Vagas de emprego em Portugal para brasileiros, como encontrar?

Vagas de emprego em Portugal

Portugal  / 

Com a crise mundial que iniciou em 2008 nos Estados Unidos e, posteriormente, invadiu a Europa e o resto do mundo, as vagas de emprego em Portugal minguaram e o país se viu em apuros. Porém, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em ser um país pequeno e Portugal sabe bem disso.

A velocidade com que o país sentiu os impactos da crise foi tão rápida quanto o processo de recuperação da economia, claro que isso aconteceu após muito sofrimento da população e uma situação econômica que deixaria até os mais desavisados de cabelo em pé.

Veja nosso guia completo de como trabalhar em Portugal.



Há vagas de emprego em Portugal?

A crise está passando e agora Portugal vive um momento de ascensão econômica, mas lembre-se que o país europeu possui pouco mais de 10 milhões de habitantes, ou seja, é um crescimento proporcional ao seu tamanho.

Os impactos da crise ainda podem ser sentidos em alguns setores da economia, porém Portugal conseguiu trabalhar o seu turismo e isso está fazendo com que o setor de serviços alavanque a economia portuguesa.

Desemprego em queda

De acordo com o PORDATA (Base de Dados Portugal Contemporâneo), no auge da crise econômica em 2013, 16,2% dos portugueses em idade economicamente ativa estavam desempregados, porém de lá para cá os números do desemprego tem diminuído e já em 2014 estava em 13,9%, em 2015 12,4%, em 2016 11,1%.

Com a divulgação recente de números sobre o desemprego, Portugal tem pouco mais de 8% de sua população atualmente desempregada. Ou seja, a crise parece ter ficado para trás.

Também já falamos sobre as profissões em falta em Portugal e os seus salários médios. Confira agora!

Sites de emprego em Portugal

Em Portugal você encontra diversos sites e portais de emprego, alguns inclusive, especialistas em determinada área de atuação. O Net-empregos é considerado o que mais divulga vagas em Portugal, mas existe também o Sapo Emprego, o Alerta Emprego, Expresso Emprego.

Já fizemos uma lista de sites de emprego em Portugal que pode te ajudar.

Agências de emprego em Portugal

Randstad em Portugal
Existem diversas agências que divulgam vagas de emprego em Portugal e, inclusive, fazem o processo de seleção. Algumas multinacionais especializadas em processo de recrutamento e seleção como a Adecco, Kelly Services, Randstad, ManpowerGroup entre outras possuem escritórios em diversas cidades portuguesas.

Assessoria profissional

Ter uma assessoria profissional pode sempre valer a pena, principalmente em se tratando de encontrar um emprego em outro país. No caso dos sites, vale muito a pena.

Alguns até cobram dos usuários para que estes tenham um acesso mais personalizado, porém a maioria é gratuita e podem servir de luz para quem está em busca de vagas de emprego em Portugal, até porque podem basear em quais áreas as oportunidades são maiores.

Conheça também as 5 melhores cidades de Portugal para morar.

Agências ajudam a a colocar profissionais no mercado de trabalho

Já no caso das agências de emprego, vale muito a pena. Também é importante dizer que estamos falando de empresas multinacionais na maioria dos casos e que possuem uma experiência e competência muito grande em recolocar profissionais no mercado de trabalho.

Estas agências são, em sua maioria, utilizadas como os setores de recrutamento e seleção das empresas que não querem ter esse departamento internamente.

Tem custo?

Todas elas cobram dos interessados, tanto empregadores como empregados, mas prestam serviços de excelência e qualidade. Se você ainda não saiu do Brasil, tem qualificação e pretende se recolocar no mercado de trabalho português, elas podem ser uma mão na roda.

Veja também o que você pode fazer para arrumar um emprego no exterior, ainda no Brasil.

Dica importante

Tenha muito cuidado e atenção com promessas de trabalho milagrosas. É comum que, ainda estando no Brasil, você comece a procurar emprego e queira qualquer coisa que seja mais um bom motivo para deixar o país, porém tenha em mente que você está a milhares de quilômetros de Portugal e não deve confiar em todo mundo.

Por isso pesquise muito, não faça pagamentos para pessoas físicas ou empresas que desconheça.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.