? Ou vale mais a pena abrir conta em bancos digitais? Responderemos a essas e outras perguntas ao longo deste artigo. Boa leitura!
Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é entregue no Brasil e você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 200 países.
Abrir Conta Grátis →Pergunta | Resposta |
O que precisa para abrir uma conta na Irlanda? | Depende se o banco é digital ou tradicional. Em bancos digitais, normalmente pede-se apenas documento de identidade e comprovação de residência legal. |
Qual o melhor banco para abrir conta na Irlanda? | A Wise, por permitir abrir conta sem burocracia e ser uma conta multimoeda. |
Qual banco brasileiro tem na Irlanda? | Não existem bancos brasileiros na Irlanda. O que existe são contas com a opção de multimoedas, como a Wise. |
Como abrir conta na Irlanda estando no Brasil?
Não é possível abrir conta na Irlanda estando no Brasil. Isso porque, na maioria dos bancos tradicionais, só é possível abrir conta presencialmente. Além disso, um dos documentos exigidos é o comprovante de residência, pois as senhas e cartão físico serão enviados para o endereço informado no momento da abertura da conta.
No entanto, se você deseja ter uma conta em euros ainda no Brasil, a melhor opção para isso é abrir uma conta na Wise, uma conta multimoeda com taxas bastante atrativas.
A meu ver (Renata), a grande vantagem da Wise é que você já pode garantir seus euros ainda no Brasil, aproveitando as baixas do câmbio. Foi o que fiz antes de me mudar para a Europa e funciona muito bem.
Com a Wise, você não paga pela primeira via do seu cartão, o recebe no conforto da sua casa no Brasil e você ainda pode gerar um IBAN (International Bank Account Number — número internacional de conta bancária).
Não será uma conta irlandesa propriamente, mas você já poderá movimentar seu dinheiro em uma conta internacional. Além disso, com a Wise, você também pode enviar dinheiro para outras contas.
Como abrir conta na Wise
Abrir conta na Wise é fácil, prático e intuitivo. Confira:
- Acesse o site da Wise;
- Selecione a opção “abrir uma conta”;
- Insira o seu e-mail ou entre utilizando o seu cadastro no Google, Facebook ou Apple;
- Preencha os seus dados e país de residência, que nesse caso ainda será Brasil, e clique em “continuar”;
- Insira o seu telefone de contato;
- Faça a verificação do número de telefone com o código que será enviado para o seu celular;
- Insira o código e clique em “enviar”;
- Pronto, a sua conta Wise está criada!
Como abrir conta na Irlanda?
Abrir conta na Irlanda é uma das primeiras coisas a se fazer ao chegar no país. Seja para receber salário, guardar as economias ou fazer transações bancárias, ter uma conta em um banco irlandês ou europeu é fundamental. São diversas as opções e hoje é possível escolher entre bancos com agências físicas ou 100% digital.
Após escolher o banco que melhor atende às suas necessidades, é preciso tomar algumas providências.
Verifique se a sua escola possui convênio com algum banco
Caso você esteja no país sob o visto de estudante na Irlanda, pode ser que a sua escola já tenha convênio com algum banco. Isso pode facilitar o processo de abrir conta na Irlanda, pois a agência pode priorizar o seu atendimento ou, até mesmo, a própria escola faz o agendamento com o banco para o aluno.
Se a sua escola não possuir um convênio ou se você não estudar na Irlanda, basta escolher um banco de sua preferência.
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union,etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
ECONOMIZAR COM A WISE →A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Agende um horário na agência da sua preferência
Após escolher o banco para abrir sua conta na Irlanda, basta ir a uma das agências e agendar um horário.
O ideal é fazer isso o mais rápido possível, porque, principalmente em agências mais centrais, o agendamento pode demorar alguns dias.
Leve a documentação
No dia agendado, leve os seus documentos ao banco. Não é necessário levar xerox, o banco pode fazer esse processo no momento da abertura da conta.
