Como conseguir emprego no exterior ainda no Brasil

Como conseguir emprego no exterior ainda no Brasil

Europa  / 

Mudar de país e conseguir um emprego no exterior é o sonho de muitos brasileiros. A experiência de morar fora é algo engrandecedor, que te faz crescer e com certeza ver o mundo diferente.

Ter contato com outras culturas e poder trabalhar em uma multinacional na Europa, por exemplo, serão experiências únicas na sua vida. Mas como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil? Uma pergunta recorrente que nos fazem e que vamos tentar te ajudar a responder.



Primeiros passos para conseguir emprego no exterior ainda no Brasil

O primeiro passo para conseguir um emprego no exterior, é se perguntar: o meu currículo é suficientemente bom? Tenho experiência profissional, qualificação e falo outros idiomas?

Para trabalhar no exterior é preciso se preparar, se qualificar, falar outros idiomas – como inglês, espanhol ou alemão – podem te ajudar muito na hora do processo seletivo.

Se você pretende trabalhar na área de serviços, a formação pode não ser essencial, mas você precisará ter experiência profissional e um bom portfólio.

Currículo para trabalhar na Europa

Para concorrer a uma vaga de trabalho no exterior, é preciso preparar um bom currículo. Esse currículo deve se adequar com a realidade de cada país ou continente. Por exemplo, um currículo australiano, será diferente de um currículo canadense e assim por diante.

Na Europa, um dos modelos de currículo mais utilizados é o Europass. Dessa forma, seus dados e informações ficarão padronizadas. O seu currículo no LinkedIn também deve estar sempre atualizado, completo e com uma boa foto profissional (fundo liso e roupa adequada para o mercado de trabalho).

As dicas de como elaborar um bom currículo também podem e devem ser aplicadas aqui. Ele deve ser coeso, limpo, com as informações principais e no máximo duas páginas. Se for traduzir seu currículo, certifique-se que ele está bem feito e peça para alguém ler para você antes de enviar.

Outra dica importante para elaboração do currículo é informar que você tem disponibilidade para morar no exterior e fazer mudanças.

Como encontrar emprego no exterior

Para encontrar vagas de trabalho no exterior, você precisa pesquisar os sites de emprego do país que pretende morar, entrar no site de empresas locais, multinacionais e pesquisar as vagas abertas por cidades também no LinkedIn.

A Comissão Européia também tem um portal onde anunciam vagas para todos os países da Europa e pode ser uma excelente fonte de pesquisa.

É preciso verificar os pré-requisitos para as vagas e saber se o seu perfil se encaixa com o que a empresa busca. Vale lembrar que os processos seletivos na Europa, por exemplo, em grandes corporações podem levar meses. São diversas etapas para a seleção do candidato ideal.

Veja os melhores sites de emprego em Portugal.

Documentos necessários para trabalhar no exterior

Para preparar uma mudança de país, os primeiros passos são reunir todos os seus documentos, certificados e diplomas, fazer um passaporte – ou renovar o seu, guardar dinheiro para a passagem, visto e chegada no novo país.

Veja por exemplo, como validar o diploma em alguns países da Europa:

Esse deve ser um planejamento de meses para conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil. Para quem tem cidadania europeia – ou do país que pretende morar – as coisas ficam ainda mais fáceis. Com a cidadania em mãos, você tem direito de morar no país sem a necessidade de visto.

Para quem não tem cidadania, deve ficar atento as informações e documentos necessários para fazer o visto do país.

Por exemplo, após enviar seu currículo, fazer uma entrevista por Skype, a empresa que tem interesse em te contratar irá lhe mandar um contrato de trabalho, esse contrato será um dos principais documentos para fazer o visto de trabalho. Entretanto, você poderá ir reunindo os demais itens da lista do visto.

Mudar de país para trabalhar

O processo de mudança de país e de conseguir um trabalho no exterior pode ser burocrático e demorado, mas é preciso se preparar e ter paciência. Além disso, você sempre tem a opção de fazer o visto de estudo para morar no exterior, aprimorar seus conhecimentos e trabalhar quando chegar.

Alguns países autorizam que estudantes trabalhem full-time e outros apenas part-time. Pesquise bastante sobre o país em que pretende morar e veja todas as suas opções.

Veja como se planejar para morar fora do Brasil, da decisão até a mudança.

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.