Trabalhar na Inglaterra é uma oportunidade para alavancar a carreira, aprender uma nova cultura e, claro, ter a chance de ganhar em libras. Mas quem planeja se candidatar para vagas em empresas inglesas, precisa saber qual é o salário mínimo na Inglaterra e se é possível viver bem no país.

Confira nosso artigo e descubra o valor do salário atual do país, qual o poder de compra de quem ganha o mínimo e se o salário é compatível com o custo de vida na Inglaterra.

Qual o salário mínimo na Inglaterra?

O salário mínimo da Inglaterra é definido de acordo com a hora de trabalho, idade e experiência profissional. Atualmente, o governo britânico também adota dois tipos de remuneração para os trabalhadores dos países do Reino Unido.

De forma simples, o Salário Mínimo Nacional (NMW) se aplica aos trabalhadores com idade igual ou superior aos 16 anos até aqueles com 22 anos. No entanto, a exceção é para aquelas que exercem suas atividades na casa de seus empregadores ou realizam trabalho voluntário.

No entanto, o Salário de Vida Nacional (NLW) é pago para profissionais acima de 23 anos. Geralmente, o valor da hora costuma ser mais cara e consequentemente a remuneração é maior. Para você ter uma ideia, confira abaixo o valor da hora trabalhada vigente entre abril de 2021 e março de 2022:

Idade Valor da hora
23 + £8,91
21 a 22 anos £8,20
18 a 20 anos £6,45
Menores de 18 anos £4,55
Aprendiz £4,15

Assim, o salário mínimo na Inglaterra em 2021 de uma pessoa de 22 anos que trabalha 40 horas por semana é de £1.312.

Enquanto isso, um trabalhador com mais de 23 anos recebe £1.425,6. Esse é o valor bruto, porém, ao fazer o cálculo do salário mínimo, o empregador deve considerar outros descontos no pagamento como:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
  • Contribuições para imposto de renda e previdência social;
  • Reembolso de salários pagos em excesso;
  • Adiantamentos salariais ou empréstimos;
  • Penalidades por má conduta de um trabalhador;
  • Reembolso de adiantamentos de salários ou empréstimos;
  • Acomodação fornecida pelo empregador acima da taxa de compensação;
  • Objetos que o trabalhador pagou, mas que não são necessárias para o trabalho ou pagas de forma voluntária, como refeições.

Confira o que é preciso para trabalhar na Inglaterra.

Evolução do salário mínimo inglês

O Salário Mínimo Nacional no Reino Unido, para aqueles com idade igual ou superior de 16 anos, entrou em vigor em 2005. Enquanto isso, o Salário de Vida Nacional foi estabelecido em 1999.

Desde então, foram realizadas diversas mudanças e o valor por hora trabalhada também sofreu alterações. Dessa forma, confira abaixo a evolução do salário mínimo da Inglaterra segundo o site do governo britânico:

Ano 23 e mais 21 a 22 anos 18 a 20 anos Menores de 18 anos Aprendiz
2021 £8,91 £8,20 £6,45 £4,55 £4,15
2020 £8,21 £7,70 £6,15 £4,35 £3,90
2019 £7,83 £7,38 £5,90 £4,20 £3,70
2018 £7,50 £7,05 £5,60 £4,05 £3,50
2017 £7,20 £6,95 £5,55 £4,00 £3,40
2016 £7,20 £6,70 £5,30 £3,87 £3,30

O salário mínimo nacional é definido pelo governo do Reino Unido e revisado anualmente. Embora o valor por hora trabalhada aumente para a maioria das categorias, houve anos em que os trabalhadores de certas idades não viram o seu salário mínimo aumentar.

Gostou do salário e quer trabalhar no país? Saiba como funciona o visto de trabalho na Inglaterra.

Qual o salário médio inglês?

O salário mínimo da Inglaterra mensal é de aproximadamente £1.424. No entanto, a média salarial dos trabalhadores é superior a esse valor e chega a £1.972,17, segundo o Numbeo.

valor do salario minimo inglaterra

É importante destacar que esse valor corresponde ao salário líquido mensal médio, ou seja, após impostos. Mas, a quantia pode sofrer alterações de acordo com a ocupação do trabalhador e os benefícios que o empregador oferece.

Quem ganha salário mínimo na Inglaterra?

