5 maneiras de morar legalmente em Portugal

Portugal  / 

Muito se tem falado sobre morar em Portugal. Mas você sabe quais são os requisitos para conseguir mudar de país e morar no exterior? Hoje nós vamos te contar quais são as 5 maneiras de morar legalmente em Portugal. Confira a lista que preparamos.

Primeiro passo: planejamento

O primeiro passo antes de planejar uma mudança de país, sozinho ou com a família, é fazer um planejamento. Você precisará organizar seus documentos, juntar dinheiro e ter tempo para preparar tudo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O processo do visto é burocrático e é preciso ter organização e paciência. Fazer um checklist pode te ajudar bastante, assim como uma planilha financeira.

5 maneiras de morar legalmente em Portugal

Conheça abaixo as 5 maneiras de morar legalmente em Portugal e veja qual se adequa ao seu perfil:

5) Para estudar

Uma das 5 maneiras de morar legalmente em Portugal é estudando. Você pode fazer um intercâmbio durante a faculdade (Erasmus), uma pós-graduação, um Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em Portugal.

Como funciona

O primeiro passo é pesquisar bastante sobre as universidades em Portugal e encontrar o curso/programa que mais combina com você e sua área de estudo. É possível se candidatar pela internet, pagar a candidatura da universidade por PayPal.

Após ser aceito na universidade, você precisará do termo de aceite da universidade para providenciar o visto para Portugal. O visto deve sempre ser feito no Brasil e o tempo de espera pode ser longo (entre 30 a 60 dias) dependendo do Consulado e da época do ano.

O ano letivo em Portugal começa em setembro e as inscrições abrem normalmente entre março e maio de cada ano.

Conheça as Universidades de Portugal que aceitam o Enem e saiba se é possível trabalhar com visto de estudo em Portugal.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4) Para trabalhar

Para trabalhar em Portugal, você precisará ser selecionado para uma vaga no país europeu.

Após preparar seu currículo, enviar sua candidatura e ser aprovado no processo seletivo, você deverá receber uma proposta ou contrato de trabalho para providenciar o visto ainda estando no Brasil.

Outra forma de trabalhar em Portugal é tentar uma transferência para a Europa, se você já estiver trabalhando em uma multinacional no Brasil.

Conheça as melhores empresas para trabalhar em Portugal.

3) Como aposentado

Morar no país luso como aposentado é umas das 5 maneiras de morar legalmente em Portugal. Os aposentados brasileiros que ganham boas aposentadorias e têm como se manter financeiramente em Portugal podem solicitar o visto D7.

O valor mínimo da aposentadoria deve ser de um salário mínimo em Portugal (€580). Entretanto, para se manter no país, são necessários pelo menos algo em torno do dobro desse valor.

Saiba também como viver em Portugal depois de aposentar e qual o custo de vida em Portugal.

2) Como investidor

É possível solicitar um visto para empreender em Portugal através do visto D2, do Startup Visa ou do Golden Visa.

Para todos os tipos de visto de investimento em Portugal é necessário comprovar meios de subsistência no país, projetos de investimento, plano de negócios, etc.

Além de abrir uma empresa em Portugal, é possível conseguir um visto para morar no país através da compra de imóveis. Os valores de investimento começam em 250 mil euros para conservação do patrimônio cultural e vão até os 500 mil euros para compra de um ou mais imóveis no país.

Golden Visa ou Visto D7? Saiba qual é a melhor opção para você.

1) Como cidadania europeia

Já para os brasileiros que possuem dupla cidadania europeia, é possível residir em Portugal ou em qualquer país da Europa, sem problemas. Você só precisa ter sua documentação europeia em dia e comprovar que tem como se manter financeiramente no país.

Saiba também sobre a Cidadania Portuguesa, quem tem direito e como adquirir.

Reagrupamento familiar

É importante saber que é necessário que apenas um membro da família tenha uma ocupação ou motivo para residir em Portugal. O restante da família (esposa/o e filhos) podem solicitar o reagrupamento familiar para morar em Portugal. Para isso, será necessário comprovar meios financeiros para manter toda a família no continente europeu.

Dicas para quem planeja residir em Portugal

Além de ler essas 5 maneiras de morar legalmente em Portugal, é importante que você pesquise bastante sobre o país europeu e se prepare para a mudança.

Além da documentação que você irá precisar como passaporte válido, RG atualizado, antecedentes criminais, seguro de saúde, meios de subsistência (imposto de renda e comprovantes financeiros), entre outros, você precisará de tempo para organizar tudo.

Devo comprar passagem antes do visto?

Nunca compre a passagem aérea antes de ter o visto para morar em Portugal em mãos. Nunca tente entrar como turista para morar em Portugal ou você poderá ser deportado e até mesmo banido de entrar na União Europeia por longos 10 anos.

Pesquise bastante sobre os tipos de visto e solicite o visto no Consulado de Portugal ainda no Brasil.

Acesse também o site do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e leia a lista completa de documentos necessários para cada tipo de visto.

Saiba tudo sobre o Ciência sem Fronteiras.

Família em sintonia

A minha dica mais importante para quem planeja morar em Portugal é que você converse muito com a sua família e que todos estejam preparados para tudo que irão enfrentar.

O processo de mudança de país é emocionalmente muito desgastante e toda a família precisa estar alinhada, unida e pensando de forma parecida.

Estar aberto ao novo, para conhecer e se inserir em uma nova cultura é muito importante também. Não chegue querendo impor quem você é, de onde veio, o que já fez, que títulos acadêmicos possui.

Olhe, observe, aprenda os novos costumes, tente buscar o equilíbrio entre o de ser brasileiro e de ser imigrante. Se você chegar de braços e coração abertos e querer ajudar o seu novo país a crescer, com certeza será bem recebido.

Descubra também se você tem o perfil para morar no exterior e saiba como decidir o país para morar no exterior.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.