Melhores maneiras de aprender alemão

Curso de Idiomas  / 

Cada dia mais, o alemão é procurado nos cursos de idiomas para aqueles que buscam um diferencial significativo no currículo e já são mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo que falam essa língua! Seu objetivo é fazer parte desta estatística? Então mãos à obra que com dedicação você vai chegar lá.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como aprender alemão?

Siga um plano de estudo e tente exercitar o idioma regularmente. Seja qual for o seu método de aprendizado (cursos coletivos, aulas particulares, autodidata, intercâmbio cultural, etc.), é necessário a prática de pelo menos 20 minutos por dia. Tente diversificar, usando metodologias diferentes, mas pratique!

A boa notícia é que para quem já sabe o inglês, aprender alemão se torna um pouco mais fácil pois são dois idiomas de raiz germânica então, assim como quem fala português tem facilidade de aprender o espanhol ou italiano, quem já sabe bem o inglês vai encontrar alguma facilidade no aprendizado de alguns termos desse idioma tão temido.

As melhores maneiras para aprender Alemão

Cursos de idioma

É uma opção para quem quer começar e já ter um contato direto com alguém que já domine o idioma. A maioria dos cursos no Brasil tem uma carga horária pequena (em torno de 2h/semana) e isso pode diminuir o ritmo do seu aprendizado, caso não haja uma disciplina de manter o estudo fora da sala de aula. Por ser um idioma considerado difícil o ideal é manter o maior contato possível no período de aprendizado.

Fazer aulas particulares

Uma excelente opção para ter um contato ainda mais produtivo por estar sozinho com alguém que domine o idioma. Para treinar a pronúncia e tirar dúvidas durante o aprendizado é um dos métodos mais indicados. A desvantagem nesse caso é o alto custo das aulas particulares, por conta da exclusividade do professor.

Saiba também quais são as melhores cidades da Alemanha.

Fazer cursos intensivos

Uma das melhores maneiras para aprender alemão é fazer cursos intensivos.

Cursos intensivos em geral dão um excelente contato inicial com o idioma que se deseja aprender, neste caso o Alemão. Ter aulas de segunda a sexta com uma carga horária maior do que os cursos regulares traz um ritmo melhor e faz com que se tenha mais conteúdo para absorver em um curto período. Os de verão são bem recomendados e com ótimos percentuais de satisfação de quem o procura.

Fazer um intercâmbio

O intercâmbio cultural agrega valores imensuráveis na nossa vida (já falei disso aqui). Além de ganhar mais habilidades relativas a autoconfiança, adaptação num novo ambiente e interação com pessoas de diferentes culturas, a própria vivência com o idioma local faz com que você tenha um nível de fluência muito melhor do que tinha antes da experiência.

Procurar contatos nativos na internet

Outra das melhores maneiras para aprender alemão é procurar e fazer nativos desse idioma na internet.

Hoje existem opções para aprender e praticar alemão online com nativos. Essa experiência tem um grande diferencial envolvido, por que é possível ter um contato com o alemão na prática. Nada de pessoas que falam mais devagar ou não usam gírias para facilitar seu aprendizado, ok? Compra seu dicionário e corre atrás com disciplina para o aprendizado acontecer de forma crescente.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Geografia, cidades, e outras dicas. Confira tudo sobre a Alemanha.

Utilizar as redes sociais a favor dos estudos

As redes sociais permitem um contato direto com idiomas falados mundo a fora. Isso porque, com a globalização a tendência é utilizarmos as mesmas redes sociais utilizadas nos diversos países ou acessar redes criadas para esse propósito de aprendizado, ou seja, caia na rede e se conecte com os nativos de lá!

As redes sociais estão, sem dúvida, na lista das melhores maneiras para aprender alemão.

Utilizar aplicativos

Alguns aplicativos disponibilizam recursos interessantes e interativos para os usuários, como conversações em webcam, áudio ou textos enviados através de chats, exercícios, conteúdos variados como músicas e animações, jogos, e ainda, a possibilidade de realizar ligações gratuitas a outros usuários que também estejam em processo de aprendizado no site ou que estejam cadastrados como instrutores.

As principais vantagens dessa opção é a praticidade e a facilidade do acesso. Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia e podem ser acessados de qualquer lugar que o aluno estiver. Além disso, através da aprendizagem colaborativa, o usuário fica mais confortável e seguro para interagir com outras pessoas, contribuindo com o seu aprendizado e de outros alunos.

Conhecer o idioma de um país é um passo fundamental para entender melhor a cultura desse local. Saiba mais sobre a cultura da Alemanha.

Melhores maneiras para aprender Alemão gratuitamente?

Aprender alemão gratuitamente
Se você vai começar do zero, vale a pena procurar um curso particular primeiro, para ter a base do idioma e depois partir para os inúmeros recursos do mundo digital. Com a base consolidada, faz um teste de nivelamento e traça o plano de estudos, na internet dá para aprender gramática, vocabulário e pronúncia corretos, muito importantes para quem quer dominar o alemão ou qualquer outro idioma.

Você pode facilmente ouvir rádios da Alemanha no seu computador ou no seu celular. Você também pode procurar canais no YouTube que possam ajudar para que você aprenda o alemão. Os podcasts em alemão também são recursos muito úteis para praticar e aprender alemão gratuitamente e sozinho mesmo enquanto está fazendo outras coisas. É importante, no entanto, criar (e manter) o hábito de consumir recursos de áudio em alemão como estes diariamente.

A Economia Colaborativa também pode ser sua aliada nesse processo. No Facebook há grupos de alemães que gostam do Brasil ou/e moram no Brasil (“Deutsche in Brasilien”). Ali, tente achar alguém que queira aprender português, assim vocês podem ajudar um ao outro a falar alemão e falar português.

Liebe Grüße!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.