Para quem está em busca da cidadania portuguesa, a história do sobrenome e da família é fundamental para garantir que o pedido pode ser feito. Se você, assim como muitos brasileiros, também está nessa busca, confira quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa.

Saiba também o que é mais importante na hora de confirmar se você pode ou não solicitar a nacionalidade portuguesa por descendência.

Quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa?

Na verdade, não existe uma lista oficial que indique quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa.

Mas o fato de possuir um sobrenome com origem em Portugal pode ser um sinal de que você tenha possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por descendência – isto é, por descender de um cidadão português.

Entretanto, para poder ter certeza se tem ou não esse direito, é preciso verificar a existência de outros critérios pela lei, já que o reconhecimento da cidadania para descendentes de portugueses tem algumas limitações.

Os casos de resolução mais simples são, em geral, de filhos ou netos de portugueses. Isso porque, nos critérios de concessão da nacionalidade portuguesa, não é possível pular mais de duas gerações para fazer o pedido diretamente.

Sobrenomes portugueses mais comuns

Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Se você quiser consultar a lista completa de sobrenomes portugueses, confira no site Nós, portugueses.

Quais os critérios para conseguir cidadania portuguesa por descendência?

O primeiro e mais importante critério é confirmar a descendência, ou seja, saber se você é filho, neto ou bisneto de um cidadão português. Isso é fundamental para entender se você tem direito à cidadania portuguesa.

Depois, é preciso cumprir o critério documental. Se você tem informações suficientes sobre sua família e o seu sobrenome português, é preciso reunir a documentação necessária, com especial atenção às certidões que comprovam a descendência.

Mas, se você não tem essas informações, nem tudo está perdido. É possível fazer pesquisas pelo sobrenome e construir a árvore genealógica da sua família para confirmar a descendência e conseguir obter os documentos.

Como pesquisar pelo sobrenome português

Existem vários sites que ajudam nessa busca, como o Family Search. Também é possível fazer uma procura em arquivos, como no acervo digital do Museu da Imigração do Estado do estado de São Paulo e no Arquivo Público de São Paulo.

Se a busca parecer muito complicada, também existe a possibilidade de contratar uma assessoria para cidadania portuguesa. Nesse atendimento especializado, além de cuidar do processo, a assessoria também pode fazer o serviço de construção da árvore genealógica e busca de documentos.

Confira outros meios para pesquisar nas listas de imigrantes portugueses no Brasil.

Pesquisa de documentos
Pesquisar o sobrenome e a genealogia da família podem ajudar a encontrar as certidões necessárias.

Como saber se, pelo sobrenome, tenho direito à cidadania portuguesa?

Como dissemos antes, ter um sobrenome português é um fator indicativo de que você pode ter direito à cidadania portuguesa, mas não é uma confirmação disso.

É preciso se atentar ao grau de parentesco que possui com o antepassado português, caso não tenha certeza sobre essa informação. Se for muito longínquo, as chances são menores.

Entretanto, caso outros parentes tenham solicitado a cidadania portuguesa, dentro de uma mesma linha familiar, talvez ainda seja possível.
Portanto, o mais importante é buscar informações para poder confirmar o parentesco.

Exemplo

Vamos supor que a sua bisavó é portuguesa. Em um primeiro momento, você não teria direito a pedir a cidadania portuguesa por conta própria, porque, como explicamos, não é possível pular mais de duas gerações.

Mas, caso a sua avó (filha da bisavó) tenha conseguido o reconhecimento da cidadania, você terá possibilidade de também fazer o pedido por ser neto(a) de uma cidadã portuguesa.

Entenda em quais casos é possível pedir a cidadania portuguesa para bisnetos.

Quais os documentos necessários para solicitar a cidadania portuguesa por descendência?

É preciso saber que mesmo dentro do pedido de cidadania por descendência, pode haver alguma diferença nos documentos necessários. Isso varia, por exemplo, se você é filho ou neto de um cidadão português.

Confira a documentação necessária para cada situação.

Pedido de filhos de portugueses

Os documentos necessários para os filhos de portugueses são:

  • Formulário de declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa para filhos;
  • Documento oficial de identificação do requerente;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de nascimento da mãe ou do português (conforme o caso).

Pedido de netos de portugueses

Já para os netos de portugueses, os documentos para encaminhar o pedido são:

  • Formulário de declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa para netos;
  • Documento de identificação do requerente;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de nascimento do pai ou mãe que é filho(a) de cidadão português;
  • Certidão de nascimento portuguesa do ascendente português (avô ou avó) ;
  • Certidão de antecedentes criminais.

Todos os documentos emitidos no Brasil, para serem válidos em Portugal, devem ter a Apostila de Haia. Além disso, as certidões usadas para fazer o pedido devem ser no formato inteiro teor. Do contrário, não serão aceitas.

Como pedir a cidadania portuguesa pelo sobrenome?

