Imóveis em Portugal: saiba como encontrar e comprar

Investir em Portugal  / 

De acordo com Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), houve aumento significativo de residentes em Portugal em 2018 e os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros no país. Também por esses fatores, os imóveis em Portugal têm ficado cada vez mais disputados.

Escrevemos este artigo para te ajudar a saber mais sobre os imóveis em Portugal. Vamos falar aqui como comprar, quais são os melhores negócios, preços, como o brasileiro pode comprar e também sobre o visto Gold.

Imóveis em Portugal: tipos e tipologia

Há diversos imóveis em Portugal. Eles podem ser:

Você quer comprar Imóvel em Portugal? Seja orientado por especialistas

Quais são as melhores zonas para se comprar? Como funciona o financiamento? Como envio dinheiro para Portugal? Quais são os documentos necessários?


Compre um imóvel em Portugal com toda a segurança e conforto sendo orientado pelos especialistas da Atlantic Bridge.

SEJA ORIENTADO »
  • Apartamentos – imóveis em prédios, situados em “rés do chão” (situados no térreo), andares intermediários ou no último andar;
  • Duplex – casas ou apartamentos que são divididos em dois andares e conectados por uma escada interior;
  • Moradias – casas térreas;
  • Casas rústicas e quintas – propriedades rurais, em geral, habitações afastadas do centro da cidade;
  • Penthouses – construções de luxo nas coberturas de prédios.

Além disso, a nomenclatura para os apartamentos em Portugal é diferente da que estamos acostumados no Brasil. Quando pesquisamos imóveis em Portugal, vemos:

  • T0: quitinete;
  • T1: apartamento com um quarto;
  • T2: apartamento com 2 quartos;
  • T3: apartamento com 3 quartos e assim sucessivamente;
  • V1: casa de 1 quarto, e não apartamento;
  • T1+1: apartamento com 1 quarto + 1 cômodo sem janela. Sempre que tiver o “+1” significa que tem um cômodo menor, normalmente sem janela.

Como comprar

Comprar imóveis em Portugal não é uma tarefa tão fácil, principalmente se a compra for financiada. É preciso, dentre outras coisas, possuir dinheiro para a entrada e apresentar seu imposto de renda para verificar se o seu banco aprova ou não o financiamento.

imoveis em portugal porto

Você deve ter em mente qual será o objetivo da compra, se será para você morar ou para fazer um investimento, alugando para outras famílias, se você vai querer morar no centro do Porto ou de Lisboa ou vai querer comprar nos arredores do Porto, de Lisboa ou ver as casas para venda no Algarve e em outras regiões.

Há vários fatores que podem influenciar na sua compra de imóveis em Portugal, como, por exemplo, localização, proximidade de trabalho ou de supermercados, metrô, preço, entre outros.

Mas, antes disso, escolher o imóvel ideal também não é simples. Ele deve ser escolhido antes de o seu corretor solicitar o financiamento bancário.

Principais sites de pesquisa

É importante pesquisar bastante para encontrar um imóvel que você goste pelo preço que você quer/pode pagar. Alguns dos principais sites de pesquisa de imóveis em Portugal são:

Algumas das principais imobiliárias no país são:

Confira também como alugar apartamento em Portugal.

Requisitos para brasileiros comprarem imóveis em Portugal

Brasileiros também podem comprar imóveis em Portugal. E os brasileiros estão investindo muito em imóveis no país, principalmente devido às taxas de juros serem bem menores do que às do Brasil e a rentabilidade ser maior, tendo em vista que houve o boom imobiliário em Portugal.

Além disso, há muitos brasileiros que compram imóveis em Portugal de valor igual ou superior a 500 mil euros ou no valor de 400 mil euros (caso o imóvel esteja localizado em território de baixa densidade) com o objetivo de adquirir o Golden Visa e poderem viver em qualquer país da Europa.

Entenda também como solicitar visto para Portugal caso pretenda ficar mais do que 90 dias no país.

Documentos pessoais necessários

  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Três últimos comprovantes de salário;
  • Identificação pessoal (passaporte);
  • Três últimos comprovantes de salário;
  • Extrato dos últimos seis meses de sua conta corrente;
  • Última declaração de seu imposto de renda;
  • Comprovante profissional (contrato de trabalho, carteira profissional ou outro);
  • Em alguns casos, pode ser solicitado o relatório do sistema de informação de crédito do Banco Central do Brasil.

Como você pôde observar, há diversos sites que realizam pesquisa de imóveis em Portugal. Caso você tenha dificuldade em encontrar o imóvel ideal em Portugal, há algumas consultorias que auxiliam brasileiros, de acordo com as suas necessidades.

A Atlantic Bridge, parceira do Euro Dicas, é uma delas, que ajuda brasileiros que precisem de apoio para encontrar imóveis em Portugal.

Como está o mercado para comprar imóveis em Portugal

O mercado de imóveis em Portugal está em alta. Os preços aumentaram consideravelmente de 2017 para 2018 (cerca de 16%, de acordo com a Confidencial Imobiliário) e vêm subindo ainda mais em 2019.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Entenda melhor sobre a bolha imobiliária em Portugal.

Alguns dos principais motivos para a alta dos preços são:

  • Maior procura por imóveis em Portugal;
  • Alta rentabilidade;
  • Aumento do emprego;
  • Economia em crescimento;
  • Baixas taxas de juros.

Portugal está sendo cada vez mais procurado, também, por estrangeiros (principalmente brasileiros) devido à boa qualidade de vida que o país proporciona aos seus residentes.

Ainda tem dúvida por que comprar imóvel em Portugal? Esse artigo mostra mais vantagens em investir no setor imobiliário do país.

Melhores negócios

É fato que comprar imóveis em Portugal é bem mais vantajoso do que alugar um para morar. As prestações chegam a custar metade do valor de um aluguel, principalmente nos bairros mais centrais de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Com uma procura elevad e sem muitas opções de oferta, os imóveis são vendidos ou alugados rapidamente. Os estrangeiros estão brigando pelos imóveis encontrados. Do ponto de vista do investidor é um mercado excelente, pois o arrependimento não gera nenhum prejuízo (pode-se vender mais caro facilmente), reforçando o conceito de reserva de valor.

Para você que pretende comprar imóveis em Portugal para morar, uma opção de negócio é investir nos arredores das grandes cidades, tendo em vista que nos centros os preços estão bem mais altos.

Saiba como investir em imóveis em Portugal e obter retornos acima da média.

Fizemos uma pesquisa para saber onde comprar imóvel em Portugal: Lisboa, Porto ou Algarve. De acordo com o estudo realizado, o melhor negócio para quem quer investir e ter um bom retorno é comprar no Porto. Confira o artigo e entenda por que.

Está pensando em morar em Portugal? Esse é um projeto de vida que precisa ser feito com muito planejamento. Pensando nisso, escrevemos o nosso Ebook Como Morar em Portugal. Trata-se de um guia completo com todos os passos para realizar essa mudança legalmente e sem imprevistos. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.