Vagas de emprego na Espanha: como buscar as melhores

Espanha  / 

Nós sabemos que a busca por vagas de emprego na Espanha não é algo fácil ainda estando no Brasil. Mas é possível e por isso vamos te mostrar como deve fazer, quais os documentos que deve ter e como se preparar.

Se estiver na Espanha o processo pode ser menos burocrático, mas não se engane, ainda são exigidos alguns requisitos a cumprir para conseguir uma vaga de emprego.

Acima disso tudo, não se preocupe! Nós vamos te contar tudo que precisa para encontrar vagas de emprego na Espanha que se encaixam ao seu perfil, e como estar preparado para elas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Vagas de Emprego na Espanha

Se você chegou na Espanha e não sabe por onde começar para conseguir o seu primeiro emprego, note as dicas que preparamos para você.

Melhorar o nível de espanhol

Se você não tiver muita sorte de conseguir um trabalho para ser feito utilizando o português brasileiro. Sim, pois é possível achar trabalhos que pedem a língua, mas exige sorte, porque muitas vezes as vagas de emprego na Espanha serão destinadas para quem domina o português de Portugal.

De qualquer forma, no geral seu nível de espanhol deve ser bom, isso é fundamental. Sabe-se que 98% das vagas de emprego na Espanha exigem um bom nível de espanhol.

Você pode avaliar como vai o seu nível do idioma no site do Instituto Cervantes.

E, na hora de buscar um curso, se necessário, opte por uma escola que seja avaliada de forma positiva por esse mesmo instituto.

Falando de idiomas, considere que falar um dos outros idiomas espanhóis pode ser um diferencial e ajudar na busca pelo trabalho.

Assim como o inglês, que é uma língua que sempre faz diferença saber, mesmo morando na Espanha.

Visite o Consulado Espanhol

Se você ainda está vivendo no Brasil, visite o Consulado. Antes de viajar é bom buscar informações no consulado da Espanha mais próximo da sua casa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Assim, ficará sabendo os documentos necessários para trabalhar na Espanha e, no caso de querer exercer a profissão para a qual tem um diploma no Brasil, como validá-lo para trabalhar fora.

Conseguir uma vaga de emprego na Espanha de forma legal é importante para não criar problemas no futuro. Além disso, isso vai garantir que você tenha a seguridade social, que dá direito a atendimento médico gratuito.

Conseguir o visto de trabalho e o NIE

Um erro muito comum de quem sai do Brasil para viver na Espanha ou em outro país da União Europeia usando o direito de não exigir visto, é acreditar que poderá trabalhar durante o período permitido.

Não, você não poderá trabalhar. O visto de turismo não lhe concede este direito.

Se por acaso conseguir um trabalho, terá que sair do país, preparar toda a documentação e entrar de novo, com o visto de trabalho.

O visto de estudante também serve para trabalhar, porém, somente 20 horas semanais. O visto de trabalho é mais complicado de conseguir, pois você já terá que ter o trabalho na Espanha.

Além do visto de trabalho, você pode conseguir no consulado o “famoso” NIE. Famoso porque para fazer qualquer coisa irá precisar do número deste documento.

Vá até o Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE)

Uma vez no país, uma boa maneira de conseguir vagas de empregos na Espanha é indo até um SEPE. Este centro do governo ajuda as pessoas que estão autorizadas a trabalhar na Espanha a encontrar uma vaga.

Não importa a cidade da Espanha que você escolheu, pois é uma rede de sistema de emprego nacional. Então, isto significa que encontrará um centro de emprego deste tipo em qualquer lugar do país.

Vale ressaltar que a ajuda oferecida neste tipo de centro é totalmente grátis.

Neste centro, você também será orientado para fazer qualquer outro documento que seja necessário para ter o primeiro emprego, inclusive conseguindo os formulários que devem ser preenchidos.

Saiba mais sobre como procurar emprego na Espanha, estando lá.

Busca por trabalho através da internet

Você também pode e deve buscar trabalho usando as ferramentas de busca da internet. As mais populares e que servem para toda Espanha são: infojobs, computabrajo e indeed.

Vale ressaltar também a agência Adeco, a empresa de recursos humanos também está sempre buscando profissionais de várias áreas.

Nós já falamos por aqui quais são os melhore sites de emprego na Espanha.

vagas espanha

Informações importantes que você deve ter

Se está saindo do Brasil sem trabalho e tem o passaporte europeu, o que lhe permitirá trabalhar, ou se está vindo para Espanha com um visto de estudo, que também dá a oportunidade de buscar uma vaga, lembre-se de se informar muito bem antes.

Esteja preparado, financeiramente falando, para o período que estará buscando trabalho.

Não adianta pensar que logo irá encontrar vagas de emprego na Espanha para você. Pode ser que você tenha sorte, mas caso contrário, a “regra” é bem simples:

Tem que ser persistente e estar preparado

Antes de sair do Brasil verifique se os seus diplomas foram validados corretamente, se já está apto para exercer sua profissão na Espanha.

Caso contrário, veja o que será necessário para essa validação. É muito mais fácil resolver a questão do diploma ainda estando no Brasil.

Esteja aberto a novas oportunidades

Não torça o nariz para trabalhos “simples” e nem a contratos como meio período. Eles são o primeiro passo para começar em outro país e depois para ajudar nos gastos cotidianos.

Se tiver a oportunidade de dar um up grade nos seus estudos já estando na Espanha é uma boa oportunidade de conhecer pessoas no setor de trabalho que pretende atuar e de aumentar os seus conhecimentos.

Em ambos os casos, é uma forma de ajudar a encontrar a primeira vaga de emprego na Espanha.

restaurante espanha

Como se preparar para entrevista e a apresentação do currículo

O currículo é sua porta de entrada para a tentativa de conseguir um trabalho.

Assim como no Brasil, deve ser enxuto e acima de tudo realista. Nada de dizer, por exemplo, que tem um ótimo nível de inglês, para depois morrer de vergonha em uma entrevista com este idioma.

Outro ponto é que, como no Brasil, na Espanha, em alguns setores, quem está buscando pessoal, dá uma olhada nas suas redes sociais.

Então, cuidado com o que anda escrevendo e postando por lá.

Busque ajuda, se precisar

Nos centros de empregos que falamos anteriormente, você conseguirá ajuda para fazer um bom currículo, se precisar. Já para entrevista, considere que foi um degrau a mais que você subiu, e não deve perder a oportunidade.

A regra é a mesma que serve para o Brasil, responde as perguntas de forma clara e objetiva. Não invente e nem aumente nada. Assim como não fale de nada que não lhe perguntarem. É importante demonstrar segurança.

Saiba ainda como aprender espanhol de graça.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.