Buscando emprego no país germânico? Veja quais são os profissionais mais procurados na Alemanha de acordo com dados oficiais, requisitos, vistos disponíveis e dicas para conquistar a sua vaga.
Quais os profissionais mais procurados na Alemanha?
A Alemanha é um país cuja economia é tão estável que supera desafios como as últimas crises do mercado financeiro, a guerra na Ucrânia e até mesmo a pandemia. Tanto que o nível de desemprego no país é apenas 5,1%, de acordo dados de maio de 2022 da Bundesagentur für Arbeit (Agência Nacional para o Trabalho).
Para solicitar a sua, é altamente recomendado contar com uma assessoria especializada. Nós indicamos a Madeira da Costa, uma equipe competente e de confiança para tornar sua solicitação mais rápida e segura. Entre em contato!
TORNE-SE CIDADÃO ALEMÃO→Mas, nem todas as vagas de emprego são criadas iguais. Há algumas profissões com escassez aguda de profissionais.
Todos os meses, a Agência Nacional para o Trabalho alemã publica um relatório com as profissões com mais vagas abertas no país. Veja a seguir quais foram essas profissões em abril de 2022 e o número de vagas abertas na tabela abaixo:
Área de trabalho | Número de vagas |
Transporte e logística (exceto condução de veículos) | 66.000 vagas |
Profissões de vendas | 62.000 vagas |
Profissões médicas e da saúde | 55.000 vagas |
Produção e trabalho com metais, construção metálica | 52.000 vagas |
Ocupações mecânicas e de engenharia de veículos | 51.000 vagas |
Profissões mecatrônicas, de energia e elétrica | 50.000 vagas |
Administração de empresas e organização de pessoas | 44.000 vagas |
Condução de veículos e de equipamentos de transporte | 43.000 vagas |
Educação e profissões sociais | 40.000 vagas |
Profissões do turismo e hotelaria | 33.000 vagas |
O que exatamente estas profissões indicam e que tipos de trabalho são incluídos em cada categoria, explicamos abaixo:
1. Transporte e logística (exceto condução de veículos)
Devido à crescente procura por transporte de mercadorias e de passageiros — causada pela venda de produtos na internet — as profissões de transporte e logística estão sendo muito requisitadas na Alemanha.
Isto se reflete, por um lado, no desenvolvimento do emprego acima da média e, por outro lado, na redução significativa do número de desempregados no setor de transporte e logística de veículos.
Por exemplo, no estado alemão de Hessen, o emprego nessa área aumentou em 7,7% entre junho de 2013 e junho de 2015, enquanto o número médio anual de desempregados ficou em 4,9% de 2013 a 2015. O grande aumento no número de postos de trabalho registados também indica que a procura continuará sem diminuir num futuro próximo.
Mais de 70% de todos os empregados de transporte e logística na Alemanha estão nos dois grupos profissionais: armazenamento, correio, entrega e manuseamento de mercadorias; e condução de veículos no tráfego rodoviário. As duas áreas de trabalho estão nesta lista.
2. Profissões de vendas
O grupo ocupacional “profissões de vendas” indica as pessoas que trabalham no setor de serviços, geralmente atendendo às solicitações de clientes, sejam em lojas físicas ou pela internet.
Na Alemanha, profissões de vendas são segmentadas em cinco categorias:
- Vendas (sem especialização de produto);
- Venda de roupas, eletrônicos, veículos motorizados e produtos duros;
- Venda de alimentos;
- Venda de bens em farmácias e drogarias, suprimentos médicos e equipamentos;
- Revenda de livros, arte, antiguidades e música.
3. Profissões médicas e da saúde
A Alemanha sofre com a escassez de profissionais da saúde. Tanto que se você tiver uma graduação na área e reconhecer o seu diploma no país, conseguirá uma vaga facilmente (nível de alemão B2 é necessário).
