Países com menos impostos na Europa e no mundo: saiba quais são

Se você está procurando um lugar para morar no exterior e o valor pago anualmente por impostos faz a diferença, é importante saber qual a carga tributária que é cobrada da população. Saiba quais são os países com menos impostos no mundo e na Europa neste artigo.

Países com menos impostos no mundo

Existem alguns países no mundo que conseguem se manter mesmo cobrando uma carga tributária menor à população. Em alguns casos, o valor é, até, irrisório, perto de países que cobram valores altos para manter, inclusive, serviços públicos e gratuitos.

Conheça os 10 locais que constam na lista dos países com menos impostos em todo o Mundo, de acordo com o site do educador financeiro André Bona:

1. Brunei

Já ouviu falar desse país? Ele está localizado no sudoeste da Ásia e sua independência econômica é garantida principalmente por um produto: o petróleo. É o único estado completamente soberano na Ilha de Bornéu, próximo à Malásia e Indonésia.

Suas exportações, além da produção industrial e as vendas, não são taxadas. Com cerca de 500 mil habitantes, é reconhecido como o país com a menor carga tributária do mundo, arrecadando cerca de 8,7% em tributos.

Sonho de Morar na Europa?

Confira nosso livro Sonho de Morar na Europa com as jornadas de vários brasileiros que vivem atualmente na Europa e conheça todos os passos para chegar no Velho Continente e realizar o seu sonho!

2. Catar

O país árabe Catar fica na costa nordeste da Península Arábica e é oficialmente conhecido como um emirado do Oriente Médio. Está em segundo lugar na lista de países com menos impostos.

Um país super desenvolvido, e com importantes indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento humano, é também o país que tem a maior concentração de renda no mundo.

Vive da exploração de petróleo e arrecada, em média, 11,3% em tributos todos os anos. Os cidadãos descontam, mensalmente, um valor de até 5% do salário para a segurança social.

3. Kuwait

Outro país do Oriente Médio que figura entre os países com menos impostos no mundo. Assim como alguns países que já listamos aqui, possui sua riqueza e lucro na comercialização do petróleo.

A arrecadação dos tributos chega a uma média de 13%. Apesar de cobrar pouco nos impostos, tem um desenvolvimento humano considerado alto. Além disso, não cobra tributos sobre o lucro das empresas e os cidadãos nacionais descontam apenas cerca de 7,5% do rendimento salarial que vai para a Segurança Social.

países no mundo com menos impostos

Veja como fazer o planejamento fiscal e tributário para mudar de país.

4. Omã

Mais um país do Oriente Médio onde não há imposto sobre a renda do cidadão: é apenas descontado cerca de 6,5% para a Previdência Social, assim como no caso do Kuwait.

Assim como o restante dos países do Oriente Médio, a maior parte de suas receitas provém da comercialização do petróleo.

5. Bahrein

Outro país pouco conhecido, o Bahrein é um pequeno país insular do Golfo Pérsico, também está no Oriente Médio. Possui uma das menores tributações no mundo: cerca de 13,5%. Para os cidadãos, a taxa cobrada é de 7% para a Segurança Social.

No entanto, atualmente, tem um dos melhores índices de Desenvolvimento Humano da região do Golfo. Em contrapartida, não é bem-visto no quesito liberdades e direitos humanos.

6. Lesoto

Vamos para o primeiro dos países com menos impostos situados na África. Localizado no território da África do Sul, é pobre, com baixo índice de desenvolvimento humano e um dos que possui a menor tributação, uma média de 13,6%.

7. Arábia Saudita

Um dos países mais ricos do Oriente Médio, também proveniente da exportação petrolífera, a Arábia Saudita tem uma carga tributária em média de 15%.

Atualmente, o país enfrenta problemas com a exportação do petróleo, o que elevou o valor do barril.

8. Emirados Árabes Unidos

Segundo o Fórum Econômico Mundial, os Emirados Árabes Unidos é um dos 20 países mais competitivos do mundo nos últimos anos, e com bom crescimento. Vive exclusivamente da exportação do petróleo.

Por conta disso, não taxa os rendimentos da população, oferece serviços gratuitos sem cobrar a população e possui Serviço Social e sistema de saúde pública de qualidade. Sua carga tributária gira em torno de 15,9%.

Tenha mais informações sobre impostos nos países europeus no site da União Europeia.

9. Zâmbia

O país africano Zâmbia também aparece na lista de menor carga de impostos: cerca de 18,6% dos tributos são arrecadados no PIB local.

10. Singapura

Oficialmente chamada de República de Singapura, é o país que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano do continente.

É, também, considerado um dos países com menos impostos no mundo e um dos mais competitivos, segundo o Fórum Econômico Mundial. Tem como carga tributária um valor de cerca de 18,4%.

Saiba quais são os impostos e taxas sobre imóveis em Portugal.

