IVA em Portugal: quem deve pagar, qual é a taxa e quem é isento

Portugal  / 

Existem diversos impostos que devemos pagar, e a maioria deles não sabemos o que são e nem por que pagamos, e um deles é o IVA em Portugal.

Nesse artigos vamos falar do IVA em Portugal, e explicar o que é esse imposto e quando devemos pagá-lo.

O que é o IVA em Portugal

O IVA em Portugal é o imposto sobre o valor acrescentado. Ele é aplicado no consumo de produtos, serviços, importações e nas transações comerciais.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quanto pagamos de IVA em Portugal

Existem 3 valores diferentes que são aplicados, de acordo com o que estamos consumindo. Além disso, o valor do IVA em Portugal continental é diferente do valor do IVA na Madeira e nos Açores.

IVA em Portugal continental

Normal: 23%
Intermédia: 13%
Reduzida: 6%

IVA na Madeira

Normal: 22%
Intermédia: 12%
Reduzida: 5%

IVA nos Açores

Normal: 18%
Intermédia: 9%
Reduzida: 4%

Saiba mais sobre os impostos em Portugal.

Diferença entre as tarifas

A diferença entre as tarifas é que a taxa reduzida é para os produtos de primeira necessidade, a intermédia para diversão (entrada em espetáculos por exemplo) e outros produtos alimentares (que não são primeira necessidade) e a normal para todos os outros produtos e serviços.

Existe isenção de IVA?

Sim, algumas pessoas e empresas estão abrangidas pela isenção de IVA em Portugal. Para isso, elas têm que se enquadrar em algum artigo criado pela lei:

Artigo 53 do CIVA

Quando o negócio/empresa/trabalhador independente tem um volume de ganhos anuais inferior a 10 mil euros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Artigo 9 do CIVA

Esse artigo isenta alguns profissionais do pagamento de IVA em Portugal (por exemplo os profissionais da área médica, formação profissional, assistência social).

Tax-free

É a isenção do IVA para as pessoas que não residem na União Europeia e estão aqui como turistas.

Ou seja, se você mora no Brasil e vem na Europa passear, você não precisa pagar o IVA nas mercadorias que você compra.

Para isso, basta pedir na loja o formulário do TAX FREE, que no aeroporto quando você for embarcar de volta para o Brasil você poderá pedir a restituição do dinheiro gasto com os impostos.

Posso receber a restituição em qualquer compra?

Não. Para poder pedir o formulário para o tax-free você tem que ter feito uma compra de no mínimo 61,35€.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

A loja em que você fez a compra deve ser aderente ao regime tax-free (normalmente elas têm uma plaquinha dizendo). O tax-free só serve para compras de bens materiais, não serve para coisas que você consumiu, como alimentação, transporte e hospedagem por exemplo.

Você tem sempre que apresentar um documento comprovando que reside fora da união europeia (o seu passaporte brasileiro por exemplo).

Onde peço o reembolso do tax-free

O reembolso é feito no aeroporto, antes do embarque. Tenha atenção que os itens que você comprou e que vai pedir o reembolso do imposto devem estar na sua mala pois o agente do aeroporto pode pedir pra verificar.

O valor que você vai receber de reembolso é menor do que o que você pagou de imposto, mas mesmo assim vale a pena pedir esse reembolso.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.