Número de segurança social em Portugal: o que é e como tirar

Portugal  / 

Quando nos mudamos para Portugal é importante tratar da documentação, para que possamos usufruir de todos os serviços com maior facilidade. Uma das coisas que temos que ter em conta é o número de segurança social, principalmente para quem vai trabalhar.

Você sabe para que serve e onde devemos tirar o número de segurança social? Veja aqui todos os detalhes.

O que é o número de Segurança Social

É o número que identifica o cidadão perante a Segurança Social. Esse número é como se fosse a nossa inscrição no INSS.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para que serve esse número?

O número de Segurança Social serve para que possamos fazer as nossas contribuições para a Segurança Social (as contribuições são obrigatórias para os cidadãos que exerçam atividade remunerada).

Veja quais são os documentos necessários para morar em Portugal.

Qual contribuição devo fazer?

A contribuição para a Segurança Social para quem trabalha por conta de outrem é equivalente a 11% do seu ordenado (salvo alguns casos específicos), já descontado automaticamente pelo empregador. Normalmente é assim que acontece, mas se o empregador não fizer o desconto, o funcionário tem que ver o que está acontecendo. Para saber mais, visite o site da segurança social.

Conheça os principais impostos em Portugal e como quitá-los.

Como se faz para ter o número de Segurança Social

No caso de trabalhadores por conta de outrem, quem faz o pedido para a obtenção do número de Segurança Social é a entidade empregadora. Quando uma empresa emprega alguém, eles têm que comunicar a segurança social e automaticamente requerer a emissão do número.

Já se você é um trabalhador independente, a administração fiscal responsável comunica à instituição de Segurança Social competente o início de atividade, fornecendo todos os elementos de identificação.

Quais documentos são necessários

Vantagens de estar inscrito na Segurança Social

Após ter um número de Segurança Social e passar a fazer contribuições, você começa a ter alguns direitos (como trabalhador por conta de outrem), como subsídios e pensões em casos de desemprego, doença, morte, invalidez, velhice, parentalidade e encargos familiares.

Como posso entrar em contato com a Segurança Social

Se você já tiver o número de Segurança Social, você poderá tratar dos seus assuntos relativos à esse órgão através da app segurança social direta, ou tirar as suas dúvidas no site da Segurança Social.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Além disso, se quiser tratar de algum assunto presencialmente, pode procurar um balcão da Segurança Social perto da sua casa. O ideal é chegar bem cedo, pois as senhas de atendimento acabam rapidamente.

É mesmo necessário ter esse número?

Além de ser obrigatório para trabalhadores por conta de outrem (pois quando forem assinar o contrato devem ter um número de Segurança Social, para poder fazer as contribuições), ter esse número nos ajuda também quando não estamos empregados.

Por exemplo, se estivermos a trabalhar por contra própria, passando recibos verdes, devemos fazer as contribuições para a segurança social (salvo casos de isenção). E é também possível fazer a contribuição através do seguro social voluntário.

Você é um trabalhador independente em Portugal? Veja quais são os seus direitos e deveres.

Independente da situação em que você se enquadre, ter o número de segurança social e fazer as contribuições é bom para o nosso futuro e para garantir os nossos direitos.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »
Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.