25 vantagens e desvantagens de viver em Barcelona

Espanha  / 

Lugar perfeito não existe. O que deve se levar em conta na hora de escolher viver ou não em outro país, é uma reflexão sobre os fatores positivos e negativos, colocar na balança e tirar suas conclusões. Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona?  Veja abaixo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A decisão de mudar para Barcelona

Nasci e vivi em São Paulo toda minha vida antes de me mudar para Barcelona. Já tinha viajado e conhecido alguns países, mas sempre a passeio, que a gente sabe, é bem diferente de morar.

São Paulo, como o Brasil, não é para amadores. Sempre amei e sempre vou amar a minha cidade natal mas a verdade é que, de uns anos para cá, viver em São Paulo estava se tornando cada vez mais difícil. É com grande tristeza que faço essa constatação e me baseio na questão da violência, insegurança generalizada, medo, trânsito absurdo, corrupção do país, poluição e alto custo de vida foram as principais causas para meu descontentamento.

Viver em outro país pode ser tratado com uma senhora aventura. Desprender-se de toda a sua cultura e costumes pode não ser tarefa fácil mas os desafios superados e a descoberta da sua capacidade de adaptação é uma das coisas mais gratificantes, com gostinho de vitória e que fazem a gente crescer. Ao crescer e se adaptar, percebemos que não existe uma cidade perfeita, por isso é possível apontar as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona.

Cada um tem a sua história e é claro que cada um toma a decisão de morar fora do país, por motivos próprios e bem diversos. A intenção deste post é compartilhar as minhas experiências próprias e observações de alguns temas presentes no meu cotidiano e que me fizeram refletir, por na balança e decidir que queria passar a chamar de lar, a minha querida Barcelona. Moro aqui faz 3 anos e ganhei mais qualidade de vida, e assim posso apontar quais são as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona.

Quais as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona

Muitas são as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona, eu vou descrever o que, para mim, são os principais pontos positivos e negativos de viver por aqui:

Vantagens

1. Segurança

Para mim, dentre todas as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona, esse é o principal ponto positivo. Barcelona não é a cidade mais segura do mundo, mas por aqui ainda se respira um clima tranquilo. Tem os batedores de carteira no metrô, mas ninguém vai te apontar uma pistola na cara e nem te matar para roubar seu tênis de marca, seu carro ou sua bolsa. Famílias inteiras com crianças e moças sozinhas caminham à noite pela cidade com suas jóias, bolsas e celulares. Viver sem medo não tem preço.

Veja neste artigo como é a qualidade de vida na Espanha.

2. Saúde pública

Outra vantagem importante é, sem dúvida, o bom funcionamento da rede pública de saúde. Não é preciso gastar uma verdadeira fortuna com plano de saúde todo mês para você e sua família como costumamos fazer no Brasil. Com um sistema público que funciona melhor, o residente consegue usufruir dos serviços de hospital, consultas e emergências sem ser obrigado a pagar o olho da cara um seguro médico. Ao contrário, aqui esse serviço é grátis.

3. Ensino gratuito e obrigatório

Quer vantagem maior que essa? As escolas, na sua maioria são públicas e de um bom nível. Aqui em Barcelona, as crianças são alfabetizadas nas 2 línguas (catalão e espanhol) e estudam nas escolas mais próximas de onde moram, facilitando o acesso. O ensino está obrigatório até o 2º grau completo.

Entenda aqui como funciona o sistema educacional na Espanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4. Horário Escolar

Uma das vantagens para quem tem filhos em idade escolar e trabalha, o horário integral das escolas por aqui ajuda muito. Funciona das 9h às 17h, no geral. Após as 17h há a possibilidade de frequentar as atividades extras, por um preço razoável, que permite esticar o horário de saída das crianças até alguém ir buscá-las.

5. Transporte público

Outra vantagem de viver em Barcelona é que o transporte público funciona perfeitamente. É possível se locomover por todas as partes da cidade e com certa rapidez. Eu sempre tive carro em São Paulo, aqui vivo sem e ainda não senti falta. Ao contrário, é uma tranquilidade não ter que manter um veículo, pagar impostos, licenças, pensar onde estacionar ou gastar muito dinheiro com estacionamento diário. Faço tudo de ônibus porque prefiro desfrutar da paisagem. As estações de metrô estão também por toda parte.

O transporte é gratuito para crianças até 16 anos, idosos e há descontos para comprar os bilhetes de acordo com o período utilizado. Está tudo integrado e, um único bilhete pode servir para tudo, inclusive para os trens que levam às cidades vizinhas.

