Você sabe como financiar uma casa na Espanha? As facilidades em adquirir um imóvel no país têm atraído cada vez mais estrangeiros para as principais cidades espanholas.
Como financiar uma casa na Espanha
Está na dúvida sobre como financiar uma casa na Espanha? O processo é um dos menos burocráticos entre os países europeus. Pois, o governo espanhol exige poucos requisitos para que estrangeiros possam investir em imóveis no país.
De modo geral, você precisa apenas cumprir os seguintes pré-requisitos normais para comprar uma casa ou apartamento na Espanha. Acompanhe abaixo.
Solicitar o NIE
O NIE (Número de Identificação de Estrangeiro) é um documento obrigatório para qualquer turista adquirir um imóvel na Espanha. Ele pode ser solicitado em qualquer consulado da Espanha no Brasil.
Abrir uma conta bancária na Espanha
Apesar de não ser uma obrigação, abrir uma conta bancária na Espanha é recomendável. O principal motivo é que os procedimentos referentes a pagamento de taxas, solicitação de hipoteca e transferência de valores torna-se mais fácil e menos burocrático.
Contratar uma imobiliária espanhola
Para que a compra do imóvel ocorra de maneira tranquila, é recomendado contratar uma imobiliária do país. Geralmente, elas possuem uma equipe especializada não apenas para mostrar os melhores imóveis, como também orientar estrangeiros sobre os procedimentos para financiar e adquirir a propriedade.
Como financiar uma casa na Espanha: opções de financiamento
Os valores dos imóveis podem ser elevados, principalmente se o que você deseja adquirir fica localizado nas cidades mais caras da Espanha, como Barcelona e Madrid. Uma maneira de reduzir esse preço é através das linhas de crédito oferecida pelos bancos espanhóis.
Mas como financiar uma casa na Espanha? Bem, essas instituições disponibilizam duas opções disponíveis para nacionais e estrangeiros. Compreenda melhor como funciona cada uma delas:
Financiamento para imóveis novos
Normalmente, os imóveis novos são hipotecados pela mesma instituição bancária responsável por financiar a construção da casa ou apartamento. No entanto, existe a possibilidade de você sub-rogar a hipoteca desse banco.
Caso você decida por essa última opção, é recomendado contratar um advogado especializado na área. Ele irá te orientar e ajudá-lo a não pagar taxas elevadas por essa prática.
Financiamento para imóveis usados
Por outro lado, no financiamento para imóveis usados você tem a liberdade de escolher o banco da sua preferência para hipotecar a sua casa. Normalmente, os bancos espanhóis financiam até 80% do valor da propriedade.
Mas esse valor pode ser reduzido para 60% para estrangeiros que desejam investir na Espanha. Isso significa que você terá que pagar 40% do preço do imóvel, mais taxas de cerca de 12%, do seu próprio bolso sem financiamento.
O prazo máximo para o pagamento do financiamento é de 30 anos. É possível fazer a simulação de uma hipoteca de maneira gratuita no site da Asociación Hipotecaria Española.
Como financiar uma casa na Espanha: quanto custa um imóvel?
Os valores das casas na Espanha variam de acordo com a região da Espanha tipo de imóvel que você deseja adquirir.
Para você ter uma ideia dos preços médios cobrados, acessamos o portal ProperStar e fizemos um levantamento dos imóveis nas principais cidades da Espanha. Confira:
Imóveis em Barcelona
Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Espanha e conta com uma grande variedade de imóveis à venda.
O preço de uma casa de 200m² com 4 quartos e 3 banheiros pode ser adquirida por 1.290 milhão de euros. Esse é o valor médio desse tipo de imóvel nos melhores bairros de Barcelona. Mas outros apartamentos também podem ser comprados por um valor bem inferior. Em média, um apartamento de 87m² com 3 quartos custa 265 mil euros.
Imóveis em Madrid
Os preços dos imóveis em Madrid são similares aos praticados em Barcelona. Em média, uma casa de 184m² com 4 quartos e 5 banheiros pode custar 1 milhão de euros.
Um apartamento de 76m² quadrados com 2 quartos e 1 banheiro está custando cerca de 350 mil euros, o preço médio desse tipo de imóvel na capital espanhola. Veja quais são os melhores bairros de Madrid para morar antes de escolher um imóvel.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Imóvel em Valência
Comprar um imóvel em Valência é a melhor alternativa para aproveitar o litoral espanhol por um preço mais barato. À prova disso é que é possível encontrar casas de 170m² quadrados com 5 quartos e 2 banheiros por uma média de preço de 378 mil euros.
Você consegue comprar um apartamento com 166m² de 2 quartos e 2 banheiros por um valor médio de 270 mil euros.
Como financiar uma casa na Espanha: requisitos para financiamento
Outro aspecto de como financiar uma casa na Espanha que você precisa ficar atento está relacionado aos critérios para obter a hipoteca.
Assim como no Brasil, os bancos da Espanha também avaliam o perfil do solicitante do financiamento. Cumprir as exigências desses requisitos é algo que garante a aprovação da hipoteca para comprar o seu imóvel na Espanha.
De maneira geral, no momento da concessão da hipoteca para estrangeiros, os bancos espanhóis exigem obrigatoriamente o NIE do solicitante. Além disso, avaliam questões como:
Estabilidade financeira
A estabilidade financeira é o principal aspecto que o banco irá analisar no processo de concessão da hipoteca. Por essa razão, é comum que você precise apresentar documentos que comprovem a sua renda, tais como:
- Folhas de pagamento;
- Comprovante de recebimento de proventos/benefícios;
- Declarações fiscais;
- Contrato de trabalho;
Vale a pena destacar que o valor mensal da hipoteca não pode exceder 40% do seu rendimento mensal. Em casos assim, os bancos irão rejeitar o seu pedido ou sugerir um empréstimo menor.
Restrição de crédito
Em qualquer solicitação de empréstimo bancário, os bancos irão avaliar se o credor possui algum tipo de restrição de crédito. Normalmente, as concessões de hipoteca são rejeitadas para quem possui esse tipo de limitação em órgãos financeiros.
Comprar imóvel dá direito ao visto?
Sim, a compra de um imóvel na Espanha oferece o direito de visto de residência para estrangeiros. Esse benefício está estipulado na Lei 14/2013 de Apoio ao Empreendedorismo e Internacionalização, promulgado pelo governo espanhol.
No entanto, esse benefício é concedido apenas para o estrangeiro que comprar um imóvel com valor superior a 500 mil euros. Com esse visto, você e seus filhos poderão residir legalmente no país.
O único requisito para manter o visto, é comprovar uma renda mensal estável, capaz de suprir as despesas da sua permanência no país. Além disso, após morar na Espanha por dois anos, você pode solicitar a sua cidadania espanhola.
Dicas de como financiar uma casa na Espanha
Comprar uma casa na Espanha é um investimento alto e importante, por isso é preciso ter cautela neste procedimento.
Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para escolher a melhor casa:
- Visite a casa pessoalmente antes de comprá-la: comprove pessoalmente o estado do imóvel, o bairro e demais pontos de referência no bairro;
- Faça o registro no Registro de la Propriedad: registre a compra do seu imóvel no Registro de la Propriedad para comprovar que você é o atual proprietário da casa para os órgãos espanhóis;
- Contrate a assessoria de um especialista: para garantir o melhor imóvel e evitar dores de cabeça nos trâmites legais, contrate um assessor espanhol especializado no ramo imobiliário.
E aí, já decidiu que vai financiar uma casa na Espanha? Nós podemos te ajudar com a mudança! Para isso, recomendando o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.