Morar na Europa ou Estados Unidos: saiba qual a escolha ideal

Europa  / 

Seria totalmente injusto apontar características homogêneas para os Estados Unidos, pois trata-se de um país continental, que possui muitas particularidades por cada região. Assim como não tem como enxergar a Europa como uma unidade, visto que cada país possui suas individualidades. Porém, se você deseja viver em outro país e está em dúvida entre morar na Europa ou Estados Unidos, é possível traçar algumas características culturais, de estilo e custo de vida, facilidade para imigrar, entre outros traços de cada um dos dois destinos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

De fato, a vida americana é muito diferente da europeia, apesar de ambos os lugares oferecerem a qualidade de vida e segurança tão sonhadas pelos brasileiros. Veja neste artigo, alguns fatores cruciais que podem ajudar em sua escolha entre morar na Europa ou Estados Unidos.

É melhor morar na Europa ou Estados Unidos?

É melhor morar na Europa ou Estados Unidos? Isso depende muito dos objetivos de quem está imigrando e do estilo de vida que mais lhe agrada. O ritmo de vida, estilo de alimentação, valorização do tempo livre, dedicação ao trabalho, programação cultural, dentre diversas outras características, são bem diferentes nos dois locais.

Geralmente, quem está em busca de aumentar seu patrimônio, fazer grandes investimentos ou mandar dinheiro para seus familiares no Brasil, costuma optar pelos Estados Unidos, que tem muitas oportunidades de trabalho e uma economia sólida.

Mudança em família

Já aqueles que querem qualidade de vida, uma rotina mais tranquila e vida cultural ativa, tendem a optar por viver na Europa. Mas, isso não é uma regra. Existem países com grandes oportunidades e bons salários na Europa, como Alemanha, Inglaterra e França, assim como locais com estilo de vida mais tranquilo e intensa programação cultural nos Estados Unidos, como cidades do interior e lugares que respiram cultura como São Francisco.

Recepção de imigrantes

Pessoas que já migraram para ambos os lugares relatam que a Europa tem mais resistência em receber imigrantes. Historicamente, europeus que costumavam migrar para outros lugares e por muitos séculos funcionou desta forma. Por isso, é difícil para eles considerarem um imigrante como um dos seus. Mas isso não significa que estrangeiros serão maltratados ou que recebem tratamento diferenciado. Já nos EUA, as raízes da nação foram criadas por imigrantes e quem mora no país por algum tempo, costuma ser considerado um dos seus. Mas também, depende do lugar onde você for, não é correto generalizar.

Existem diversas diferenças entre morar na Europa ou Estados Unidos. Veja a seguir, mais algumas particularidades que podem ajudar a tomar a sua decisão.

Para quem é melhor morar na Europa?

Como já falamos anteriormente, a morar na Europa é ideal para quem busca qualidade de vida, preza por ter tempo com a família e adora programas culturais. Afinal, o velho mundo respira cultura e andar pelas ruas já é uma experiência histórica incrível.

O continente também atende quem busca por saúde pública de qualidade, segurança e educação pública para os filhos. Veja a seguir, alguns pontos favoráveis de morar no continente que podem ajudar a decidir entre morar na Europa ou Estados Unidos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vantagens de morar na Europa

Saúde pública de qualidade

Este é um grande diferencial da Europa, que não se encontra nos Estados Unidos. Em geral, os países europeus oferecerem um médico de família atribuído pelo Estado. Os custos com saúde são bastante razoáveis no continente, diferente dos Estados Unidos. Esta característica com certeza deve ser considerada em sua decisão entre morar na Europa ou Estados Unidos.

Facilidade para conhecer outros países

Para quem é fã de conhecer lugares novos, culinárias diferentes, entre diversas outras coisas, existe uma facilidade para viajar dentro do continente. Pela pequena distância entre os países, custo baixo em passagens aéreas com pouca bagagem e diversas opções de hospedagens acessíveis, é fácil viajar pela Europa.

Quando falamos em países integrantes da União Europeia temos ainda mais vantagens como: mesma moeda, não obrigatoriedade de passaporte e livre circulação de pessoas. Este com certeza é um ponto positivo para quem gosta de viajar e está em dúvida entre morar na Europa ou Estados Unidos.

