Seja português ou imigrante, trabalhar em call center em Portugal é extremamente comum. Diariamente há vagas disponíveis para ocupar estes postos de trabalho, mas será que vale a pena? Contamos tudo neste artigo, incluindo a experiência de uma brasileira que trabalhou meio período enquanto cursava o mestrado.

Como é trabalhar em call center em Portugal?

Se deseja trabalhar em call center em Portugal, você precisa saber que a sua rotina vai variar conforme a sua carga horária. Existem vagas para part-time, que pode variar de 4 a 6 horas por dia, assim como trabalhos full time, que chega a 8 horas diárias, como qualquer outro trabalho.

Quanto as folgas, não pense você que vai trabalhar em Portugal apenas de segunda a sexta-feira ou aproveitar os feriados. Para trabalhar em call center, você precisa ter disponibilidade nos finais de semana, bem como nos feriados. A rotina geralmente é de 6 dias trabalhados e 1 dia de folga, geralmente durante a semana.

Existem várias áreas de trabalho (energia, bancos, varejo, instituições públicas, etc.), mas a maioria das vagas são para as empresas de telecomunicações. Segundo explica Ariane Falconi, uma paulista que trabalhou em call center em Portugal para uma empresa de telefonia enquanto cursava o mestrado em Portugal, geralmente, o trabalho é dividido por setores.

“Os trabalhos mais comuns são para comercial (vendas de produtos), retenção de clientes e a conhecida como “linha das avarias”. Na comercial, o mais comum é o funcionário entrar em contacto com o cliente (outbound) e nas avarias, o contrário (inbound). A área de retenção de clientes pode ser tanto inbound como outbound”.

Quanto a rotina, Ariane explica que é muito simples, pois cada funcionário tem a sua área de trabalho e a horas trabalhadas começaram a ser contabilizadas a partir do momento que realiza o login de acesso na plataforma. A partir daí, o funcionário não pode realizar pausas prolongadas, pois são controlados por supervisores.

A pausa para ir ao banheiro ou comer um lanchinho, varia conforme a carga-horária e a empresa, mas geralmente, tem um ou dois períodos de 15 minutos e para quem trabalha 8 horas diárias, tem 1 hora de almoço.

“Cada linha tem diversos supervisores, que controlam o fluxo de ligações versus a quantidade de atendentes disponíveis, bem como os intervalos de cada atendente. Eles também estão disponíveis para tirar dúvidas e/ou atender clientes, se for solicitado”.

E o cliente foi chato e sem educação a ponto de causar um stress? Paciência! Respira fundo e aguenta, pois não se pode desligar a ligação voluntariamente e nem transferir a ligação para outro colega.

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Ariane trabalhou em call center em Portugal
Ariane trabalhou em call center em Portugal durante o mestrado na Universidade do Porto. Foto: Arquivo pessoal

Eu sempre digo que depois que conheci e vi a Ariane trabalhando de casa durante todo o lockdown da pandemia, nunca mais tratei um atendente de call center de forma grosseira.

Tem vagas para brasileiros em call centers em Portugal?

Se vem morar em Portugal e está em busca de uma oportunidade, saiba que existem muitos brasileiros ocupando vagas nos call centers no país luso. Porém, não são vagas específicas para brasileiros, e sim, vagas gerais e que todos podem se candidatar.

“Há muitos portugueses, mas também muitos estrangeiros, principalmente brasileiros. A proporção de brasileiros e portugueses é praticamente a mesma, talvez um pouco mais brasileiros que portugueses”.

Além do mercado abranger os brasileiros em Portugal, existem vagas específicas para quem domina outros idiomas como inglês, espanhol, francês entre outros. Por outro lado, não são todas as empresas que oferecem um salário melhor para quem é bilingue. A empresa que a Ariane trabalhou, por exemplo, não existia diferença salarial para falantes de dois ou mais idiomas.

Como existem muitos estrangeiros vivendo no país, ao trabalhar em call center em Portugal, você pode acabar recebendo uma ligação em outro idioma. Contudo, caso não sinta confortável para realizar o atendimento, tem a autorização (apenas nesse caso) para transferir a ligação para um colega mais experiente no idioma em questão.

Quais as empresas com mais vagas de call center?

A maioria das empresas terceiriza o trabalho de call center para outras empresas. A Ariane, por exemplo, trabalhava para uma empresa de telefonia, mas o contrato em si foi era da Manpower, uma empresa de Outplacement em Portugal.

As principais empresas que oferecem vagas para trabalhar em call center em Portugal são:

  • Manpower;
  • Radsat;
  • Adecco (sempre com muitas vagas para quem domina o francês);
  • Sector Interactivo.

