Vantagens para aposentados em Portugal: conheça as principais

Portugal  / 

Há muitas vantagens para aposentados em Portugal, como tranquilidade e segurança. De acordo com a edição 2019 do relatório anual do Índice Global da Paz, o país é o terceiro mais pacífico do mundo, ficando atrás somente da Islândia e da Nova Zelândia, respectivamente, o que faz com que não somente os aposentados, quanto toda a população consiga ter uma qualidade de vida melhor.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Além disso, benefícios como políticas públicas de benefício e apoio aos idosos, a acessibilidade, a qualidade da saúde pública (determinante para um envelhecimento ativo), entre muitos outros, também atraem para o país cada vez mais a população reformada (como são chamados os aposentados em Portugal).

Devido às grandes vantagens para aposentados em Portugal, muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, decidem se mudar para o país para aproveitar a “melhor idade”.

Vantagens para aposentados em Portugal: expectativa de vida no país

Portugal é um dos países com a população mais envelhecida. Os motivos pelos quais isso ocorre são porque o país sofre com a emigração e a baixa taxa de natalidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE), a expectativa de vida atingiu 80,78 anos ao nascer, sendo 77,74 anos para os homens e 83,41 anos para as mulheres (2015 – 2017). De acordo com o estudo, em uma década, foi verificado um aumento de 2,28 anos de vida para o total da população, 2,56 anos para os homens e 1,78 anos para as mulheres.

vantagens para aposentados em portugal park

Já a esperança de vida aos 65 anos atingiu 19,45 anos para o total da população. Aos 65 anos, os homens vivem, em média, mais 17,55 anos, e as mulheres, mais 20,81 anos (2015 – 2017). Os dados representam ganhos de 1,39 anos e de 1,26 anos, respetivamente, nos últimos 10 anos.

Como dissemos, a emigração e a baixa taxa de natalidade no país fazem com que a população idosa em Portugal aumente. No entanto, esse aumento gradual da expectativa de vida no país se deve também a outros fatores, como:

  • Qualidade de vida muito elevada;
  • Nível de segurança elevado;
  • Nível de saúde elevado;
  • Indicador de clima muito elevado;
  • Custo de vida baixo;
  • Indicador de poluição baixo.

Observação: informações mencionadas nos tópicos com base no site Numbeo.

Além disso, a política, que oferece vantagens para aposentados em Portugal, a gastronomia do país e os programas culturais e sociais também incentivam os reformados a viver mais.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A cultura e o gênero são determinantes transversais que influenciam outros determinantes de um envelhecimento ativo, interferindo não somente na forma como as gerações se inter-relacionam, como também nos comportamentos relacionados à saúde e à doença.

Percentual da população idosa no país atualmente e projeções

De acordo com o INE e com base no cenário central de projeção, entre 2015 e 2080, Portugal perderá população: passará de atuais 10,3 para 7,5 milhões de pessoas, ficando abaixo do limiar de 10 milhões em 2031.

Segundo a pesquisa, o número de jovens será reduzido de 1,5 para 0,9 milhões e o número de idosos passará de 2,1 para 2,8 milhões.

Devido à diminuição da população jovem e ciente do aumento da população idosa, o índice de envelhecimento mais do que duplicará em 2080: passará de 147 para 317 idosos, por cada 100 jovens. Além disso, a população em idade ativa diminuirá de 6,7 para 3,8 milhões de pessoas.

Por causa da redução da população em idade ativa e com o aumento da população idosa no país, o índice de sustentabilidade (quociente entre o número de pessoas com idades entre 15 e 64 anos e o número de pessoas com 65 e mais anos) poderá diminuir drasticamente: passará de 315 para 137 pessoas em idade ativa, por cada 100 idosos, entre 2015 e 2080.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Aposentadoria em outros países: tudo o que você precisa saber.

Conceito da quarta idade e do envelhecimento saudável e ativo

Com a longevidade da população, a terceira idade não significa mais “o fim da linha”; agora, existe também a quarta idade, conhecida como a “Nova Idade”. Esta fase da vida engloba pessoas com 80 anos de idade ou mais, cuja tendência já pode ser percebida em escala mundial e que vem sendo motivo de orgulho.

Os “novos idosos” são os idosos da nova era, mais ativos, saudáveis e atuantes, que buscam trabalhos voluntários e atividades de lazer, primando por uma vida melhor, com mais qualidade e bem-estar.

Vantagens para aposentados em Portugal: envelhecer na sociedade europeia contemporânea

Grande parte dos países mais envelhecidos do mundo está na Europa, grupo no qual Portugal se inclui. Como dizia o poeta Cazuza, “o tempo não para”. O envelhecimento traz mudanças físicas, psicológicas e sociais, que podem modificar a maneira como o idoso se relaciona consigo mesmo, com os outros e também com o ambiente. Muitos se preocupam em ser um peso para a família e querem ser valorizados pelo seu poder de discernimento e de decisão.

Por isso, envelhecer na sociedade europeia contemporânea acaba trazendo esse espírito de liberdade/autonomia e de independência do idoso. Há vantagens para aposentados em Portugal e em outros países europeus, que dificilmente eles teriam no Brasil, por exemplo. Isso tem a ver, como falamos, com qualidade de vida, segurança, saúde, programas de lazer e baixo custo de vida.

Vantagens para aposentados em Portugal: políticas públicas para a terceira idade

É importante falarmos aqui sobre algumas das principais políticas públicas para a terceira idade.

Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas

Este programa tem o objetivo de contribuir, no setor da saúde, para a promoção do envelhecimento saudável e ativo da população, com autonomia e independência, o máximo de tempo possível e para a criação de respostas adequadas às novas necessidades da população idosa (a partir de 65 anos de idade), desmontando os estereótipos negativos relacionados com o envelhecimento, assim como alteradas as mentalidades e as atitudes que ainda condicionam uma abordagem mais adequada das problemáticas, dos direitos e das necessidades da população idosa.

Em síntese, este programa visa às seguintes estratégias de intervenção:

  • Promover um envelhecimento ativo (exemplo: informar os idosos sobre a importância de realizar atividade física moderada e regular e as melhores formas de a praticar);
  • Adequar os cuidados às necessidades das pessoas idosas (exemplo: informar a população idosa e suas famílias sobre a utilização correta dos recursos necessários à saúde);
  • Promover o desenvolvimento de ambientes capacitadores (exemplo: informar os idosos sobre a prevenção de acidentes domésticos e de lazer.

No site do Serviço Nacional de Saúde, você pode ter acesso a todo o conteúdo do Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas.

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável (ENEAS)

Assim como o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas, o ENEAS constitui outro programa para idosos, uma das políticas públicas para o envelhecimento saudável e ativo da população, visando ao aumento da capacidade funcional das pessoas idosas, e também uma das vantagens para aposentados em Portugal.

O ENEAS tem a missão promover a saúde e o bem-estar, a participação, a não discriminação, a inclusão, a segurança e a investigação, no sentido de aumentar a capacidade funcional, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Sendo assim, seus objetivos específicos são:

  • Promover iniciativas e práticas, que visem reduzir a prevalência e o impacto das doenças crônicas e da diminuição das capacidades físicas e mentais nos idosos, e melhorar o acesso aos serviços de saúde e de cuidado, e respectiva qualidade;
  • Incentivar o desenvolvimento de iniciativas que promovam a autonomia dos idosos;
  • Promover a educação e a formação ao longo da vida;
  • Incentivar a criação de ambientes físicos e sociais protetores e potenciadores da integração e participação de idosos;
  • Apoiar o desenvolvimento de iniciativas e práticas que visem à promoção do bem-estar e à segurança dos idosos;
  • Promover iniciativas e práticas que reduzam o risco de acidentes em idosos;
  • Fomentar a investigação científica na área do envelhecimento saudável e ativo.

Dessa forma, o programa tem foco em quatro eixos estratégicos:

  • Saúde;
  • Participação;
  • Segurança;
  • Medição, monitoração e investigação.

Para isso, estipula uma série de medidas a serem tomadas visando à qualidade de vida dos idosos. No site do Serviço Nacional de Saúde, você pode ter acesso a todo o conteúdo da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Como receber aposentadoria morando no exterior: guia prático.

vantagens para aposentados em portugal casal

Vantagens para aposentados em Portugal: plano de saúde privado

Muitos aposentados em Portugal têm dúvidas se é preciso ter plano de saúde privado no país. A saúde pública em Portugal funciona e é eficiente. No entanto, não é perfeita e pode haver demora no atendimento. Por isso, apesar de não ser totalmente necessário, se o aposentado tiver condições, vale a pena fazer um plano de saúde privado.

Os valores variam de acordo com o plano escolhido e é possível fazer uma simulação no site da Defesa do Consumidor de Portugal (DECO) para verificar as opções disponíveis.

Para você ter uma noção de valores, em agosto de 2019 fizemos uma simulação para uma pessoa de 65 anos de idade, que pretenda ter cobertura para internação hospitalar, assistência em ambulatório, estomatologia, medicamentos e próteses. O valor de um bom plano, que cubra tudo isso, indicado para este perfil, de acordo com o site, custa em torno de 100 euros mensais.

Então, se o seu interesse é fazer um plano privado, vale a pena fazer uma simulação no site, de acordo com o seu perfil.

Principais vantagens para aposentados em Portugal

De acordo com a Constituição da República Portuguesa (CRP), as “pessoas idosas têm direito à segurança econômica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social”, como o direito a uma participação ativa na vida da comunidade e à realização pessoal.