Países com menos impostos na Europa

Se sua intenção é viver na Europa, fizemos uma lista com os 5 países europeus com menor carga de impostos, confira:

1. Andorra

O microestado soberano europeu, entre a França e a Espanha, é o país que menos cobra impostos na Europa. Com boas condições de vida e trabalho, seus moradores pagam cerca de 6% a 9% para a Previdência Social.

A isenção de impostos é, também, um dos motivos que leva a uma grande quantidade de turistas durante todo o ano ao país.

Países com menos impostos Andorra

Saiba se aposentado brasileiro pode morar na França.

2. Macedônia

Localizado entre a Albânia e a Grécia, a Macedônia ganhou o terceiro lugar no ranking de países com menos impostos no Mundo. Situado na região dos Bálcãs, é instável politicamente, o que se vê nos indicadores de desenvolvimento humano e de qualidade de vida, que são menores que os vizinhos.

Os cidadãos no país pagam cerca de 12,9% de impostos.

3. Geórgia

País pequeno, situado no Leste Europeu, e antes parte da União Soviética, é mais que figura na lista dos que menos pagam impostos.

Após a queda da União Soviética e o fim da Guerra Fria, reduziu seus impostos e mantém, até hoje, a carga tributária em uma média de 16,4%.

Entenda os motivos pelos quais a isenção de impostos para estrangeiros aposentados em Portugal acabou.

4. Croácia

Localizado no Leste Europeu, e um dos países que mais têm recebido turistas anualmente. Para morar na Croácia é preciso pagar, em média, 20% em seus tributos.

5. Mônaco

Conhecido como paraíso fiscal, os baixos impostos também são atrativos para os estrangeiros por conta de seus cassinos, lojas de grife e altíssima gastronomia.

Seus moradores não pagam impostos de renda. Só tem uma exceção: os franceses que moram no país são taxados diretamente ao governo da França.

Migração de brasileiros para Portugal: saiba o que é tributado em cada país?

Países que cobram mais impostos

Agora que você já sabe alguns países com menos impostos na Europa e no mundo, quer saber quais são os locais que cobram bastante?

Veja a lista com os destinos mais caros nos impostos cobrados:

1. Dinamarca

País com a maior carga tributária do mundo: cerca de 45,2% do PIB.

Saiba como morar na Dinamarca.

2. Finlândia

Assim como a Dinamarca, a Finlândia possui um alto índice de Desenvolvimento Humano e consta entre os países com maiores cargas tributárias: cerca de 44%.

3. Bélgica

Bons índices de desenvolvimento humano, baixos índices de pobreza e desigualdade na Bélgica, que cobra cerca de 43,2% de carga tributária.

Conheça o custo de vida na Bélgica.

4. França

No quarto lugar está a França, com impostos que chegam a 43% em tributos. A população paga altas cargas de impostos, mas é refletido no bem-estar e na qualidade dos serviços públicos.

5. Itália

E em quinto lugar está a Itália, que arrecada cerca de 42,6% com tributos.

Alguma surpresa na lista de países com menos impostos no mundo e na Europa? Confira também o salário mínimo na Europa e descubra quanto se ganha nos países que pagem menos e mais impostos no continente.

Tem vontade de morar na Europa? Então inspire-se com o nosso Ebook Sonho de Viver na Europa! Nele, brasileiros contam histórias dos desafios e delícias de ser um imigrante no velho continente. Confere lá!

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

May Bell é brasileira, graduada em Zootecnia, pós-graduada em Administração e Economia Rural e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Adora história mundial, literatura, mapas e museus. Depois de explorar a imensidão de seu país partiu em busca de novas aventuras. Em suas inúmeras viagens, contemplou o mundo e descobriu a magia que é conhecer e desfrutar de novas culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e nova formação em Marketing Digital.

Artigos relacionados

Family Search: saiba se é seguro e como funciona

Para ajudar a conectar familiares existe o Family Search, ferramenta que coleta, preserva e compartilha registros genealógicos no mundo todo.

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa

Entenda o que é a Apostila de Haia, por que ela ajuda quem quer morar fora do Brasil, quais documentos pode apostilar e onde apostilar.

Carta de motivação: modelos e dicas para preparar o documento

Confira dicas para preparar uma carta de motivação, um modelo desse documento e veja exemplos de como escrevê-la para intercâmbio, mestrado e universidade.

Erasmus Mundus: o que é e como funciona esse programa de intercâmbio

O Erasmus Mundus é um programa de intercâmbio que oferece bolsas para brasileiros. Veja como funciona, como se candidatar e dicas para ser aprovado.

Carta convite: veja o que é, para que serve e como fazer

Carta convite: o que é, para que serve, como fazê-lo, qual é o modelo, como e quando usá-la e detalhes a se atentar sobre o documento.

Países fáceis de imigrar: veja os 4 mais receptivos da Europa

Confira a lista de países fáceis de imigrar e descubra o porquê da facilidade. Veja como é a adaptação, visto e burocracias para brasileiros nesses países.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube