Está com viagem marcada e as malas quase prontas? Ao chegar no aeroporto, você passará pela imigração em Portugal e, para te ajudar a entender como funciona, quais são as perguntas e os documentos solicitados pelos agentes, preparamos este artigo completo, com dicas para você passar tranquilo na imigração. Acompanhe!

Como funciona a imigração em Portugal?

A imigração em Portugal funciona de maneira relativamente simples, com processos muito semelhantes aos de outros países da Europa.

Ao chegar no aeroporto do país, você entrará na fila da imigração e será atendido por um agente do SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, responsável pelo controle imigratório.

Quando chegar a sua vez de ser atendido, os agentes de imigração em Portugal fazem perguntas para entender a finalidade da sua viagem e solicitam a documentação que comprove o motivo informado por você.

As perguntas podem variar, e é possível que você seja questionado sobre o período de estadia, onde ficará hospedado, quanto de dinheiro possui, entre outras.

Se estiver tudo correto, você receberá um carimbo no seu passaporte e será liberado para entrar no país. Mas, se o agente perceber que os documentos apresentados não comprovam a finalidade da sua viagem, ou outros motivos, a sua entrada no país é recusada.

É importante lembrar que se você tem a cidadania europeia, não é necessário passar pela imigração em Portugal, já que o país faz parte da União Europeia e você entrará como um cidadão europeu.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

Voos para Portugal com conexão em outro país: como funciona a imigração?

É muito comum que pessoas com destino a Portugal viajem em voos com conexão em outros países europeus. Neste caso, a sua entrada na Europa será feita na imigração do país em que fará a conexão e não em Portugal.

Eu, por exemplo, quando cheguei em Portugal, viajei do Brasil em um voo com conexão em Madrid, na Espanha. Mesmo sendo uma conexão curta, passei pela imigração espanhola e quando cheguei em Portugal, passei somente pela alfândega.

É importante estar atento a isso, principalmente se você fizer conexão em países que exigem documentos diferentes.

Por exemplo: se você estiver indo para Portugal, mas fizer uma conexão na Alemanha, o CDAM/ PB4 não será aceito e você terá que apresentar um seguro viagem europa com cobertura mínimo de 30 mil euros.

Mas, fique atento: segundo o SEF, os estrangeiros que entraram por outro país europeu, precisam se apresentar em um dos postos do SEF em até 3 dias após a entrada em Portugal.

Perguntas que podem ser feitas na imigração

As perguntas feitas pelo agente podem variar de caso para caso.  Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas pela imigração em Portugal, são:

  • Qual o motivo da sua viagem?
  • Quanto tempo vai ficar no país?
  • Onde ficará hospedado?
  • Está viajando sozinho ou acompanhado?
  • Já visitou Portugal outras vezes?
  • Quais os lugares que pretende visitar no país? (essa pergunta é feita principalmente para turistas)
  • Quanto de dinheiro está levando para a viagem?
  • Qual a sua relação com a pessoa que fez a carta convite? (no caso de quem apresenta a carta convite)
  • Tem alguma profissão e/ou está empregado no país de origem?

Como falamos antes, as perguntas podem variar conforme o motivo da viagem. Se você vai trabalhar em Portugal, por exemplo, e foi contratado por uma empresa do país, pode ser questionado sobre qual é a empresa, com o que vai trabalhar, em qual cidade fica a sede, entre outras.

Fila de imigração em aeroporto
Se você vai passar pela imigração com a família, converse também com eles para preparar para as perguntas.

Provavelmente você ouvirá casos de pessoas que dizem não ter sido questionadas sobre nada ou que “passou muito fácil” na imigração em Portugal.

Lembre-se de cada caso é um caso e é imprescindível estar preparado para todas as perguntas, além de ter os documentos necessários.

Se você tem a documentação que comprove o motivo da sua viagem para o país, não tem segredo: basta responder de forma segura e honesta.

É difícil passar pela imigração?

Passar pela imigração em Portugal não é difícil se você tem toda a documentação solicitada e conseguir manter a calma para responder às perguntas feitas pelo agente de imigração.

Para muitas pessoas, o nervosismo toma conta só de ouvir sobre a imigração em aeroportos. Mas não precisa ser necessariamente assim.

Quanto mais você colaborar para que entendam a finalidade da sua viagem, e apresentar todos os documentos solicitados, mais rápido será o seu processo.

Não se assuste com as perguntas feitas pelos agentes, isso faz parte do trabalho deles e é normal que queiram entender mais sobre o que você fará em Portugal, como vai se sustentar financeiramente pelo tempo da viagem, onde ficará hospedado, entre outras questões.

Sempre falamos no Euro Dicas sobre a importância de imigrar legalmente. Se você tem todos os documentos corretos e responder às perguntas sem devaneios ou com respostas controversas, passar pela imigração em Portugal torna-se muito mais tranquilo.

Responda apenas aquilo que o oficial perguntar, não fique dando muitas explicações desnecessárias que isso só te dará margens para se enrolar, seja objetivo, apresente seus documentos e vai dar tudo certo.

Documentos para passar pela imigração em Portugal

Os documentos solicitados pela imigração em Portugal variam conforme a finalidade da sua viagem para o país.

Se vai estudar em Portugal, por exemplo, terá que apresentar os documentos solicitados para um estudante entrar no país, conforme estipulado pela lei.

Neste caso, a documentação pode ser o visto de entrada, comprovante de estadia, passaporte válido, meio de subsistência, comprovante de matrícula ou aceitação da instituição de ensino, entre outros que o agente achar necessário.