Como falamos, o Governo português oferece muitas vantagens para aposentados em Portugal. Confira as principais concedidas à população idosa no país.

Proteção social

O Governo concede a flexibilização dos mecanismos de pensões, de forma a permitir unir tempo de trabalho e reforma, além da eliminação de benefícios fiscais à reforma antecipada e do estímulo à constituição de planos individuais de poupança.

Saúde/ação social

São concedidos cuidados especiais e continuados aos idosos, assim como a integração da saúde nos serviços comunitários, apoio à implementação de unidades de internamento temporário, incentivo à organização/implementação de serviços polivalentes de proximidade e apoio a iniciativas no que tange à promoção do envelhecimento saudável.

É válido saber que, em alguns casos, os aposentados em Portugal têm acesso gratuito aos serviços de saúde pública, incluindo atendimento odontológico.

Confira aqui se dentista em Portugal é caro.

Habitação

Há um programa de apoio à melhoria da moradia das pessoas idosas e da acessibilidade, por meio do cumprimento da legislação em vigor relacionada a acessibilidades/eliminação de barreiras.

Mobilidade

Portugal visa promover a acessibilidade no âmbito dos transportes públicos e às ajudas técnicas. Por isso, entre as vantagens para aposentados em Portugal está o desconto nos transportes. Os reformados podem adquirir um cartão para obterem 50% de desconto nos transportes públicos em Portugal, de acordo com o valor da aposentadoria que recebem.

Conciliação

Flexibilização do gerenciamento do tempo de trabalho dos idosos ativos, visando apoiar os filhos empregados no gerenciamento familiar, por meio da ajuda aos netos.

Emprego

São realizadas ações, como a reorganização das condições de trabalho facilitadoras do aproveitamento das características dos trabalhadores mais velhos e o estabelecimento de programas de emprego locais e regionais, que valorizem as competências dos trabalhadores mais velhos.

Formação

Além disso, ações como a intervenção antecipada em caso de desemprego dos trabalhadores mais velhos e o incentivo ao desenvolvimento de programas que preparem para a reforma também são realizadas.

Cidadania

O Governo promove medidas de favorecimento da participação idosos na resolução dos seus problemas, como, por exemplo, a informação sobre direitos.

Descontos de acordo com o município

Cada município de Portugal pode escolher o tipo e a quantidade de descontos a oferecer aos reformados nos serviços (água, luz, taxas municipais, taxas de resíduos, etc.). Por ser uma decisão municipal, não é possível especificar qual o desconto os reformados recebem (pois é variável).

Distritos de Portugal: saiba quais são os principais e as características de cada um.

Outros descontos

  • Descontos em telecomunicações: algumas empresas de telecomunicações em Portugal oferecem vantagens para aposentados em Portugal, como pacotes de serviços com preços especiais;
  • Descontos em viagens: diversas agências de viagens possuem pacotes especiais para reformados, com preços reduzidos e pagamento facilitado;
  • Descontos em entretenimento: entre as vantagens para aposentados em Portugal estão também os descontos em algumas atividades de entretenimento, como alguns cinemas, teatros, museus e shows.

Visto para aposentados em Portugal

O visto para aposentados em Portugal é o visto D7. É um visto com vantagens para aposentados em Portugal, que podem se mudar juntamente com seus familiares, se cumprirem todos os requisitos necessários.

Tributação para aposentados em Portugal

A isenção da tributação também consta entre as vantagens para brasileiros aposentados em Portugal, desde que o dinheiro já tenha sido tributado no país de origem (de acordo com o regime fiscal dos residentes não habituais).

Entenda também como funcionam os impostos em Portugal e como fica o período do INSS do Brasil para aposentadoria em Portugal.

Vantagens para aposentados em Portugal: melhor lugar para viver aposentado no país

Normalmente, os estrangeiros que se mudam para Portugal para viver a aposentadoria buscam as pequenas aldeias e cidades mais calmas. Dependendo de sua origem, buscam lugares que lembram a sua terra natal, onde muitos deles ainda têm famílias.

Os brasileiros, por exemplo, possuem a tendência de buscar os lugares com temperaturas mais quentes durante o ano inteiro, para não precisarem enfrentar um inverno muito rigoroso. Morar no Algarve é uma ótima opção.

Faro, Porto, Braga e Cascais estão entre as melhores cidades para aposentados em Portugal. Sua escolha vai depender de seu perfil e de seus gostos.

Agora que você já sabe as vantagens para aposentados em Portugal, sugerimos a leitura do artigo sobre como viver em Portugal depois de se aposentar, para entender o passo a passo para preparar a sua mudança.

Um dos documentos necessários para vir para o país, é o seguro viagem, é obrigatório. Saiba como contratar o seu no nosso artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.