Como se candidatar para trabalhar em call center em Portugal?

Se deseja trabalhar em call center em Portugal, você precisa cadastrar o seu currículo nos sites dessas empresas, assim como nos sites de emprego. E claro, estar sempre atento as oportunidades para se candidatar as vagas.

Elas podem aparecer com diferentes nomes:

  • Call center;
  • Telemarketing;
  • Apoio ao cliente;
  • Customer support;
  • Assistente comercial inbound ou outbound.
Trabalhadores de call center
Trabalhar com telemarketing em Portugal é muito comum para brasileiros e também portugueses

Vale ressaltar, que a maioria das empresas vão solicitar que você tenha autorização de residência em Portugal para que possam fazer a contratação dentro da lei. Cabe que não pode trabalhar em Portugal com visto de turista, apesar de ter muitos casos de pessoas que trabalham ou empregam turistas, isso não é realizado consoante a legislação vigente.

Qual o salário de um atendente de call center?

O salário varia conforme a carga horária do trabalhador. Quem trabalha full-time, ou seja, as 8 horas diárias, recebe o salário mínimo de Portugal (705€), mas há bônus de produtividade e vendas, onde é possível até dobrar o salário se for um bom para bater metas. Já quem trabalha part-time, recebe o valor proporcional assim como o bônus.

Os benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e seguro saúde não são obrigatórios por lei. Contudo, quem trabalha em call center em Portugal costuma receber ao menos o vale-alimentação como benefício e incentivo.

É fácil ser contratado em call center em Portugal?

Podemos dizer que sim, pois há muitas vagas em aberto para trabalhar em call center em Portugal. A rotatividade é muito grande também, muitos brasileiros com formação superior ocupam essas vagas para iniciar a vida no país ou até conseguir uma oportunidade na sua própria área de formação, assim como acontece com os portugueses.

A Ariane conta que além de cadastrar o currículo nos sites das empresas, também o enviou para várias vagas de call center part-time que ela encontrava nos sites de emprego em Portugal. E quando foi chamada para uma entrevista, participou de uma dinâmica de grupo e depois de uma formação de 2 a 3 semanas até ocupar o cargo, mas que esse período foi remunerado com um valor simbólico. Após a formação, inicia o período de experiência com duração de 3 meses.

“Durante esse período, assinamos um contrato de estágio, que, apesar de recebermos o valor completo por hora, não recebemos benefícios (vales e/ou bônus). Somente depois do período de experiência é que se assina o contrato de trabalho propriamente dito”.

Existem vários tipos de contrato de trabalho em Portugal, o mais comum nos call centers é o contrato sem termo certo, ou seja, ele não tem data específica para terminar. Esse tipo de contrato é o mais buscado por quem deseja trabalhar no país por oferecer uma estabilidade maior do que um “contrato a termo certo”, que tem data de início e término.

Vale a pena trabalhar com call center em Portugal?

Para muitos vale a pena trabalhar em call center em Portugal, contudo, essa é uma pergunta muito pessoal. Além da Ariane, já tive outros amigos que passaram por essa experiência. Alguns dizem que não voltam nunca mais, outros dizem que valeu muito a pena e foi uma boa oportunidade para iniciar a vida em Portugal, fazer amizades e conhecer melhor como funciona o mercado de trabalho português.

“Se você não se importar de trabalhar com atendimento ao cliente (que pode ser bem desafiador), tiver disponibilidade para trabalhar full-time e se comprometer em bater metas, pode sim valer a pena!”, conclui Ariane.

Uma vantagem que a paulista destaca é a possibilidade de trabalhar a noite ou de madrugada, para quem precisa estudar e trabalhar em Portugal. Para ela foi um sufoco conciliar as aulas do mestrado e a sua pesquisa acadêmica no laboratório do Instituto Português de Oncologia (IPO) durante o dia com o trabalho no call center a noite, mas no final deu tudo certo!

É como ela mesma disse, vai valer a pena se for uma pessoa comprometida com metas para obter um salário que te permita viver e não sobreviver.  Além disso, cabe pensar na sua personalidade e paciência, pois sabemos que atendimento ao público é sempre uma tarefa difícil. Tenho certeza que alguma vez na vida, você (ou alguém do seu convívio) já foi grosso com um atendente de call center, certo? A pergunta é: será que estaria disposto a vivenciar do outro lado?

Se a resposta for sim, desejo boa sorte ao trabalhar em call center em Portugal. Agora se a resposta for não, é melhor você procurar outro tipo de emprego em terras lusitanas.

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