Saúde na Espanha

Espanha  / 

Sempre que planejamos uma temporada no exterior ou o inicio de uma nova vida fora do Brasil, nos questionamos sobre o funcionamento de pontos importantes para cobrir as nossas necessidades básicas.

A saúde é uma delas e para quem tem a Espanha como destino, saiba que o Sistema Sanitário do país é considerado um dos melhores do mundo. Veja em baixo como funciona a saúde na Espanha.

Conheça também as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como funciona o sistema de saúde na Espanha

A Saúde na Espanha (pública) é custeada pelo governo espanhol através da arrecadação de impostos e utilizado pela maioria da população, inclusive, por estrangeiros.

Em contramão do que geralmente vemos no Brasil, os hospitais e centros de atenção primária na Espanha, estão bem equipados e prestam atendimentos de qualidade.

Você pode conferir mais dicas sobre o sistema de saúde pública na Espanha.

Sistema de saúde particular na Espanha

Assim como no Brasil, na Espanha também iremos encontrar planos de saúde para atendimentos em clínicas e hospitais da rede privada. A infra-estrutura encontrada é similar ao do sistema público, com centros bem equipados, bom atendimento e uma ampla cobertura em diversas especialidades.

Como ter acesso?

Para ter acesso ao Sistema de Saúde na Espanha (particular), existem basicamente duas possibilidades: a primeira é pagar diretamente pela consulta ou procedimento, que quase sempre sai bem mais caro que a segunda opção, a contratação de um seguro (ou plano de saúde) com pagamento mensal.

O custo de vida na Espanha e os salários na Espanha são bem diferentes do Brasil, confira as diferenças.

O Sistema de saúde privado na Espanha, vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente, por agilizar consultas e procedimentos específicos com mais rapidez que no sistema público. Conheça nosso artigo completo sobre a saúde privada na Espanha aqui.

Preço por um plano particular

O preço por um plano particular vai depender de muitos fatores, mas em média custa novecentos euros ao ano, cerca de oitenta euros por mês.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Melhores Hospitais da Espanha

Hospital clínico universitário
O último informe divulgado este ano com a lista dos melhores hospitais do país, encabeça as cidades de Madri e Barcelona com os primeiros colocados.

Dentre os dez hospitais públicos com melhor rendimento no país, temos: Hospital La paz na cidade de Madri, o Clinic Provincial em Barcelona e o Gregorio Marañón em Madri.

Hospitais particulares na Espanha

O informe também divulgou a lista com os melhores hospitais particulares, são eles: Clinica Universidad de Navarra, Hospital Universitario HM Monteprincipe em Madri e o Hospital Universitário Sanitas La Zarzuela também em Madri.

Tecnologia aliada a Saúde

A Espanha foi um dos primeiros países a utilizar o histórico médico digital e assim ter o informe digitalizado de qualquer paciente em território nacional. O controle de medicamentos também é realizado com eficiência e boa parte deles está subvencionado pelo estado, ficando os preços acessíveis.

Brasileiros podem usar a saúde pública na Espanha?

Depende. Brasileiros que estão a turismo no país devem ter obrigatoriamente um seguro de viagem para cobrir despesas sanitárias na Espanha. Entretanto, em casos de urgência o atendimento será prestado, mas possivelmente você saíra com uma fatura para pagar.

Para brasileiros residentes de forma legal, o uso do sistema de saúde pública no país pode ser feita desde que esteja cadastrado na Seguridade Social (INSS) da Espanha.

Vale lembrar que a esperança de vida na Espanha é a maior de toda a Europa, além disso, o país há 24 anos consecutivos segue em primeiro lugar no Ranking de doação e transplante de órgãos.

Não deixe de ler o nosso guia sobre como você pode morar na Espanha, e também pode ser interessante saber como arrumar um trabalho no país Europeu.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.