Europa

Comprar casa na Europa: para morar ou investir em imóveis

Cada vez aumenta o número de pessoas que querem comprar casa na Europa, seja para morar ou como forma de investimento. Por isso, neste artigo vamos te contar como comprar e como efetuar o pagamento do seu imóvel no Velho Continente. Confira!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como comprar casa na Europa: tudo o que você precisa saber

Primeiramente, como tudo na vida, é preciso pesquisar bastante o mercado, ver onde é melhor comprar casa na Europa e ver os valores médios do metro quadrado. Isso pode ser feito a distância, por meio de sites de imobiliárias do país onde pretende comprar sua casa.

Para morar

No entanto, a tarefa de escolher a casa ideal não é tão simples como algumas pessoas podem pensar. Por exemplo, se você for comprar uma casa para você morar, o imóvel não precisa, necessariamente, estar situado no centro da cidade, pois ele pode ser próximo a alguns pontos de seu interesse ou do transporte público (neste caso, melhor ainda).

Comprar casa na Europa corretor

Para investir

No entanto, se o imóvel for para investimento, a localização se torna um fator de suma importância. Quanto mais próximo do centro, das universidades, do metrô e das áreas mais turísticas da cidade, mais valorizada sua casa estará e mais pessoas estarão interessadas em alugá-la.

Contrate um corretor de imóveis

Para tratar de todas as burocracias e te ajudar a comprar casa na Europa, o ideal é que você tenha um corretor de imóveis. Apesar de haver profissionais que realizam todo o processo por você à distância, nós aconselhamos que você viaje e veja o imóvel antes de comprar, para ter a certeza de que é do jeito que procura.

Comprar casa na Europa é um bom negócio?

Sim, dependendo do dinheiro que tenha disponível e do país onde pretenda comprar casa na Europa. Alguns países, como Inglaterra e França, por exemplo, têm preços exorbitantes de imóveis. Por isso, muitas pessoas optam por alugar.

Por outro lado, países como Espanha e Portugal praticam valores de venda de imóveis mais acessíveis (mesmo que tenham subido consideravelmente nos últimos anos, principalmente no caso de Portugal).

Dessa forma, se você pretende morar em Portugal, fica mais barato comprar do que alugar, pois os valores dos aluguéis subiram muito devido à bolha imobiliária. O mesmo falamos para quem quer comprar imóveis em Portugal para investir – o retorno pode ser de praticamente o dobro do valor da prestação paga pelo bem.

Em qual país comprar?

Vemos muitas informações de que é vantajoso comprar imóveis em países como Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, por exemplo. Mas é difícil falar para você em qual país comprar ou não comprar casa na Europa, pois isso vai depender do dinheiro que tem disponível para investimento, do país que pretende morar ou investir, da afinidade que tem com o país, de seu interesse, dos imóveis que estão à venda e suas localizações, além de outros fatores.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Por outro lado, adiantamos que não vale tanto a pena comprar imóveis em países caros. Como falamos, Inglaterra e França são exemplos. Cidades como Londres e Paris têm preços muito elevados de imóveis.

Recentemente, a mulher do jogador de futebol brasileiro Thiago Silva explicou por que não compra casa em Paris e vive de aluguel na cidade. Em janeiro de 2020, fizemos uma breve pesquisa sobre imóveis na capital francesa e vimos que um apartamento pequeno e simples no centro de Paris pode custar facilmente mais de 2 milhões de euros, o equivalente a quase 10 milhões de reais.

Como realizar o pagamento de seu imóvel

A melhor maneira de comprar casa na Europa e pagar pelo bem é por meio de plataformas online, já que as transferências bancárias internacionais tem custos altíssimos.

As plataformas online são formas seguras e fáceis de enviar o seu dinheiro, como a Remessa Online, TransferWise, Western Union e outras. Para enviar quantias elevadas, como o suficiente para comprar casa na Europa, a que mais recomendamos é a Remessa Online. Para isso, é necessário acessar a plataforma, “Criar nova história” e selecionar “Pagar aluguel ou compra de imóvel”.

