Vantagens para aposentados em Portugal: conheça as principais

Portugal  / 

Existem diversas vantagens para aposentados em Portugal, e é por isso que muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, decidem se mudar para cá e viver aqui a aposentadoria, com mais calma e qualidade de vida.

São muitas as vantagens para aposentados em Portugal que levam o país ao top 10 dos melhores países do mundo para estrangeiros viverem a aposentadoria. Você quer conhecer quais são as vantagens para aposentados em Portugal? Então siga aqui no nosso artigo!

Como é viver aposentado em Portugal

A vida de um aposentado em Portugal é diferente do Brasil. Um brasileiro que se aposentou e vem viver aqui se depara com vantagens para aposentados em Portugal que, muitas vezes, não estava à espera.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Em Portugal existe muita qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem podem desfrutar de uma vida tranquila e segura.

De norte a sul de Portugal a infraestrutura para viver aposentado é excelente e, não é à toa que o Algarve já foi eleito o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria (isso mesmo meus amigos, o melhor lugar do mundo!).

Quais as vantagens para aposentados em Portugal?

Para quem já está reformado (que é como se diz aposentado por aqui), Portugal disponibiliza algumas regalias, afinal já foram anos contribuindo com o país.

Descontos de acordo com o município

Cada município de Portugal pode escolher o tipo e quantidade de descontos a oferecer aos reformados nos serviços (água, luz, taxas municipais, taxas de resíduos, etc). Por ser uma decisão municipal, não conseguimos especificar qual o desconto os reformados recebem (pois é variável).

Distritos de Portugal: saiba quais são os principais e as características de cada um.

Descontos nos transportes

Entre as vantagens para aposentados em Portugal está o desconto nos transportes. Os reformados podem adquirir um cartão para obterem 50% de desconto nos transportes públicos do país (dependendo do valor da aposentadoria que recebem).

Descontos em telecomunicações

Existem algumas empresas de telecomunicações em Portugal que oferecem vantagens para aposentados em Portugal, com pacotes de serviços com preços especiais.

Descontos em viagens

Muitas agências de viagens possuem pacotes especiais para reformados, com preços reduzidos e pagamento facilitado.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Descontos em entretenimento

Os aposentados em Portugal também têm descontos em algumas atividades de entretenimento, como alguns cinemas, teatros, museus e shows.

Descontos em serviços de saúde

Em alguns casos, os aposentados em Portugal têm acesso gratuito aos serviços de saúde pública, incluindo atendimento odontológico através do cheque-dentista.

Veja aqui se dentista em Portugal é caro.

Vantagens para brasileiros aposentados em Portugal

Os brasileiros que já se aposentaram no Brasil e querem viver em Portugal possuem algumas vantagens, entre elas a questão da isenção dos impostos e a facilidade do pedido do visto.

Visto para aposentados em Portugal

O visto para aposentados em Portugal é o visto D7. É um visto com vantagens para aposentados em Portugal, que podem se mudar juntamente com o agregado familiar, se cumprirem todos os requisitos necessários.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Tributação para aposentados em Portugal

Entre as vantagens para brasileiros aposentados em Portugal está a isenção da tributação, desde que o dinheiro já tenha sido tributado no país de origem (de acordo com o regime fiscal dos residentes não habituais).

Entenda também como funcionam os impostos em Portugal.

Melhor lugar para viver aposentado em Portugal

Os estrangeiros que se mudam para Portugal para viver a aposentadoria normalmente buscam as pequenas aldeias e cidades mais calmas. Dependendo de sua origem, buscam lugares que lembram a sua terra natal.

Os brasileiros, por exemplo, possuem a tendência de buscar os lugares com temperaturas mais quentes durante o ano inteiro, para não precisarem enfrentar um inverno muito rigoroso.

Muitos portugueses que viveram anos fora do país e agora, depois de reformados, resolveram retornar a Portugal, normalmente buscam locais mais perto da sua terra de origem, onde muitos deles ainda têm famílias.

Independente de onde você escolher para viver, Portugal, com todo o seu charme, com certeza irá te encantar e superará as suas expectativas.

Agora que você já sabe as vantagens para aposentados em Portugal, sugerimos a leitura do artigo sobre como viver em Portugal depois de se aposentar e ver o passo a passo para preparar a sua mudança.

Um dos documentos necessários para vir para o país, é o seguro viagem, é obrigatório. Saiba como contratar o seu no nosso artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.