Como conseguir upgrade em voo e viajar na primeira classe

Passagens Aéreas  / 

Muitas pessoas que viajam com frequência certamente já sonharam em viajar para o exterior na primeira classe ou na classe executiva. Afinal, os assentos são maiores, mais confortáveis e o atendimento é personalizado e conta com inúmeros benefícios. Mas, você sabe como conseguir upgrade em voo?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Confira o artigo abaixo e descubra o que é possível fazer para viajar com estilo e sem gastar muito.

Saiba como conseguir upgrade em voo

Certamente viajar de primeira classe ou classe executiva deixa a viagem muito mais confortável. Você tem direito a atendimento exclusivo, incluindo garçom, champagne, cobertor e travesseiro. Mas, claro, é necessário investir uma boa quantia em dinheiro, já que as passagens aéreas serão muito mais caras.

A transferência pode ser realizada da classe econômica para a executiva, ou até mesmo para a primeira classe. Essa negociação, porém, depende de uma série de fatores, que envolvem disponibilidade e interação com a companhia.

Dicas para conseguir upgrade em voo

Sabia que existem algumas maneiras de conseguir essa exclusividade sem extrapolar o seu orçamento? Geralmente, algumas companhias oferecem o benefício de upgrade no seu bilhete aéreo, mas para isso é necessário seguir algumas regras. Fique de olho em nossas dicas e descubra como conseguir upgrade em voo para a primeira classe ou classe executiva.

Fidelidade com a empresa

O primeiro requisito notado por uma companhia aérea é a fidelidade de seu passageiro. Assim, ela sempre opta pelo cliente que realiza mais voos em seus aviões.

Por isso, participar de programas de milhas aéreas e optar sempre pela mesma empresa pode ser muito favorável, além de aumentar as chances de como conseguir um upgrade em voo.

Comportamento do passageiro

Quer saber outra maneira de como conseguir upgrade em voo? Pode parecer estranho, mas os passageiros mais comportados tendem a receber mais comodidades. Assim, quando existem lugares vagos na classe executiva ou até na primeira classe, a tripulação transfere o passageiro com bom comportamento. Se você nunca viu isso acontecer, pergunte aos funcionários da companhia aérea e descubra histórias interessantes.

Viajar de primeira classe

A escolha ocorre naturalmente, graças ao poder da empatia. Quanto mais o passageiro for educado e regrado, menos o funcionário tem trabalho durante a viagem. Logo, manter-se dentro das regras e evitar estardalhaços durante os voos, é uma das maneiras de saber como conseguir um upgrade em voo.

Horário de chegada

A chegada no aeroporto, especialmente na área de embarque, compromete todos os trâmites no aeroporto. Afinal, o atraso gera transtornos para a companhia e também para os passageiros. Mas, como conseguir upgrade em voo nesse caso? Os que chegam mais cedo, no entanto, tem a chance de ocupar os lugares vazios nas classes superiores.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

As companhias preferem dar a oportunidade para aqueles que chegam com muita antecedência no momento do embarque. Além disso, favorecem os viajantes que não causam congestionamento nos guichês de sua empresa.

Pode ter certa que existem pessoas que utilizam essa prática para conseguir os melhores assentos. E, claro, elas chegam mais de 10 horas antes do horário previsto na passagem. Pode parecer muito, mas certamente o sacrifício pode valer muito a pena.

Preste atenção aos meios de comunicação da empresa aérea

A comunicação das empresas com seus clientes pode ser realizada por mensagem de texto, e-mail e até pelas redes sociais. Estar atento a essas três alternativas é fundamental, já que elas costumam comunicar com antecedência a disponibilidade de upgrades e outras promoções.

Mantenha em dia a sua comunicação com a companhia, pois é uma via de mão dupla e pode ser útil para muitos casos. Ao manter os canais abertos, você recebe ofertas, mimos e uma série de notícias sobre a corporação. Você também pode realizar reclamações, observações, conferir dicas e tirar dúvidas de como conseguir um upgrade em voo.

Dica estranha

Pelo Twitter, diversos passageiros que viajam muitas vezes por mês contam que chegar atrasado também ajudou na hora de conseguir mudar da classe econômica para a primeira classe ou classe executiva. Mas, como conseguir upgrade em voo chegando atrasado?