Para a transferência do dinheiro, é preciso possuir o contrato de compra e venda do imóvel no exterior – o documento deve estar em nome do cliente cadastrado na Remessa Online e assinado por ambas as partes.

Os consultores da Remessa Online estão disponíveis para lhe explicar a melhor estrutura para efetuar a compra de seu imóvel.

Saiba como fazer a aquisição de imóveis via Remessa Online.

Cuidados a ter ao comprar casa na Europa

  • Pesquise bastante; o ideal é não comprar casa na Europa logo que achar uma e sim visualizar várias opções antes de decidir;
  • Considere os custos e a localização do imóvel, de acordo com suas necessidades;
  • Não feche o contrato sem ver o imóvel presencialmente (ou sem que alguém de sua confiança o veja);
  • Elabore um contrato de compra e venda sob a tutela de um advogado especialista e tenha-o em mãos para realizar a transferência do dinheiro;
  • Contrate uma agência imobiliária de confiança, para realizar todos os trâmites burocráticos;
  • Confira todas as taxas e impostos que estão “embutidos” no valor do imóvel;
  • Verifique se é possível fazer financiamento de imóvel e se vale a pena.

É melhor utilizar uma imobiliária?

Sim. Por mais que possa lhe custar um pouco mais, o ideal é utilizar uma imobiliária, com especialistas que te ajudem no processo para comprar casa na Europa, ainda mais não sendo o país onde você more ou a língua que você fale fluentemente.

Isso porque os especialistas imobiliários vão com você visitar o apartamento, conhecem a legislação local, para a compra de imóveis por estrangeiros, e vão realizar todos os trâmites de documentação.

Além disso, eles entendem sobre as condições do imóvel e de sua localização, se tem demanda para alugá-lo com facilidade, o histórico do imóvel, além de conhecerem muito bem o mercado imobiliário, o que ajuda bastante no momento de negociar e na possibilidade de negociar para reduzir o preço do bem.

Corretor de imóveis em Portugal: como atuar sendo brasileiro.

Documentos necessários para comprar casa na Europa

Os documentos necessários para comprar casa na Europa vão depender do país que pretende adquirir seu imóvel. Sempre é exigido um documento de identificação – o passaporte do estrangeiro. Veja a seguir os documentos exigidos em alguns países.

Documentos para comprar casa em Portugal

  • Passaporte;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Comprovante de residência (autenticado pelo Consulado de Portugal no Brasil);
  • Certidão do Registro Predial;
  • Caderneta Predial;
  • Licença de Utilização;
  • Ficha Técnica de Habitação.

Saiba quanto custa comprar casa em Portugal e como financiar.

Documentos para comprar casa na Espanha

  • Documento de identificação de estrangeiro residente ou não;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de trabalho;
  • Comprovante de pagamento dos impostos.

Saiba como comprar imóvel na Espanha: onde encontrar a casa ideal e valores.

Documentos para comprar casa na Itália

  • Passaporte;
  • Codice Fiscale;
  • Visto de permanência;
  • Comprovante de residência e de renda;
  • Assinatura da escritura: Rogito.

Imóveis à venda na Itália: como comprar, custos e principais requisitos.

Comprar casa na Europa dá direito a viver no país?

Comprar casa na Europa, dependendo do valor e do país, pode dar ao comprador o direito de morar no país.

Em Portugal e na Espanha, por exemplo, se o investidor investir a partir de 500 mil euros no país tem direito ao Visto Gold (visto de residência – Golden Visa).

Comprar imóvel em Portugal ganha cidadania? Veja todos os detalhes aqui.

É possível financiar casa na Europa?

Sim. Países como Portugal, Espanha e Itália oferecem a possibilidade de brasileiros utilizarem financiamento bancário.

Se você pensa em comprar casa na Europa por meio de financiamento, talvez seja interessante a leitura dos seguintes artigos:

Agora que você já sabe os primeiros passos para comprar sua casa na Europa, pesquise bastante, negocie, faça cotações para saber quanto vai custar a transferência do dinheiro e boa sorte no investimento!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos Relacionados

Fechar