Existe também a possibilidade de fazer um curso técnico na Alemanha e seguir essa carreira. Oficialmente, as profissões de saúde são divididas nas seguintes categorias:
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →- Médico e assistente de prática;
- Medicina laboratorial;
- Assistência médica e enfermagem, serviços médicos de emergência e obstetrícia;
- Medicina humana e odontologia;
- Medicina veterinária;
- Psicologia e psicoterapia não-médica;
- Terapia não-médica e medicina alternativa;
- Farmácia.
Entre estas, as profissões de enfermagem — incluindo enfermagem obstétrica — são as mais procuradas no país. No entanto, as outras também oferecem grande número de vagas na Alemanha.
4. Produção e trabalho com metais, construção metálica
As indústrias alemãs necessitam de um grande número de profissionais para mantê-las funcionando. No Brasil, esses profissionais entram na categoria da engenharia e da metalurgia.
Já na Alemanha, as profissões são segmentadas em:
- Produção de metais;
- Trabalho com metais;
- Tratamento de superfície metálica;
- Construção metálica e tecnologia de soldagem;
- Engenharia de precisão e tecnologia de ferramentas.
5. Ocupações mecânicas e de engenharia de veículos
Outra profissão da engenharia está na lista de profissionais mais procurados na Alemanha. Neste caso, as vagas são para a indústria automotiva e de veículos aéreos e navais.
Na lista de profissões regulamentadas pelo governo alemão, elas são chamadas de:
- Engenharia mecânica e industrial;
- Tecnologia de veículos, aeroespacial e de construção naval.
6. Profissões mecatrônicas, de energia e elétrica
Mais profissões do ramo da engenharia com alto número de vagas abertas na Alemanha. Outro caso impulsionado pela indústria, neste caso a robótica, mas também pelos diversos ramos de energia usados no país.
A Alemanha produz energia eólica, via usinas nucleares, com gás e outros tipos. Para isso, uma série de profissionais qualificados são necessários.
Abaixo, veja as três categorias em que essas profissões são divididas:
- Mecatrônica e tecnologia de automação;
- Engenharia de energia;
- Engenharia elétrica.
7. Administração de empresas e gestão de pessoas
Com tantas empresas no país, administradores e profissionais de Recursos Humanos são necessários. Por isso o grande número de vagas de emprego abertas neste setor. Nesta área entram também os gerentes de projetos de todos os níveis, incluindo os especialistas em projetos de tecnologia.
Entre todas as categorias abaixo, a maioria das vagas é destinada aos trabalhadores de escritório e secretaria. Para exercer esta profissão, no entanto, a Alemanha exige no mínimo um curso técnico relacionado.
- Administração e conselho administrativo
- Membros de órgãos legislativos e pessoal sênior de organizações de interesse
- Organização e estratégia empresarial
- Escritório e serviços de secretariado
- Recursos humanos e serviços.
8. Condução de veículos e de equipamentos de transporte
Outra profissão impulsionada pelo aumento no transporte de mercadorias e pessoas é a de motorista. Na Alemanha, a maioria das vagas abertas no setor são para condutores de caminhão e ônibus.
Para a primeira, uma carteira de motorista compatível com a categoria é o principal requisito. Já os motoristas de ônibus podem trabalhar para empresas privadas ou servir às empresas estatais, principalmente os ônibus de passageiros nas cidades. Neste caso, é necessário concluir um curso profissionalizante organizado pelo governo.
Outras categorias que também entram nesta profissão são:
- Condução de veículos no trânsito rodoviário;
- Condução de veículos no tráfego ferroviário;
- Condução de veículos no tráfego aéreo;
- Condução de veículos no tráfego marítimo;
- Gerenciamento de equipamentos de construção e transporte.
9. Educação e profissões sociais
Na Alemanha o setor da educação e da assistência social são geralmente encarados em conjunto, no entanto, podemos separá-los para fim de compreensão.
A educação é um dos setores do país que necessitam com urgência de um grande número de profissionais. Entre as profissões com maior demanda estão a pedagogia – na Alemanha não é necessário curso superior para trabalhar em creches, basta um curso técnico – e os professores de nível médio e secundário.