Para solicitar a cidadania portuguesa pelo sobrenome (por descendência), é preciso seguir estes passos:

  1. Confirmar que você possui direito à cidadania portuguesa;
  2. Organizar as certidões e demais documentos necessários;
  3. Providenciar a Apostila de Haia nos documentos emitidos no Brasil;
  4. Ir até o local onde vai encaminhar o pedido (no Brasil você deve ir até um Consulado de Portugal, se mora em Portugal ou está no país deve ir até um balcão de atendimento de uma Conservatória do Registo Civil);
  5. Encaminhar a solicitação e fazer o pagamento da taxa respectiva;
  6. Aguardar pela análise dos documentos e pela decisão do pedido de cidadania portuguesa;
  7. Se o pedido for aprovado, pode solicitar o cartão de cidadão e o passaporte português.

Indicações de assessoria para solicitar cidadania portuguesa

Existe uma infinidade de escritórios e advogados que trabalham com a solicitação da cidadania portuguesa. Mas é preciso ser muito criterioso na escolha do profissional que irá orientar o seu processo.

É um serviço que exige experiência e seriedade, portanto não é indicado solicitar o serviço com um escritório que você não conheça o trabalho realizado pelos profissionais.

Para melhor orientar os nossos leitores, o Euro Dicas fez uma pesquisa extensa dos melhores escritórios que solicitam cidadania portuguesa no Brasil e temos 2 indicações: a Cidadania4U e a Cidadania Já.

Ambos os escritórios são de confiança e realizam um excelente trabalho, e indicamos que você conheça cada um deles e escolha aquele que melhor se encaixa no seu perfil e na sua necessidade.

Cidadania4U

A Cidadania4U é um escritório que declara ter o atendimento mais rápido do Brasil. O escritório possui atendimento automatizado através do site e de um aplicativo próprio, que possibilita o acompanhamento do processo e contato com a equipe.

De acordo com a Cidadania4U:

Nós temos a cidadania italiana mais rápida do Brasil por conta da implementação de tecnologia na execução de todo o processo. Sendo assim, conseguimos finalizar toda a parte burocrática muito mais rápido que nossos concorrentes.

O cliente pode optar pelo processo 100% virtual ou presencial, a marca possui escritórios em 6 cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Florianópolis. A avaliação geral da marca no Reclame Aqui é boa, nota 7.6. Todas as reclamações registradas na plataforma foram respondidas pela empresa.

Para saber mais sobre a Cidadania4U, leia também esse artigo que escrevemos sobre a marca. Visite o site da Cidadania4U para iniciar o seu processo para se tornar cidadão português com auxílio da tecnologia dessa marca.

Cidadania Já

A Cidadania Já possui mais de 10 mil casos de solicitação de cidadania europeia bem sucedidas. A empresa trabalha atendimento automatizado, por isso é muito rápido iniciar o seu processo.

Segundo a própria Cidadania Já:

“a nossa principal vantagem competitiva é o atendimento rápido e humanizado em todas as etapas. Além disso, nossos números de procedimentos concluídos nos colocam hoje como a maior empresa de assessoria de cidadania do Brasil”.

Outros diferenciais da Cidadania Já

  • A empresa possui nota geral 8.4 no Reclame Aqui e todas as reclamações de clientes foram respondidas;
  • Caso algum imprevisto ou erro aconteça no processo, a empresa devolve o investimento do cliente;
  • Possui preço competitivo, não são os mais baratos do mercado, nem os mais caros;
  • Oferecem possibilidade de parcelamento do valor pago;
  • O tempo de conclusão dos processos não dependem exclusivamente da empresa, mas também dos cartórios e conservatórias, mas em média a solicitação da cidadania italiana demora entre 2 e 3 anos;
  • Possuem lojas físicas em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Criciúma, o que agrega maior confiança a alguns clientes, e seus funcionários estão capacitados para realizar atendimento mais próximo e ter escuta ativa para a história de cada cliente.

Se quiser conhecer melhor o escritório Cidadania já, leia esse artigo que escrevemos sobre a marca. Para ser atendido pela Cidadania Já, acesse o site e prepare-se para se tornar um cidadão português.

Pelo sobrenome não tenho direito, quais alternativas para conseguir a cidadania portuguesa?

Se pedir a nacionalidade portuguesa por sobrenome não for possível, saiba que existem outras possibilidades de conseguir a cidadania.

A lei portuguesa define várias hipóteses de obtenção. Veja:

Note que cada uma dessas modalidades tem suas próprias regras e lista de documentos necessários. Portanto, é preciso verificar as exigências de uma para saber se você se enquadra em alguma das situações.

Portugal tem novos postos de atendimento onde é possível pedir a cidadania portuguesa. Veja mais no artigo!

Vale a pena solicitar a cidadania portuguesa?

Com certeza vale a pena, por diferentes razões. Se você tem a pretensão de morar em Portugal ou mesmo em algum outro país da União Europeia, ter cidadania portuguesa vai facilitar muito a sua vida.

Isso porque, não será necessário pedir um visto para entrar no país, seja para morar, estudar, trabalhar ou para viver a aposentadoria em Portugal.

Para viver em outros país, os procedimentos também são bem mais simples, caso você seja um cidadão português. Normalmente, basta fazer um registro ou uma comunicação de chegada no país.

E, mesmo se você pretende apenas viajar pela Europa, o passaporte português vai facilitar sua entrada nos países europeus e a passagem pela imigração.
Em resumo, ter a cidadania portuguesa sempre vale a pena. Você terá muitos benefícios por ser um cidadão português!