Imigração em Portugal

Portugal  / 

Muitos brasileiros procuram um lugar mais seguro e tranquilo para cuidar da família e viverem uma nova vida. Portugal tem sido escolhido como destino, assim como demais países da Europa, muito por conta da segurança.

Mas será que realmente vale a pena imigrar para Portugal? Hoje vamos contar algumas vantagens e desvantagens da imigração em Portugal.

Quem tem o perfil para imigrar em Portugal?

Para morar em Portugal é preciso saber sobre como o país funciona, quais suas características e verificar se você se encaixa nesse perfil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O primeiro aspecto a ser analisado é sua situação emocional e sua capacidade de se virar sozinho. Muitas pessoas nunca moraram em outras cidades, nunca ficaram longe da família e muitas vezes não sabem lidar bem com a saudade de quem está longe.

Saiba que, apesar de parecer, não é tão fácil assim fazer a imigração em Portugal, ou em outro país.

Portugal é um país católico e bem tranquilo

Também é preciso saber que Portugal é um país pequeno, conservador e religioso (88% dos portugueses são católicos). Se você concorda ou respeita, se encaixará bem na sociedade e se sentirá bem no país.

Agora se você gosta de agito, muitas baladas, ver gente, e gosta de correria, provavelmente não se adaptará, a não ser que opte por viver em Lisboa ou no Porto, as maiores cidades portuguesas. Em Portugal – e principalmente nas pequenas cidades – tudo é feito com calma e tudo anda mais devagar.

Veja a lista que preparamos para você, as 5 melhores cidades de Portugal para morar.

O clima pode ser bem frio

Além disso, Portugal – assim como em outros países da Europa – tem bastante frio no inverno, então se você não gosta de frio – e da chuva – provavelmente terá dificuldade de adaptação do país. É preciso gostar do frio ou tentar ver o lado positivo do inverno.

Ah, e a chuva não é levada a sério pelos portugueses, ou seja, ela não serve de desculpa para que você desmarque um compromisso, por exemplo. Saiba mais sobre o clima em Portugal.

Vantagens da imigração em Portugal

A grande vantagem de morar em Portugal é a tranquilidade e a segurança. Poder andar na rua sem preocupar vale mais que mil massagens.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

No Brasil estamos sempre preocupados com a segurança e andamos na rua com receio, sempre olhando para os dois lados antes de mexer no celular ou pegar dinheiro na carteira. Cada um de nós tem ou conhece pessoas próximas que já sofreram alguma violência e, por isso, temos medo frequentemente.

Segurança é o fator que mais influência a Imigração em Portugal

Em Portugal, os caixas eletrônicos são na rua e não há portas giratórias nos bancos. A Polícia é respeitada e age sempre que preciso – inclusive matando bandidos.

No Brasil, isso é uma questão muito delicada, porque um policial que, por acaso, mate um fora da lei, sofre nas mãos da imprensa e da sociedade.

Infelizmente sabemos de todos os problemas educacionais, éticos e sociais que nosso país ultrapassa ao longo dos anos e será muito difícil conseguir mudá-lo sem educação básica e um mínimo de vontade política (de qualquer governante, não importa a esfera, nem o partido).

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Conheça as 20 coisas que os brasileiros pensam quando chegam em Portugal.

Desvantagens da imigração em Portugal

A desvantagem da imigração em Portugal é a falta de emprego em diversas áreas de atuação e os baixos salários. Sendo estrangeiro, muitas vezes temos dificuldade de encontrar emprego na nossa área e ganhar o que ganhávamos no Brasil.

Veja quais são as profissões que estão em falta em Portugal.

Além disso, há uma cultura organizacional totalmente diferente da que conhecíamos. Não podemos generalizar, mas em muitas empresas em Portugal não são pagas horas extras e o patrão exige que você trabalhe mais horas por dia, por exemplo.

É uma questão de sorte achar um bom emprego em Portugal e se adaptar ao ambiente de trabalho. Você pode ter sorte, depende muito do que você busca.

Às vezes somos obrigados a trabalhar em lugares que não gostamos para sobreviver, o importante é ficar atento às novas oportunidades e não ficar acomodado naquele emprego que não faz bem.

A burocracia da imigração

Outro fator que pega para muitas pessoas é a burocracia da imigração. O processo de visto para Portugal (para qualquer país) é burocrático e você precisa estar preparado para isso. Não adiantar sofrer e muito menos se irritar, não vale a pena.

O importante é se organizar e juntar todos os documentos necessários. Pesquise bastante sobre o seu tipo de visto antes de ir a um Consulado de Portugal no Brasil.

Outra desvantagem da imigração em Portugal é o preconceito com mulheres solteiras, ou mães solteiras. Não podemos generalizar novamente. Mas de um modo geral, a mulher brasileira tem uma certa má fama.

Isso porque antigamente, nos anos 80 e 90, muitas brasileiras vinham para Portugal para trabalharem como garotas de programa. Esse perfil da brasileira que vem para Portugal já mudou muito (hoje a maioria vem para estudar/trabalhar) mas há ainda quem tenha um pé atrás, especialmente os mais velhos.

É necessário adaptar-se a uma nova cultura

Como estrangeiros, precisamos provar quem somos, fazer novos amigos e nos inserirmos na sociedade. Esse processo é longo, doloroso e é preciso estrutura emocional para lidar com a saudade, o diferente e o novo.

Os aspectos culturais são colocados em prova diariamente e precisamos aprender a comer coisas novas, a vestir roupas diferentes e tentar se adaptar com a cultura de Portugal.

É de cada um, e o tempo de adaptação será diferente de pessoa para pessoa. Você pode se adaptar em um dia, pode ser que leve anos ou que nunca aconteça. Depende muito da sua vontade de mudança!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.