Já pensou em contar com uma assessoria para nacionalidade espanhola que possa garantir o seu direito e resolver as burocracias para você? São muitos os laços culturais e históricos que unem o Brasil e Espanha. Mas, infelizmente, ainda há barreiras que impedem muitos descendentes e demais interessados de realizarem os procedimentos necessários de forma adequada.
A maioria desconhece os seus direitos. Seja pela falta de informação correta, pela complexidade da legislação espanhola ou mesmo pela diferença linguística, muitas vezes é imprescindível contar com profissionais habilitados. Saiba se vale a pena ter o acompanhamento de uma assessoria para nacionalidade espanhola e como solicitar a sua no artigo a seguir.

É obrigatório contratar assessoria para nacionalidade espanhola?

Para a maioria dos casos não. Os interessados em obter a nacionalidade espanhola podem atuar sem intermediários, fazendo o processo sozinho perante a Administração Pública do Reino da Espanha. Dessa forma, as possíveis vias de atribuição ou aquisição da nacionalidade espanhola e seus respectivos procedimentos administrativos podem ser tramitados em nome próprio.
Em algumas situações é imprescindível a contratação de um advogado, como quando há a necessidade de homologação prévia de divórcio, por exemplo. Podemos citar também os casos que requerem intervenção judicial, incluindo recursos contra decisões denegatórias (quando há uma resposta negativa à sua solicitação de nacionalidade).
Além disso, a grande dificuldade está em saber exatamente o que deve e pode ser feito e como realizar os procedimentos sem cometer erros. Até as informações divulgadas pelos órgãos públicos podem ser incompletas e difíceis de ser interpretadas.

O que pode ocorrer se eu não for assessorado?

A legislação espanhola permite que uma série de situações diferentes ocorram na prática. E, a verdade é que a Espanha é um país muito burocrático. As questões envolvendo nacionalidade são complexas. Por isso, mesmo quando não há obrigatoriedade, contratar uma assessoria para nacionalidade espanhola pode fazer a diferença.
É até comum que o primeiro intento se faça sem ajuda profissional. A busca pela assessoria para nacionalidade espanhola acaba ocorrendo quando o procedimento é negado ou surgem dificuldades que parecem intransponíveis.
Muitas vezes, o interessado reúne informações na internet e parte para a execução do procedimento administrativo. Mas, são muitos os detalhes que fazem toda a diferença. Infelizmente, são comuns erros na hora de emitir as certidões necessárias, de se realizar a tradução juramentada, de se apresentar determinados formulários, etc.
Visto para Espaço Schengen
Isso acarreta perda de tempo (meses ou até anos), de dinheiro (em taxas, documentos, deslocamentos, etc). E, o pior: até perda de prazo e do direito de requerer a nacionalidade, em muitos casos. Portanto, a complexidade da legislação espanhola e todas as exigências acabam requerendo o auxílio jurídico especializado para garantia da efetividade do direito.

Vantagens de contratar uma assessoria para nacionalidade espanhola

Como vimos, em alguns casos a contratação de um profissional é obrigatória. Mas, mesmo para os trâmites administrativos convencionais, faz toda diferença contar com alguém que entenda do assunto e que saiba resolver bem as burocracias.
As informações disponibilizadas pelos próprios Consulados, Oficina de Estrangeiros e demais órgãos públicos podem ser pouco precisas, confusas e até contraditórias.
Se você já pesquisou sobre algum procedimento, certamente se deparou com essa realidade. Ao contratar uma assessoria para nacionalidade espanhola, você pode usufruir de muitas vantagens, como, por exemplo:

  • Avaliação da viabilidade e das possibilidades jurídicas para obtenção da nacionalidade;
  • Definição e orientação acerca da melhor estratégia;
  • Organização, produção e revisão da documentação necessária;
  • Emissão de certidões e traduções, de acordo com todos os requisitos;
  • Preenchimento de todos os formulários necessários;
  • Suporte para gerar de forma adequada as guias de pagamento de taxas e demais documentos;
  • Protocolo do pedido em plataforma exclusiva de profissionais;
  • Acompanhamento do pedido, com resposta a requerimentos feitos pela autoridade competente, apresentando documentação complementar, alegações, petições, recursos, com atenção a quaisquer outras questões incidentais;
  • Realização dos agendamentos necessários;
  • Preparação e orientação para os atos presenciais nos respectivos órgãos;
  • Atendimento na sua língua materna, caso o profissional seja brasileiro;
  • Acompanhamento presencial e suporte amplo ao longo de todo o processo.