Uma vez entregue, a documentação é rapidamente analisada e em poucos minutos o processo é concluído. Normalmente os bancos levam até 24 horas para ativar a conta.
Após a ativação da conta, você receberá três correspondências:
- Uma com a senha eletrônica do aplicativo;
- Outra com a senha do cartão;
- Por último, você receberá uma correspondência com o seu cartão físico.
Você pode optar por bancos digitais
Outra opção para abrir conta na Irlanda é através dos bancos 100% digitais, como a Wise, sobre a qual falaremos mais a seguir, o Banco N26 e o Revolut.
Nesse caso, basta baixar o aplicativo do banco no seu smartphone, computador ou tablet e preencher os dados no formulário de inscrição online, enviar uma foto dos documentos e atender uma chamada de vídeo para comprovar a sua identidade (como acontece no N26 para alguns casos).
O processo é bastante simples e em cerca de dez minutos você estará com o número da sua conta em mãos.
Quais os melhores bancos para abrir conta na Irlanda?
Assim como em qualquer outro país, a Irlanda oferece diversas opções de bancos. Além dos bancos tradicionais com agências físicas, hoje em dia é muito comum que estudantes optem por bancos digitais.
Bancos digitais
Os bancos digitais, com as fintechs à frente do movimento, são tendência no mundo e na Irlanda não é diferente.
As vantagens oferecidas pelos bancos digitais conquistam e atraem cada vez mais pessoas: abertura de conta online, taxas econômicas e descentralização de serviços nas agências são apenas alguns dos benefícios oferecidos.
Conheça, a seguir, três opções dessa modalidade de abertura de conta na Irlanda.
Wise
A conta multimoeda Wise é a melhor opção de conta digital, especialmente para quem está prestes a chegar no país. Isso porque, apesar de não ser um banco digital, ela funciona como uma conta em que você adiciona e usa o dinheiro tranquilamente, podendo usá-la em qualquer estabelecimento que aceite cartão, já que possui bandeira Visa.
Ainda, como veremos nos tópicos seguintes, abrir conta em um banco irlandês é bastante burocrático — mesmo! Então, principalmente para os meses iniciais, a Wise será a sua melhor opção de conta e você poderá pagar suas compras e realizar transferências normalmente.
Inclusive, o casal do canal “Hello Mundo” conta a experiência que tiveram com a burocracia dos bancos irlandeses e por que optaram pela Wise. Confira:
Banco N26
O Banco N26 é um dos mais conhecidos quando falamos em bancos digitais. Fundado na Alemanha e amplamente difundido entre os jovens por ser um banco, 100% digital, o N26 é seguro e oferece diferenciais bastante atrativos.
A primeira coisa que chama a atenção é a facilidade na hora de abrir a conta no N26. Tudo é feito por aplicativo e o processo todo leva cerca de dez minutos.
Outra vantagem é que a plataforma do Banco N26 está integrada à Wise, permitindo que o cliente faça transferências bancárias em mais de 40 moedas disponíveis para diversos países. E tudo de forma rápida, prática e segura.
Revolut
Outra ótima opção de banco digital é o Revolut. Com sede em Londres, o banco é ideal para quem busca uma conta-corrente internacional sem tarifas.
Além da isenção de taxas, o Revolut oferece serviços online, saques em caixa eletrônico em 120 moedas e ainda disponibiliza um cartão de débito pré-pago. O grande diferencial do banco, entretanto, é a vantagem de ser multimoedas. Clientes com conta no Revolut podem ter carteira virtual com diversas moedas, incluindo criptomoedas.
Bancos tradicionais
Os bancos tradicionais irlandeses também são uma opção para quem precisa abrir conta na Irlanda e, para pagamento de salário, alguns empregadores exigem que a conta seja de um banco irlandês.
