Cada vez mais, os profissionais de TI brasileiros têm emigrado para Portugal para trabalhar na área. O país tem muitas ofertas nesse setor e os profissionais brasileiros são bem aceitos no mercado de trabalho. Neste artigo apresentaremos a EVPConnect, uma empresa que contrata profissionais qualificados de diversas áreas de TI para atuar nos projetos de seus clientes em Portugal.

O que é a EVPConnect?

A EVPConnect é uma empresa de consultoria especializada no processo de contratação de brasileiros de TI para trabalhar em Portugal.

Ela atua na área de tecnologia – serviços de TI (Tecnologia da Informação) e, através dos seus serviços, fornece mão de obra brasileira especializada para empresas portuguesas que estão à procura de profissionais para preencher suas vagas.

A empresa possui escritórios nas duas maiores cidades de Portugal, em Lisboa e no Porto.

Segundo o Head of Business Development, Rogério Teixeira, EVP significa “Eu venci em Portugal”, uma vez que a empresa tem a proposta para que as pessoas possam vencer não só no lado financeiro, mas sim como um projeto de vida, fazendo com que os seus colaboradores estejam preparados em todas as áreas: profissional e pessoal.

Rogério afirma que muitos candidatos brasileiros chegam com informações incompletas ou não tão claras de como é o mercado de trabalho português, principalmente em relação aos impostos e outras questões legais. E a proposta da empresa é trabalhar principalmente de maneira transparente:

Nesses quase 6 anos que atuamos em Portugal, nós percebemos que existem muitas pessoas vindo com uma proposta financeira, mas não sabe como vai receber, como é que funciona o mercado ou como é a vida no país. Por isso, a transparência é fundamental em nosso processo para que as pessoas venham para Portugal para vencer. E vencer é transversal: não adianta ter uma boa proposta financeira se as demais informações não estão claras, explica Rogério.

Como a EVPConnect auxilia brasileiros a entrar no mercado de trabalho português?

A EVP é uma empresa de outsourcing que possui uma vasta cartela de empresas clientes que oferecem vagas na área de TI. A partir disso, a EVP seleciona os profissionais que são mais adequados para cada vaga e encaminha os seus currículos para a seleção.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Além disso, em caso de aprovação do candidato, a empresa faz o devido acompanhamento e a preparação da sua documentação de trabalho (ainda no Brasil).

“Atualmente temos várias vagas em aberto e não conseguimos preencher na totalidade por falta de profissionais”, comenta Rogério.

Para que você tenha uma ideia, conheça algumas das áreas que os clientes da EVP atuam: setor financeiro, farmacêutico, fintechs, companhias de energia, telecomunicações, seguros, automobilístico, saúde, e até o governo de Portugal, além de diversas empresas francesas e de outras regiões da Europa.

Como um dos pilares da empresa é a transparência, o primeiro passo para auxiliar os brasileiros com relação ao mercado de trabalho português é com um “choque de realidade”. Rogério explica que a EVPConnect gasta mais tempo contextualizando o mercado de trabalho português, média salarial, custo de vida, entre outros pontos, do que com a parte de seleção em si.

Segundo Rogério:

“(…) existem candidatos que querem chegar em Portugal e já ganhar 4 mil euros por mês. E essa não é a realidade do país devido à economia. Se essa é a sua motivação, seria melhor ir para outro país ou até mesmo permanecer no Brasil”.

Só após essa contextualização e com o entendimento do candidato com relação a todos esses pontos é que prosseguem com a contratação do profissional.

Serviços prestados pela EVPConnect

Para ajudar os candidatos a encontrarem a vaga mais adequada à sua experiência e formação, a empresa oferece diversos serviços especializados:

Elaboração de currículo

Os profissionais de RH da empresa auxiliam o candidato a elaborar um currículo mais adequado à vaga que busca, que demonstre bem suas aptidões técnicas. Da mesma maneira, analisam os pontos que podem influenciar negativamente na apresentação do currículo.

O serviço é prestado em três modalidades:

  • Análise FrontEnd do currículo (oferece um feedback técnico e estratégico do currículo);
  • Análise BackEnd do currículo (reestrutura e explora as habilidades técnicas do candidato);
  • Análise Fullstack do currículo (opção mais completa, que contempla todos os serviços oferecidos nas duas outras análises).

