Veja como é a comunidade de brasileiros na Espanha!

Brasileiros na Espanha

Espanha  / 

A relação existente entre Brasil e Espanha vem de longos anos, e com o passar do tempo essa ligação só cresce. Assim como a Espanha se tornou o lar de muitos brasileiros, o mesmo aconteceu com os espanhóis que decidiram criar raízes por várias cidades brasileiras.

Como é a comunidade de brasileiros na Espanha?

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística Espanhol, vivem na Espanha mais de setenta e cinco mil brasileiros, sendo que mais de cinquenta mil são mulheres.

A comunidade brasileira no país é realmente bem grande, e muitos viram nisso a oportunidade de trazer um pouquinho do Brasil para a terra de Cervantes.

É muito comum encontrar pelas grandes cidades, como Madri e Barcelona, conterrâneos, restaurantes e estabelecimentos brasileiros.

Já compartilhamos por aqui algumas dicas de como morar na Espanha que podem ser interessantes para você.

Associações brasileiras em Madri

Com o passar dos anos, Espaços e Associações foram tomando forma com o objetivo de auxiliar a comunidade brasileira residente na Espanha e também divulgar a cultura do país.

NEBE ( Núcleo de Entidade Brasil – Espanha)

É uma associação sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de estabelecer atividades para brasileiros que residem no país.

São projetos que ajudam na integração laboral e social, além do assessoramento sobre os direitos e deveres dos brasileiros no país.

Casa do Brasil – Espanha

A Casa do Brasil é, sem dúvida, um dos maiores pontos de referência do Brasil em Madri e na Espanha. E apesar do seu nome, essa não é uma organização fundada por brasileiros. Se trata de uma Instituição Universitária criada em 1960 que faz parte da renomada Universidade Complutense de Madri.

Entretanto, eles oferecem várias atividades brasileiras, que vão desde eventos culturais a cursos de formação.

Demos algumas dicas de sobre as melhores formas de aprender Espanhol, fundamental para se integrar no país.

Embaixada do Brasil

A Embaixada do Brasil é o órgão oficial de representação dos brasileiros no exterior, nomeadamente dos brasileiros na Espanha. E prestam diversos serviços, tais como: eventos de brasileiros na Espanha, concursos, informações sobre documentações e auxilio em situações de emergências.

Associações brasileiras em Barcelona

Centro cultural do Brasil em Barcelona

Centro cultural brasileiro em Barcelona
Ligado ao Consulado do Brasil em Barcelona e ao Ministério de Relações Exteriores, este centro é um dos mais importantes na Espanha.

Nele é possível encontrar diversos eventos culturais, difusão da língua portuguesa e informações, além de projetos artísticos e educativos.

Consulado geral do Brasil em Barcelona

Essa é uma Instituição Oficial do Brasil na Espanha, e responsável por facilitar informações e documentos de brasileiros que residem no país.

Se planeja morar na Espanha, então você deve conhecer os tipos de visto para a Espanha.

Associação de pais de brasileiros em Catalunha

Fundada em 2009 por um grupo de pais brasileiros, essa associação promove o ensino da língua portuguesa para os filhos de brasileiros na Espanha.

Além de eventos típicos do Brasil, como o Carnaval, a festa junina e o dia das crianças. O objetivo é somar mais famílias brasileiras ao grupo e promover a integração cultural entre os participantes.

Associação de estudantes e pesquisadores brasileiros em Catalunha

Anualmente, Barcelona recebe muitos estudantes brasileiros em suas universidades e centros, então em 1990 nasceu a APEC (Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha), esta associação visa facilitar a vida dos universitários e pesquisadores que estão em Catalunha.

A integração cientifica e cultural, bem como a inserção social dos brasileiros na Espanha, estão entre os principais objetivos.

COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.