Como mencionado no início do artigo, a burocracia dos bancos tradicionais é um ponto a ser considerado, principalmente pelo fato de que você precisa esperar suas senhas e cartão via correspondência — processo que gira em torno de 7 a 10 dias.
Bank of Ireland
O Bank of Ireland é o maior e mais antigo banco da Irlanda e conta com agências físicas e caixas eletrônicos espalhados em todo o país. O banco oferece desde contas universitárias até produtos voltados para aposentados, chamados “golden years”.
Allied Irish Banks (AIB)
Com um ar moderno, o banco Allied Irish Banks (AIB) costuma atrair o público jovem pelas facilidades que ele apresenta, como contas universitárias, contas conjuntas, aplicativo para celular dinâmico, facilidade para realizar transferências em moedas estrangeiras, dentre outros serviços.
Desde 2022, o AIB passou a oferecer a opção de abertura de conta via aplicativo. Você faz um pré-cadastro e depois recebe uma chamada de vídeo para confirmar os seus dados, mostrar os documentos e responder algumas perguntas.
Qual a melhor opção para abrir conta na Irlanda?
Caso o local em que você trabalhe não exija conta em um banco irlandês para pagamento do salário, os bancos digitais são as melhores alternativas, se olharmos, principalmente, para o custo-benefício.
Além disso, com o crescimento dos bancos digitais nos últimos anos, pode ser que você consiga negociar com o seu empregador para que o pagamento do salário seja feito por meio de uma conta digital. Vale a pena tentar, não acha?
Vamos ao comparativo feito no dia 11 de maio de 2024:
Banco | Bank of Ireland | Allied Irish Banks (AIB) | Banco N26 | Wise |
Taxa de manutenção | Sim (o valor depende da conta escolhida) | Sim (o valor depende da conta escolhida) | Não | Não |
Depósito inicial | Não | Não | Não | Não |
Facilidade de abertura | Presencial | Presencial ou pelo aplicativo | Pelo aplicativo | Pelo aplicativo |
Burocracia para abertura de conta | Sim, é preciso esperar por até 3 correspondências com senhas e cartão | Sim, é preciso realizar uma videochamada e aguardar uma carta que conterá um PIN para a confirmação da conta | Apenas enviar os documentos pelo aplicativo e receber uma única correspondência contendo o cartão | Apenas enviar documento com foto, preencher seus dados e aguardar o cartão na sua casa |
Quanto tempo demora para a conta estar ativa | Em até 24h | Em até 24h | Em poucos minutos | Em poucos minutos |
Tipos de conta na Irlanda
Os tipos de conta na Irlanda variam de banco para banco, mas, em linhas gerais, os bancos costumam oferecer as seguintes modalidades de contas:
- Personal Account: é a conta mais “padrão” do banco, que oferece diversos serviços para o cliente, embutidos em uma razoável taxa de manutenção mensal;
- Student Account: as contas estudantis/universitárias são normalmente divididas em “2nd level”, “3rd level” e “graduate”, oferecem bons benefícios e com taxa atrativas;
- Basic Account: uma conta básica, somente com o essencial para administrar o dinheiro e, por isso, taxas mais atrativas;
- Conta digital (no caso dos bancos digitais): conta 100% digital, sem taxas de manutenção e de fácil manuseio pelo aplicativo.
Documentos para abrir conta na Irlanda
Na hora de abrir conta na Irlanda, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
- Documentos de identificação: passaporte para Irlanda e IRP;
- Seguro governamental ou seguro viagem Irlanda;
- Carta da escola, caso você seja estudante;
- Comprovante de residência.
Caso você opte por morar na Irlanda com cidadania europeia, saiba que as exigências são menores e os bancos costumam solicitar somente um documento de identificação e comprovante de residência para abrir a conta na Irlanda.
Precisa comprovar renda para abrir conta na Irlanda?
Não, não precisa de comprovante de rendimentos para abrir conta na Irlanda. Para a abertura, basta somente apresentar os documentos citados no tópico anterior.
Precisa de depósito inicial?
Para abrir conta na Irlanda não é necessário realizar um depósito. Basta escolher o banco da sua preferência e, caso seja uma agência física, realizar o agendamento para fazer a abertura de conta.
Caso a opção escolhida seja um banco 100% digital, vai depender do banco escolhido. O Revolut, por exemplo, pede um depósito de 10€, enquanto a Wise e o N26, não.
Como funcionam os bancos na Irlanda?
De maneira geral, os bancos na Irlanda funcionam de forma bem similar aos bancos brasileiros.
A abertura de conta é gratuita e as taxas são bastante acessíveis. Alguns bancos ainda oferecem cartão de crédito ou cheque especial, e a liberação desses benefícios são feitas mediante análise do perfil do cliente.
Universitários ainda contam com maiores benefícios, podendo, inclusive, ser isentos das taxas bancárias. Por isso, caso você seja estudante de uma universidade, procure por bancos que oferecem vantagens para contas estudantis.
No caso dos bancos digitais, todos os procedimentos costumam ser feitos via site ou aplicativo, o que facilita bastante o processo de abertura de conta.
Cartão de crédito na Irlanda
Alguns bancos oferecem o cartão de crédito, outros não. Então, se você realmente precisar, cabe a você analisar os bancos que te possibilitam o crédito. Mas, já aviso que o limite não será muito.
A maioria dos bancos que oferecem a opção de cartão de crédito te disponibilizam, no máximo, 400€. E você só consegue solicitar depois de seis meses de conta ativa.
Não é algo muito grandioso, mas para quem já possui seis meses desde que fez abertura da conta na Irlanda e deseja pagar algumas contas e fazer compras pela internet, vale a pena.
Os bancos na Irlanda possuem aplicativo
Assim como no Brasil e em outros países, os bancos da Irlanda possuem aplicativos e sites para facilitar a vida de quem não quer ou não pode perder tempo indo à agência e caixa eletrônico sempre que precisar usar dinheiro ou transferir para alguém.
Não há segredo e muito menos o que falar, é simples e prático, como precisa ser.
Como enviar dinheiro do Brasil para sua conta da Irlanda?
Caso você precise enviar dinheiro do Brasil para sua conta irlandesa, saiba que existem diferentes maneiras de realizar o envio, tais como os bancos tradicionais, o correio irlandês e plataformas digitais, que executam o serviço de forma online.
Nesse artigo, vamos focar no envio de remessa de dinheiro para o exterior por meio de plataformas digitais, justamente por ser o meio com mais benefícios.
Ao abrir conta na Irlanda, a forma mais simples de enviar dinheiro do Brasil para ela é por meio de plataformas de envio de dinheiro para o exterior, como a Wise, Remessa Online, a Western Union e a MoneyGram.
Além da praticidade que as plataformas digitais oferecem, essa forma de envio é extremamente segura e as taxas são mais favoráveis. Aliás, para verificar a segurança de um método de remessa internacional, basta conferir a lista das instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
Como enviar dinheiro pela Wise
A Wise custa bem menos do que a transferência bancária. As taxas da Wise, por exemplo, são bastante atrativas: a tarifa fixa do Real para o Euro é de 1,01% e IOF de 0,38% a 1,1% (já incluso na tarifa de envio).
A empresa ainda conta com câmbio competitivo e todo o processo é feito pela internet. O pagamento pode ser feito por Pix, transferência bancária ou boleto, e o dinheiro costuma demorar entre minutos até 2 dias úteis para cair na conta. É também uma plataforma que gostamos muito e indicamos aos nossos leitores.
