Emprego na França: tudo o que precisa saber

França  / 

Quando se decide mudar de país, umas das primeiras coisas que se pensa é “como vou conseguir um emprego”, né? Afinal, todo mês as contas chegam e você tem que pagar. Neste artigo vamos falar de emprego na França.

A França possui diversas empresas e com isso oportunidade de emprego para todos, franceses ou estrangeiros, com nível superior ou não. A oferta de emprego, como na maioria dos países, depende muito da cidade.

Paris é uma das cidades francesas com maior oferta de emprego. Seja empregos para os quais não precisa ter estudo, como trabalhar em restaurante, hotéis, babá. Ou empregos para pessoas altamente especializadas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Emprego na França: precisa de visto?

Para trabalhar, caso você não tenha nacionalidade europeia, você precisará de uma autorização de trabalho. No caso, você precisa ter um visto que te autorize trabalhar. Você pode conseguí-lo de diversas formas:

Visto de estudante

Caso você venha estudar, você já tem no seu visto uma autorização de trabalho. Porém você poderá trabalhar no máximo 964 horas por ano (em média 17 horas por semana).

Saiba tudo sobre visto de estudante para a França.

Visto de trabalho

Neste caso, você já entrou em contato com alguma empresa que queira te contratar. A empresa vai emitir um documento específico para você apresentar no Consulado da França quando for pedir o visto.

Visto Férias & Trabalho

Esse visto é novo. Entrou em vigor em 1º de março de 2018. Porém, é apenas para pessoas que tenham entre 18 e 30 anos. Esse visto dá direito a você morar 1 ano na França, com a autorização para trabalhar. Ou seja, você vem para a França sem trabalho e procura aqui. Achando, pode ser contratado na hora sem ter que trocar o visto.

Não vá para a França sem visto!

Até 2021, os brasileiros têm direito a permanecer na França por 90 dias sem pedir um visto no consulado antes da viagem. Isso na verdade é o visto de turismo que é dado quando você entra na União Europeia. Porém, esse visto não te dá direito a trabalhar na França.

E mesmo que você encontre um emprego, a regra é que você não poderá pedir um visto de trabalho já estando na França.

Dica extra

Então, caso você tenha mais de 30 anos e queira vir tentar um emprego na França mas você não conseguiu antes um contrato de trabalho, sugiro que pegue um visto VISITEUR. Esse visto não te dá direito a trabalhar, porém caso você consiga um trabalho já estando na França, você poderá trocar o visto VISITEUR por um visto de trabalho.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba mais sobre transportes públicos na França.

Sites de emprego na França

Existem diversos sites de emprego na França.

Os principais são:

Agências de emprego

Você pode também entrar em contato com o Pole Emploi. O Pole Emploi é a Agência Nacional de Emprego na França que, além de oferecer diversas propostas de empregos em toda a França, te ajuda a encontrar um emprego que mais esteja adequado ao seu perfil.

Segundo reportagem de 10 de abril de 2018, empresas francesas esperam contratar mais de 2,3 milhões de pessoas em 2018. Há vagas em diversas áreas como em engenharia, TI, empregos ligados à arte, secretariado, restaurantes (garçons, cozinheiros), entre outros.

Saiba tudo sobre brasileiros na França.

cafe paris

Vagas para brasileiros na França

Tirando os empregos específicos que apenas franceses ou europeus (acontece em algumas empresas) podem concorrer, se encontra brasileiros em diversas áreas. Brasileiro é bem visto pelo seu carisma, vontade de trabalho, alegria.

O trabalho depende muito da experiência profissional e das qualificações técnicas e acadêmicas de cada um. Para algumas áreas deve ser feita a validação do seu diploma.

Consigo emprego só falando inglês?

Vários empregos pedem apenas que a pessoa fale inglês. Normalmente, são empregos para pessoas que tenham nível superior, principalmente na área de TI, finanças e professor universitário.

Conheço amigos nas 3 áreas que vieram sem falar nada de francês, trabalham apenas em inglês e ainda tem aula particular de francês dada pela empresa gratuitamente para eles e suas esposas/maridos.

Porém, se for trabalhar na parte de restaurantes, hotelaria e atendimento em lojas, o francês é necessário.

6 dicas importantes

Tenha sempre seu perfil no Linkedin atualizado

Na França é muito comum procurar emprego e ver ofertas de emprego através do Linkedin.

Entre nos grupos do Facebook

Entre por exemplo em grupos como: Anúncios de Trabalho na França, Trabalho em Paris, Vagas de Trabalho em Paris (ou na cidade que você estiver). Além de oferecerem ofertas de empregos, você pode pegar dicas com pessoas que já passaram ou estão passando pela mesma situação que você.

Subscrever newsletters

Se inscreva em um ou mais dos sites listados acima e crie alertas para receber ofertas de empregos nas áreas que deseja.

CV atualizado

Em diversos sites apresentados acima você pode deixar seu CV. Mantenha sempre uma versão atualizada do seu CV em inglês e outra em francês.

Carta de motivação adaptada

Para cada proposta de emprego, faça sua carta de motivação adaptada ao que a oferta de emprego está pedindo. Não minta! Porém, escreva a carta com palavras-chaves do linguajar que a empresa está procurando (olhe com atenção a fiche de poste).

Feiras de emprego

Na França, principalmente em Paris, é muito comum haver “feiras” de emprego. São dias em que diversas empresas se reúnem num local e os candidatos vão para entregar CV, fazer entrevistas e quem sabe já sair de lá com seu emprego. Pesquise quando ocorrerá as feiras das áreas de seu interesse.

Veja ainda mais dicas sobre como conseguir emprego no exterior estando ainda no Brasil.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.