Coaching de carreira

O serviço de coaching auxilia os candidatos a mapear e desenvolver as suas aptidões com foco especial na sua futura carreira em Portugal. O processo é individualizado de acordo com as necessidades do candidato e oferece alguns seguintes serviços, como:

  • Melhora de performance;
  • Consolidação de posição;
  • Recolocação profissional;
  • Preparação para entrevistas;
  • Equilíbrio entre carreira e vida pessoal.

Consultoria fiscal

A consultoria visa esclarecer o candidato sobre o enquadramento fiscal mais adequado da atividade profissional, bem como o regime do Estatuto do Residente Não Habitual.

Além disso, também presta esclarecimentos sobre os principais impostos em Portugal: IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) e IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas).

A consultoria também aborda questões sobre a contratação e as formas de pagamento, esclarecendo dúvidas sobre recibos verdes, tipos de contrato de trabalho em Portugal.

Mais informações sobre estes serviços podem ser consultadas no site da EVPConnect.

A EVPConnect é confiável?

Sim. A EVPConnect é uma empresa confiável.

Conversamos com dois brasileiros que foram recentemente contratados pela EVPConnect para entrar no mercado de trabalho em Portugal e ambos elogiaram bastante os serviços prestados pela empresa.

Para o TI Caio Maciente, a EVPConnect é uma realizadora de sonhos e preza não só com o lado profissional mas também como o pessoal. Ele conta que foi recebido no aeroporto por uma profissional de RH da EVP muito simpática e que lhe pagou um café para que simplesmente conversar e saber como havia sido a viagem e como ele estava se sentindo com a mudança.

“Pra mim foi uma surpresa maravilhosa poder contar e estar fazendo parte da EVP, uma empresa ao qual não busca somente profissionais, mas que busca sonhos e realiza-os estimulando todo o nosso potencial”, elogiou Caio.

Com relação à receptividade no aeroporto, Caio acrescenta que “não foi simplesmente me receber e boa sorte. Foi muito mais que isso! É estar ao lado do ser humano, que é o básico de que se espera de profissional do RH, mas que muitas empresas não tem esse lado Humano”.

Caio Maciente EVP Connect
Caio Maciente é cliente da EVPConnect e aprovou os serviços da empresa.

Questionado se recomenda a EVPConnect para outros pessoas, Caio não tem dúvidas.

“Sim eu recomendo a EVP para os meus amigos, familiares, colegas, faço questão de falar como fui e estou sendo bem assistido em todas as etapas do meu processo, tanto da minha regularização no país quanto o meu processo profissional, que a empresa se preocupa com meu bem-estar, se estou feliz no meu ambiente de trabalho, etc. Então, se eu indico e recomendo muitíssimo a EVPConnect. Se quer vencer em Portugal, vem fazer parte desse time maravilhoso”, conclui.

Outro brasileiro que realizou a sua mudança para trabalhar em Portugal foi o Douglas Fontenele. Segundo ele, a experiência com a EVPConnect foi essencial e também destaca a receptividade em solo português.

“Foi uma emoção incrível, deixei ‘para trás’ família, amigos, pessoas que convivi a minha vida inteira, mas bastou pisar no aeroporto para mostrar que a minha decisão havia sido assertiva. Fui muito bem recepcionado, fizeram-me sentir não como um simples empregado, mas como parte de uma nova família”, comenta Douglas.

Fontenele gostou tanto dos serviços prestados pela EVPConnect, que a sua esposa resolveu seguir pelo mesmo caminho, uma vez que ela também é profissional de TI. Hoje, ambos moram em Portugal com o filho e trabalham na área. Tenho indicado a empresa para amigos, colegas e até mesmo quem deseja se aventurar em uma nova etapa da vida.

“Acredito que existem profissionais sérios, que trabalham com clareza e responsabilidade para que a transição ocorra da melhor forma possível”, conclui Douglas.

Como a EVP auxilia a encontrar uma vaga?

Além de ajudá-lo na preparação do currículo, a EVPConnect vai auxiliar você a encontrar um projeto que corresponda com a sua formação e experiência profissional.

Através das vagas oferecidas nos clientes da EVP, será possível encaminhar o seu currículo para concorrer a vagas.

Se você quiser ter mais informações sobre como a empresa pode ajudá-lo a encontrar a sua vaga, a EVP disponibiliza contato por e-mail ([email protected]) ou por telefone (+351 211 156 075).