A depender do caso, outros serviços são acrescidos à lista. O ideal da assessoria para a nacionalidade espanhola é prover suporte personalizado, de acordo com o caso específico e em cada etapa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

A importância de contratar uma assessoria de confiança

Em matéria de nacionalidade espanhola, há a necessidade de uma interpretação aprofundada. A normativa se encontra na Constituição Espanhola, em leis e Códigos aplicáveis, regulamentos internos, diretivas europeias, etc. Além disso, há uma série de demais normas esparsas, a depender de cada caso.
Atingir este nível de compreensão é difícil e demanda tempo, formação acadêmica e prática jurídica. A atualização deve ser constante. Somente os profissionais mais dedicados e experientes chegam a um patamar satisfatório, que possibilite um atendimento de qualidade.
Portanto, é importante contratar uma assessoria para nacionalidade espanhola que, de fato, tenha a qualificação necessária. Bons profissionais podem guiar a um caminho seguro e efetivo para a obtenção do resultado esperado.
Portanto, busque profissionais especializados em trâmites internacionais, com experiência e excelente formação acadêmica, que ofereçam um serviço personalizado ao seu caso e que realizem uma análise minuciosa. Ter atenção na contratação da assessoria é crucial!

Vantagens de ter cidadania espanhola

Com certeza, a essa altura você já deve saber da relevância de ser cidadão europeu.
Em tempos de pandemia, é ainda mais claro como o fato de ter uma nacionalidade europeia representa liberdade e maiores possibilidades na vida. Mas, você sabia que o passaporte espanhol é um dos mais valorizados e poderosos de todo o mundo? Isso significa que ter a nacionalidade espanhola pode lhe possibilitar circular com mais facilidade.
Atualmente, os espanhóis têm entrada livre em 187 países. Por isso, o passaporte espanhol ocupa o 5.º lugar na lista dos mais poderosos, segundo o ranking internacional Henley Passaport Index.
Seja pela possibilidade de viajar pelo mundo ou de se estabelecer em qualquer país da União Europeia, ter a nacionalidade espanhola apresenta inúmeras vantagens. Mas, não podemos nos esquecer que morar na Espanha com facilidade já é um grande benefício, pela qualidade de vida que o país oferece.
Se tiver interessado em morar no país, confira o Ebook Como Morar na Espanha do Euro Dicas: um guia completo com todos os passos a seguir para morar no país com toda a segurança e de forma legal!

Como obter a nacionalidade espanhola?

São muitas as possibilidades de obtenção da nacionalidade espanhola. Filhos de espanhóis nascem espanhóis e a nacionalidade pode ser transmitida ao longo de todas as gerações, se os prazos forem cumpridos. Filhos de brasileiros que nasçam em território espanhol podem ser registrados como espanhóis, em alguns casos.
Cônjuges, filhos e netos maiores, estes últimos que não obtiveram no prazo correto, podem adquirir mediante um ano de residência. E, qualquer brasileiro pode se naturalizar espanhol, depois de dois anos de residência legal e contínua na Espanha, cumprindo com os demais requisitos.
Documentação para nacionalidade espanhola
São muitas as vias e possibilidades. Há netos que puderam obter, netos de espanhóis emigrados que nasceram espanhóis e que podem recuperar a nacionalidade na Espanha, etc. Poucos sabem que também existe a possibilidade de efetivação de registro tardio, mesmo para pessoas já falecidas.
Portanto, é imperioso analisar o caso concreto para saber com exatidão a resposta que se aplica a cada situação. Dependendo das datas, do local de nascimento dos interessados, da documentação existente e de demais detalhes, a resposta muda.

Você precisa de auxílio para obter sua nacionalidade espanhola?

Madeira da Costa Advocacia Internacional é formada por uma equipe de advogados habilitados no Brasil e na União Europeia, com especialização em Direito Internacional, Direito dos Estrangeiros e das Migrações. Trabalhamos com diversos tipos de serviços, que vão desde a obtenção da nacionalidade espanhola ao suporte especializado para emissão de vistos e autorizações de residências.
Oferecemos assessoria para nacionalidade espanhola e para todos os trâmites necessários para quem deseja morar, estudar, empreender, trabalhar ou mesmo viajar para a Espanha. Nossa equipe é composta por profissionais competentes e com ampla experiência de atuação tanto no Brasil, como na Espanha, em Portugal e demais países.
Caso você tenha muitas dúvidas e queira se informar, existe a possibilidade de agendar uma Consultoria Jurídica. Com esse serviço, você poderá se reunir através de videoconferência com um profissional qualificado, que analisará o seu caso, explicará qual o melhor procedimento e esclarecerá as questões.

Vale a pena contratar assessoria para nacionalidade espanhola?

Saber com exatidão o que deve ser feito e que documentos devem ser providenciados, pode fazer toda a diferença para que você alcance seus objetivos, sem custo elevado.
Contratar um profissional habilitado, para pelo menos uma Consulta, pode resultar em economia de recursos, porque você terá a certeza de que não gastará com certidões e documentos desnecessários ou que sejam emitidos de forma incorreta.
Além disso, sabemos que obter a nacionalidade espanhola e poder transmiti-la aos filhos e descendentes é um dos maiores investimentos que se pode fazer. Mas, saber o que fazer e qual procedimento se aplica exatamente ao seu caso é fundamental. Por isso, conte conosco! É sempre um grande prazer auxiliar outros brasileiros a resgatarem seus vínculos com a Espanha, a usufruírem dos seus direitos e aproveitarem os benefícios da globalização.