Para ser classificado como trabalhador e receber o salário mínimo da Inglaterra, é preciso ter idade para deixar a escola ou ter mais de 23 anos. Portanto, os trabalhadores com direito ao salário mínimo correto são aqueles:

  • Trabalhadores offshore;
  • Trabalhadores agrícolas;
  • Estagiários, trabalhadores em liberdade condicional;
  • Trabalhadores de meio período;
  • Trabalhadores deficientes;
  • Aprendizes;
  • Trabalhadores de agência;
  • Trabalhadores estrangeiros;
  • Marinheiros;
  • Trabalhadores e trabalhadores em casa pagos por produção;
  • Trabalhadores casuais, como as pessoas contratadas por dia.

Qual o poder de compra de quem ganha o mínimo?

O salário mínimo da Inglaterra dos trabalhadores com jornada laboral de 40 horas por semana é de cerca de £1.424 mensal.

Contudo, para saber o poder de compra de quem recebe essa remuneração, selecionamos os valores de alguns itens básicos necessários para uma pessoa morar na Inglaterra. Confira:

Item Valor
Batata (1kg) £1,11
Água (1,5 litro) £0,96
Leite (1 litro, normal) £0,92
Pão branco (500g) £0,98
Arroz branco (1 kg) £1,12
Ovos (1 dúzia) £1,94
Queijo regional (1kg) £5,59
Banana (1 kg) £1,09
Tomate (1 kg) £1,81
Filetes de frango (1 kg) £5,53
Bife da perna ou carne vermelha equivalente (1 kg) £8,04

Considerando os valores do site Numbeo, um trabalhador pode comprar 11 itens no supermercado por apenas £29,09, o equivalente a 3,26 horas de trabalho. Esse é um bom poder de compra, sobretudo se consideramos o salário dos trabalhadores.

Entenda a crise de abastecimento na Inglaterra e saiba porque o problema se agravou.

Dá para viver com o salário mínimo da Inglaterra?

O custo de vida na Inglaterra pode variar bastante de acordo com a cidade escolhida para morar. Embora Londres ofereça os melhores salários, viver na capital inglesa pode ser bem caro, especialmente por conta dos preços dos aluguéis.

Assim, o recomendado é que os trabalhadores das grandes cidades inglesas, que recebem apenas o salário mínimo da Inglaterra, morem em bairros mais afastados do centro porque o preço do aluguel costuma ser mais barato e existem ótimas opções de imóveis.

Outra alternativa é viver em cidades menores na Inglaterra. Apesar de a oferta de empregos no interior do país ser menor, o custo de vida é mais barato. Dessa forma, para saber se dá para viver com o salário mínimo no país, selecionamos alguns valores médios de despesas e custo de vida na Inglaterra. Confira:

Cidade Aluguel – apartamento de 1 quarto no centro Despesas mensais – energia, água e gás Transporte público – bilhete único
Londres £1.699,79 £186,99 £2,80
Nottingham £635,00 £140,10 £2,40
Birmingham £739,02 £155,71 £2,40
Manchester £859,30 £153,36 £2,95

Diante disso, é possível viver na Inglaterra com um orçamento reduzido, desde que o trabalhador realize um bom planejamento e tome decisões assertivas. Afinal, embora o custo de vida na Inglaterra seja caro, os salários pagos são altos.

Além disso, o governo oferece acesso gratuito a consultas e atendimento médico no sistema de saúde aos cidadãos ingleses e residentes com direito legal de morar no país. As escolas também são públicas e gratuitas no ensino básico até o ensino médio. Certamente, esses são fatores que reduzem bastante o custo de vida no país.

O salário mínimo é compatível com o custo de vida inglês?

O salário mínimo da Inglaterra é suficiente para cobrir as despesas de um estilo de vida econômico. Ou seja, com essa remuneração, é possível pagar o aluguel de um apartamento simples, localizado fora do centro e os demais custos de manutenção da casa, transporte e alimentação.

No entanto, esse orçamento pode ser apertado para quem pretende morar na Inglaterra com filhos ou nos centros das grandes cidades inglesas. Nesses casos, o ideal é buscar vagas que paguem um salário acima do mínimo para garantir um estilo de vida confortável.

Agora que você já conhece o salário mínimo na Inglaterra, é hora de começar a planejar a mudança. O ebook O Sonho de viver na Europa reúne histórias de brasileiros que decidiram emigrar, nele são compartilhadas histórias e dicas para quem deseja fazer o mesmo.