Vida cultural intensa

Para os europeus, a cultura traz significado para sua existência. A herança cultural do continente faz com que seja o principal centro de cultura da humanidade. É possível encontrar pintores pelas ruas, músicos nos parques e praças, além dos inúmeros museus e galerias de arte pelas cidades.

Entre os 10 melhores museus do mundo, cinco são europeus: Museu do Louvre, Museu da Acrópole, Museu Britânico, Museu Nacional do Prado e Museu d’Orsay. Se você gosta de cultura, aí está mais um ponto que pode ajudar a decidir.

Segurança para os moradores

Na maior parte dos países europeus, são oferecidas diversas medidas de segurança. Os moradores relatam andar tranquilamente a noite sozinhos e na maioria dos países, os índices de criminalidade são relativamente baixos, especialmente nos países nórdicos. Veja quais são as cidades mais seguras da Europa nesse artigo.

Para quem é melhor morar nos Estados Unidos?

Se você está em dúvida entre morar na Europa ou Estados Unidos e o seu objetivo é ganhar dinheiro, o seu lugar é a América. Não faltam oportunidades para quem quer trabalhar duro no país e quem de fato se dedica, consegue ganhar uma boa grana.

Mudança para Europa ou Estados Unidos

Além disso, a educação dos americanos é um ponto positivo de morar no país. Qualquer esbarrão, por menor que seja, já vão te pedir desculpas. Ao entrar em uma loja com muitos pacotes na mão, outra pessoa que não te conhece e para qual você não pediu ajuda, vai abrir a porta para você. Todos se cumprimentam, pessoas aleatórias elogiam o que você está vestindo, dentre várias outras demonstrações de gentileza.

Mas, além do povo amigável, existem outros fatores que podem fazer você optar pelo país na escolha entre morar na Europa ou Estados Unidos.

Vantagens de morar nos EUA

Oferta de trabalho

Muitas pessoas escolhem morar nos EUA pela oferta de trabalho e de fato, existem diversas oportunidades de emprego. Além disso, ganha-se em dólar, moeda muito valorizada para nós brasileiros. É importante apenas lembrar que se trabalha muito mais do que no Brasil. Não há tantos feriados e a maior parte das empresas só permite folgas no Natal e Páscoa.

As férias também são diferentes e você só terá direito a uma semana até que trabalhe por dois anos na empresa e tenha direito a duas. Mas, essa não é uma regra fixa e pode variar.

A prioridade pelo conforto

Tudo é feito para se ter o mínimo esforço possível. As pessoas têm o hábito de usar cartões de crédito, que é um meio mais simples e seguro de fazer pagamentos. A maior parte das empresas vendem através de sites, que são seguros o suficiente para você comprar os serviços que precisa sem se preocupar com fraudes.

Se você gosta de conforto, é um ponto a se considerar que pesa para os Estados Unidos. Na Europa existem lugares que até hoje só aceitam pagamentos em dinheiro.

O respeito pelo consumidor

A maior parte dos serviços atende o consumidor com todo o suporte e prontidão no pós-compra. Os clientes costumam ter a palavra final e em alguns casos, se você reclamar, pode até conseguir outro aparelho eletrônico de graça ou com um desconto considerável no lugar daquele que comprou com defeito.

A organização e disponibilidade de locais de lazer

Se tem uma coisa que o americano sabe produzir bem são os locais para lazer. Mesmo quando o atrativo é uma praia ou parque ecológico, você terá toda a estrutura para curtir e passar o tempo com a família. Os banheiros públicos são impecáveis, sempre há espaço para churrasqueira em locais compartilhados e tudo é muito organizado e limpo.

Além disso, restaurantes temáticos, parques de diversão, museus, observatórios, entre outros oferecidos no país, são lugares ideais para passar o tempo com a família no momento de lazer. Se lazer de qualidade importa para você, deve pesar essa característica.

É mais fácil morar na Europa ou Estados Unidos?

Para morar na Europa ou Estados Unidos é necessário ter algum tipo de visto. Se você tiver direito à cidadania de algum país europeu, pode ser um caminho mais fácil para morar na Europa. Em ambos os locais, os vistos de estudo também costumam ser de mais fácil acesso.

Os vistos para morar nos Estados Unidos podem ser mais burocráticos. Devido à grande imigração para o país por pessoas que buscam por oportunidades, o controle migratório tende a ser um pouco mais rígido. Porém, para ambos será necessário consultar as regras do país e também é recomendável buscar uma ajuda profissional.

Visto para morar na Europa

Em geral, há três formas de morar na Europa sem ter a cidadania do país. Confira a seguir:

Visto de estudo

Para estudar na Europa, ganha-se permissão para morar no lugar. Determinados países ainda permitem que os estudantes trabalhem durante o seu período de estudo. Mas, é essencial verificar as regras do país que pretende morar. Portugal e Irlanda, por exemplo, permitem.

Visto para trabalho

Quando uma pessoa é contratada para trabalhar em países europeus, a retirada do visto de trabalho é solicitada pela própria empresa. Entretanto, este visto é mais comum para atividades específicas, que têm alta demanda e mão de obra escassa no lugar. Geralmente, a empresa precisa justificar que não encontrou alguém com o perfil no país, justificando a contratação de um estrangeiro.

Visto para investidor

A maior parte dos países garante vistos para investidores com estadia legal para quem investe uma determinada quantidade em dinheiro, com a compra de imóveis ou abertura de negócios que gerem empregos para o local.

Tipos de visto para morar nos Estados Unidos

Existem muitos tipos de vistos para morar nos EUA e vamos citar aqui apenas os mais comuns entre os brasileiros. São feitos vistos específicos para jornalistas, atletas, pessoas em missão religiosa, entre outros. Para saber em qual você se encaixa, o ideal é conversar com um advogado de imigração e tirar suas dúvidas, essa dica vale para morar na Europa ou Estados Unidos. Veja os vistos mais comuns nos Estados Unidos.

Visto F1

Trata-se de um visto voltado para pessoas que querem estudar nos Estados Unidos. Pode ser um curso de idioma, graduação ou pós-graduação. Os filhos menores de 21 anos e cônjuges também têm direito ao visto de dependente. Não é permitido trabalhar com esse visto, a não ser dentro da própria instituição de ensino, em 20 horas semanais no máximo.

Visto L1

Neste visto, uma empresa brasileira faz a transferência de um executivo para administrar uma filial americana. É recomendado um investimento mínimo de US$ 150 mil e gerar ao menos 4 vagas para funcionários. O tempo de permanência com esse visto é de 7 anos e pode-se solicitar o green card – documento definitivo de residência – dependendo dos resultados da empresa.

Visto O ou EB1

Ambos os vistos são para pessoas que possuem alguma capacidade diferenciada em uma área determinada como atletismo, ciência, arte, entre outros segmentos. A capacidade diferenciada se refere a algo diferente ou acima da média que a pessoa faça, que a levou a ser premiada ou reconhecida. Para o visto O, uma empresa americana ou agente deve empregar a pessoa. Com o visto EB-1 o solicitante recebe uma autorização de trabalho concedida pelo governo.

Visto H1B, EB2 ou EB3

Para obter o visto de trabalho é necessário que uma empresa americana solicite. Com o visto H1B o candidato deverá ser empregado para uma posição profissional solicitando um diploma universitário ou equivalente. Para o visto EB-2/EB-3, o empregador precisa provar que não encontrou um profissional correspondente nos Estados Unidos para exercer a função e que a pessoa está apta para o cargo.

Aprovando o EB-2/EB-3 é possível pedir o green card para a pessoa, cônjuge e filhos. Obtendo o visto H1B, é possível se aplicar para o green card após um tempo, mas trata-se de um processo separado. Os cônjuges não podem trabalhar até terem o green card e os filhos menores podem utilizar o ensino público.

Visto EB5

Para obter o visto EB5, é necessário fazer um investimento nos Estados Unidos com uma quantia mínima de US$ 500,000, caso a empresa for na zona rural ou em uma área com alto índice de desemprego ou US$ 1. milhão em uma área regular. A empresa precisa empregar ao menos 10 americanos. Outra opção é investir o valor de US$ 500 mil em um projeto que já foi aprovado pelo governo.