Quem possui um diploma de licenciatura no Brasil pode reconhecê-lo e tentar uma vaga em escola, mas para isso é necessário conhecimento de alemão ao nível C1, um dos mais altos.
A outra parte deste setor é a assistência social, que na Alemanha inclui os cuidadores de idosos, uma das profissões com necessidade crítica por novos trabalhadores devido ao envelhecimento da população. Para isso, também é necessário ter curso técnico e alemão ao nível B1.
No geral, esse setor pode ser divido nas seguintes categorias:
- Educador para crianças e jovens;
- Enfermaria para pessoas com deficiência;
- Enfermaria geriátrica;
- Assistente de saúde e enfermagem;
- Terapeuta ocupacional.
10. Profissões do turismo e hotelaria
O turismo e a hotelaria vêm renascendo das cinzas depois dos meses de lockdown na Alemanha. As empresas que tiveram que demitir diversos funcionários agora necessitam recontratar profissionais para manter os serviços ativos.
O aumento na procura também se deve ao fato que muitos alemães, ainda assustados com os efeitos do Coronavírus, preferem passar férias no próprio país, evitando pegar aviões e arriscar necessitar de ajuda médica em um país estrangeiro.
Esse setor, no entanto, é maior que apenas hotéis e similares. Todos os profissionais da gastronomia entram aqui, bem como os produtores de eventos, dois setores que também estão aquecidos após a retomada das atividades sociais e culturais.
- Turismo e esporte;
- Hotelaria;
- Gastronomia;
- Serviço e gerenciamento de eventos.
Quais os requisitos para conseguir emprego nas áreas que a Alemanha procura profissionais
Os setores que mais buscam profissionais na Alemanha são amplos e variados, indo do trabalho fabril, ao transporte, cuidado de pessoas e educação.
Naturalmente, cada um destes setores possui requisitos distintos. Tirando as profissões do setor de gastronomia e os motoristas de caminhão, todas as outras exigem ao menos um curso profissionalizante, chamado na Alemanha de Ausbildung.
Este é caso de quem trabalha em escritório, creche, cuidadores de idosos, enfermeiros, metalúrgicos e até vendedores em lojas.
Quem sai do Brasil pode validar o diploma na Alemanha, mas esse passo não é necessário para todas as profissões, apenas para algumas. Às vezes, dependendo da experiência profissional, é possível encontrar vagas sem este curso. É tudo uma questão de sorte (e muita procura).
Outro requisito é a capacidade de falar alemão, pelo menos ao nível B1, que seria o intermediário. Novamente, tudo depende da profissão escolhida. Como dissemos acima, professores precisam de um nível altíssimo de alemão, bem como dentistas, médicos e administradores de empresas.
Por fim, o terceiro requisito é o visto, do qual trataremos mais adiante.
Vagas para os profissionais mais procurados na Alemanha
Aqui está o exemplo de uma vaga (chamada em alemão de Stellenangebot ou Stellenanzeige) para enfermagem no Hospital Judaico de Berlim, traduzida para o português:
Suas tarefas
- Cuidado profissional dos pacientes de acordo com nosso modelo de enfermagem;
- Planejamento e execução de atividades de enfermagem com base nas últimas descobertas científicas;
- Colaboração em uma equipe multiprofissional como membro da equipe de saúde e enfermagem (f/m/d);
- Envolvimento ativo dos pacientes e familiares no processo de enfermagem;
- Participação na concepção de processos de trabalho e em certificações.
Seu perfil
- Treinamento completo como profissional de saúde registrado / enfermeiro / especialista em enfermagem / especialista em enfermagem (f/m/d);
- Empatia e prazer em lidar com os pacientes;
- Simpatia, capacidade de trabalhar em equipe e senso de responsabilidade;
- Vontade de aprender e interesse no desenvolvimento pessoal;
- Forma de trabalho independente e confiável.
