Como conseguir cidadania italiana: quem tem direito e custo médio

Itália  / 

A busca pela dupla cidadania é uma saga que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. De diversas origens diferentes, os brasileiros têm entrado com os processos do reconhecimento da dupla cidadania, que lhes é de direito. Como esse tem sido um tema muito abordado atualmente, resolvemos falar um pouco sobre como conseguir cidadania italiana. Afinal, no Brasil, aproximadamente 15% da população é descendente de italianos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem tem direito à cidadania italiana

Não basta querer a dupla cidadania, é necessário ter direito a ela. Se você quer saber como conseguir cidadania italiana, terá que fazer a sua árvore genealógica e olhar os seus antepassados. A cidadania é regida pelo direito “Jus Sanguinis”, que é o direito de sangue.

Se você for descendente de italiano, independente da distância de geração, você a princípio poderá entrar com o processo do pedido de dupla cidadania. É claro que nem todos os processos são iguais, e existem exceções, como por exemplo se o seu parente italiano tiver se naturalizado brasileiro quando se mudou para o Brasil.

Diferentes possibilidades de conseguir a cidadania italiana

Descendência

Através da comprovação de descendência italiana, é possível dar entrada no pedido de dupla cidadania (com os devidos documentos em mãos).

Casamento

É possível também conseguir a cidadania italiana por casamento. Existem algumas regras que devem ser respeitadas, como por exemplo estarem casados há pelo menos 3 anos se morarem fora da Itália, ou há 2 anos morando na Itália.

Se você ainda tem dúvidas se tem direito à cidadania italiana, consulte este artigo.

Como conseguir cidadania italiana na Itália

O processo para conseguir a cidadania italiana na Itália é mais rápido que o no Brasil, e isso tem atraído muitas pessoas. Porém, é necessário estar atento às regras, para que não perca dinheiro e nem tenha o pedido negado ou cancelado.

Quanto tempo demora

O processo do pedido de cidadania italiana na Itália demora em torno de 6 meses.

Quanto custa

Os custos serão variados, visto que é necessário contar também com os custos de deslocamento para a Itália, assim como custos de alimentação e moradia. O valor pode chegar a uma média de 30 mil reais.

Como funciona

Para conseguir a cidadania italiana na Itália, é necessário “mudar” para o país. Isso porque para dar entrada no processo é necessário registrar residência na Itália e esperar a visita de um oficial para validar essa residência.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ou seja, além de reunir todos os documentos necessários para o processo (certidões de nascimento, casamento e óbito), traduzi-los com um tradutor juramentado e apostilá-los, é necessário fazer a comprovação da residência na Itália.

Veja aqui as vantagens de ter cidadania italiana.

Quanto tempo tem que morar na Itália

Por norma, quem procura saber como conseguir cidadania italiana na Itália encontra como resposta para essa pergunta “deve morar na Itália por pelo menos 6 meses”. Mas não é bem assim.

6 meses é mais ou menos o tempo que o processo demora e por isso é necessário estar presente caso esteja fazendo o processo sozinho (sem contratar uma assessoria). Para quem não quer fazer o processo sozinho, e pretende contratar uma assessoria, é necessário ficar apenas 60 dias, para que os advogados cuidem do processo.

Descubra quais são os nomes e sobrenomes italianos mais comuns.

Como conseguir cidadania italiana no Brasil

No Brasil, como já dissemos, o processo é mais demorado, porém é mais barato que na Itália.

Quanto tempo demora

O processo para conseguir cidadania italiana no Brasil tem demorado em média de 6 a 12 anos, dependendo da demanda de cada consulado.

Decreto Salvini: veja como esse decreto altera a obtenção de cidadania italiana.

Quanto custa

Os custos vão variar de acordo com o número de documentos que deverão ser traduzidos e apostilados. Em média o processo fica em torno dos 10 mil reais.

Como funciona

É necessário juntar todos os documentos para cidadania italiana (traduzidos e apostilados) e dar entrada no processo no consulado da sua área de residência.

Brasileiros na Itália: veja como é a comunidade brasileira que vive no país.

Tudo o que é preciso saber sobre como conseguir cidadania italiana

O mais importante que você precisa saber sobre como conseguir cidadania italiana é que cada processo é único e, por isso, não podemos generalizar as situações. Existem casos onde não seria possível obter a cidadania italiana por via materna e que, no final, através da justiça, as pessoas conseguiram a dupla cidadania.

Além disso, é necessário estar atento, caso a sua intenção seja dar entrada no processo na Itália, para não fazer nada irregular e que poderá prejudicar e até anular o seu processo (muitos brasileiros já tiveram problemas, por exemplo, no comprovativo de morada na Itália).

Saiba que o processo é demorado e burocrático (além de caro). Procurar documentos dos nossos antepassados muitas vezes é uma tarefa mais árdua do que imaginamos. Mas pense que, no final, vai valer a pena.

E não se esqueça de montar a sua árvore genealógica, isso irá te ajudar a entender os documentos que você irá precisar, além de ser uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre a sua história.

Para ir à Itália, é obrigatório ter um seguro viagem. Entenda a obrigatoriedade e saiba como contratar o seu aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.