Falamos aqui de forma geral sobre os vistos para morar na Europa ou Estados Unidos. Cada país possui suas próprias normas e é necessário estar de acordo com as burocracias determinadas pelo país que pretende morar.

É mais barato morar na Europa ou Estados Unidos?

Ao comparar o custo de vida na Europa e nas grandes cidades nos Estados Unidos, normalmente as cidades americanas costumam ser mais caras. Mas, existem vários fatores que influenciam no custo de vida, dependendo das necessidades e padrão de cada pessoa.

Por exemplo, a saúde pública na Europa está disponível para os moradores legais, enquanto nos Estados Unidos a saúde é basicamente particular. Porém, os EUA possuem muita oferta de bens de consumo, o que pode deixar o custo com vestimenta e supérfluos mais barato.

Para te ajudar a ter uma ideia de valores para viver nos dois lugares, fizemos a comparação de duas cidades de grande porte, Berlim e Los Angeles. Estes custos podem te ajudar na escolha entre morar na Europa ou Estados Unidos.

Restaurantes

Refeições Berlim Los Angeles Diferença
Refeição em restaurante barato R$ 36,31 R$ 61,04 +68,12%
Refeição para 2 pessoas em restaurante intermediário  R$ 181,53 R$ 283,95 +56,91%

Transportes

Berlim Los Angeles Diferença
Bilhete R$ 12,71 R$ 7,13 -43,96%
Passe Mensal R$ 367,70 R$ 407,01 +10,69%
Gasolina (1L) R$ 6,58 R$ 4,09 -59.49 %

Utilitários (mensal)

Berlim Los Angeles Diferença
Básico (eletricidade, aquecimento, resfriamento, água e lixo) R$ 1.095,93 R$ 546,65 -50,12%
Internet (60 Mbps ou mais) R$ 139,36 R$ 254,17 +82,36%

Esportes e lazer

Berlim Los Angeles Diferença
Academia R$ 129,38 R$ 165,19 +27,68%
Cinema R$ 45,40 R$ 61,06 +34,49%

Aluguel (mensal)

Berlim Los Angeles Diferença
Apto de 1 quarto no centro da cidade R$ 4.002,66 R$ 9.029,06 +126,05%
Apto de 1 quarto fora do centro R$ 2.935,33 R$7.010,99 +139,10%
Apto de 3 quartos no centro da cidade R$ 7.670,78 R$ 16.036,20 +109,10%
Apto de 3 quartos fora do centro R$ 5.378,42 R$ 1.1994,71 +56%

Preço de apartamento para compra

Berlim Los Angeles Diferença
Preço por m² no centro da cidade R$ 27.449,35 R$31.457,13 +14,60%
Preço por m² fora do centro R$ 17.672,52 R$ 20.150,21 +14,02%

Salário líquido mensal

Berlim Los Angeles Diferença
Média do salário após impostos R$ 1.0074,53 R$ 1.7711,80 +56%

Os dados acima foram retirados do Numbeo, onde você pode encontrar mais itens sobre custos de vida da cidade que desejar. Também é possível comparar os custos de diferentes cidades, como fizemos acima. Os dados apresentados foram atualizados pela última vez em outubro de 2019.

Afinal, devo morar na Europa ou Estados Unidos?

Com as informações apresentadas neste artigo, basta você analisar qual será o melhor lugar, dependendo dos seus objetivos e estilo de vida. Ambos os locais são muito bons para quem deseja viver de forma mais segura e tranquila com a sua família.

Portanto, avalie suas prioridades e faça sua escolha só depois de realizar muitas pesquisas e verificar todas as possibilidades para imigrar de forma legal e tranquila.

Não esqueça: se morar na Europa está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Utilize o nosso comparador de seguro viagem e veja quais são os planos mais adequados ao seu destino com o melhor preço do mercado. Basta inserir os seus dados pessoais e de viagem e veja em sua tela os planos de seguradoras renomadas no mercado e receba ainda um desconto exclusivo para pagar menos no seu seguro.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.