Western Union, saiba como funciona para enviar dinheiro.

Western Union, como funciona

Câmbio de moedas  / 

Existem diversas formas de enviar dinheiro para o exterior e a Western Union é uma delas. A empresa de serviços financeiros Western Union tem sede nos Estados Unidos e está presente em todo o mundo, atuando em mais de 200 países e territórios.



Como funciona a Western Union?

A Western Union funciona como uma transação financeira para transferência de dinheiro entre países. No Brasil os documentos necessários para o envio de dinheiro para o exterior são a Carteira de Identidade, CPF ou CNH. Já para estrangeiros morando no Brasil, o passaporte também é necessário.

Onde enviar dinheiro com a Western Union

No Brasil, os bancos conveniados são o Banco do Brasil e o Bradesco, vale lembrar que é preciso ser correntista. Nas lojas de varejo, a Gazin e a Riachuelo também disponibilizam o serviço da Western Union em algumas cidades. Além disso, algumas agências de câmbio também disponibilizam o serviço.

Como enviar dinheiro pela Western Union

Para enviar dinheiro para uma pessoa no exterior é necessário o nome completo dela, o CPF, endereço e conta internacional (IBAN e Swift). A transação precisa ser feita com o seu gerente do banco, site ou através do aplicativo do banco.

Algumas contas precisam da liberação do seu gerente para liberar a transação online. A transferência gera um código, que deve ser passado para a pessoa que receberá o dinheiro no exterior.

Com o código e documento de identificação, a pessoa vai até uma agência e saca o dinheiro. Há uma taxa de transferência que varia de acordo com o valor enviado. Quem paga a taxa é quem envia o dinheiro.

Conheça também a Transferwise, principal concorrente da Western Union.

Western Union no exterior

No exterior e principalmente nos Estados Unidos e na Europa, você pode encontrar em shopping centers ou em agências no centro das cidades. Acesse o site da Western Union e saiba onde encontrar uma. Em Portugal, por exemplo, é possível enviar dinheiro para o exterior pela Western Union em agências do Correio (CTT) e há ainda a opção de enviar direto para uma conta bancária do Brasil, por exemplo.

Vantagens da Western Union

A principal vantagem do serviço é a rapidez de recebimento do dinheiro. Após o recebimento do código gerado na transferência, o dinheiro fica disponível em poucos minutos. Para quem tem pressa para receber ou enviar dinheiro para o exterior, a Western Union funciona muito bem.

Conheça outras alternativas à Western Union.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.