Vida em Portugal para brasileiros: como é a adaptação ao país

Portugal  / 

A quantidade de brasileiros que chega para morar em Portugal tem sido grande. Muitos brasileiros chegam para estudar, mas há uma grande quantidade de pessoas que também querer investir em Portugal e abrir um negócio no país europeu. Hoje vou contar um pouco sobre como é a vida em Portugal para brasileiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é vida em Portugal para brasileiros

A primeira coisa para se dizer é: a experiência de morar em Portugal (ou em outro país) não é igual para todo mundo. Conheço de perto muitas pessoas que amaram e muitas pessoas que odiaram morar no país.

Existem pessoas que não se adaptam morando fora, que continuam com o coração no Brasil. Há quem não se encaixe na cultura e sociedade portuguesa, há quem não encontre um emprego que goste ou que pague o suficiente para sua realidade.

Portugal é um país pequeno, bastante religioso, cheio de história e cultura. É um dos países mais antigos da Europa e é considerado um dos países com os salários mais baixos da União Europeia.

Quem planeja uma mudança para Portugal deve ver pesquisar bastante e ver os prós e contras do país de acordo com o seu estilo de vida e do que você busca, se busca modernidade, agito, baladas, fazer muito dinheiro, prédios modernos, talvez não seja o país ideal para você.

Estilo de vida em Portugal

De modo geral, Portugal é um país com uma identidade cultural muito forte, com tradições religiosas, com festejos, cortejos, com a preservação de edifícios históricos de azulejo. Com uma vida muito mais diurna do que noturna (salvo exceções).

Não cansei de ouvir durante os meus 5 anos vivendo em Portugal, de vários brasileiros que “Portugal é velho”, que não gostam da vida pacata. Bem, depende muito do que você considera “velho”. Para mim, é histórico. Eu amo entrar em museus, amo a cultura portuguesa, adoro a gastronomia do país (repleta de peixes e frutos do mar) e prefiro mil vezes lugares com história do que lugares modernos.

Então, novamente repito: a vida em Portugal para brasileiros não é a mesma para todos e você precisa estar preparado para todas as mudanças que irão acontecer na sua vida.

Como morar em Portugal em 2019: tudo o que precisa saber (e alguns segredos).

Vantagens e desvantagens da vida em Portugal para brasileiros

Confira uma lista de vantagens de desvantagens da vida em Portugal para brasileiros:

Vantagens

Eu sempre digo que a principal vantagem de morar no país é a calma do dia a dia e a segurança de Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O país é muito pacífico, há poucos crimes e a justiça funciona. Quando alguém comete um crime, o julgamento é muito rápido e a polícia é eficiente. Você sente uma sensação de segurança o tempo todo. No interior então, nem se fala.

Se você gosta de paz e calmaria, morar em uma aldeia em Portugal é voltar ao tempo, dormir de porta aberta, conversar com as pessoas e ter uma vida muito tranquila e segura.

Os portugueses

Os portugueses são pessoas incríveis e que adoram conversar. Você pode puxar assunto no ponto de ônibus, dentro do ônibus, na fila do mercado, na sala de espera do hospital. É um povo muito aberto para conversar e tem quase o nosso jeitinho brasileiro.

É claro que a questão do toque, do abraço, é mais nosso. Mas depois que fazemos amizade e frequentamos a casa dos portugueses, eles vão se abrindo mais e mais. Quando a confiança vem é beijo e abraço para todo o lado.

vida em Portugal para brasileiros turista

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Desvantagens

Entre as desvantagens de morar em Portugal estão a falta a família e dos amigos e, a dificuldade de adaptação do primeiro ano. Muitas vezes você fica perdido, não sabe como funcionam as coisas, a burocracia para resolver, onde será seu posto de saúde, onde comprar um remédio, a quem recorrer em uma emergência.

Quando alguma coisa dá errado, você sente vontade de voltar correndo para o Brasil. É normal. Acho que todos os imigrantes sentem isso em qualquer país do mundo. Mas você enxuga as lágrimas, resolve o problema e segue adiante. Firme e forte.

Saiba a verdade sobre a adaptação em Portugal.

Aluguéis caros

Outra desvantagem para quem chega atualmente no país, são os preços dos aluguéis e dos imóveis para comprar, que estão nas alturas. Por causa da grande demanda, os preços dos aluguéis em Portugal subiram bastante.

Encontrar uma casa para morar com um preço bom está bem difícil, é preciso procurar bastante ou morar bem mais afastado do centro.

Como alugar apartamento em Portugal: dicas, preços e cuidados a ter.

Emprego em Portugal

As relações de trabalho em Portugal também não são as melhores. Trabalha-se muito e ganha-se pouco. Muitas empresas não pagam hora extra e as condições de trabalho muitas vezes são exploratórias.

Muitas empresas pequenas não querem fornecer contrato de trabalho e exigem que o trabalhador abra uma atividade individual e emita recibos verdes, mesmo trabalhando full-time na empresa e indo todos os dias. Uma prática ilegal, mas muito, muito comum em Portugal.

O salário mínimo em Portugal é 600€ por mês e muitas pessoas recebem o mínimo. No país vizinho de Portugal, a Espanha, o salário mínimo aumentou e já está em 900€. Se você quiser mais informações sobre emprego em Portugal, leia esse artigo, veja os salários e formas de conquistar uma vaga.

Ensino em Portugal

O Ensino em Portugal e as boas universidades portuguesas são alguns dos principais motivos que fazem os brasileiros quererem morar em Portugal.

Portugal possui 7 universidades entre as melhores do mundo e a oferta educacional é bem grande. A quantidade de Mestrados e Doutorados em Portugal é impressionante.

Cultura portuguesa

Portugal é um país bastante cultural, há muitas festas populares, shows, teatros e atrações. Há muita coisa para se fazer. Se você anotar as festas de cada cidade na sua agenda, terá eventos para ir o ano inteiro.

Cada cidade realiza pelo menos uma grande festa anual, muitas delas são festas medievais, cheia de tradições, história e muita comida boa.

Eu vejo de maneira muito positiva o esforço das autoridades e da população para manter as tradições vivas. Quando tem uma festa popular, as pessoas ajudam, preparam as vestimentas, organizam os cortejos (desfiles) e toda a cidade entra no clima. É lindo de se ver como passa de geração para geração.

Vida em Portugal para brasileiros: como é a receptividade a estrangeiros

A vida em Portugal para brasileiros será muito boa se você vier de coração aberto e com vontade de se inserir na sociedade e cultura portuguesa. Se ficar só pensando em como era a sua vida no Brasil e do que sente falta de lá dificilmente irá se adaptar.

Se você vier para ajudar o país crescer, ser um bom cidadão, com certeza será bem recebido. Os portugueses gostam muito dos brasileiros e admiram os que vem para estudar, investir ou desejam melhorar o país.

Cuide sempre da imagem que nós brasileiros passamos no exterior. Jamais jogue lixo na rua, use o transporte público sem pagar, não trate mal alguém. Seja educado, sorria, cumprimente, tenha paciência se algum serviço for demorado (as coisas funcionam assim mesmo).

Se quiser sair do Brasil, vá de coração aberto para as novidades e para o estilo de vida do país de destino! Tente se adaptar e veja o lado positivo da sua mudança e de tudo que você irá aprender nessa fase da sua vida!

Está planejando a sua mudança? São muitas coisas para preparar: visto, passagem, declaração de saída definitiva do Brasil, documentos para imigração, análise do custo de vida e muito mais. Pensando nisso, criamos o nosso Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com tudo o que você precisa para morar legalmente no país, sem imprevistos. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.