Bem, os passageiros explicam que a falta de reserva de assento pode resultar em um lugar mais caro, sem pagar nada a mais por isso. No entanto, é melhor tomar cuidado com o atraso, já que você pode ter seu voo cancelado ou até perder o voo. Também vale lembrar que os funcionários dão prioridade para os que chegam primeiro.

Gastos extras

De acordo com as regras das companhias aéreas da Europa, pagar pelas bagagens extras, alimentação e outros gastos são comuns entre seus passageiros. Você sabia que os usuários que gastam mais dinheiro podem ter a chance de receber mimos dos comissários? Bem, um deles é conseguir upgrade em voo.

Pode ser na mesma viagem ou na próxima, mas esses clientes são a prioridade das empresas. Esse é um dos quesitos que contam pontos durante a tentativa de como conseguir um upgrade em voo.

Males que vem para o bem

É claro que ninguém gosta de imprevistos durante uma viagem, mas existem alguns problemas que proporcionam uma experiência maravilhosa. Algumas intercorrências durante a sua viagem podem ser solucionadas com um upgrade, uma forma encontrada pela companhia aérea para fidelizar o cliente e satisfazê-lo.

Quando a companhia comete um erro e deixa o cliente insatisfeito, a empresa oferece alguns benefícios para o passageiro. Essa é uma prática muito comum em diversas companhias aéreas.

Voar de primeira classe

Além da troca de classe, ela pode dar presentinhos e um tratamento especial para essas pessoas. Também existem casos de empatia, onde o funcionário visualiza uma situação e presta o auxílio. Pessoas com fobia, por exemplo, podem conseguir upgrade em voo.

Pode ser apenas um ato de solidariedade ou um medo de ocasionar problemas, mas elas recebem uma atenção especial dos comissários de bordo. Certamente, ninguém quer passar por situações desconfortáveis, mas esse é um dos jeitos de saber como conseguir um upgrade em voo.

A aparência e o trato contam pontos

Atualmente, é inaceitável que a aparência conte pontos, mas isso ocorre de maneira velada em diversos locais. Os mesmos passageiros que chegaram atrasados, no Twitter, também contaram de casos nos quais a forma de se vestir ajudou na hora de conseguir um benefício.

Segundos eles, as pessoas mais bem vestidas podem ter mais facilidade de conseguir um assento privilegiado. Sua roupa pode ou não ajudar, mas a educação é um fator comprovado.

Como qualquer pessoa que atua diretamente com clientes, os colaboradores das companhias aéreas preferem ceder os créditos para os que praticam os bons modos. Logo, quem elogia e trata bem, ganha bônus pelo bom trato.

Seja gentil para conseguir upgrade em voo

O último recurso para descobrir como conseguir um upgrade em voo é: seja gentil. Então, se você não conseguir um upgrade com nenhuma dessas dicas, ainda é possível apelar no pedido, durante o check-in no guichê da empresa.

Na maioria das vezes ele não funciona, mas vai da sorte do passageiro. Pense sempre que o “não” você já tem e lute pelo “sim”. Seja simpático, prestativo e demonstre ser um aliado da empresa aérea.

Todas essas dicas fazem parte de experiências vividas por viajantes relatadas no Twitter. Além disso, também possuem pontos citados por comissários e atendentes. Tente a sorte e aguarde pelo seu upgrade.

Como ter acesso à sala vip dos aeroportos

Passageiros que compram passagens de primeira classe ou classe executiva, costumam ter como benefício acesso à sala vip do aeroporto, tornando a espera muito mais agradável. Mas como conseguir acesso à sala vip sem precisar gastar muito dinheiro com as passagens? Você pode fazer parte de um clube privado de acesso a salas vip do mundo todo.

Existem diversos disponíveis no mercado. Nós conhecemos e já utilizamos o Priority Pass e aprovamos o serviço! Se quiser saber como funciona, veja o artigo que escrevemos sobre o Priority Pass para conhecer melhor. Mas existem muitas empresas que oferecem o serviço, basta pesquisar.

Não se esqueça do seguro viagem

Se você está de malas prontas para sua próxima viagem, saiba que o seguro viagem é fundamental. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.