O que oferecemos
- Agradável atmosfera de equipe devido à cooperação cordial e agradecida;
- Remuneração atrativa de acordo com a TVöD, incluindo pagamento anual especial;
- Bônus financeiro por serviços adicionais;
- 39 horas de trabalho em tempo integral, até 40 dias de férias e um contrato de trabalho permanente;
- Tarefas não relacionadas à enfermagem são assumidas por assistentes de enfermagem;
- Treinamento adicional financiado pelo empregador e financiamento de cursos especializados de treinamento adicional;
- Bônus generosos para a recomendação de novos funcionários;
- Provisão de acomodação para os funcionários, se necessário;
- Subsídio para BVG ticket e esquema de pensão de empresa atraente (VBL);
- Ofertas esportivas com desconto (ioga, estúdios de fitness, acesso às piscinas de Berlim);
- Desconto no almoço no refeitório interno;
- Localização central, muito boas conexões de transporte (U Osloer Straße).
Outro tipo de carreira com muitas vagas abertas é o de trabalhador de logística que lida com as mercadorias em armazéns diversos. Segue abaixo uma vaga do tipo para a Amazon para empregado de armazém (m/f/d) em tempo integral perto de Aalen:
Suas tarefas
- Recepção e verificação de mercadorias em busca de danos;
- Registro de pacotes usando um scanner manual;
- Seleção de pacotes e armazenamento dos mesmos com uma empilhadeira;
- Embalagem de mercadorias encomendadas para despacho posterior.
Seu perfil
- Idealmente, experiência em um armazém de despacho;
- Conhecimento de alemão ou inglês;
- Saúde física.
O que oferecemos
- Treinamento gratuito como condutor de empilhadeira na Amazon;
- Equilíbrio trabalho-vida graças a um sistema fixo de 2 turnos;
- Salário de 12,42€ por hora e horas extras pagas;
- Serviço de transporte gratuito e confiável da estação de trem de Aalen;
- Oportunidades atraentes de promoção para equipe ou líder de turno.
Como se candidatar para as áreas com profissionais mais procurados?
Antes de qualquer coisa, busque se informar sobre os requisitos da profissão da sua escolha. Você precisa de que nível de alemão? Precisa de diploma ou curso técnico? É possível validar seu diploma no país?
Currículo
Depois disso, para se candidatar a uma vaga de empresas com profissionais mais procurados na Alemanha, prepare o seu currículo em inglês ou alemão – veja o idioma em que a vaga foi anunciada e os requisitos de idiomas apresentados.
O currículo em alemão segue algumas regras específicas, mas no site do Europass você pode preencher os seus dados e gerar um currículo no modelo europeu.
Carta de apresentação
Escreva também uma carta de apresentação que mostra a sua experiência. Tente inserir as palavras-chave apresentadas na vaga, pois muitas vezes as empresas usam sistemas que filtram os currículos usando estas palavras. Essa tática ajuda a passar pelo crivo da máquina e você terá seu currículo entregue a um ser humano.
Planeje-se para a mudança
Se você ainda estiver no Brasil, mostre que tem a vontade e a possibilidade de mudar para a Alemanha.
Planejamento é tudo, então comece já a estudar alemão e dedicar seu tempo a pesquisar sobre como funciona a sua profissão no país. Os grupos no Facebook para brasileiros são ótimas fontes de informação e experiência.
Se você está em busca de vagas, veja uma lista com os melhores sites de emprego na Alemanha.
Quanto ganham os profissionais mais procurados na Alemanha
Tudo começa com o salário mínimo, que na Alemanha é de 9,50€ por hora. Em um trabalho de 40 horas semanais, isso dá por volta de 1.600€. Já as profissões de gerência podem chegar a 5.000€ por mês.