Rogério Teixeira comenta ainda que após a entrevista para saber as motivações profissionais do candidato, eles são muito honestos em dizer que a pretensão salarial informada não condiz com o currículo profissional ou que ele merece mais do que o informado na entrevista devido ao seu currículo. Por isso, a transparência é o principal pilar da EVPConnect.

A EVP auxilia na obtenção do visto?

Sim, com um departamento jurídico especializado em migração, a EVPConnect também oferece o suporte necessário para obtenção do visto, que auxilia o profissional a obter o visto de trabalho em Portugal mais adequado à sua situação.

Tudo é feito com cuidado para garantir que o profissional imigre da melhor forma possível, com a documentação correta.

Em uma reportagem publicada pelo jornal O Globo, o gerente de negócios da EVP Diego Fernandes explicou que pode ser feito um início remoto. Nessa situação, a pessoa inicia as atividades profissionais no Brasil, até que o procedimento de visto seja finalizado.

Além do visto, a EVP auxilia ainda com toda a parte burocrática: obtenção do NIF e NISS, abertura de conta bancária em Portugal para recebimento de salário, entre outros.

E na adaptação a Portugal?

A equipe de recursos humanos da EVP se propõe a fazer um acompanhamento contínuo dos projetos para os quais os colaboradores são contratados.

EVP Connect CV

O objetivo dessa ação é estar atento a cada um dos profissionais que foram contratados, focando tanto nas questões de carreira, como na vida pessoal.

Oportunidades abertas na EVPConnect

Se quer morar em Portugal e trabalhar como TI, no site da EVPConnect é possível consultar algumas oportunidades de trabalho. Os anúncios têm informações sobre o perfil profissional desejado, benefícios oferecidos, local de trabalho e informações contratuais.

Alguns exemplos de vagas disponíveis em Portugal para profissionais de TI, para que você tenha uma ideia, são:

  • Backend Developer;
  • Salesforce Senior Developer;
  • Project Manager (SCRUM);
  • Consultor QA/Tester;
  • Desenvolvedor Fullstack;
  • Engenheiro de Dados Senior;
  • Mobile Developer – iOS;
  • Desenvolvedor JavaScript;
  • FrontEnd Specialist.

A empresa também costuma publicar as vagas disponíveis nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin). Vale a pena ficar de olho!

Como se candidatar a uma oportunidade?

Você pode se candidatar a uma das vagas disponíveis diretamente pelo site da EVPConnect. Na página de informações sobre a posição, é possível conferir se você preenche o perfil profissional desejado pela contratante.

Em caso positivo, preencha o formulário disponível. Para completar a candidatura, é necessário anexar uma carta de apresentação e o currículo (CV) atualizado.

Eventos no Brasil

Em novembro de 2021, a EVPConnect estará no Sul do Brasil para realizar o evento #PartiuPortugal em algumas universidades. Através de palestras, vídeos e workshops, o objetivo é informar estudantes sobre o mercado de tecnologia em Portugal e atraí-lo para uma carreira internacional.

“O perfil do estudante brasileiro é diferente do de Portugal porque a carreira aqui só começa em torno dos 24/26 anos e só depois de se formar. Já no Brasil, 98% (se não for a totalidade) dos estudantes já trabalham e alguns deles já tem pelo menos 4 a 6 anos de experiência”.

Rogério comenta que a 1ª temporada do #PartiuPortugal vai acontecer nas universidades do sul do Brasil, pois lá existe a vantagem de que muitas pessoas têm cidadania europeia, o que facilita muito a vinda para Portugal com relação às burocracias.

Também vale acompanhar as redes sociais da empresa para saber mais detalhes do evento.

Vale a pena contratar a EVPConnect?

Se você está em busca de uma colocação profissional na área de TI em Portugal pode valer a pena sim, já que a empresa tem uma longa trajetória no território português e é especializada no processo de contratação de brasileiros de TI para trabalhar em Portugal.

A EVPConnect oferece diversos serviços, desde a elaboração do melhor currículo, até a busca de uma vaga mais adequada ao seu perfil profissional e experiência.

Já na reta final da contratação, a empresa também oferece o suporte para que o profissional reúna a documentação necessária para solicitar o visto, garantindo que possa chegar em Portugal e começar a trabalhar no país. Visite o site da empresa e entre em contato.