No geral, podemos dizer que a documentação básica solicitada na imigração em Portugal é:

Documento O que pode ser exigido/apresentado na imigração
Documento de identificação Passaporte com validade de no mínimo 3 meses após o seu último dia de estadia no país.
Visto de entrada Se tirou um visto de entrada para Portugal no consulado, terá que apresentá-lo no seu passaporte.
Comprovante de meios de subsistência São aceitos extratos bancários, limite no cartão de crédito internacional ou dinheiro.
Comprovante de hospedagem Comprovante de reserva em hotel ou hostel, aluguel de uma casa ou carta convite.
Bilhete de ida e de retorno Se tem visto temporário ou vai à turismo, pode precisar apresentar a passagem de volta.
Documento que comprovem vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil Declaração emitida pela empresa, seja pública ou privada.
Seguro viagem ou CDAM Apólice do seguro viagem Europa com cobertura de 30 mil euros ou o CDAM.

Os documentos listados acima podem variar conforme o motivo da viagem para Portugal. Listamos na tabela apenas os documentos gerais que podem ser solicitados.

Meios de subsistência: qual é o valor exigido na imigração em Portugal?

O valor depende da finalidade da sua viagem. Para turistas, o indicado pelo Consulado de Portugal em São Paulo, é de 75€ para cada entrada em Portugal mais 40€ para cada dia de estadia no país.

Entretanto, no caso de pessoas que vão morar em Portugal e tem vistos específicos, é necessário verificar o valor do meio de subsistência solicitado por lei.

No site do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, você consegue encontrar o seu tipo visto e verificar os valores solicitados.

Cuidados para não ser barrado na imigração em Portugal

Você planejou toda a viagem, comprou as passagens, preparou as malas e agora está pronto para viajar. Passar por tudo isso e ainda ser barrado na imigração pode ser uma frustração muito grande.

O SEF usa protocolos no controle de passageiros que chegam no país e tem o poder (e dever, em alguns casos) de impedir que um passageiro entre em Portugal, caso não comprove que viaja legalmente.

Para evitar ser barrado na imigração em Portugal, pode tomar alguns cuidados principais, como:

  • Viaje legalmente: pode ser tentador vir como turista e ficar no país, mas não vale a pena o risco. O governo tem aberto cada vez mais as portas e existem diferentes vistos que você pode solicitar para morar em Portugal;
  • Vem passar férias em Portugal? Já separe todos os pontos turísticos que pretende visitar e tenha em mãos o comprovante de hospedagem e bilhete de volta;
  • Planeje-se financeiramente e traga o valor solicitado, seja o que está estipulado para o seu tipo de visto ou para turistas;
  • Evite ficar inseguro na hora de responder. Tente manter a calma e responda apenas o que for questionado pelo agente. Respostas contraditórias podem levantar suspeitas desnecessárias;
  • Revise se todos os documentos estão de acordo com o solicitado e com a validade correta;
  • Esteja preparado para perguntas adicionais;
  • Verifique se a sua mala não contém itens proibidos;
  • Se vai viajar com a família, separe os valores solicitados para cada pessoa e os documentos de cada integrante.

Quantos imigrantes brasileiros moram em Portugal?

Segundo o último RIFA divulgado, o Relatório de Imigração, Fronteira e Asilo do SEF, haviam 204.694 brasileiros vivendo em Portugal em 2021, totalizando 29,3% de toda a população estrangeira que vive no país.

De acordo com o relatório, esse é o número de brasileiros que vivem no país legalmente, ou seja, que são registrados no SEF.

Porém, os números atuais podem ser muito maiores, já que houve um aumento na imigração de brasileiros em Portugal. Segundo uma matéria do Diário de Notícias, de janeiro de 2023, o número de brasileiros no país luso chega a 233.138 em 2022, sendo a maior nacionalidade estrangeira residente em Portugal.

Saiba como funciona e quem pode pedir asilo político em Portugal.

Dicas para passar tranquilo na imigração em Portugal

Apesar de ser um momento tenso, não precisa ser caótico. Existem algumas recomendações que podem ajudar a passar por esse processo de forma mais tranquila.

Para te ajudar, separamos 5 dicas para passar tranquilo na imigração em Portugal. Veja:

  1. Antes de viajar, verifique se tem todos os documentos que precisam ser apresentados. Podemos dizer que é a parte mais importante, já que são esses documentos que comprovam o motivo da sua entrada no país;
  2. Tenha todos os documentos necessários em mãos. Se possível, coloque-os organizados em uma pasta, com post-it em cada um para identificar facilmente do que se trata. No momento que o agente solicitar um documento específico, vai ser mais fácil encontrar o que precisa entregar;
  3. Seja educado e cooperativo. Respire fundo e responda todas as perguntas de forma clara e honesta. Mentir ou ser prolixo nesses momentos pode ser prejudicial;
  4. Esteja preparado para responder perguntas adicionais. Dependendo do motivo da sua viagem, o agente pode querer saber mais detalhes sobre algumas informações ou solicitar documentos a mais. Isso é normal e não quer dizer que você não vai entrar no país;
  5. Verifique a validade do seu passaporte. Ele é seu único documento de identificação fora do Brasil e é muito importante que esteja com a validade de, no mínimo, 3 meses após o seu período de estadia em Portugal (recomendamos que sejam 6 meses!);
  6. Lembre-se que se você está com tudo o que precisa, de acordo com o que é solicitado pela lei, não precisa ter medo. Fique tranquilo e encare esse momento apenas como mais uma etapa da viagem.

É importante lembrar que os agentes de imigração não estão contra a sua entrada no país. O trabalho deles é verificar se você está apto para entrar em Portugal legalmente, com os documentos necessários e regras estipuladas na lei.

Agora é hora de se planejar e preparar as malas. Boa viagem e aproveite tudo de bom que Portugal tem para oferecer!