No entanto, lembre-se que existem os encargos sociais, impostos e o plano de saúde, que são descontados na folha. O cálculo depende da sua classe de imposto, que explicamos na tabela a seguir:
Classes tributárias na Alemanha | Pessoas incluídas |
I (1) a) | a) Pessoas solteiras (solteira, divorciada, viúva) b) Casados / união estável alemã (se você vive separado de seu cônjuge) |
II (2) | Pais solteiros (a partir do 1º filho) |
III (3) | a) Pessoas viúvas b) Pessoas casadas (se o cônjuge escolheu a classe fiscal V porque não trabalha ou ganha menos) |
IV (4) | Pessoas casadas (se o parceiro também escolher a classe fiscal IV) |
V (5) | Pessoas casadas (se o parceiro escolher a classe fiscal III) |
VI (6) | Solteiros e casados / união estável alemã (a partir do segundo emprego, se você tiver vários empregos e, portanto, tiver que apresentar vários e impostos de renda ou se você não apresentar o imposto de renda, embora você tenha que fazê-lo) |
Com base nesta classe fiscal que são calculados os impostos em cima do salário na Alemanha – autônomos e donos de empresa pagam impostos em cima da renda e essas classes não alteram o cálculo.
Quem possui emprego fixo paga metade dos impostos, seguro saúde, seguro desemprego e outros encargos, enquanto o empregador paga a outra metade. Autônomos e empresários precisam pagar todos os encargos por si só.
Se você quiser realmente saber quanto vai ser o seu salário na Alemanha, pode usar uma calculadora de salário bruto/líquido. Mesmo se você não tiver todos os dados em mãos, já pode ter uma ideia de quanto vai sobrar por mês.
Como é o visto para os profissionais mais procurados na Alemanha?
O visto de trabalho para profissionais mais procurados na Alemanha precisa ser tirado no Brasil, por isso recomendamos que você pesquise todos os requisitos antes de se candidatar à sua vaga dos sonhos.
Isso porque nem todos os trabalhos na Alemanha dão direito a visto. Aqui, os vistos são concedidos para profissões especializadas que tenham escassez de mão-de-obra.
Além disso, é preciso ter um contrato de trabalho e uma carta da empresa para requerer o visto. Isso pode parecer um problema, no entanto, a necessidade de empregados em alguns setores é tão grande que se você tiver as qualificações/experiência e souber falar inglês/alemão, a própria empresa ajuda com o processo do visto e relocação.
Confira como se legalizar na Alemanha.
Visto Blue Card
Algumas profissões são tão necessárias que a Alemanha criou o visto Blue Card para profissionais com salários altos em alguns setores da economia. Com esse visto, você ganha a permanência ilimitada mais rápido.
Como o assunto visto é longo, sugerimos que você leia o nosso artigo especial sobre vistos na Alemanha. Aproveite e conheça mais sobre o Green Card Alemanha, que pode facilitar a burocracia para quem quer trabalhar no país.
Vale a pena trabalhar na Alemanha?
A Alemanha oferece níveis de qualidade de vida e segurança pública incomparáveis com o Brasil, isso é fato. Trabalhar no país pode exigir muita adaptação e aprendizado, mas vale a pena a longo prazo.
Os direitos dos trabalhadores são levados muito a sério aqui, o Estado de Bem-estar Social é forte e recompensa quem paga os impostos em dia, férias e licenças são coisa séria, e nenhuma empresa séria vai te obrigar a trabalhar doente.
Com o tempo e dependendo da profissão, é fácil crescer na carreira, economizar e construir uma vida boa. No entanto, para que tudo isso aconteça, é preciso investir no alemão e na própria formação, aprender como funciona a cultura da empresa onde se trabalha e ser muito eficiente.
Os alemães não gostam de fazer hora extra, mas trabalham duro no seu horário de trabalho. Assim é o país. Depois de se acostumar com tudo isso, você verá que trabalhar na Alemanha vale a pena.
Para saber mais sobre o tema emprego na Alemanha, leia o nosso guia sobre como conquistar a sua vaga no país. E conheça também os minijobs na Alemanha.