Cidades que pagam para morar: 8 regiões que precisam de moradores

Europa  / 

Você já imaginou receber uma ajuda especial – dinheiro ou moradia – para viver em outro país ou cidade? Existem cidades que pagam para morar!

Neste artigo, fizemos uma lista com 8 cidades do mundo que desejam atrair residentes. Vamos ver?

Cidades que pagam para morar: 8 casos

Ottenstein, Alemanha

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ottenstein é um município da Alemanha que fica no distrito de Holzminden, estado da Baixa Saxônia. Ali vivem cerca de mil pessoas e o número de moradores diminui gradualmente na medida em que os jovens se mudam para as cidades grandes.

Quando a escola primária estava quase fechando, o prefeito dessa comunidade decidiu dar de presente terrenos para famílias com crianças, com a condição que elas tivessem que passar a residir em Ottenstein e construir uma casa ali em 3 anos.

Tristão da Cunha, Reino Unido

cidades que pagam para morar tristao da cunha

Tristão da Cunha é um arquipélago que fica no sul do Oceano Atlântico. Mesmo que faça parte do domínio do Reino Unido desde 1816, a ilha fica entre a América do Sul, o Oceano Atlântico e a África. Essa região tem somente 275 habitantes e é a ilha mais remota habitada do mundo!

Por isso, Tristão da Cunha está entre as cidades que pagam para morar. A prefeitura ajuda a população com dinheiro e se propõe a pagar, também, transporte e moradia de novos habitantes. Mas há muitas regras a ter em consideração.

Veja informações de como trabalhar em Tristão da Cunha.

Alasca, Estados Unidos

cidades que pagam para morar alasca

Em 1867, o território do Alasca foi adquirido pelos Estados Unidos. Mesmo sendo o maior estado norte-americano em extensão territorial, é o menos povoado: possui 0,42 hab/km².

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Após a Gold Rush, Corrida do Ouro, descobriu-se que o Alasca possui também inúmeras reservas de petróleo. Então, os moradores da região recebem dinheiro referente aos royalties do petróleo.

Para isso, é preciso viver no local e não ficar mais de 180 dias por ano longe da cidade ou não ter sido condenado ou preso. Anualmente, os moradores se inscrevem no site e recebem mais de 2 mil dólares por meio do Fundo Permanente, criado pelo Governo.

Curtis, Nebraska

Localizada no estado americano de Nebraska, no Condado de Frontier, Curtis é uma pequena cidade com menos de mil habitantes.

A prefeitura não oferece dinheiro à população, mas disponibiliza lotes livres em áreas específicas para moradores construírem casas ou moverem uma casa modular. Todos os lotes disponíveis estão em ruas pavimentadas.

Saiba mais informações.

Saskatchewan, Canadá

cidades que pagam para morar saskatchewan

Uma das dez províncias do Canadá, Saskatchewan é parte das províncias das pradarias e fica no centro-oeste do país. É a única província sem fronteiras naturais.

A população local não é baixa (a cidade possui cerca de 1,164 milhão de pessoas, de acordo com dados de 2017). Mas Saskatchewan tem o objetivo de atrair graduados que queiram morar na região.

Por isso, o Programa de Retenção de Pós-Graduação premia os graduados que residam em Saskatchewan e oferece bônus de até 20 mil dólares para quem morar e tiver uma declaração de imposto de renda em Saskatchewan.

Saiba mais informações no site do programa.

Champ-du-Boult, França

Há poucos habitantes nesta pequena comunidade de Champ-du-Boult, na França (cerca de 380 pessoas, apenas). À procura de emprego, jovens se deslocam para outras cidades.

Por isso, com intuito de reverter essa situação, o prefeito Patrick Madeleine ofereceu terrenos de 900 a 1.000 m² por 1 euro/m². Esse incentivo trouxe mais de 300 propostas de compra para a cidade.

Para comprar, o novo morador deve construir uma casa no local no decorrer de um ano.

Utrecht, Holanda

cidades que pagam para morar utrecht

Quem mora em Utrecht, na Holanda, recebe um incentivo mensal em dinheiro. Porém, ao contrário das outras, o dinheiro não é dado por causa do baixo número de habitantes.

As pessoas podem escolher se querem ou não trabalhar! Entenda mais como funciona o benefício.

Confira como viajar para a Holanda a turismo e para morar.

Candela, Itália

Há ótimas cidades que pagam para morar na Europa. E Candela, na Itália, é uma que adotou essa política recentemente.

Candela, que fica perto do mar e a menos de duas horas de Nápoles, possui área de 96 km² e 2.824 habitantes, 29 hab/km². A região comporta 8 mil pessoas e procura aumentar sua população.

“É assim que funciona: 800 euros para solteiros, 1.200 euros para casais, de 1.500 a 1.800 euros para famílias de três membros e mais de 2 mil euros para famílias de quatro a cinco pessoas”, afirma o assistente do prefeito, Stefano Bascianelli.

A prefeitura também avalia possíveis créditos tributários para eliminação de impostos, contas e mensalidades em creches.

Para ser elegível a receber o dinheiro, há alguns requisitos: os novos residentes devem morar em Candela, alugar uma casa e possuir um trabalho com um salário de, pelo menos, 7.500 euros por ano. E, para que Candela não tire habitantes de outra cidade muito pequena, sua cidade de origem deve ter 2 mil habitantes ou mais.

E Ponga, na Espanha?

Ponga trata-se de um município da Espanha na província e comunidade autônoma das Astúrias, com área 206,10 km² e população de apenas 701 habitantes, 3,40 hab/km².

Dificilmente você já ouviu falar sobre Ponga. Por isso, o Governo decidiu inseri-la na lista das cidades que pagam morar lá.

Para evitar o fim da população local, o Governo criou um projeto de lei em 2004 no qual pagaria 3 mil euros por casal que se mudasse para a região. A única exigência seria morar por, pelo menos, 5 anos em Ponga. Mas esse projeto nunca saiu do papel.

E aí, que tal viver em uma das cidades que pagam para morar? Já pensou nessa ideia? Confira mais informações nos sites das cidades.

Se você tem vontade de explorar o mundo, descubra também tudo o que precisa para viajar para a Europa: documentos, euros e planejamento.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.