Veja aqui o funcionamento dos transportes públicos na Espanha.

 

6. Equilíbrio Social

Mais uma vantagem de viver em Barcelona é a possibilidade de viver em um país mais igualitário. As diferenças sociais não são tão gritantes nem tão presentes como no Brasil. A maioria das pessoas ganha relativamente a mesma coisa, os salários não variam tanto e são mais equilibrados. Muito provável que, no seu círculo de conhecidos, a grande maioria ganhe mais ou menos igual em distintas funções e isso traz uma sensação de igualdade, de poder usufruir.

7. Trânsito

O trânsito presente na maioria das cidades brasileiras é uma desvantagem na qualidade de vida. As horas perdidas e o estresse gerado causam grande frustração, não é mesmo? Por isso considero como outra grande vantagem o tráfego mais tranquilo daqui. Os congestionamentos são incomparáveis aos nossos. É possível ainda se locomover de bike com segurança pelas ciclovias da cidade, muita gente também anda de moto e a grande maioria, em transporte público. Esse leque de opções são fatores para o trânsito fluir melhor.

8.  Localização estratégica

Essa é uma das grandes vantagens de viver em Barcelona! Estar ao lado das principais cidades europeias, o que possibilita passar um fim de semana em Paris, Roma ou Lisboa. Está tudo muito perto e há muita oferta tanto de trem quanto de avião.

9.  Estilo de Vida

Essas garantias básicas que o Estado oferece aos cidadãos (segurança, transporte, educação e saúde) trazem uma tranquilidade e as pessoas se sentem mais protegidas. No meu entender, isso ajuda a olhar o mundo de outra maneira, mais relaxada, sem essa preocupação constante em ganhar dinheiro que a gente tem no Brasil para pagar as altas contas ou garantir um futuro. Menos ganância, mais tempo para desfrutar, curtir a família sem tanta pressa, caminhar na praia, usufruir das praças públicas e da estrutura que a cidade oferece faz a gente mais feliz e reflete o estilo de vida do povo de Barcelona.

10. Redução de gastos

Essa vantagem vai mexer no seu bolso. Além de economizar em plano de saúde, escola e transporte, a cidade oferece uma vasta agenda cultural com programação grátis, todos os dias do ano. É possível visitar museus, passeios, assistir à apresentações musicais, oficinas de arte e parques estão disponíveis gratuitamente. Aprender a se divertir sem gastar é um fato e todo mundo aproveita.

Veja aqui quanto custa morar em Barcelona: os principais gastos.

11. Clima ameno

Para nós brasileiros, acostumados a temperaturas mais amenas, o clima por aqui também é uma vantagem se comparado a outras cidades europeias. Barcelona tem um verão com muito sol e o inverno não é rigoroso. Tanto é assim que, muita gente, inclusive eu, não tem calefação em casa. E não faz tanta falta, se pode viver sem ela. Em geral, a temperatura média anual é bastante agradável e faz sol a maioria dos dias.

Descubra como é o clima na Espanha e a melhor época para visitar.

12. Praias

Mais um ponto super positivo dentre as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona: a natureza que a cidade tem. Acho que esse quesito não precisa nem explicar, né? Imagina o Rio de Janeiro de antigamente, sem violência? Pois é….Ver o tempo passar, olhar o mar, caminhar no calçadão, praticar esportes náuticos, caminhadas, pedaladas pela orla ou brindar a vida em uma barraca de praia, ajudam a viver melhor.

Conhece as praias da Espanha? Veja quais são as melhores.

 

13. Cenário econômico positivo

A Espanha foi um dos países mais atingidos pela última crise econômica e atualmente apresenta melhores condições com a recuperação da sua economia e gerando mais empregos. A recente crise anunciada em Barcelona e região, em consequência do Movimento Independentista, parece que não foi adiante.

14. Acessibilidade

Totalmente acessível e adaptada. O transporte público tem recurso de rampas de acesso, assim como o metrô e todas as ruas, esquinas, cruzamentos também estão planejados para atender quem necessita de condições especiais.

15. Gastronomia

Vamos combinar que comer bem é um dos prazeres da vida, por isso, uma grande vantagem de viver em Barcelona é dieta mediterrânica que, além de ser saudável, agrada a maioria dos paladares pelo seu sabor especial.

Frutas e verduras de qualidade e a bom preço. Frutos do mar fresquinhos, paella e a carne de porco mais saborosa que já provei. Jamon serrano, queso machego, iogurtes, tudo é uma delícia e extremamente saudável. Simplesmente, irresistível.