Veja como abrir a sua conta na Wise é simples e rápido:
- Acesse o site da Wise;
- Clique em “abrir uma conta”;
- Insira o seu e-mail ou entre utilizando o seu cadastro no Google, Facebook ou Apple;
- Preencha os seus dados e país de residência e clique em “continuar”;
- Insira o seu telefone de contato;
- Faça a verificação do número de telefone com o código que será enviado;
- Coloque o código e clique em “enviar”;
- Pronto, a sua conta está criada e você já pode acessá-la!
Dicas para quem precisa ter conta na Irlanda
Viu como abrir conta na Irlanda não é difícil? Para facilitar mais ainda, separamos três dicas importantes que vão te ajudar durante esse processo.
1. Em bancos tradicionais, faça o agendamento o quanto antes
Ao chegar para morar na Irlanda, o ideal é que já providencie o agendamento da abertura de conta no banco escolhido, especialmente se você tiver preferência por uma das agências centrais. Devido à alta demanda, agências do centro costumam demorar a ter disponibilidade de o agendamento para abrir conta na Irlanda.
Por isso, optar por fazer agendamentos em agências mais afastadas do centro da cidade que optar morar, pode ser uma boa alternativa. Quanto antes você estiver com os seus dados bancários em mãos, melhor.
No entanto, caso opte por um banco digital, o processo será bem mais rápido e fácil, sem a necessidade de depender de um agendamento e o processo ser 100% online.
Ter uma conta bancária irlandesa quanto antes é importante por diversos motivos como, por exemplo, poder receber o seu salário ou até mesmo guardar as suas economias.
2. Considere abrir conta em um banco digital
Ainda que ter conta em bancos tradicionais seja um requisito para algumas empresas pagarem salário, vale a pena investir na abertura de uma conta 100% digital.
Além de serem fáceis de utilizar e livres de taxas, você vai poder viajar e usar seu cartão normalmente, como se fosse um cartão de débito regular.
3. Feche a sua conta quando deixar o país
Ao deixar o país, não deixe de fechar a sua conta bancária (no caso dos bancos tradicionais). Grande parte dos brasileiros na Irlanda, quando vão embora, deixam a conta aberta e isso pode gerar um acúmulo de taxas e, caso o banco decida cobrá-las, acarretar uma dívida no exterior.
Perguntas frequentes sobre abrir conta na Irlanda
A seguir, separamos as perguntas mais frequentes sobre abrir conta na Irlanda. Confira as respostas:
Como abrir conta em banco na Irlanda online?
Caso opte por um banco tradicional, até o dia em que este artigo foi atualizado, o AIB é o único banco irlandês que disponibiliza abertura de conta online, via aplicativo, como já mencionado.
Além dele, existem os bancos digitais, como a Wise ou N26, que oferecem abertura de conta de forma 100% online.
Como abrir conta bancária na Irlanda sem carta da escola?
Diferentemente de anos atrás, em que era necessário ter uma carta da escola para abrir uma student account, uma conta de estudante, hoje em dia, essa carta é utilizada somente para agilizar o processo de abertura de conta, e não mais como um pré-requisito.
Para abrir conta bancária na Irlanda atualmente, basta escolher o banco de sua preferência e, se coincidir com o banco parceiro da sua escola, você pode solicitar uma carta para agilizar o atendimento.
Portanto, seja nos bancos tradicionais ou nos bancos digitais, você pode abrir a sua conta bancária sem a carta da escola.
Como abrir conta no N26 na Irlanda sem endereço?
Não é possível abrir conta no N26 na Irlanda sem um endereço fixo no país.
Paga para abrir conta na Irlanda?
Não, não se paga para abrir conta na Irlanda. A única taxa que pode ser cobrada inicialmente, e em alguns casos, é um depósito inicial para a abertura de conta ser concluída.
Agora que você já sabe como abrir conta na Irlanda, quais são os melhores bancos, tradicionais e digitais, e como enviar dinheiro do Brasil para a sua conta irlandesa, é só reunir os documentos e aproveitar esse destino incrível que é a Ilha Esmeralda!