Veja quais são as comidas típicas da Espanha que você não pode deixar de comer.

Desvantagens

1. Catalão

Aprender uma língua a mais na vida é sempre bom, mas também é uma preocupação, uma meta a mais a ser alcançada e por isso considero uma desvantagem. Não que seja obrigatório falar catalão para a sobrevivência, mas falar a língua te permite interagir melhor com os locais. Por isso, entre as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona, o idioma é um ponto negativo.

2. Moradia

Essa é uma desvantagens e um ponto a ser considerado. Barcelona é uma das cidades mais caros  da Espanha e, por ser muito turística, a especulação imobiliária é grande. Os aluguéis não param de subir porque a demanda não para de crescer.

Conheça nossas dicas de como alugar apartamento na Espanha.

3. Desemprego

Se há algo que espanta as pessoas e que não poderia estar fora da lista de vantagens de desvantagens de viver em Barcelona é o número ainda grande de pessoas sem emprego. Apresentou uma melhora mas como o número de desempregados era muito alto, a recuperação se dá a passos lentos. O salário mínimo na Espanha é um dos menores da Europa.

4. Horário comercial

Pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo da situação. Os catalães também fazem a siesta, as lojas e todo o comércio cumpre o “horário partido”, das 9h às 14h e das 17h às 20h. Até a gente se acostumar demora um pouquinho e a hora de almoço (das 14h as 16h) serve para almoçar e não para fazer compra ou resolver alguma coisa porque tudo vai estar fechado. Assim como todo comércio fecha aos domingos.

5. Filas

Aqui é o ritmo é outro. As pessoas tem mais tempo e tudo funciona lentamente, sem pressa. Sempre tem fila no banco, no supermercado, na farmácia ou em qualquer estabelecimento. Portanto, se programe, dedique um tempo, tenha paciência e deixe o estresse de lado.

6. Medicina preventiva

Considero uma desvantagem, o fato do médico quase nunca fazer um exame clínico. Diferentemente do Brasil, a medicina aqui é tratada nas urgências, não é preventiva. O médico vai tratar a sua queixa, especificamente. No Brasil, durante uma consulta, normalmente o médico faz um exame clínico sem você pedir (tira a sua pressão e  escuta o coração) e faz uma espécie de acompanhamento, pedindo alguns exames.

Aqui é diferente. A não ser que você peça para fazer um checkup, o médico vai atender apenas a sua solicitação no momento.

7. Não tem padaria

Para mim, essa é a maior desvantagem! Dentre as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona,  essa é a coisa que eu mais sinto falta. O cafezinho do jeito que o cliente pede, o pão na chapa e a conversa fiada fazem muita falta por aqui.

Veja o artigo completo sobre como morar em Barcelona.

8. Tabaco

Aqui todo mundo fuma, geral mesmo. Senhoras de idade, adolescentes, homens e mulheres. Se você não é fumante e não gosta do cheiro da fumaça, pode ser um desafio diário de superação.

9. Hora da fome

Pode ser uma desvantagem se você é como eu e tem fome nos momentos mais inapropriados. Isso mesmo, aqui a fome tem hora. Se sair do horário “de las comidas”, vai ser difícil encontrar uma cozinha aberta. Ou o restaurante fecha as portas fora do horário estipulado (14h as 16h) ou vai estar aberto, mas só para um aperitivo, no máximo. Digo isso porque vivo em um bairro residencial da cidade e funciona dessa maneira. O cabeleireiro fecha, a loja de celulares, a sapataria e até a rotisseria, fecha. Merece entrar na lista das vantagens e desvantagens de viver em Barcelona? Para mim sim!

10. Férias Escolares

Aqui são 4 meses de férias no ano. Como nenhum ser humano que trabalha e tem filhos em idade escolar vai ter 4 meses de férias, isso pode ser um problema. Tem as férias de verão que começam em meados de junho e só volta em meados de setembro! As crianças se cansam de tantas férias. No fim do ano tem as férias de Natal e dia dos Reis e depois, a Semana Santa! Haja criatividade para tanto tempo livre.

E então? Gostou da nossa lista de vantagens de desvantagens de viver em Barcelona? Mudaria alguma coisa? Deixe seu comentário.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Miriam Horta, sou paulistana, publicitária e vivo em Barcelona. Gosto de escrever e compartilhar minhas experiências. Minha paixão é viajar, descobrir novos destinos culturas diferentes.